Katarantus: descrição, variedades, nuances de cultivo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição da cultura
  3. As propriedades curativas da flor
  4. Espécies e variedades populares
  5. Cuidados domiciliares
  6. Plantio ao ar livre
  7. Combater a doença
  8. Insetos
  9. Luta livre
  10. Como reproduzir?
  11. Dicas de florista

Catharanthus de cultura interna é um arbusto com flores espetacular das ilhas quentes do Mediterrâneo, trazendo uma atmosfera especial para a casa. Catharanthus pode ser traduzido do grego como "puro, perfeito". Nosso material descreve em detalhes os métodos de reprodução, as características de cuidado, a manutenção da cultura no apartamento, o inverno e os métodos de lidar com várias doenças e pragas. A maioria dos jardineiros chama o cataranto de "rei das flores" por causa da floração que dura o ano todo e dos cuidados mínimos após o plantio.

O que é isso?

Catharanthus é uma planta perene herbácea da família Apocynaceae. Em áreas naturais, o catharanthus é encontrado em todos os lugares em países com clima quente e chuvas abundantes - Indonésia, Cuba, Java e outros. É impossível determinar o verdadeiro local de origem da flor, a maioria dos cientistas está inclinada a acreditar que a cultura cresceu originalmente em Madagascar: é nesta ilha que a população de catharanthus é a mais extensa, existem cerca de 8 espécies de flores.

Na região subtropical, o cataranto chega a atingir um metro e meio de altura. No interior, a altura máxima do arbusto é de 60 cm. Como flor caseira, é cultivada como anual e é cultivada desde meados do século XVIII. Outro nome para a cultura é pervinca, o que é fundamentalmente incorreto. Ambas as plantas são aparentemente semelhantes entre si e anteriormente pertenciam à mesma família. Em 1937, a comunidade científica atribuiu o catharanthus rosa a um gênero separado.

Descrição da cultura

Um arbusto ereto, com caules densos e grossos, uma copa ramificada, os brotos são lignificados. O sistema radicular é desenvolvido, fundamental. A raiz central chega a atingir 30 metros de comprimento, tem muitos processos laterais, com um cheiro específico. Não há pêlos nas raízes jovens.

As placas das folhas são oblongas, pontiagudas, brilhantes, de um tom verde rico, a nervura longitudinal é colorida em uma faixa clara.

Após a formação dos ovários florais, o arbusto fica abundantemente coberto por botões em forma de roda. As flores da cultura atingem 5 cm de diâmetro, de formato regular, formadas por 5 pétalas, a corola é plana, o núcleo é coberto por pêlos da tireóide. No meio do botão existe um “olho” de tonalidade contrastante. Nos híbridos, o espectro de cores do "olho" começa no branco, terminando com um tom violeta com uma tonalidade azulada. Os botões de Catharanthus são semelhantes às flores do flox, mas neste último são coletados em inflorescências.

Durante a formação dos ovários das flores - do início da primavera até meados do outono - uma exuberante nuvem de futuros botões se forma, o que torna a planta ainda mais decorativa e atrai a atenção dos jardineiros. O fim da floração ocorre no momento do aparecimento da geada.No final da vida das flores, os frutos são amarrados - folhas duplas em forma de foice. Dentro de cada fruta existem 10 sementes oblongas.

As propriedades curativas da flor

Importante! A planta é venenosa! É proibido fazer seus próprios remédios! Se as substâncias preparadas a partir do cataranto forem usadas indevidamente, surgirão sensações desagradáveis: reações alérgicas, queimaduras de gravidade variável. O uso de preparações à base de partes de plantas só é possível sob a supervisão de um médico!

Médicos indonésios usam a planta para tratar tosses e tumores. Folhas e brotos da cultura contêm alcalóides. Pesquisas modernas comprovam o conteúdo de substâncias ativas que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Vinblastina, vincristina - substâncias usadas em medicamentos para combater o câncer. A massa verde da cultura é utilizada para a fabricação de tinturas com propriedades cicatrizantes, é utilizada para doenças gengivais, úlceras, doenças do trato pulmonar e hipertensão.

Espécies e variedades populares

As variedades e híbridos conhecidos da planta são uma variedade de uma espécie - catharanthus rosa. As plantas diferem em tamanho, forma do arbusto, cor das pétalas do botão, existem variedades de turco. Uma caramujo com flores lilases e rosadas se parece com um cataranto, portanto, antes de comprar, você deve examinar cuidadosamente a planta para a presença de sinais característicos inerentes apenas ao cataranto.

"Aristocrata"

Mato exuberante, não ultrapassando meio metro de altura, com flores grandes. As pétalas do botão são coloridas do branco ao vermelho púrpura. O núcleo da flor é de tonalidade contrastante. Katarantus "Aristocrat" é cultivado como um jardim, uma cultura doméstica. Ideal para decorar caminhos de ruas, vasos de flores, parques paisagísticos e assim por diante.

"Pacífico"

Arbusto pequeno (30 cm), diâmetro da copa quase igual à altura da colheita. A peculiaridade da variedade é a floração precoce, facilidade de manutenção. Os botões são grandes, a garganta é brilhante. Dependendo da paleta de cores, a variedade é subdividida em variedades.

  • "Borgonha" - vinho, pétalas roxas, garganta branca.
  • "Branco" - botões brancos com um centro vermelho.
  • "Epricot" - botões cor de damasco, olhos vermelhos.
  • Ice Pink - botões rosa pastel com um coração vermelho.
  • "Cooler" é uma série de variedades de colheitas fortemente ramificadas de meio metro de altura. Os botões são redondos, grandes. Variedades: "Grape Cooler" - pétalas rosa lavanda, coração vermelho; "Pepermint" - botões brancos com um centro vermelho brilhante; "Red Cooler" - botões de um tom vermelho sólido.

Primeiro beijo

Outra variedade de pequenos cultivos, com uma paleta de cores de 13 tonalidades. É considerado o mais popular da série. Na América do Norte, o primeiro beijo ganhou os maiores prêmios. "First Kiss Blueberry" distingue-se pelos botões azul-violeta.

"Cascata"

A série é representada por colheitas ampelosas, com arbusto de altura de cerca de 15 cm e longos rebentos pendentes com flores grandes.

Variedades mais populares.

  • "Titã" - o comprimento dos cílios chega a 75 cm. Os botões são de um vermelho vivo, a folhagem é verde, brilhante. Adequado para cultivo em recipientes suspensos.
  • "Titan White" - botões brancos como a neve.
  • Deep Rose é um tom rosa.
  • A variedade "Cascata de casca" possui várias plantas com as flores mais espetaculares:
  • "Casca de cereja" - pétalas em tons de cereja;
  • "Bark Polka Dot" - botões brancos;
  • "Cora Magenta" - as flores são pintadas em tons lilás-bordô.
  • O Mediterrâneo é uma planta baixa com flores pequenas e rebentos longos. Desenvolve-se bem e enche rapidamente o tanque de plantio, tolera facilmente a seca.

"Tatuagem de cereja negra"

Uma cultura com botões de longa duração de cores incomuns, movendo-se de uma gama para outra. As pétalas do botão têm efeito luminescente. O arbusto é denso, os entrenós são curtos. Tatu Black Cherry é capaz de crescer em climas secos.

"Sunstorm parple"

Katarantus com 25 cm de altura.Os botões são médios, lilases e roxos. Adequado para vasos, cubas, plantio em substrato aberto. Floresce profusamente.

"Hitwave"

Planta baixa, com botões de 5 cm de diâmetro, indicada para plantio em recipientes fechados, em terreno aberto, requer local ensolarado. Floresce no ano da semeadura. As pétalas são de cor cereja e brancas.

"Casanova"

A principal característica da cultura é a capacidade de florescer abundantemente em condições superaquecidas. A planta é curta, ramificada. Crescendo rápido. A cor dos botões é vermelha, a folhagem é brilhante.

"Tatuagem de mamão"

Um anuário com uma cor única de pétalas - rosa-avermelhado pálido, com tonalidade pêssego e garganta preta.

"Sirtaki"

Um arbusto de baixo crescimento, os brotos da cultura são cobertos por botões de tamanho médio branco, rosa, rosa escuro. Amante do calor, prefere um local ensolarado. É usado em plantios de grupo, cumes. Perfeito para crescer em apartamentos, tipo perene.

Cuidados domiciliares

Cultivar uma flor em um apartamento não é difícil, mas exige o cumprimento de regras que permitem potencializar o crescimento e a ramificação da cultura, a duração da floração.

A planta é tóxica, todas as manipulações com ela devem ser realizadas com roupas de proteção e luvas, a fim de evitar intoxicações e a ocorrência de reações alérgicas.

Umidade, irrigação

Catharanthus interno é uma cultura que ama a umidade. A abundância da floração depende do nível de umidade do ambiente e do solo: quanto mais alto, mais abundante é a floração da planta. Em baixa umidade, é necessário borrifar a planta duas vezes ao dia ou colocar um recipiente com líquido, um umidificador de ar; em alternativa, coloque o recipiente com a flor num prato com pedras molhadas. Recomenda-se molhar as folhas com pano e água morna.

A planta deve ser regada à medida que a camada superior do substrato seca. O encharcamento excessivo do solo leva ao desenvolvimento de infecções, doenças fúngicas e atrai pragas. O vaso deve ter furos de drenagem e drenagem de solo. O ressecamento das raízes pode levar à morte do catharanthus; o ressecamento do solo por um curto período não causará muitos danos à cultura.

Com umidade insuficiente, as placas das folhas se curvam. A rega nos meses frios é reduzida para 1-2 vezes por mês.

Iluminação

A cultura requer luz difusa. A localização nas janelas oeste e leste é uma prioridade. A janela sul deve ser sombreada ao meio-dia. O Katarantus pode ser colocado a um metro da fonte de luz, na parte de trás da sala, desde que haja iluminação suficiente ou a presença de uma fito-lâmpada. A planta se sente confortável em recipientes suspensos, em prateleiras com sombra fraca. No inverno, a cultura deve receber luz difusa, caso contrário os brotos esticarão, perdendo o efeito decorativo da flor.

Regime de temperatura

As condições ideais para a cultura são um local iluminado com uma temperatura do ar de + 20-25 graus no verão, na primavera. Na estação fria, o ar não deve ser inferior a +15 graus, é aconselhável proteger a planta do sistema de aquecimento e baixa umidade. A planta irá tolerar uma queda de curto prazo na temperatura de +10 graus.

A temperatura correta afeta a duração e a abundância do florescimento de uma cultura. Quando o ar aquece até +18, recomenda-se colocar a planta ao ar livre, em local protegido do vento, da precipitação: terraços, varandas, varandas. Com a primeira onda de frio, a flor é trazida de volta para a sala - geralmente no início de setembro.

Fertilizantes, solo

Catharanthus precisa de um substrato fértil e arejado. Você pode plantar uma safra em uma mistura de terra comprada de safras floridas. Outra opção é fazer o solo com gramados com adição de turfa e areia lavada.

Para manter a floração, a planta deve ser fertilizada mensalmente com fertilizantes líquidos ou granulares especiais.contendo uma grande quantidade de fósforo e potássio.As preparações contendo nitrogênio são usadas durante a estação de crescimento. A cobertura é intensiva, aplicada todas as semanas em uma mistura de solo úmido. Fundos para plantações de flores, as rosas são adequadas como líquidos nutritivos.

Se a cultura for cultivada como planta perene, a frequência de introdução de nutrientes é reduzida para 1 vez em duas semanas, a dose diluída de fertilizante é menor do que a declarada pelo fabricante.

Após o período de floração, a planta deve ser fertilizada com ainda menos frequência, no inverno deve ser completamente reduzida.

Seleção de potes

A cultura se refere a plantas de crescimento rápido. Plantar um arbusto em um recipiente pequeno exigirá a substituição frequente dos recipientes de plantio, pois as raízes se desenvolvem rapidamente. O recipiente para o catharanthus deve ser necessariamente alto, mas estreito, uma vez que a cultura possui um sistema de raiz principal. É necessário um orifício de drenagem. No fundo do recipiente, há uma drenagem de migalhas, seixos, tijolos ou outros materiais grosseiros.

O transplante anual de catharanthus é realizado em recipientes maiores que o anterior, em média 4 cm. Vários pedaços de catharanthus podem ser colocados em um vaso, desde que seja largo e alto o suficiente - vasos, cubas, as caixas são adequadas.

Deve-se manter uma distância de 30 cm entre os arbustos para evitar o engrossamento do plantio, dificultando os cuidados com a cultura, principalmente se a planta adoecer.

Corte e modelagem

A formação de uma flor de interior é um procedimento obrigatório. Nas plantas perenes, após um período de dormência, os caules são encurtados em um terço do comprimento para dar esplendor ao arbusto e abundante floração subsequente. Partes mortas e danificadas da planta, folhas secas, brotos são necessariamente removidos. A poda no primeiro mês da primavera rejuvenesce a cultura, tornando mais fácil o acúmulo de massa verde.

A coroa compacta é formada pela pinça de novos brotos. O crescimento ascendente dos caules pára, estimulando o desenvolvimento de botões laterais localizados nas axilas das placas foliares. Durante o período de botões abertos, você deve monitorar a cultura: remova botões desbotados, placas de folhas amareladas, caules a tempo.

Depois de três anos, a flor "emagrece", os botões ficam menores, os brotos se deformam. O velho arbusto precisa de rejuvenescimento.

Transferir

Recomenda-se o transplante de Katarantus pelo método de transbordo, preservando o coma do solo trançado. As plantas são recarregadas na primavera, antes do início da estação de crescimento ou quando a raiz central se torna visível do orifício de drenagem.

Se aparecerem estranhos danos, crescimentos ou odor desagradável nas raízes, a planta deve ser retirada do solo, previamente regada várias vezes, e as raízes danificadas devem ser tratadas e as áreas infectadas devem ser removidas. Plante a cultura em um recipiente com solo novo, não regue nos primeiros dois dias.

Se o substrato for diferente daquele em que a planta cresceu originalmente, isso pode provocar a falta de floração. Para catharanthus, terra neutra ligeiramente ácida é adequada. Recomenda-se derramar misturas de solo alcalino com água com a adição de suco de limão ou outro reagente ácido. A cal é adicionada ao substrato acidificado.

Wintering

Culturas ao ar livre, flores de interior precisam de inverno. Catharanthus cultivado na horta, no interior, deve ser transplantado para tanques de plantio temporário pelo método de transbordo e enviado para um período de dormência em sala aquecida. É aconselhável polvilhar a camada superior do solo com areia. Nesta forma, a planta permanece até o início do aquecimento. Em clima quente e estável, ele retorna ao seu lugar original.

Plantio ao ar livre

O plantio em campo aberto de uma horta ou horta é feito apenas por meio de mudas. Os jovens catharanthus são tenros e reagem fortemente à queda de temperatura, portanto, as mudas são colocadas em um canteiro de flores nos últimos meses da primavera, quando o regime de temperatura se estabiliza e não ocorrem geadas.

Ao escolher um local para uma futura flor, deve-se ter em mente que o cataranto é exigente com o vento e prefere áreas mais claras. Não é recomendável plantar mudas à sombra: a planta começará a esticar, parará de florescer e perderá o efeito decorativo. As colheitas jovens podem ser plantadas em vasos suspensos se forem ampelous ou de variedades baixas. O resto das variedades ficam bem em plantações em grupo, quando o catharanthus é colocado em primeiro plano. Você pode cultivar catharanthus no campo aberto imediatamente a partir de sementes, mas é recomendado o uso de mudas.

O húmus é colocado no fundo das covas de plantio, borrifando a planta com um substrato solto. É mantida uma distância de 30 cm entre cada arbusto.Se as mudas foram cultivadas em grupo em um recipiente, então ela é plantada sem dividir o arbusto, como está. O sistema radicular dos brotos se entrelaça facilmente, quando os jovens estão se dividindo, as raízes serão danificadas, o que levará à morte das plantas.

Para facilitar a extração da cultura do vaso e o transplante conveniente, o recipiente com a flor é regado com antecedência. Os arbustos plantados são polvilhados com cobertura morta e regados.

No projeto paisagístico, os catharanthus são plantados em slides de flores, criando "tapetes" brilhantes. Para isso, são utilizadas culturas anuais, perenes, variedades que toleram facilmente o mau tempo.

Combater a doença

Quando ocorre uma doença, o catharanthus perde suas folhas, partes da planta são cobertas por uma camada de vários tons ou são afetadas por insetos voadores.

Tipos de doenças culturais e como lidar com elas.

Ferrugem da folha

Manifesta-se pelo aparecimento de pontos marrons, saliências na superfície da lâmina foliar ou no dorso. A causa da ferrugem é a terra inundada com uma alta umidade do ar simultânea, transplantando a planta em uma mistura de solo infectada.

Como curar: recomenda-se derramar o substrato com um líquido contendo fungicidas ou transplantá-lo para um solo totalmente novo. Remova as áreas afetadas da cultura para tecidos saudáveis, trate as feridas com preparações curativas.

Letargia geral da planta

Folhagem caída, amarelecimento e queda das placas foliares, os botões estão associados a um excesso de luz solar direta, ar quente. Recomenda-se sombrear a planta ou mover o vaso para um local sombreado. O amarelecimento das pontas da folhagem do catharanthus ocorre devido à baixa umidade. Vale a pena instalar uma fonte adicional de água ou aumentar o número de pulverizações da planta, marcando uma vez por semana para que a flor se banhe em água morna para proteger o coma de terra do alagamento.

O amarelecimento e ressecamento das folhas inferiores do tronco da planta é um processo natural que não é causado por nenhuma doença.

Flor pobre

Na maioria das vezes causada por hipotermia da planta. O recipiente de cultura deve ser colocado em um local mais quente com luz solar suficiente.

Se as folhas ficarem amarelas durante a floração, você deve examinar cuidadosamente o cataranto. A causa da doença, talvez, esteja na falta de terra e no tamanho pequeno do vaso.

A queda dos botões ocorre por falta de nutrientes no solo, com poucas horas de luz do dia, falta de umidade no substrato ou ar.

Os brotos superiores perdem folhas jovens, o motivo é rara rega da planta, baixa temperatura ambiente, presença de insetos-praga.

Insetos

Na maioria das vezes, o cataranto é comido por pulgões, moscas-brancas, cochonilhas e ácaros-aranha. Essas pragas sugam o suco das partes moles da planta, deixam traços de atividade vital na superfície das folhas e brotos na forma de melada, teias de aranha, caroços amolecidos ou outros ferimentos.

Os insetos sobem nas plantas durante a primavera, verão, trazidos pelo vento de outras plantas, diretamente através de uma nova flor. Nesse momento, vale a pena conferir a cultura regularmente.

Escudo

Pequenos insetos marrons, semelhantes a joaninhas. Eles cobrem as partes internas da planta, caules, multiplicam-se rapidamente.O primeiro sinal de infecção de crosta é uma camada pegajosa, manchas úmidas são picadas de insetos. Com lesões extensas, a bainha cobre toda a planta - do colo da raiz aos brotos apicais. A planta morre rapidamente, sem sinais externos de murchamento.

Pulgão

Leva à formação de clorose, as folhas da cultura murcham, ressecam, os botões não se abrem. Os produtos residuais dos pulgões causam o desenvolvimento de um fungo fuliginoso.

Ácaro-aranha

Forma um revestimento fofo, uma teia de aranha nas folhas e troncos da planta. Cobre o interior da folha. Infecta facilmente as plantações vizinhas. Em partes da planta, pequenos círculos brancos são distinguíveis - ovos de insetos. Os próprios ácaros são de cor marrom, verde ou laranja. Se uma teia de aranha for encontrada em uma planta, o processamento imediato da cultura é necessário.

Mosca branca

Borboletas brancas em miniatura alimentando-se de seiva de planta. Todas as partes da flor são afetadas, deixando manchas amareladas. Com uma forte infestação de insetos, as placas foliares da cultura secam, deformam; os botões e toda a planta murcham. Quando você toca a flor, bandos de insetos voadores são notados. A mosca-branca se espalha rapidamente para as lavouras vizinhas, aumentando seu número. Se uma praga for encontrada, o tratamento urgente de todas as plantas é necessário.

Mineiros

As placas das folhas são cobertas por buracos amarelos, com o tempo, padrões de luz se tornam visíveis - os movimentos da praga. As pupas dos mineiros são marrons, amadurecem nas folhas e caem no solo para passar pela próxima fase de desenvolvimento.

Como tratar: ao comprar uma flor ou muda, é preciso examinar cuidadosamente a planta. As culturas infectadas são removidas de forma limpa com uma substituição completa do solo. Com uma pequena fonte de infecção, as flores são tratadas com Aktellik, Fufanon ou Karbofos.

Lesmas

Buracos oblongos são formados nas placas e botões das folhas. Lesmas não causam danos significativos à planta, apenas estragam a aparência.

Prevenção: a superfície do solo é tratada com calcário ou superfosfatos até o aparecimento de lesmas. Recomenda-se o uso de armadilhas. Para danos graves, use metaldeído.

Luta livre

No caso de pequenos insetos rastejantes, brancos, vermelhos, placa fofa, a planta deve ser lavada completamente com água e sabão, remover as pragas restantes com as mãos e recolocar a camada superior do solo. Quarentena Katarantus. Trate com preparações especiais em várias passagens.

Quando a doença é negligenciada, todas as partes afetadas da planta são removidas, a terra é umedecida com preparações inseticidas "Aktara", "Fitoverm" ou "Aktellik". O processamento é realizado várias vezes em intervalos de 10 dias.

Como reproduzir?

Apesar de o cataranto ser uma planta perene, após vários anos de vida, o efeito decorativo do arbusto começa a diminuir, a floração torna-se mais rara. Neste caso, é necessário propagar a planta-mãe por meio de estacas ou dividindo o arbusto.

Estacas

Brotos apicais com 4-6 folhas desenvolvidas atuam como estacas. Os fragmentos criam raízes na água ou no solo. Todas as folhas são cortadas ao meio para reduzir a fotossíntese para que a planta possa usar toda a sua força para construir raízes.

O líquido no qual a estaca é colocada deve ser limpo, assentado e fervido com a adição do estimulador de crescimento do sistema radicular Kornevin. Um copo com um fragmento é colocado em um local claro e quente. A água deve ser trocada periodicamente por água doce, adicionando líquido ao nível anterior. O pedúnculo deve ficar o tempo todo imóvel, é aconselhável não tocar na parte da planta colocada na água. A futura planta é fixada com um pedaço de papel ou gravetos. A formação de calos ocorre após uma ou duas semanas. A partir desse meio nutriente, as raízes da planta aparecerão no futuro.

Quando o sistema radicular atinge 3-5 cm de comprimento, a estaca está pronta para ser transplantada para um recipiente com substrato solto, sem condições de estufa.O rebento deve ser regado com cuidado e aos poucos, o primeiro vaso de plantio não deve ser grande - basta um copo de plástico.

Enraizando no chão

O fragmento acabado com as folhas cortadas é colocado em solo preparado com a adição obrigatória de areia ou em tablete de turfa. O recipiente com a alça é coberto com um copo ou saco plástico transparente, o recipiente é colocado em um local claro e quente. Uma estufa com haste deve ser ventilada periodicamente para remover o excesso de condensação e o solo deve ser pulverizado. A planta deve ser regada com cuidado - devido à falta de raízes, a mistura de solo pode ser facilmente transformada em um pântano.

Quando aparecem os primeiros sinais de crescimento, a planta aos poucos começa a se "acostumar" à vida sem estufa, aumentando o tempo de arejamento.

É aconselhável colher e plantar as estacas com margem, na primavera ou no outono. A temperatura ideal para o enraizamento de fragmentos é de + 22-25 graus.

Reprodução pela divisão do arbusto

Este método é aplicado durante o transplante da planta-mãe na primavera. O número de divisões de flores depende de quão desenvolvido é o sistema radicular de uma cultura adulta - na maioria das vezes a cultura pode ser dividida em duas, três plantas autossuficientes.

Antes de dividir, o solo deve ser regado em abundância, após algumas horas, retire a planta do recipiente e limpe o sistema radicular da mistura de terra. Decida o local de divisão das raízes. Corte a seção selecionada com um bisturi, faca ou tesoura. Qualquer ferramenta deve ser afiada e estéril para que a planta não se infecte com doenças infecciosas.

Trate as feridas com pomadas curativas à base de resina ou carvão triturado. Coloque os arbustos resultantes em recipientes individuais de tamanho adequado. Os primeiros dias da cultura não devem ser regados - basta borrifar e umedecer levemente a camada superior do substrato.

Para acelerar a adaptação, recomenda-se tratar o cataranto com um preparado tônico “Epin”, que reduz o nível de estresse da planta e melhora seus parâmetros imunológicos.

Crescendo a partir de sementes

Este método é usado por criadores para obter novas variedades ou no cultivo de novas safras, propagando uma planta velha. As sementes obtidas de uma flor de interior não terão tempo de amadurecer durante o verão, portanto, é recomendável usar o material adquirido.

Se o objetivo é obter sementes de uma planta existente, então você deve ter paciência e cuidar cuidadosamente do cataranto. Se todas as condições forem atendidas, o amadurecimento das sementes ocorrerá no mês de primavera.

A semeadura do material ocorre durante todo o ano. O período de floração da cultura cai no 70º dia a partir do momento da germinação das sementes. Portanto, é recomendável semear na primavera, a partir de março.

As sementes devem ser tratadas com permanganato de potássio ou Epin e colocadas em solo preparado para mudas a uma profundidade de 10 mm. Umedeça o solo levemente com água morna e cubra os recipientes com vidro. A estrutura é colocada em um local quente e escuro.

Uma semana depois, os primeiros tiros aparecerão. A partir deste momento, o recipiente com as mudas é colocado em uma sala iluminada com acesso à luz difusa, com temperatura ambiente de +24 graus. O tempo todo, os brotos devem ser ventilados e umedecidos periodicamente.

Após um mês, três pares de folhas verdadeiras são formados em cada broto, no quarto par, as plantas são colhidas em recipientes individuais. O crescimento dos jovens catharanthus é rápido, portanto, recipientes grandes e profundos podem ser usados. O solo para os animais jovens deve ser turfa, relva e areia. Proporções 1: 1: 1. A mistura pronta para envasamento é adequada para plantas com flores.

Dicas de florista

Se a planta não conseguir se aclimatar em substrato aberto por muito tempo, recomenda-se transplantá-la para um recipiente e mantê-la em casa. A razão para esse comportamento pode ser a escolha de uma variedade inadequada - nem todos os tipos de catharanthus criam raízes em áreas abertas.

Algumas crenças estão associadas ao nome do catharanthus:

  • acredita-se que as flores preservam a juventude e protegem a casa de maus espíritos, intenções;

  • a flor ajuda a resolver brigas na família.

As colheitas Ampel são utilizadas como vedação para as flores. As caixas de plantas são colocadas no topo da cerca pelo lado de dentro. Os chicotes pendurados da flor permanecem intactos ou são fixados com uma rede, vários suportes em uma variedade de padrões coloridos.

Não é recomendável manter uma flor em apartamentos onde haja crianças pequenas e animais.

      Nos arranjos de flores, vale a pena usar um cataranto da mesma variedade, mas com uma cor de pétalas diferente. Vai bem com bálsamo, pervinca.
      Como semear catharanthus e outras flores da primavera, veja o vídeo abaixo.
      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário