Reprodução de ficus de borracha em casa

Uma excelente decoração para a casa é a ficus "elástica" ou com borracha. Esta é uma planta folhosa decorativa que merece maior atenção devido à sua bela aparência e fácil cuidado. As folhas brilhantes serão uma adição luxuosa a qualquer interior. Vale a pena considerar com mais detalhes as nuances de reprodução da "Elastica" em casa, bem como o posterior cuidado com a planta.

Peculiaridades
"Elastica" é frequentemente usada como planta de casa. Segundo a lenda, é responsável pelo bem-estar da família na casa onde cresce. Esta planta é muito popular em seu país - na Índia e no sul da Indonésia. Se a "Elastica" crescer em condições naturais, sua altura pode chegar a 30 metros. Uma árvore perene será uma decoração valiosa para sua casa.
O ficus elástico muitas vezes cresce em largura devido à presença de raízes aéreas. Eles se formam nos galhos e no tronco da árvore, e eventualmente crescem no solo, dando à planta uma forma chamada figueira-de-bengala. Com a ajuda desse crescimento interno, a planta recebe nutrição adicional. Os habitantes locais deram a esta planta o nome de "árvore da cobra" por causa das raízes aéreas que se contorcem como cobras.

As folhas de elástica têm uma tonalidade verde escura. São bastante grandes, de forma elíptica, com pontas afiadas na parte superior. Existem também estípulas de cor castanho-avermelhada, geralmente se apresentam em folhas jovens, pois assim que começam a se desdobrar, as estípulas caem. As flores geralmente não são consideradas pelos produtores, pois são muito raras.... Normalmente eles aparecem na planta apenas durante a polinização, e então esse processo deve ser realizado por certos insetos.
Normalmente a planta não floresce em casa. Flores de ficus só podem ser vistas na fase madura de desenvolvimento, se crescer no jardim.

Os frutos da borracha de ficus são representados por sicônias (bagas esféricas), de apenas 1 cm de diâmetro, que têm muito em comum na aparência com os figos. Antes, a planta era cultivada para a obtenção de suco lácteo, pois era ela que servia para a produção de borracha. Vale ressaltar que o suco dessa planta pode provocar irritação na pele, manifestação de reações alérgicas e até levar à dermatite. O suco leitoso contém não apenas látex, mas também alcalóides e enzimas. Este suco é muito útil para ficus, pois cura várias feridas com ele.

Normalmente, em casa, a altura de uma ficus com borracha não ultrapassa 2 metros. Se você criar condições ideais de crescimento para a planta, em 1 ano ela crescerá em altura de 40–45 cm. Se a planta já atingir o teto, você pode interromper seu crescimento aparando a parte superior. Normalmente, quando cultivada em casa, a árvore tem um pequeno número de rebentos laterais.
Um representante marcante do ficus borracha é "Robusta". Esta planta é caracterizada pela força e força, pelo que recebeu este nome. Criar esta variedade não é difícil, pois a planta pode ser propagada de várias maneiras, e cada jardineiro pode escolher a solução ideal.
Mesmo um iniciante pode lidar com o cultivo de ficus borracha.

Como propagar?
Ao propagar ficus emborrachados, vale a pena seguir o seguinte, geralmente aceito recomendações:
- Os especialistas aconselham a propagação da planta exclusivamente em climas quentes;
- ficus devem ser mantidos longe da luz solar direta, uma vez que sofrem com a radiação ultravioleta, principalmente as folhas jovens são suscetíveis aos seus efeitos nocivos;
- ao cortar a estaca, vale retirar o suco leitoso, bastando enxaguar em água corrente;
- para a reprodução, deve-se usar apenas brotos lenhosos, pois no futuro poderão dar raízes, ao contrário dos brotos jovens;
- para enraizar um talo, é necessário usar a parte superior do talo ou partes dele que contenham mais de um nó;
- A reprodução pode ser feita em qualquer época do ano, muitos especialistas a fazem na primavera ou no outono, em novembro.

Estacas
Com o tempo, a ficus pode crescer, ou seja, seu tronco tem pouca folhagem e torna-se muito comprido. Em seguida, as copas são aparadas para formar a coroa da árvore. Nesse caso, novas plantas podem ser cultivadas a partir de estacas cortadas de cima para baixo.
Para estacas de ficus de borracha, também podem ser usados brotos da parte média do tronco.
Para escolher os cortes de borracha certos, você deve prestar atenção aos seguintes critérios:
- o comprimento deve ser entre 7 e 8 cm;
- é importante a presença de 2 ou 3 entrenós, sobre os quais se localizam as folhas desenvolvidas;
- o corte inferior deve estar localizado sob o rim.

Para preparar as mudas para o plantio, vale a pena seguir o seguinte algoritmo de ações:
- após o corte, as estacas devem ser enxaguadas em água morna corrente para remover o suco leitoso de sua superfície;
- vale a pena retirar o lençol do nó inferior, para isso utiliza-se uma faca bastante afiada;
- as folhas inferiores de tamanho grande devem ser torcidas em tubos, enquanto a parte inferior deve ficar para dentro, tal estrutura deve ser fixada com um elástico.
Após o preparo, as estacas devem ser plantadas exclusivamente em solo solto, observando-se uma leve inclinação. O corte deve ser aprofundado de forma que apenas um entrenó fique no solo. Após o plantio, é necessário umedecer bem o solo. Se for necessário acelerar a formação do sistema radicular da planta, você pode equipar independentemente uma pequena estufa com um saco plástico comum. O calor tem um efeito positivo na formação das raízes, portanto, os especialistas aconselham colocar o recipiente com a alça mais perto dos dispositivos de aquecimento.

Água também pode ser usada para mudas de raízes. Recorde-se que esta opção só é indicada para a realização na estação quente, quando a planta se encontra na fase de crescimento ativo. Primeiro você precisa aparar e colher as mudas, conforme descrito acima. Em seguida, são colocadas em um recipiente, onde água fervida já assentada é despejada.
Para excluir a possibilidade de formação de podridão nas raízes, vale a pena colocar um pequeno pedaço de carvão no fundo do recipiente.
Durante a formação das raízes, o processo deve ser monitorado cuidadosamente. A água deve ser mantida constantemente no mesmo nível, por isso precisa ser reabastecida de vez em quando. Com uma ligeira secagem, o corte pode morrer. Quando aparecem as primeiras raízes, a planta deve ser imediatamente transplantada para o solo, de preferência solta. E então o recipiente com a planta deve ser equipado com uma mini-estufa.

Hoje, os tabletes de turfa são freqüentemente usados para tornar o enraizamento do material de plantio mais eficiente e rápido. Esses comprimidos contêm estimulantes especiais para o crescimento ativo, bem como para a formação do sistema radicular. Com seu uso, você pode esperar um resultado de 100%. As estacas também devem ser preparadas conforme descrito acima. Mas o comprimido deve ser embebido em água morna antes de usá-lo para o plantio da ficus.
Quando os comprimidos aumentam de volume, devem ser cuidadosamente espremidos, a seguir deve ser feita uma depressão no centro e o corte deve ser colocado aí. Depois disso, o comprimido com a planta já é colocado em um recipiente plástico, mas vale a pena usar um recipiente com tampa do mesmo plástico. Essas mini-estufas já estão à venda em lojas especializadas, mas se desejar, você mesmo pode fazê-las. No futuro, a planta precisa de ventilação e irrigação regulares.

Folha
A reprodução de ficus de borracha com folha é bastante produtiva, quase 100% garantida. É importante notar que os iniciantes costumam enraizar folhas sem botão, caso em que a folha não cresce, embora forme raízes. Para plantar uma folha, pode-se usar um recipiente de qualquer formato, mas sempre feito de plástico. O fundo do tanque é preenchido com espuma ou argila expandida.
O recipiente deve ter orifícios no fundo. Use apenas solo solto. Quando a folha se aprofunda, seu botão deve estar localizado acima da superfície do solo. Em seguida, a planta precisa ser bem regada, colocar um saco de polietileno em cima para criar um efeito estufa. Dentro de um mês, você deve esperar a formação de raízes.

Camadas de ar
Muitos criadores de plantas usam camadas de ar para a propagação de ficus borracha. Vale a pena escolher um ramo crescido que difira em comprimento, pois isso contribuirá para facilitar o corte. Primeiro você precisa fazer uma incisão vertical na casca com uma faca afiada. Em seguida, você precisa tratar um palito ou fósforo com Kornevin e inseri-lo na incisão. Em seguida, você deve cobrir o local do corte com musgo umedecido ou serragem. A seguir, deve ser envolto em filme de polietileno.
Após essas ações, o aparecimento de raízes pode ser esperado em 1,5–2 meses. A aparência do sistema radicular significa que você pode cortar o broto e plantá-lo em um recipiente separado. Este método também possibilita o rejuvenescimento de uma planta velha.
Se você seguir as regras de reprodução da ficus de borracha, poderá cultivar uma planta grande.

Como cuidar após o transplante?
Iluminação
Esta planta adora luz difusa, evitando a luz solar direta. Os especialistas recomendam colocar um contêiner com ficus no peitoril da janela leste ou oeste. Mas se isso não for possível, então a planta deve ser colocada à sombra, enquanto a parte inferior da ficus perderá rapidamente a folhagem e a taxa de crescimento será moderada.

Regime de temperatura
Para criar o regime de temperatura mais confortável, vale a pena aderir a uma temperatura de +20 +25 graus.
Na estação fria, a temperatura não deve cair abaixo de +15 graus, caso contrário, a planta morrerá.
Umidade
Para umedecer o ar, a pulverização é usada em climas quentes, mas no inverno vale a pena limpar as folhas de ficus com uma esponja úmida. Para procedimentos com água, é recomendado usar exclusivamente água decantada em temperatura ambiente. É importante evitar rascunhos.

Top curativo
Para que a ficus seja saudável e bonita, vale a pena alimentar a planta 2 vezes por mês, quando ela está em crescimento ativo. É necessário o uso de fertilizantes complexos na forma líquida, enquanto o nitrogênio deve ser incluído em sua composição.
Rega
É necessário umedecer o solo quando ele começar a secar. Portanto, no inverno deve ser feito uma vez por semana, no verão - 3 vezes por semana.
Molhar a planta com força suficiente provavelmente irá eliminar toda a folhagem.

Dicas de florista
O ficus borrachento é uma planta despretensiosa, pois não requer cuidados especiais. No entanto, ele também está doente. Vale a pena considerar as doenças mais comuns e suas causas.
- As folhas amarelaram. Se for errado cuidar da ficus, as folhas começam a amarelar. As razões incluem o tamanho incorreto do recipiente de cultivo, o alto teor de fertilizantes, especialmente sais, a presença de podridão nas raízes.
- As folhas caem. Normalmente, as folhas velhas caem naturalmente. Se a planta “perde” folhagem jovem, então as razões podem ser alta umidade do solo, raras regas, falta de iluminação, mudanças bruscas de temperatura ou a presença de correntes de ar.
- A planta não cresce. A razão para isso pode ser uma panela apertada, um mínimo de nutrientes e falta de luz.
O ficus borrachento é uma planta luxuosa com folhas grandes e brilhantes. Parece ótimo em vários estilos de interior e também limpa o ar perfeitamente, por isso é muito procurado entre os produtores de flores.

Para informações sobre como propagar ficus em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.