Cedro Atlas: descrição e dicas para o cultivo
O majestoso cedro há muito é considerado uma árvore dotada de energia milagrosa, capaz de purificar pensamentos, despertar a alma e energizar. Durante muito tempo, as pessoas aprenderam a admirar os cedros não só nas zonas montanhosas, mas também nos seus próprios terrenos, porque muitas espécies decorativas são bastante adequadas para plantar perto de casa. Uma dessas variedades é o cedro Atlas.
Descrição
Em seu ambiente natural, esta espécie cresce no Norte da África. A cultura atinge uma altura de 40 m, tem uma coroa piramidal solta e densas agulhas azul-esverdeadas formadas em cachos. No terceiro ano de vida, os botões amadurecem, são densos e apresentam uma cor castanha-clara brilhante.
Em uma idade jovem, esse cedro cresce muito rapidamente. Difere em boa resistência à geada e também tolera bem a seca. Suporta quedas de temperatura de curto prazo de até -20 graus. A árvore tolera fumaça, poeira, gás, mas adora muito a luz.
O cedro atlas pode sofrer com o excesso de água. Além disso, reage negativamente ao teor de calcário no solo. Essas características devem ser levadas em consideração antes do plantio no local.
Variedades
Variedades desse tipo costumam ser usadas na construção de parques na costa do Mar Negro. No projeto paisagístico, eles são usados para criar grupos, matrizes, becos e plantações individuais. Você pode dividir as variedades em grupos separados. Por exemplo, em sua forma, eles são:
colunar;
piramidal;
piramidal elevado;
chorando;
choro azul.
As subespécies do cedro Atlas diferem na cor das agulhas:
prateado;
azul;
dourado.
As variedades mais populares da espécie:
Fastigiata. Difere em uma copa mais alongada, ramos curtos, direcionados para cima. As agulhas emitem uma tonalidade azulada. A árvore cresce até 2 m de altura.
Glauca. Outra variedade decorativa que pode ser vista com bastante frequência em tramas pessoais. É caracterizada por ramos densos e atraentes agulhas de cor azul-acinzentada.
Glauca Pendula. É uma variedade lacrimosa com agulhas azuladas. Às vezes, a variedade é chamada de "choro de Sizym". Difere em galhos pendentes densos. Pode atingir uma altura de 6 m.
Eu gostaria de me deter na última variedade com mais detalhes, uma vez que ela pertence às variedades mais populares. A copa da árvore é formada por brotos alongados, sobre os quais se formam formas encurtadas. Em ramos longos, as agulhas estão localizadas individualmente, em agulhas mais curtas elas se acumulam em feixes de 30-40 peças.
Esta variedade é muito procurada em nosso país devido à sua resistência ao rigoroso inverno russo, além de tolerar bem os períodos de seca e até mesmo a composição calcária do solo raramente se torna um problema para ela. Os únicos requisitos para o conteúdo são a ausência de excesso de umidade e uma área bem iluminada.
A variedade "Glauka Pendula" é obtida enxertando-se um galho-chorão em um cedro comum do Atlas. A reprodução é possível por enxerto de primavera. É amplamente utilizado na jardinagem ornamental.
Aterrissagem
Se a árvore é cultivada a partir de sementes, o plantio é feito após a estratificação em serragem ou solo permeável ao ar. As filmagens podem ser vistas em algumas semanas. Em seguida, as mudas são transplantadas para recipientes separados.
Este é um método de cultivo de longo prazo que leva vários anos e requer experiência em horticultura, portanto, por uma questão de simplicidade, é recomendável comprar uma muda pronta de um viveiro comprovado.
A época ideal para o desembarque é o início da primavera. Nesse momento, o solo já está aquecido e os rins ainda não abertos. O plantio é possível no outono, mas existe a possibilidade de que o jovem espécime não tenha tempo para se adaptar a um novo local antes do início do frio.
Escolha uma área bem iluminada pelo sol por pelo menos metade do dia como o local mais adequado para o plantio. Além disso, deve estar bem protegido do vento e a distância até os patamares e cercas vizinhos não deve ser inferior a 4 m. O processo de plantio é o seguinte.
Cave um buraco com 60 cm de profundidade e 60-70 cm de diâmetro.
Combine relva e húmus em proporções de 3: 1, respectivamente. Pode ser adicionado à mistura com cinza de madeira.
Faça a drenagem de entulho ou argila expandida com uma camada de 15-20 cm.
Coloque a muda junto com o torrão de terra no buraco.
Preencha o espaço vazio com a mistura de nutrientes preparada e compacte o solo ao redor da árvore.
Umedeça a área de plantio generosamente. Primeiro preencha 1-2 baldes de água. Quando a umidade for absorvida, despeje o broto novamente com a mesma quantidade de água. A água deve ser resolvida dentro de 24 horas.
Cubra o círculo próximo ao tronco com turfa ou terra preta.
Cuidado
Durante os primeiros anos, a árvore jovem precisa ser amarrada, pois seu rizoma ainda não amadureceu. No primeiro ano, de março a abril, é necessário cobrir o espécime jovem com uma fina camada de gaze ou outro material de cobertura. O cedro precisa de isolamento nos primeiros invernos.
Para que a planta desperte bem da hibernação, recomenda-se regá-la abundantemente na primavera, assim que o solo aquecer. Durante os meses de verão, a safra precisa ser regada semanalmente e, em climas quentes, você pode aumentar o número de regas até duas vezes por semana.
Periodicamente, você precisa fertilizar a árvore e afrouxar o círculo do tronco. Na primavera, a fertilização com nitrogênio é adequada, os complexos com um teor de nitrogênio também serão ideais para junho, e em julho é melhor dar preferência a misturas de potássio-fósforo.
Na primavera, você precisa fazer uma poda sanitária. Este procedimento envolve a eliminação de ramos danificados e congelados.
Como medida preventiva na primavera, verão e outono, recomenda-se tratar a árvore com fungicidas para proteção contra doenças.
Para obter mais informações sobre o cedro Atlas, consulte o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.