Doenças e pragas do cedro

Contente
  1. Causas de doenças
  2. Doenças comuns
  3. Visão geral de pragas
  4. Métodos de tratamento
  5. Medidas de prevenção

Muitos proprietários de casas particulares com uma extensa área local a decoram com coníferas, incluindo cedro. Mas esta árvore, como qualquer outra, é suscetível a várias doenças e ataques de pragas. Para salvar o belo homem verde, você precisa ser capaz de perceber os primeiros sinais de doenças a tempo e lidar com eles corretamente.

Causas de doenças

O cedro perene é uma árvore com uma copa majestosa, um sistema radicular desenvolvido e um tronco forte. Possui boa imunidade, portanto é muito resistente a diversos tipos de doenças. No entanto, em diferentes períodos de seu crescimento e desenvolvimento, ainda pode ser superado por alguns problemas. Portanto, uma muda de um ano comprada em um viveiro e transplantada para um novo local em seu local experimentará um estresse incrível no início, devido ao qual suas funções de proteção serão significativamente enfraquecidas, e isso pode levar a ataques ativos de parasitas de árvores .

Além disso, uma árvore jovem pode começar a emitir um cheiro peculiar a ela na primavera. Esse cheiro individual aumentará o interesse de vários insetos e besouros.

Com a idade, o cedro também é capaz de perder vigor, podendo ser afetado por várias doenças. Isso se deve principalmente à violação das regras de manutenção e cuidados.

Doenças comuns

Perigosas para os cedros são doenças como a ferrugem e a seryanka, também chamada de "câncer de resina". O primeiro tipo de doença é uma doença fúngica, que se caracteriza pelo aparecimento de uma flor branca no cedro... Em primeiro lugar, os rins são afetados, então, se as medidas terapêuticas não forem tomadas a tempo, os esporos começam a se mover rapidamente para os brotos e ramos jovens e, após um curto período de tempo, a doença pode ser reposta no tronco. Com isso, a árvore que recentemente se deliciou com o verde começa a secar, perde a vitalidade e as agulhas caem.

Ferrugem visualmente, são bolhas amarelas que gradualmente se transformam em um pó branco. A doença se espalha mais ativamente em climas quentes e úmidos, e os principais transmissores são ervas daninhas que crescem nas proximidades, que devem ser eliminadas em tempo hábil. O câncer de alcatrão é a doença mais perigosa para o cedro. Esta enfermidade é provocada pelos fungos da ferrugem Peridermium pini e Cronartium flaccidum, que afetam não só as agulhas e a casca, mas também o câmbio e o líber. Tal doença enfraquece significativamente a imunidade da árvore, como resultado, ela não pode mais lidar com pragas e doenças por conta própria e logo morre.

Você pode descobrir que o cedro está doente por formações atípicas que começam a aparecer nos galhos e no tronco. Eles são chamados de "etsidia" - depressões em forma de tigela que são preenchidas com uma massa laranja ou amarelo-acinzentada de esporos (ecidiósporos). Não será possível curar esta doença, mesmo com agentes antifúngicos bem conhecidos, portanto a árvore afetada terá que ser cortada e queimada.

Portanto, é importante tratar o tratamento imediatamente, assim que surgirem os primeiros sinais. Os denominados fungos da ferrugem, além das coníferas, podem infectar arbustos de groselha e groselha, portanto não é recomendável plantar representantes da flora próximo a eles.

Visão geral de pragas

Todos os tipos de pragas da madeira, que também precisam ser tratadas em tempo hábil, também têm um efeito negativo na saúde do cedro.

  • Ácaro Spruce... Se aparecer, as agulhas começam a desbotar, por assim dizer, a enrugar e, subsequentemente, a secar completamente. Isso se deve ao fato de que os parasitas em miniatura se alimentam do suco de agulhas jovens.
  • Ácaro-aranha... A julgar pelo nome, pode-se entender que um sinal característico de derrota é o aparecimento de uma fina teia nas agulhas. Ao mesmo tempo, as agulhas também ficam amarelas e secas.
  • Pulgão-pinheiro. É um pequeno inseto (até 5 mm) que se alimenta da seiva de agulhas jovens. Esses parasitas atacam galhos e agulhas não individualmente, mas em grupos, e como resultado a árvore perde rapidamente sua vitalidade.
  • Escudo falso em abeto pequeno. Este inseto desagradável também é pequeno em tamanho e geralmente se instala na base dos brotos jovens, provocando uma queda intensa das agulhas. Jardineiros e residentes de verão iniciantes podem nem mesmo notar essa praga no início, já que na aparência ela se assemelha a um rim comum (ligeiramente inchado). Além da sucção ativa do suco, as consequências fatais se devem à liberação de melada por insetos, que se torna um criadouro atraente para fungos fuliginosos. Eles, por sua vez, estragam a aparência da planta (a árvore fica feia, como se fumegasse) e interferem no processo normal de fotossíntese.
  • Ela eucom. É um inseto hemi-alado com um comprimento de corpo de apenas 2-3 mm, que é coberto por pêlos brancos e macios. As colônias dessas pragas podem ser reconhecidas pelo aparecimento de caroços fofos e brancos sujos nas agulhas. O objetivo de seu assentamento é consumir o suco das agulhas de cedro. Apenas mudas jovens são afetadas - uma árvore perene resiste firmemente à influência de Hermes.
  • Scoop. Esta borboleta pestilenta é perigosa porque se alimenta de agulhas de cedro e suga o conteúdo dos rins. Um inseto ataca as árvores com o início do calor, ou seja, na primavera, o período mais ativo ocorre em maio.
  • Mariposa. Essa espécie de borboleta, como tal, não representa perigo para o cedro, o que não se pode dizer sobre suas larvas. Torna-se mais ativo nos últimos dias de maio, quando bota seus ovos. As lagartas aparecem em meados de agosto e destroem completamente todas as agulhas, bem como os botões.
  • Bicho-da-seda bicho-da-seda... Esta é uma borboleta, cujas larvas também têm um efeito negativo na atividade vital do cedro. Eles penetram nos botões e brotos jovens da árvore, sugando completamente seu conteúdo. Como resultado, as pontas dos ramos ficam deformadas, o que leva à curvatura dos troncos, sua multipiculação, e isso prejudica muito a aparência decorativa da árvore.
  • Escaravelho... Essa praga, a julgar pelo nome, afeta a casca do cedro. Ele penetra profundamente, fazendo buracos onde deposita os ovos.

É impossível notar as larvas durante o exame externo, mas a presença de um inseto pode ser determinada pelos orifícios característicos e pela casca inchada, depósitos parcialmente resinosos e um revestimento pulverulento marrom claro ao redor.

Métodos de tratamento

Para combater as pragas e doenças da madeira, vários meios são usados: comprados comprovados e populares. Sem eles, a árvore pode não sobreviver ao ataque e morrer.

  • Doenças da ferrugem... Para o tratamento de doenças deste tipo, são utilizadas preparações fungicidas. As injeções na haste também podem ajudar.
  • Seryanka (câncer de resina). Infelizmente, não existem medicamentos para essa doença, ou melhor, nenhum dos disponíveis pode lidar com ela. Portanto, a árvore infectada terá apenas que ser desenterrada e queimada. Isso deve ser feito para proteger outros representantes verdes do jardim do infortúnio.
  • Ácaro Spruce. Tratamentos regulares com Fitoverm ajudarão a lidar com esse parasita. Não adianta tratar remédios populares, já que o carrapato é muito resistente a eles.
  • Ácaro-aranha... O "Fufanon" será capaz de matar esta praga, que deve ser criada estritamente de acordo com as instruções.
  • Aphid. Pode livrar-se deste hóspede inesperado com a ajuda de "Karbofos", cuja solução deve ser irrigada várias vezes com um intervalo de 10 dias.
  • Escudo falso de abeto pequeno... Drogas inseticidas são o que ajudarão no extermínio desses parasitas, mas apenas se suas colônias forem insignificantes. Quando todo o cedro é danificado, os tratamentos são realizados com agentes mais fortes, por exemplo, "Lepidocida".
  • Hermes. Nesse caso, "Iskra" (implica o processamento por agulha), "Fufanon" e "Aktara" serão eficazes.
  • Scoop. As larvas desta borboleta ajudarão a destruir o tratamento triplo com "Lepidocida".
  • Mariposa. É aqui que as preparações inseticidas entram em ação novamente. A irrigação com estes meios deve ser realizada pelo menos 3-4 vezes.
  • Bicho-da-seda. Infelizmente, não será possível salvar as partes afetadas da árvore - elas terão que ser completamente removidas e queimadas, e os locais restantes devem ser tratados com Fastak.
  • Escaravelho... O combate a esta praga envolve tratamentos anuais com meios especiais: "Confidor", "Clipper", "Antizhuk", "Wood doctor" e outros.

Se você não conseguir fazer isso sozinho, é recomendável entrar em contato com serviços especializados.

Medidas de prevenção

A prevenção é o que ajudará a manter a saúde e a aparência do cedro. Consiste em cuidados adequados e tratamentos regulares.

  • A irrigação com preparações inseticidas deve ser realizada pelo menos 3 vezes por temporada, enquanto o primeiro procedimento é realizado no início da primavera, antes que todas as pragas sejam ativadas.
  • O cedro é muito sensível à alta umidade, portanto, deve-se evitar o excesso de umidade do solo na área.
  • Plantas, flores, árvores e ervas plantadas nas proximidades ajudarão a espantar parasitas nocivos do representante das coníferas: lavanda, sálvia, hortelã, malmequeres, plantas de mamona, arruda, nozes.

No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre as doenças e pragas do cedro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário