Como plantar um cedro?

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Instruções passo a passo
  4. Cuidados de acompanhamento

O cedro é uma árvore majestosa e útil em todos os sentidos. Sua copa espalhadora dá uma sombra agradável, e os frutos são usados ​​na medicina e são consumidos. Cuidar de um cedro não exige muito esforço, e todo amante de coníferas pode plantá-lo. Como plantar um cedro corretamente para que ele o faça deliciar por muitas décadas?

Datas de desembarque

O cedro tem muitas propriedades benéficas. As agulhas liberam fitoncidas, os grãos podem ser comidos ou usados ​​para fins medicinais. Portanto, cultivar um cedro adulto a partir de uma muda é uma ideia brilhante.

Plantar um cedro em um jardim não é muito difícil, mas para o procedimento você precisa escolher a época certa do ano. Tradicionalmente, o cedro é plantado no início da primavera, quando a neve acaba de derreter. Nesse caso, o solo é umedecido o máximo possível, o que facilita o cultivo de uma muda. No entanto, você precisa verificar cuidadosamente se o solo derreteu até a profundidade total da cova de plantio (cerca de 1 metro).

Não é recomendado plantar cedro em solo congelado.

Nas regiões do sul do país, o plantio de outono é adequado, mas sua condição importante é a ausência de geadas nos próximos dois meses. Nas regiões do norte, o cedro é plantado no verão, de preferência em junho, mas não depois de meados de agosto.

Seleção de assento

Se você deseja plantar um cedro em sua casa de campo, a escolha do lugar certo deve ser sua prioridade. Para esta raça, você deve selecionar a área com o menor tráfego. O cedro não tolera solo denso no jardim, bem como poluição por gás e fumaça.

Aterrissar perto da rodovia não dará frutos - o cedro provavelmente morrerá.

Os arbustos devem crescer perto da muda na cabana de verão, uma vez que não tolera lugares abertos com vento. A iluminação adequada também é importante, pois com condições ideais de iluminação a árvore terá a aparência mais decorativa. É melhor plantar essas coníferas longe de outras árvores grandes e extensas, para que não obscureçam a luz do sol para as mudas. Mas não vale a pena cortar a grama perto de uma planta jovem na primavera nos primeiros dois anos após o plantio. Então ele estará parcialmente protegido do sol forte e escaldante.

Após 7 a 8 anos de vida, as árvores já podem crescer parcialmente à sombra.

Para evitar que o cedro se estrague, vale a pena fazer uma cerca à sua volta, pois na erva alta pode esconder-se. Mudas de cedro não devem ser colocadas perto de edifícios capitais, ou seja, a uma distância menor que 3-4 metros. Caso contrário, um sistema de raízes forte pode destruir as fundações dos edifícios. O local sob o cedro não deve ser seco, caso contrário, você terá que umedecer constantemente o solo no círculo próximo ao tronco, mesmo em um espécime adulto.

Deve ser lembrado que a taxa de sobrevivência de cedros jovens não é muito alta - 50%. O plantio adequado e o subsequente cuidado cuidadoso ajudarão a cultivar um bom espécime adulto de cedro a partir de uma muda, que começará a frutificar em 30-60 anos, dependendo das condições de cultivo.

Instruções passo a passo

Um cedro pode ser plantado não apenas por um especialista, mas também por um amante comum de coníferas. É importante lembrar que as amostras com pelo menos 5 anos de idade criarão melhor raízes. As árvores mais jovens são altamente suscetíveis a várias doenças e também atraem pragas. Observe que o cedro cresce lentamente em comparação com outras coníferas. O sombreamento forte, que pode ocorrer com o crescimento adjacente de outras mudas de crescimento rápido, não deve ser permitido.

Para que o cedro cresça saudável e forte, você precisa seguir algumas instruções passo a passo.

  1. Realize medidas de quarentena no local. Mudas jovens de cedro são freqüentemente atacadas por insetos. Para evitar tais problemas, é necessário tratar todas as plantas do local com inseticidas.
  2. Cave uma cova de plantio a pelo menos 3 m de edifícios e 8 m de outras árvores com copa espalhada. Suas dimensões são de aproximadamente 1 metro de profundidade por 1,8 metros de diâmetro. Um buraco tão grande servirá para acomodar e aumentar ainda mais todo o sistema radicular da muda. O ideal é cavar um buraco no final do outono para que sua superfície tenha tempo de congelar bem. Nesse caso, o risco de podridão radicular e outras doenças na futura muda tenderá a zero. Em áreas onde o lençol freático está próximo à superfície da terra, o cedro é plantado em um monte de massa com um diâmetro de 1-3 m e uma altura de 0,5-1 m, dependendo do tamanho da muda.
  3. Coloque a drenagem no fundo do poço. Para isso, você pode usar qualquer material familiar, por exemplo, cascalho, argila expandida, rocha de concha. A camada de drenagem não deve ser inferior a 15 cm, com base nos requisitos de uma árvore adulta.
  4. Encha a fossa de 0,8 m com uma mistura de solo fértil, areia e composto. Solo argiloso requer areia adicional. Se o solo for franco-arenoso, nenhuma areia deve ser adicionada. O ideal é adicionar dois copos de cinzas ou fertilizante composto à cova. Também é recomendado adicionar um estimulador de crescimento de raízes "Kornevin" à cova de plantação. A mistura inteira deve ser desenterrada com cuidado. Coloque um pequeno monte de terra no centro, onde você plantará o futuro cedro. O solo cederá após a rega e o aterro ajudará a nivelar o solo.
  5. Retire a muda do recipiente, tomando cuidado para não danificar as raízes e os botões. Se o botão apical for danificado, a muda pode morrer. Coloque um sistema radicular devidamente espalhado na água se estiver fechado, pois o ressecamento das raízes durante o transplante é inaceitável. Mudas com sistema radicular aberto devem ser especialmente protegidas contra o ressecamento. Para isso, as raízes são mergulhadas em um purê de argila ou enroladas em musgo e jornais molhados.
  6. Neste momento, forme uma depressão cônica no centro do monte de plantio. Deve corresponder ao tamanho do sistema raiz. A vantagem de plantar em um monte é que com o tempo, com a rega regular da muda, a terra começará a afundar. É impossível permitir que um pequeno cedro acabe em um buraco - ele deve crescer em uma colina. Então, a iluminação e a umidade serão ideais.
  7. Se com o tempo o cedro começou a cair no buraco devido ao afundamento da terra, é necessário fazer uma ranhura de descarga. Assim, a estagnação da umidade, afetando adversamente o sistema radicular da muda, pode ser evitada.
  8. Determine onde fica o lado sul do site. A parte menos desenvolvida da muda de cedro deve estar voltada para o sul. Então a coroa ficará mais simétrica.
  9. Coloque a muda no cone e polvilhe com terra, amassando com as mãos de vez em quando. Antes do plantio, pequenas mudas de cedro devem ser fixadas com um pedaço de pau cravado no centro da cova de plantio.
  10. Faça um rolo de terra ao redor da muda e regue abundantemente (pelo menos 10 litros de água para uma muda de 2 anos e cerca de 50 litros para uma muda grande). A água é derramada no círculo próximo ao tronco em partes para não borrar a camada superior.
  11. Aplique uma camada de serragem e adubo vegetal. Isso protegerá a camada superficial do solo e, consequentemente, o sistema radicular de secar.
  12. Para se livrar das ervas daninhas no círculo do tronco, recomenda-se semeá-lo com o trevo branco. Esta simbiose tem um efeito positivo no desenvolvimento do cedro.
  13. Tente não plantar um único cedro no local. Ele ama a vizinhança de seus companheiros, é melhor plantar uma árvore em grupos de 3-4 cópias.

Cuidados de acompanhamento

Após o plantio, o cedro deve ser cuidado. Isso será especialmente difícil em regiões com climas quentes, onde a irrigação abundante será simplesmente necessária. Para o resto, cuidar da árvore consistirá nos seguintes procedimentos.

  1. Controle de doenças e pragas. É importante verificar regularmente o seu animal de estimação quanto aos primeiros sinais de pragas e doenças. Existem muitos insetos que tentam prejudicar o cedro, mais de 100 espécies. O fogo da pinha é especialmente perigoso. Você pode eliminá-lo com a ajuda de inseticidas, pulverizando duas vezes no início da floração com um intervalo de uma semana. A flor branca é uma ocorrência frequente em mudas jovens de cedro. É causada por uma praga - hermes siberianos. A placa não traz danos significativos, mas retarda ligeiramente o crescimento e o desenvolvimento da árvore. Deve ser lavado com uma solução fraca de sabão em pó comum. A esponja raiz do tronco é muito perigosa. Quando aparecer, a árvore deve ser removida, pois a doença é facilmente transferida para espécimes vizinhos. Recomenda-se tratar mudas jovens com sulfato de cobre para prevenção de doenças fúngicas. O círculo do tronco deve ser limpo de ervas daninhas agressivas e folhas caídas a tempo para evitar o desenvolvimento de um foco de doenças. Ervas daninhas em uma área próxima podem provocar doenças perigosas, como ferrugem. Como resultado da doença, as agulhas ficam amarelas e caem. Para se livrar da doença, é necessário remover todos os ramos afetados.
  2. Rega. No primeiro ano após o plantio, o cedro deve ser regado com muita frequência, inclusive na copa. Isso deve ser feito apenas no início da manhã ou à noite, quando não há sol. Mesmo um cedro adulto é exigente quanto às condições de umidade do solo. Portanto, ele também precisa ser regado à medida que a terra seca no círculo do tronco. A rega requer água à temperatura ambiente. Idealmente, você deve coletar a água da chuva e regá-la. Reduza a rega no outono e complete-a no período de dormência, ou seja, no inverno. Em anos especialmente secos, é recomendado pulverizar com agulhas de cedro para remover a poeira e saturar com umidade. Espécimes adultos de cedro são regados cerca de uma vez por semana, uma vez que seu sistema radicular já cresceu o suficiente e atinge o lençol freático. O cedro é uma planta conífera perene, mas tem sua peculiaridade - uma vez a cada três anos, suas agulhas caem. Não tenha medo desse evento, ele acontece principalmente no outono. Se as agulhas amarelaram e caíram no verão, é possível que o cedro esteja com falta de umidade.
  3. Afrouxamento e cobertura morta. Não é recomendável soltar o solo ao redor das mudas jovens, pois o sistema radicular fica próximo à superfície do solo e se danifica facilmente. Em vez de afrouxar, adicione uma camada de serragem e cobertura morta de folhas anualmente. Este procedimento contribui para a formação da microbiota benéfica e a manutenção do teor de umidade ideal na camada fértil superior da terra.
  4. Fertilizantes. A cobertura tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento da árvore. É especialmente importante fertilizar bem o cedro quando ele começa a dar frutos. Na primavera, eles são alimentados com fertilizantes orgânicos, e no inverno - com fertilizantes minerais. O melhor fertilizante para o cedro é o composto. A cobertura deve ser aplicada sobre a camada superficial do solo, solta superficialmente, lembrando que algumas das raízes do cedro podem ficar próximas o suficiente.
  5. Poda. O cedro por si só desenvolve uma boa forma de coroa. Os galhos velhos e doentes devem ser podados, mas o procedimento deve ser executado com muito cuidado - o tronco não deve ser danificado. Além disso, o cedro reage muito mal à quebra dos rins e, se o central estiver danificado, pode até ressecar. Se for necessário dar uma forma especial à coroa para que o cedro se torne um elemento especial do projeto paisagístico, isso deve ser feito com um podador de jardim especial. Os ramos são podados no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Árvores com menos de cinco anos não devem ser cortadas. Após a poda, os cortes são tratados com um gramado especial.
  6. Coleta de frutas. No final do verão ou início da primavera (dependendo da zona climática), os pinhões amadurecem e caem junto com as pinhas no solo em ventos fortes.Se isso não acontecer, você deve levar um soco, que bato no tronco para cair dos cones. Ao colher, você precisa coletar os cones da superfície do solo, não da árvore. É perigoso dobrar galhos, arrancar cones, pois o cedro reage muito mal a tais manipulações. Lembre-se de que quanto maiores os botões de sua árvore, menos resistente ela é.
  7. Wintering. Embora o cedro seja uma raça resistente à geada, nos primeiros dois anos de plantio, deve-se considerar cuidadosamente a muda. Você deve cobrir o cedro jovem com ramos de abeto e cobrir o círculo do tronco com serragem. Então a planta não congelará e se desenvolverá normalmente.
  8. Enxerto. O cedro começa a dar frutos bem tarde - 30-60 anos após o plantio. O enxerto de uma árvore adulta, da qual a safra é colhida regularmente, ajudará a acelerar o início da frutificação.

Para obter informações sobre como plantar um cedro corretamente, veja o próximo vídeo.

      1 comentário
      Esperança 01.05.2021 18:49
      0

      Informações úteis, goste.

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário