Cedro siberiano: descrição, regras de plantio e reprodução

Cedro siberiano: descrição, regras de plantio e reprodução
  1. Descrição
  2. Taxa de crescimento
  3. Diferenças do cedro comum
  4. Características de pouso
  5. Regras de cuidado
  6. Doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. Exemplos em paisagismo

Muitos tipos diferentes de árvores crescem na Rússia. No entanto, mesmo entre eles, uma espécie como o cedro siberiano é muito interessante. É hora de descobrir o que exatamente ele é.

Descrição

O cedro siberiano, na realidade, não é nenhum cedro e não faz parte da família à qual pertencem os cedros do Himalaia e do Líbano. Os biólogos acreditam que este seja um representante do gênero pinheiro. A altura de uma árvore adulta pode ser de 44 m, mas geralmente não ultrapassa os 35 m. Em uma árvore velha, a circunferência do tronco às vezes chega a 2 m. A vida útil dos cedros siberianos pode ultrapassar ligeiramente os 500 anos.

O comprimento das agulhas verde-escuras às vezes é de 0,14 m. As agulhas formam feixes, cada um dos quais com estritamente 5 agulhas. O sistema raiz é bastante curto. É formado por raízes axiais com ramificações intensas. Os cedros da Sibéria podem ser vistos não apenas na Sibéria, mas também:

  • nas montanhas Ural e Altai, em seus sopés;

  • na Mongólia;

  • no norte da RPC;

  • em Sikhote-Alin.

Grandes plantações artificiais de cedros foram criadas em 4 regiões da Rússia - Arkhangelsk, Yaroslavl, Kostroma e Vologda. O cedro siberiano floresce no meio do verão. A época da colheita das pinhas é em agosto e nos primeiros dias de setembro. As sementes coletadas são armazenadas por um período máximo de 5-6 meses. Se você deixá-los por mais tempo, há risco de envenenamento.

A formação de uma densa coroa em forma de cone afiado é característica do cedro siberiano. Conforme a árvore amadurece, ela se torna mais larga. A casca lisa é inicialmente acinzentada, posteriormente adquire coloração acinzentada acastanhada e torna-se enrugada. Os rebentos têm 0,6-0,7 cm de espessura, são tingidos de castanho claro e cobertos por espessos pêlos ruivos. Os botões desta árvore não contêm resina, atingem 0,6-1 cm de comprimento.

As agulhas podem sobreviver nos galhos por 2 a 3 anos. Os cones eretos têm a forma de ovo ou são alongados. Os cedros começam a frutificar no segundo ano após a floração. O cone amadurecido atinge 0,06-0,13 m de comprimento, é caracterizado por escamas fortemente comprimidas, cujos escudos são espessados. O cone pode conter 30-150 sementes.

As sementes em si são grandes (1-1,4 cm de comprimento, 0,6-1 cm de comprimento), não têm asas e são de cor marrom. Assim que terminar a formação das sementes, elas vão escurecendo, o tamanho do botão vai diminuindo. O pico de frutificação (queda das pinhas) ocorre em agosto e no início do outono. Em condições favoráveis, 1000-1500 cones podem cair de um grande cedro. Você pode distinguir o cedro siberiano do pinho comum por suas agulhas mais escuras e mais longas.

Na natureza, o cedro siberiano forma a chamada taiga conífera escura. Na parte central de Altai, essa árvore pode crescer em alturas de até 2 km, e no sul da região ela cresce em locais de até 2,4 km. A oeste dos Urais, os cedros siberianos crescem junto com:

  • Abetos da Sibéria;

  • árvores de lariço;

  • primeiros.

Na parte europeia da Federação Russa, a fronteira norte da distribuição desta espécie vai de São Petersburgo a Kirov e depois a Vologda. No sul, os cedros siberianos podem ser vistos no Cáucaso. Onde quer que cresçam, o bosque de cedros tem cheiros agradáveis, é fácil respirar neles. A idade do pinheiro cedro pode chegar a 800-1000 anos. Experimentos de longo prazo com engenheiros florestais mostraram que eles não crescem em climas secos.

Taxa de crescimento

Isso não quer dizer que o cedro siberiano esteja crescendo rapidamente. Seu crescimento continua exatamente enquanto a árvore vive.As primeiras sementes aparecem por volta dos 25-30 anos na natureza. Na cultura, o cedro começa a dar-lhes cerca de 50 anos ou mais. O ganho máximo de altura só pode ser alcançado com cuidados sistemáticos por 7 a 9 anos.

Uma iluminação decente é uma condição importante para um desenvolvimento relativamente rápido. Os pinheiros cedros maduros se adaptam às áreas sombreadas, reduzindo sua taxa de crescimento. A fumaça excessiva e o transplante de árvores maduras também afetarão negativamente. A importância das condições do solo também não pode ser ignorada. Como a prática tem mostrado, eles não são menos importantes do que o clima para o desenvolvimento normal do cedro siberiano.

O cedro siberiano, que habita parcialmente as áreas a oeste dos Urais, pode atingir uma altura de 35 m, às vezes também há árvores mais altas. Mas o pinheiro de cedro que cresce nas montanhas europeias apenas ocasionalmente ultrapassa os 20 m. As árvores centenárias crescem lá até um máximo de 12 m. Alguns botânicos chegam a sugerir que esta é uma subespécie separada.

O crescimento sazonal do cedro siberiano em áreas abertas começa nos últimos dias de maio. Quando sombreado por árvores decíduas mais altas, esse momento é adiado por 7 a 10 dias. O pinheiro cedro cresce em altura de 45 a 50 dias. No primeiro terço da estação de crescimento, o desenvolvimento é lento, mas depois acelera acentuadamente. As taxas máximas são atingidas nos dias 20-25. O clima é muito influente, pois os cedros reagem imediatamente ao calor de maio.

Às vezes, um aumento secundário aparece dentro de um ano. Isso se reflete no fato de que os botões colocados para a próxima temporada são ativados em agosto. O comprimento dos rebentos formados pode atingir 0,08 m. Os ramos sem agulhas no início do outono param de crescer e hibernam sem formação de botões. O crescimento secundário é observado no contexto de um mês de agosto quente e úmido.

Diferenças do cedro comum

Tendo descoberto os principais pontos sobre o crescimento do cedro siberiano, é importante saber mais a diferença entre ele e outras espécies. A árvore libanesa não é igual à siberiana, o comprimento das agulhas, seus cones também têm um tamanho diferente. Os cedros libaneses produzem sementes não comestíveis. No entanto, sua forma pode ser facilmente confundida com pinhões. Cedrus (outro nome para o cedro libanês) é termofílico e pode crescer normalmente apenas em regiões subtropicais. Ambas as árvores, no entanto, crescem principalmente nas montanhas.

O cedro coreano tem 4 diferenças do siberiano:

  • botões mais longos (diferença 0,02 m);

  • nozes duas vezes maiores;

  • agulhas de até 0,2 m de comprimento;

  • menor teor de óleo nas nozes.

Características de pouso

Plantar cedro siberiano corretamente não é tão difícil. As mesmas técnicas serão úteis para o cultivo de cedros europeus e coreanos. A distância mínima entre as mudas deve ser de 8 m. Uma vez que as raízes são torcidas em vasos, elas devem ser arrumadas antes do plantio. Você pode plantar um cedro apenas em um buraco onde não seja necessário dobrar as pontas das raízes para que elas se encaixem livremente. Uma vez que o próprio sistema radicular é caracterizado pelo desenvolvimento superficial, é necessário colocar as raízes apenas na camada superior do solo fértil.

Se o solo da área do jardim for de argila grossa, a cova de plantio é coberta com uma pequena quantidade de areia lavada e calcinada. A profundidade dos furos é de pelo menos 1 m e o diâmetro é de pelo menos 1,8 m. Para mudas grandes, esses valores devem ser maiores. Solo fértil misturado com areia é despejado na cova. Em áreas com solo arenoso, não é necessário adicionar areia.

O cedro adora solo, cujos 0,2 m superiores são leves e ricos em nutrientes. Se esta condição não for atendida, a ventilação das raízes será prejudicada. Para cumprir o requisito padrão, 100 kg de composto são depositados na cova e, em seguida, cuidadosamente desenterrados. Mudas de recipientes devem ser removidas o mais cuidadosamente possível. Comprimir as paredes do recipiente ajuda a simplificar a remoção do torrão de solo.

Quando as raízes são esticadas, elas são monitoradas cuidadosamente para que o caroço de terra não se desintegre. Portanto, não se deve apressar esse trabalho. Um cone de terra é então formado na cova de plantio. As raízes são esticadas ao longo deste cone. Quando a coroa do cedro é desprovida de simetria, o lado subdesenvolvido é voltado para o sul para que os ramos ali cresçam mais rápido.

Quando a muda é enterrada na cova de plantio, as raízes são borrifadas com terra e socadas com as mãos. Em torno do perímetro do poço, uma parede de terra é feita em forma de anel. A instrução requer rega abundante das plantações. Normalmente, 50 litros de água são suficientes para uma muda.

O solo da cova vai baixando gradativamente e ficando 0,08-0,1 m mais baixo, por isso é necessário plantar o cedro em tubérculo de tamanho médio. Então, após a sedimentação, o colo da raiz estará no nível desejado. Se o terreno estiver úmido e o nível de água subterrâneo elevado, o cedro siberiano só pode ser plantado em um aterro. A altura de tal plataforma varia de 0,4 a 0,8 m, e a circunferência é de pelo menos 3 m.

Desenterre o solo com antecedência. Ao mesmo tempo, adiciona-se composto e, se necessário, areia. Certifique-se de preencher o local com mato. Ele se tornará uma fonte de nutrientes e melhorará a estrutura da Terra. Para excluir a erosão do local, camadas de grama são colocadas ao longo do perímetro.

É preciso lembrar que as pequenas raízes dos cedros, que absorvem água, são colocadas logo abaixo da camada subjacente. Portanto, ao plantar, você precisa cobrir a superfície da terra. Caso contrário, será impossível garantir sua fertilidade e aeração normal. A folhagem é considerada a cobertura ideal. A cobertura morta é renovada anualmente para que as raízes adventícias se desenvolvam mais cedo, ativando o crescimento do tronco.

Regras de cuidado

Ao caracterizar a atitude em relação à umidade, deve-se imediatamente apontar que os cedros siberianos adoram a umidade. Esta propriedade é especialmente pronunciada no contexto de um verão quente e seco. Eles precisam ser regados regularmente, eles gastam, concentrando-se em secar a terra. No outono, o cedro se prepara para hibernar, por isso deve ser regado o mínimo possível. No inverno, a rega das plantas em contêiner é praticamente interrompida.

É necessário transplantar uma planta de um recipiente para cultivo no país quando acabar a geada. Às vezes, isso é feito nos meses de outono, após esperar o término da estação de cultivo. É impossível prescindir de um corte de cabelo ao formar uma coroa. Mas se não houver requisitos decorativos especiais, você pode limitar-se à limpeza sistemática de ramos deformados e secos.

Um corte de cabelo formativo é essencial para que o cedro siberiano faça parte do projeto do seu jardim. Tudo começa quando as plantas atingem a idade de cinco anos.

Recomenda-se realizar o procedimento no início da primavera. A ferramenta ideal para isso é um podador, que deve ser bem afiado. As lâminas das ferramentas são desinfetadas com álcool e os cortes tratados com verniz de jardim.

Você não precisa cobrir o cedro com cobertura morta e quaisquer materiais para o inverno. Se crescer em terreno aberto, não precisa de fertilizante. No entanto, durante o plantio propriamente dito, um estimulador de crescimento biológico é colocado no solo. A droga mais atraente desse tipo é o Kornevin.

Os especialistas recomendam evitar estimulantes sintéticos para isso. As preparações destinadas a culturas de interior também não funcionam. Devemos nos guiar pelas formulações desenvolvidas especificamente para cedros. A planta de contêiner é alimentada com vermicomposto, por exemplo, da marca Kedronic.

Esta preparação é adequada não só para aplicação no solo, mas também para pulverização em agulhas. Recomenda-se usá-lo se o amarelo aparecer repentinamente.

Doenças e pragas

O principal inimigo natural dos cedros é o gravador comum, esses insetos tornam-se ativos nos últimos dias de maio. Quando a infestação do besouro começa, é muito difícil não notar os pequenos orifícios na casca. Se os gravadores separarem as larvas, haverá pouca chance de salvar a árvore. A prevenção consiste em:

  • o uso de inseticidas sistêmicos;

  • injeções de agentes biológicos;

  • remoção sistemática de áreas infectadas.

Quando o pinheiro hermes aparece, os troncos são cobertos por uma flor branca. Estas são colônias de larvas. À medida que envelhecem, Hermes assume uma cor marrom. Devido à sucção dos sucos, as agulhas ficam amarelas. É importante perceber essas manifestações a tempo e não confundi-las com uma situação em que a planta carece de nutrientes.

Se a infecção ainda for leve, todos os parasitas serão coletados e queimados. Todas as áreas afetadas também terão que ser queimadas. Se houver muitos hermes, o solo é tratado com Aktara, e as agulhas - com Decis ou Iskra. O procedimento é repetido após 30 dias. Isso continua até que as pragas sejam completamente destruídas.

Mariposas, cochonilhas e pulgões também são perigosos. Eles são combatidos com inseticidas sistêmicos. Para reduzir o risco de danos por pragas, você precisa cuidar da saúde geral da planta. Portanto, é aconselhável estocar com antecedência preparações biológicas que fortaleçam a imunidade do cedro. A ferrugem conífera ataca as árvores em climas quentes e úmidos.

Inicialmente, os cedros são cobertos por manchas amarelas e logo são substituídas por uma flor branca. O fungo penetra em todos os órgãos e tecidos da planta. Logo no início da lesão, as agulhas ficam amarelas e desaparecem. A medida preventiva mais importante é a destruição de uma porca, cardo e coltsfoot nas proximidades (o patógeno passa dessas plantas para o cedro). Galhos doentes são cortados e queimados.

É estritamente proibido plantar groselhas e groselhas perto de cedros. Essas safras de bagas são portadoras de seryanka. Quando infectado com a doença, a imunidade da árvore cai. Gradualmente, a casca racha e cai. A única medida de controle é limpar a árvore das áreas afetadas por esporos.

Para reduzir o perigo, é necessário remover sistematicamente os ramos secos. Também é necessário livrar-se de todos os tiros com úlceras cancerosas. Se os jardineiros perderem seu tempo, uma infestação de pragas começará. Por causa disso, árvores enfraquecidas até morrem. Por outro lado, com a abordagem certa, você pode proteger completamente a planta.

Reprodução

Normalmente o cedro siberiano é propagado por sementes. Mas você pode passar sem cultivar mudas se usar o método de estacas. As estacas são enxertadas sobre um pinheiro comum. Mesmo assim, se o método de semeadura for escolhido, é melhor semear no outono. Os canteiros são preparados com antecedência e, após a semeadura no final de setembro ou nos primeiros dias de outubro, são cobertos com ramos de abeto para protegê-los dos ratos.

Quando as sementes de cedro são plantadas na primavera, elas são necessariamente estratificadas. Para estratificação, o material de plantio é embebido em água morna (25 a 30 graus). É necessário embeber as sementes de cedro de 72 a 96 horas. A água é trocada uma vez por dia. Quando a estratificação estiver completa, as sementes são misturadas com areia ou turfa esmagada.

A mistura é mexida regularmente, adicionando-se periodicamente um pouco de água. Você terá que esperar a eclosão dos brotos de 50 a 60 dias. Assim que isso acontece, o recipiente é transferido para um local frio e ali mantido até a semeadura. Sua época chega no final de abril ou durante as férias de maio. É necessário enterrar as sementes a 0,03-0,04 m.

Mudas podem ser exterminadas por gralhas. Para protegê-los, eles são cobertos com filme plástico. É necessário removê-lo somente após a queda da casca. Mudas excessivamente densas são necessárias para mergulhar, cortar as raízes e plantar novamente. O esquema de plantio recomendado é de 0,2x0,2 m, sendo realizado na mesma profundidade em que as sementes foram plantadas.

As escolhas também são permitidas no segundo ano. Se os padrões de tecnologia agrícola forem atendidos, você poderá obter mudas de cedro decentes em 2 a 3 anos. Eles já terão raízes bem desenvolvidas, o que lhes garante uma chance bastante elevada de sobrevivência. Você pode obter o próprio material de plantio em empresas florestais ou florestais. Eles vendem mudas de 2 a 5 anos.

Ocasionalmente, na silvicultura, é permitido desenterrar mudas nas áreas de exploração madeireira, nos locais onde são feitas as comunicações, nas estradas de arraste. Mas é impossível levá-los para baixo da copa de uma floresta ou em áreas onde ocorreram incêndios florestais. Tal ato é reconhecido como caça furtiva.Em qualquer caso, o material de plantação de cedro deve ser escavado com extrema cautela, procurando preservar as raízes. O pedaço de terra está completamente umedecido. É necessário plantar a planta no local no mesmo dia em que for retirada da floresta.

Se isso não puder ser feito, você deve pelo menos cavar na muda. Erros comuns são:

  • dano severo à raiz;

  • sua pausa;

  • overdrying do sistema radicular no ar.

Você não pode plantar cedros solteiros para o divórcio. Como outras coníferas, são polinizadas cruzadas. Quando a transferência de pólen é limitada pela própria copa da árvore, as sementes ou não se amarram de jeito nenhum ou vão aparecer no outono do próximo ano, além disso, serão pequenas e com germinação deficiente.

Os especialistas aconselham a compra de material de plantio em várias localidades. Caso contrário, pode ocorrer cruzamento destrutivo intimamente relacionado. Recomenda-se plantar cedros siberianos imediatamente em um lugar permanente. As mudas são geralmente compartilhadas por árvores frutíferas e arbustos de baga. O tremoço também pode se tornar um excelente companheiro para eles - ativa o crescimento e acelera o início da frutificação.

Exemplos em paisagismo

O cedro siberiano, como mostrado nesta foto, pode ser um ótimo centro para a composição de paisagens. Mesmo uma árvore relativamente curta fica ótima rodeada de plantas herbáceas.

Os profissionais aconselham fortemente o desdobramento da árvore estritamente aos pontos cardeais. Neste caso, conforme mostrado na imagem, você pode usar o cedro siberiano como pano de fundo. As colheitas mais baixas são transportadas.

Para obter informações sobre como plantar um cedro corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário