Ficus de borracha: características, variedades e regras de cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. É venenoso?
  3. Variedades
  4. Em que condições ela cresce?
  5. Cuidados domiciliares
  6. Corte e modelagem
  7. Vamos descobrir como podar adequadamente uma ficus com borracha.
  8. Vamos considerar como formar uma bela coroa.
  9. Transferir

O ficus portador de borracha, um espécime interessante da família da amoreira, ganhou imensa popularidade entre as plantas de interior. Está distribuído em quase todo o mundo, tem muitas formas e tonalidades. Vamos considerar as características desta planta incrível, sua variedade, bem como as regras de cultivo no artigo.

Peculiaridades

Em média, o tamanho dos ficus de borracha na natureza chega a 30 metros, mas há exposições que chegam a 60 metros. Seu diâmetro é de 2 metros ou mais. Durante a maior parte de sua vida, o ficus cresce e se forma, e então começa uma fase de extinção gradual. Inicialmente, a planta é uma árvore com um tronco. Conforme o tronco cresce, ramos aparecem. As raízes aéreas são formadas a partir de muitos ramos, descem ao solo e penetram nele, fornecendo nutrição adicional.

As folhas do galho são dispostas alternadamente. A folhagem assume a forma oval pontiaguda. O tamanho das folhas pode ser de até 30 cm de comprimento e até 15 cm de largura A cor da face externa das folhas é brilhante e pode ser de várias cores.

Mas o lado interno é fosco, verde claro.

Uma ficus que cresce em casa precisa de suporte, caso contrário, a planta pode quebrar. Flores e frutas são árvores excepcionalmente grandes. A planta é muito fácil de crescer a partir de sementes.

É venenoso?

No caule e nas folhas da planta, existe um líquido branco que contém isopreno. Se aparecer uma ferida, ela deve ser tratada com uma mistura de parafina e óleo e, em seguida, envolvida com um curativo. O carvão ativado triturado também pode ser adicionado.

Com toda precisão, podemos dizer que a planta é venenosa. Há uma seiva branca e espessa por toda a flor, que é venenosa. No caso de o sumo entrar em contacto com a pele, olhos ou estômago, são observados sintomas como erupção na pele, urticária. E irritação e queimação também aparecem.

Se o suco atingir a membrana mucosa dos olhos, pode ocorrer queimadura e até mesmo deterioração da visão. Se a visão começar a deteriorar rapidamente, será necessária hospitalização urgente. Também pode ocorrer queimadura na pele, mas para evitar isso, deve ser lavada com água corrente e sabão. Se o suco entrar repentinamente no estômago, podem aparecer sinais de envenenamento agudo. Eles se manifestam por diarréia, náusea, enxaqueca, convulsões. Portanto, é urgente enxaguar o estômago, beber um absorvente e consultar um médico.

Em casos raros, especialmente graves, o proprietário de tal flor pode entrar em coma. Esta flor é uma grande ameaça para as crianças, mulheres em posição e animais de estimação. Se alguém na casa sofre de alergias graves, incluindo asma, você não deve começar uma ficus.

Isso impedirá o início de um ataque da doença.

No entanto, ficus de borracha também tem propriedades úteis. Limpa ativamente o ar de gases tóxicos, convertendo-os em hidrocarbonetos. Remédios feitos de folhagem e seiva tratam doenças da mama e também são usados ​​para câncer, tumores benignos. Mesmo com seu suco, você pode fazer curativos para doenças articulares e hemorróidas.

Os antigos índios acreditavam que a planta absorve toda a energia negativa. Além disso, acreditava-se que a ficus ajudaria a criança a aparecer, algo que os futuros pais esperavam há tanto tempo.

Variedades

O ficus elástico tem muitas variedades. Vamos considerar os mais comuns.

    Belize

    Esta variedade tem uma cor variegada, tem uma curiosa combinação de cores (na descrição aparecem as cores verde, branco, rosa, esmeralda, pistache e bege), o que a distingue das demais. Esta variedade foi criada em condições de estufa. A folhagem desta flor é bastante grande (até 23 cm de comprimento e até 13 cm de largura).

    Rachis se projeta de fora para dentro e é de cor roxa.

    A planta é decorativa, muito elástica e necessita de cuidados especiais constantes.

    "Príncipe Negro"

    Esta variedade de ficus distingue-se pela folhagem cor de cereja. Não necessita de cuidados especiais. Esta ficus é a flor cultivada mais tradicional. É cultivado não só em casa, mas também em arboretos.

      "Abidjan"

      Esta variedade distingue-se pela folhagem escarlate, a flor não necessita de cuidados especiais. E tem esse nome em homenagem a uma cidade da África. Esta variedade é uma das plantas mais comuns. Essa flor só vai lhe trazer alegria. A magnífica folhagem é brilhante por fora. É fácil de cuidar e cresce rapidamente. As folhas atingem 25 cm de comprimento e 17 cm de largura, e são de cor esmeralda, o ráquis do lado de fora da folha é de cor pistache, e do lado de dentro - escarlate. O caule no qual a folha está localizada é verde esmeralda. Com o tempo, a flor pode começar a se ramificar. Inicialmente, esse tipo de planta surgiu na Ásia. Nesse sentido, a flor adora o calor e não tolera o frio. Mas também esta espécie se adaptou bem ao nosso clima e cresce bem em apartamentos.

      Em que condições ela cresce?

      Um grande número de espécies de ficus portadores de borracha cresce nos trópicos. A pátria desta planta é a Índia e o sul da Indonésia. Em condições naturais, a planta torna-se grande em diâmetro de 6 a 10 metros. Uma ficus que cresce em condições naturais é significativamente diferente de uma casa.

      Algumas espécies se adaptaram bem ao nosso clima. Especialmente emborrachado - este é o tipo mais comum em apartamentos. Ao aparar e modelar a copa, a planta adquire uma aparência apresentável e não ocupa muito espaço.

      Portanto, não há problemas em mantê-lo no apartamento. Ficus pode se adaptar a qualquer ambiente de vida.

      Cuidados domiciliares

      Agora vamos descobrir como cuidar adequadamente dessa flor. Não há dificuldades em cuidar dele, basta seguir algumas regras. Como muitas flores, a ficus é termofílica, mas o sol forte não é bom para ela. E também não o coloque na sombra, pois seu crescimento diminuirá visivelmente e logo as folhas amarelarão e cairão. A temperatura ideal durante o período quente é de 20 a 25 graus Celsius, e a planta também pode tolerar uma temperatura mais alta por um curto período de tempo. No período de inverno, a temperatura não deve cair abaixo de +15 graus.

      É necessário regar a flor quando a camada superior da terra seca. A rega na estação quente é necessária diariamente, em casos extremos dia sim, dia não, mas no inverno é suficiente uma vez: quanto mais frio, menos frequente é necessário regar. O principal é que a água não estagnou, toda a água que se acumulou na panela deve ser escoada imediatamente. No caso de você exagerar em regar, a folhagem pode cair. A umidade do ar pode ser ajustada com um borrifador.

      E você também precisa limpar a folhagem com um pano úmido uma vez a cada duas semanas.

      O ficus pode ser regado do chuveiro não mais do que uma vez por mês, cobrindo o solo com um saco plástico. No tempo frio, você não deve borrifar a flor com um borrifador, mas simplesmente andar sobre a folhagem com um pano úmido e removê-lo o mais longe possível das pilhas. Na primavera, para um melhor crescimento, a flor deve ser fertilizada com os meios necessários, onde o nitrogênio está presente. O principal é que o fertilizante não cai na folhagem e nos brotos. Se você gosta de fazer a folhagem brilhar o máximo possível, não deve usar produtos que contenham química, mas pode recorrer, por exemplo, ao uso de cerveja, desde que não contenha álcool.

      Várias variedades de ficus também requerem cuidados especiais. Considere como cuidar adequadamente das variedades mais populares.

      Belize

      Esta espécie e todas as outras espécies brilhantes de ficuses simplesmente precisam de luz forte para manter a cor e a coloração. O local mais adequado e com melhor iluminação seria por uma janela voltada para o sol (lado sul). E também no verão devem ser expostos ao ar e protegidos do sol ao meio-dia. Preste atenção especial que salas bastante frescas, rascunhos são estritamente proibidos. Portanto, no inverno é necessário manter essa variedade em casa.

      O solo adequado para ficus é solto, com pH neutro e benéfico. Você pode usar solo projetado especificamente para ficus e também solo de estufa misturado e húmus decíduo com a adição de areia grossa. Você também pode adicionar solo de turfa.

      Tudo em igual quantidade.

      "Abidjan"

      Este tipo de ficus é muito fácil de cuidar. O principal é encontrar um local adequado. Deve ser leve, sem exposição ao sol. Se estiver em um quarto escuro, ele crescerá mal. Não há nada difícil na manutenção de tal planta, o principal é seguir certos requisitos.

      A principal delas é que você não deve transplantar a ficus imediatamente após a compra, ela deve se acostumar com as novas condições. Você pode transplantar somente após 3 semanas. Preste atenção, quando a ficus entrar em condições desconhecidas para ela, pode jogar fora as folhas. Não precisa se preocupar com isso, então ele se adapta a um novo lugar. Com o tempo, a planta vai se adaptar e se recuperar, começando a crescer rapidamente.

      Esta ficus adora rega média. A terra não deve secar. Despeje com água morna, que é infundida ou água filtrada. E também é necessário borrifar de um borrifador e esfregar a folhagem com um pano úmido. No verão, a rega deve ser feita algumas vezes a cada 7 dias. E no inverno - com muito menos frequência.

      "Príncipe Negro"

      Na hora de comprar não se esqueça de entender de que tipo, pois muitas vezes nas lojas as espécies se confundem.

      Em condições de interior, a planta perde a capacidade de ramificar dinamicamente, embora com o conteúdo certo possa viver até 40 anos ou mais. Despeje com água consolidada ou filtrada em temperatura ambiente. Regamos caso a camada superior do solo esteja seca. Por favor, note que com a rega excessiva, pode ocorrer decomposição da raiz. E isso pode levar à perda da planta.

      O ficus portador de borracha quase não floresce em várias salas em qualquer época do ano.

      Ocasionalmente, um fruto oval amarelado de tamanho pequeno pode aparecer.

      Corte e modelagem

      Este é um procedimento obrigatório para ficus. É necessário manter a altura exigida, bem como formar a coroa na primavera. Nesse período, a planta cresce intensamente, sendo mais fácil tolerar podas ou pinças. Durante esse processo, não esqueça que a planta tem seiva, que é venenosa e pode causar alergias graves.

      Quando a flor atinge sua altura ideal, é possível apertar o topo. Se a planta ultrapassou a altura exigida, primeiro é necessário cortar 5 a 7 cm acima da folha desejada e só depois beliscar. Esse procedimento ajudará a interromper o desenvolvimento e a criar uma bela coroa. Mas antes de podar a planta, você precisa desinfetar uma faca ou tesoura de jardim. Depois de terminar de aparar, a ferramenta precisará ser processada a partir do suco. Quando o topo é aparado, os brotos laterais despertam, o que garantirá o crescimento uniforme da folhagem.

      No inverno e na primavera, a poda não é recomendada, pois a flor perderá muitas substâncias insubstituíveis.

      A poda é feita para manter a ficus nos tamanhos certos e adequados para você, bem como para formar uma copa exuberante, pois a folhagem cai depois de um certo tempo.

      Vamos descobrir como podar adequadamente uma ficus com borracha.

      Se você deseja ativar o crescimento de hastes laterais, então vale a pena cortar 5-6 nós adjacentes. Se você apenas cortar o topo, ele não se ramificará, no máximo um botão superior germinará.

      Se a planta cresceu rapidamente, você pode cortar a parte superior e transplantá-la para um vaso. Depois que a ponta plantada crescer e atingir um tamanho grande, o procedimento pode ser repetido. A poda só pode ser feita no início da primavera, pois a ponta vai crescer e não as brotações laterais. O principal é cortar a planta com uma ferramenta processada. O suco restante é removido com água. Trate o local do corte com parafina ou carvão ativado triturado. Se a ficus não for aparada, ela adquirirá tamanhos grandes - vários metros.

      A poda ajudará a paralisar o crescimento, promover o crescimento exuberante da copa e fazer com que a flor se ramifique. Cada produtor pode escolher facilmente o tamanho ideal de ficus de borracha para si mesmo.

      Existem 3 opções para a formação de uma coroa em uma ficus adulta.

      Corte, que envolve a remoção não apenas dos topos, mas também dos nós adjacentes localizados nas proximidades. Se o tronco estiver dobrado, isso facilitará a substituição dos rebentos laterais pelos prevalecentes. Também é possível fazer uma punção 1/3 profunda no tronco com uma agulha grossa desinfetada para a formação de novos brotos. Se você quiser vários ramos novos, pode fazer alguns furos. Não se esqueça de que os brotos vão brotar do mais baixo. Portanto, vale a pena realizar este evento de cima.

      Mas também é possível formar folhagem sem podar.

      Você não deve pegar imediatamente a ferramenta e cortar a ficus. Primeiro você precisa pensar se isso é necessário. Existe outra opção para a formação da coroa, isso implica uma mudança na direção dos brotos e sua fixação. Este tipo de formação reduzirá os danos à planta. E pode ser aplicado em qualquer época do ano. Depois de um certo tempo, após os galhos terem assumido a posição correta, a montaria é removida.

      Na hora de podar a planta, é preciso levar em consideração sua idade. Esta ação causará menos danos a uma planta jovem. Você deve ter muito cuidado com uma ficus adulta, pois seus brotos são quase inelásticos, e tal operação pode feri-los.

      Os requisitos descritos abaixo se aplicam a um ficus que possui apenas um tronco.

      Vale a pena podar a planta quando chegar a 70 cm de altura, será necessário cortar a copa. Posteriormente, começará a formação de brotos laterais. E você também pode plantar o topo cortado na ficus, da qual essa parte foi cortada. Esta solução dará à planta uma forma interessante.

      Em casos raros, é necessário formar uma coroa em ficus baixos. O corte não é recomendado aqui, é melhor usar a pinça da parte superior. Vale a pena beliscar com muito cuidado. Somente ao usar este método a planta terá um caule.

      Outro método pode ser usado para estimular o surgimento de novos brotos laterais. Para isso, basta dobrar a parte superior e fixá-la nesta posição. Depois que novos brotos começam a aparecer, a ponta retorna à sua posição normal.

      E você também pode cortar um pequeno galho com um corte reto. Mas um grande galho deve ser cortado em ângulo. E não se esqueça que o corte e a punção devem ser feitos exclusivamente com dispositivos desinfetados e com lâmina afiada. Você pode processar a ferramenta com álcool medicinal, mas se não estiver lá, você pode aquecê-la.

      Não se esqueça que depois de cortado o ficus, o suco aparecerá no local onde foi cortado, deve ser tratado com parafina ou carvão ativado.E retire o suco do instrumento com um pano úmido.

      Após um mês após a poda, é necessário alimentar a planta.

      Observe que será necessário mais espaço para a ficus e você terá que transplantá-la para um vaso maior.

      Vamos considerar como formar uma bela coroa.

      Com um forte desejo, até um iniciante neste negócio poderá dar ao ficus elástico uma forma única. Para fazer isso, um vaso grande será útil, várias plantas precisarão ser transplantadas para ele. Flores jovens com brotos bem desenvolvidos são as mais adequadas para isso. Seu crescimento não deve exceder 15 cm. E também é necessário cortar todos os processos laterais. Você também precisa prestar atenção ao tronco - ele precisa receber regularmente uma determinada forma.

      O principal é não esquecer que os ramos são tecidos sem puxá-los muito, deve haver espaço entre eles, pois com o tempo os ramos vão engrossar. Se você plantar várias plantas jovens em um vaso, poderá obter uma espiral. E se você plantar três plantas, pode obter uma foice. Nem todos os ramos podem tecer. Isso só é possível se eles cresceram até um certo tamanho (13-15 cm).

      Pode levar mais algum tempo para criar um cacho adicional, pois ele é adicionado à medida que o ficus cresce.

      Durante a poda de ficus de borracha, é imprescindível tomar medidas para que a trança não se desfaça de forma alguma. Para isso, vale a pena amarrar os troncos da planta. Para isso, são usados ​​fios macios. O mais adequado será de lã ou turco. Esse curativo é realizado a cada 2 meses. Em algumas situações, pode ser necessária a instalação de suportes para o correto crescimento da ficus emborrachada. Neste caso, sem problemas, você pode ter certeza que a ficus emborrachada (elástica) adquirirá um visual impressionante, interessante e único.

      O processo de poda de ficus emborrachados não é uma tarefa difícil. O principal é seguir exatamente e cumprir todos os requisitos necessários. E você também deve ter muito cuidado ao trabalhar com suco, pois é venenoso.

      Para evitar reações negativas, vale trabalhar com uma flor exclusivamente em luvas de borracha.

      Transferir

      Agora vamos descobrir como fazer o transplante adequadamente.

      Uma flor jovem deve ser transplantada apenas uma vez por ano, mas uma planta adulta pode ser transplantada uma vez a cada poucos anos. Ao replantar uma planta, você precisa ser extremamente cuidadoso para não prejudicar o sistema radicular. É melhor fazer você mesmo o solo para a ficus emborrachada. Para flores adultas, uma mistura de vários tipos de solo, como húmus decíduo e conífero, solo de estufa e areia grossa, é mais adequada. Tudo em igual quantidade.

      A melhor época para transplantar é a primavera e o verão. Caso a planta seja comprada no outono, não se deve transplantar imediatamente, mas é melhor transferi-la para a primavera ou verão, pois dificilmente a ficus se adaptará a outro cômodo.

      Vale a pena replantar a planta apenas em certos casos, quando a flor tornou-se grande e o vaso tornou-se pequeno para ela e quando o solo não retém água. Isso significa que o solo está esgotado. E também o transplante é realizado se o sistema radicular ocupou todo o vaso. A planta responde bem ao transplante para um vaso maior do que o anterior e começa a se desenvolver com mais vigor.

      O novo pote não deve ser levado muito mais do que o passado. Porque se você tomar várias vezes mais, o sistema radicular começará a crescer ativamente, e isso afetará o crescimento da própria planta. Drenagem de seixos, carvão e tijolos é colocada nele, minerais também são adicionados. Tudo isso com 3 cm de espessura e só então vem uma mistura de terra e areia, tudo em quantidades iguais.

      O solo pode ser comprado na loja ou você mesmo pode obtê-lo. A planta é colocada em um vaso no centro e coberta com terra. Depois que o solo é preenchido, ele é comprimido e regado. Durante o mês, a ficus se adapta a outras condições.Durante esse tempo, ele pode jogar fora as folhas e só então começar a crescer. Antes de plantar ou replantar uma planta, primeiro você precisa preparar o solo.

      Você pode comprar em qualquer floricultura.

      Observe que se você plantar ou transplantar ficus elástico em solo com um nível de acidez aumentado, a planta não sobreviverá. O equilíbrio alcalino não deve exceder 7 ph, mas também não deve ser inferior a 5 ph. O transplante é realizado estritamente na primavera.

      Para dicas sobre como cuidar e reproduzir a ficus de borracha, veja o vídeo a seguir

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário