Prós e contras dos blocos de cerâmica

Contente
  1. Vantagens principais
  2. Visão geral das deficiências óbvias
  3. conclusões

Ao contrário de um bloco de espuma, um bloco de cerâmica tem uma estrutura específica. A sua parte real, sólida, não consiste em material poroso, mas sim em material de construção denso que não apresenta lacunas microscópicas, com exceção de possíveis microfissuras formadas durante o seu longo armazenamento.

Vantagens principais

Devido à junta com ranhura e espiga verticalmente, os blocos de cerâmica são firmemente conectados. A colagem de argamassa de cimento-areia - bem como cola de cimento - não é necessária. Tudo o que é necessário é encaixar os blocos bem juntos. Os poros retangulares e quadrados que penetram em cada bloco cerâmico correm paralelos entre si e são completamente fechados.

A estrutura de rede do bloco de cerâmica é necessária para que esses blocos não conduzam calor tão rapidamente quanto suas contrapartes sólidas e corpulentas. Isso permite manter o frescor dentro de casa por mais tempo no verão e no inverno - para evitar que o calor saia rapidamente do espaço interno dos quartos. Assim, o ar dentro do material de construção cerâmico fornece isolamento térmico adicional.

O bloco de cerâmica pode suportar duas vezes mais pressão do que um tijolo. Isso significa que a carga das fileiras superiores de paredes para as mais baixas, junto com o telhado, pode ser o dobro. A carga do piso do sótão e do telhado nas paredes também é permitida o dobro. Por exemplo, em vez de aço para telhados (folha perfilada), você pode colocar ardósia no telhado, que se caracteriza por um grande peso, enquanto as paredes não são deformadas, não aparecerão rachaduras - como aconteceria com um bloco de espuma ou uma estrutura de viga de um edifício.

Se traduzirmos a pressão no bloco de cerâmica em quantidades físicas, então para um tijolo esse indicador é 5 megapascais, e para uma pedra de cerâmica - todos 10 MPa.

A argila, queimada, assada de acordo com tecnologias modernas, não seca com o calor, não racha com a geada após a chuva - o que em última análise determina suas vantagens como material de construção. A cerâmica é muito mais forte do que a argila de "tijolo" comum.

A argila, queimada, sinterizada com tecnologias modernas, não seca com o calor, não se racha com a geada após a chuva - o que acaba determinando suas vantagens como material de construção. A cerâmica é muito mais forte do que a argila de "tijolo" comum.

Sua vantagem é que ele é capaz de aquecer até um brilho de calor carmesim sem perder força. Para acreditar nisso, tudo que você precisa fazer é jogar uma vela de ignição de carro ruim no fogo - ela é feita de aço e cerâmica. A dureza da cerâmica é muito maior do que até mesmo alguns metais. Isso explica o alto valor da pressão máxima permitida.

Argila sinterizada por tecnologia "cerâmica" não teme ambientes agressivos. Mesmo o ácido perclórico - o mais forte em ação - não agirá imediatamente sobre ele. Cerâmica não é um ambiente empoeirado - ao contrário de tijolos comuns, concreto, blocos de silicato de gás. É comparável ao granito, mas também é capaz de "espanar" um pouco.

As casas construídas com blocos de cerâmica são tão seguras quanto possível neste aspecto. Você não precisa se preocupar em respirar a poeira dos minerais, entupindo seus pulmões e, eventualmente, levando você a doenças respiratórias. Isso sem falar em produtos como tubos de amianto e ardósia, que, quando processados, emitem luz e poeiras muito voláteis.

O bloco cerâmico é inofensivo quanto à composição de sua estrutura. Não há aditivos quimicamente ativos e prejudiciais nele.Ao contrário dos tijolos de silicato e dos blocos de silicato de gás, em que os materiais da escória são usados ​​como resíduo secundário, bem como alguns aditivos que protegem, por exemplo, de mofo, fungo, micróbios, insetos, roedores, um bloco de cerâmica não precisa de todos esses reagentes.

Além do mais, Está provado que a argila sinterizada de acordo com todas as regras é significativamente superior em força e resistência à decomposição e derramamento de todos esses materiais artificiais. Mesmo queimado, ele não perde sua pureza ecológica e inofensiva para o homem - enquanto os mesmos tijolos de espuma e silicato de gás a cada ano causam cada vez mais dúvidas sobre sua qualidade.

Muitos autoconstrutores que entendem de construção às vezes não são piores do que artesãos profissionais feitos sob medida, têm certeza: o silicato de gás é forjado, violando a tecnologia de fabricação, que, a propósito, foi originalmente projetada para uma vida útil de 50-100 anos de casas construídas com concreto aerado. Isso é feito para obter superlucros, muitos vendedores não estão interessados ​​em produtos da mais alta qualidade.

Não adianta falsificar produtos de argila: a argila é onipresente, pode ser desenterrada em qualquer pedreira de argila e até perto de casa, por exemplo, ao cavar uma cova de fundação para o porão. Queimá-lo e obter um simples tijolo mal queimado, passando-o por cerâmica, também não faz sentido. A cerâmica não necessita de aditivos ou aditivos durante a produção - utiliza-se apenas argila cuidadosamente seca, queimada de acordo com o padrão e tecnologia. Os custos de energia e recursos são limitados apenas pelo próprio processo de queima.

O isolamento acústico dos blocos de cerâmica é o mesmo dos tijolos de argila simples - isso é suficiente para a maioria dos casos.

Visão geral das deficiências óbvias

Os blocos de cerâmica também têm desvantagens. Como qualquer bloco com fenda, o bloco de cerâmica é caracterizado pela resistência reduzida devido à sua estrutura celular. Desta forma, ele se assemelha a um tijolo oco - mesmo argila, mesmo silicato - no qual eles formavam células redondas, quadradas ou retangulares. A estrutura em forma de caixa é visivelmente inferior à sólida em termos de margem de segurança. Ou seja, um bloco de cerâmica pode ser comparado ao mesmo tijolo, no qual os furos (ou células) são menores - devido às paredes internas mais espessas.

Se você deixar cair um bloco de cerâmica, ele se quebra facilmente, como qualquer tijolo celular; requer manuseio cuidadoso durante o transporte e armazenamento. Portanto, é transportado em pilhas embaladas - agitação, deslocamento do bloco é quase totalmente excluído, o transporte se assemelha à entrega de produtos de concreto aerado ou tijolos celulares de revestimento. As extremidades são especialmente sensíveis aos impactos. Os trabalhadores que sobrecarregam esses blocos são forçados a ser extremamente cuidadosos.

Não menos atenção é dada para encontrar especialistas que trabalhem com essas unidades com muito cuidado. A luta de tijolos não é permitida aqui, e a violação da tecnologia de colocação de blocos nas paredes ameaça a fragilidade do edifício construído. Se você violar o esquema de empilhamento de blocos durante a construção, então as chamadas pontes frias, lacunas, devido às quais a economia de calor na sala diminuirá drasticamente, são formadas. Se, no assentamento de uma parede de tijolos, forem permitidas algumas irregularidades - são compensadas por juntas de cimento-alvenaria - então as juntas verticais na colocação de blocos devem ser cuidadosamente ajustadas para que não surjam folgas, inclusive oblíquas.

Paredes feitas de blocos de cerâmica não toleram pregos martelados, furos para parafusos e buchas. Mesmo se você precisar inserir um pino de plástico sob o parafuso auto-roscante, a cerâmica deve ser perfurada com o máximo cuidado - assim como uma peça para ladrilhos. A desvantagem aqui é que as perfuratrizes e os rompedores manuais cortam o material em pedaços. Se você precisar pendurar um gabinete em uma parede ou apoiar um console, então serão usados ​​fechos especiais para cerâmica oca.

O corte de ranhuras para cabos elétricos de sinal e de potência, corrugações para os mesmos é feito por meio de chasers com a finura do processo de serragem e torneamento.

Para dividir o bloco cerâmico, você precisará de uma serra - disco ou sabre de fricção. Nem todo disco pode cortar um bloco cerâmico em dois - nos cantos e nas transições, onde as paredes permitem unir a alvenaria "na pata" na ordem, os blocos são serrados com um disco de diamante (que é usado para serrar, por exemplo, porcelana grés) ou com uma serra alternativa. Lembre-se de que um movimento errado - e o bloco obtém uma grande lasca ou racha em várias partes.

O cálculo do fator de segurança da estrutura é realizado com o auxílio de um arquiteto. É altamente recomendável, se você não aprendeu como colocar esses blocos perfeitamente suavemente e com segurança, envolver pedreiros profissionais que construíram mais de cem dessas estruturas.

conclusões

  • Para a construção de uma casa de banho ou de uma casa, os blocos de cerâmica são tão seguros quanto possível - com estrita observância das regras de instalação.
  • A cerâmica não queima. Mesmo em caso de incêndio, a casa com alto grau de probabilidade "sobreviverá", embora todos os materiais e estruturas combustíveis sejam queimados.
  • O edifício feito de blocos de cerâmica é quente no inverno e fresco no verão. O bloco de cerâmica é quase insubstituível onde a umidade e a temperatura mudam significativamente. Mudar o calor com chuvas torrenciais, ventos e ondas de frio não afetará sua casa - em termos de resistência e confiabilidade - por vários anos.
  • Os blocos de grande formato permitem que você construa uma estrutura em algumas dezenas de horas - ou em poucos dias, a partir do momento em que a fundação está adequada para o trabalho de construção posterior.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário