Tudo sobre a bela Catalpa
A bela catalpa foi descrita pela primeira vez por Carl Linnaeus, e ela acumulou vários nomes ao longo de todo o período de descrições - charuto, feijão indiano, pasta de macarrão. Mas o nome mais aceito para a catalpa (provavelmente devido à sua eufonia) é “a árvore da felicidade”.
Descrição
Catalpa beautiful (ou de qualquer outra forma magnífica) é uma árvore ornamental decídua que apareceu na América do Norte, mas hoje é encontrada na Ásia e nos países da CEI. A cultura inicialmente amante do calor cresceu perto de rios e lagos, mas através dos esforços dos criadores, ela começou a crescer bem em condições temperadas, em jardins e perto de casas, em propriedades privadas.
O principal na descrição da catalpa:
- pertence ao gênero Bignonium;
- uma vez que pode crescer até 35 m, mas em climas temperados raramente ultrapassa 13-15 m;
- tem tronco reto acinzentado com casca lamelar;
- a copa da árvore é piramidal, toda em folhagem e flores;
- as placas das folhas são verdes escuras, de tamanho decente, têm formato de coração, têm estrutura brilhante na parte superior e rugosidade na parte inferior;
- as folhas não param de permanecer verdes até a própria geada, e só com a chegada tornam-se amarelas;
- catalpa floresce ricamente - com belas inflorescências delicadas com inclusões amareladas e roxas;
- o fruto é representado por uma vagem estreita, muito parecida com uma leguminosa, depois de amadurecida ela se rachará e dela cairão sementes peludas e aladas;
- catalpa amadurece em outubro, apenas as caixas não caem, mas ficam penduradas até a primavera;
- das flores da árvore emana um agradável aroma de mel, que atrai as abelhas (e não só elas);
- As flores de catalpa são colhidas em inflorescências que podem atingir 25 cm, a floração começa em julho e dura de 2 a 4 semanas.
Hoje é uma planta resistente à geada que pode suportar até -40 graus. Mas isso não se aplica a mudas jovens, elas são muito vulneráveis, ou seja, no frio terão que ser cobertas. Catalpa cresce em solos de acidez moderada. É caprichoso em termos de iluminação: só se desenvolverá plenamente em espaços abertos ao sol. Ainda assim, de alguma forma, uma árvore com sombra parcial pode "fazer amigos". E as árvores jovens precisam de proteção contra o vento. A cultura não tolera condições de aperto, ela precisa de espaço: portanto, as árvores não podem ser plantadas a menos de 4 metros.
Não transplante a catalpa, é um grande estresse para ela. Mas se não há nada sem ele, é melhor começar a operação na primavera, antes do início do fluxo de seiva. No outono, eles também são transplantados, mas somente após a queda da folhagem. E quando eles desenterram a catalpa, um pedaço de terra deve permanecer no sistema radicular, a terra não deve, em caso algum, ser removida das raízes.
Aterrissagem
Para o plantio cabem mudas de um a dois anos, não mais velhas. As raízes da cultura devem ser amplas e abertas - isso é muito importante. Se a árvore tiver raízes fracas, pode não criar raízes. Mas não é necessária nenhuma preparação especial da árvore antes do plantio. Você pode apenas regá-lo bem, isso será o suficiente. Além de preparar um local para o plantio, especialmente não é necessário: somente se o solo estiver esgotado, o local deve ser escavado, adicionando-se composto e cascalho.
Veja como plantar uma árvore.
- Na primavera / outono, a planta ficará ao ar livre. É bom se for solo neutro.
- A cava em si pode ser preparada 2 semanas antes do desembarque - terá cerca de 80 cm de profundidade e 1 m de largura. Este tamanho é exigido pelo sistema radicular da catalpa.
- Uma mistura de húmus, turfa e areia, e também terra de grama (uma parte de turfa e húmus e duas partes de terra de grama e areia) é adicionada ao fundo da cova para o plantio.
- Você pode adicionar até 5 kg de cinza de madeira a isso.
- Em seguida, uma muda é colocada neste lugar, as raízes da qual são borrifadas com terra. Este lugar precisa ser regado em abundância.
- É melhor aplicar uma cobertura morta na área sob a muda imediatamente - a cobertura morta ajudará a reter a umidade no solo, evitando que ela evapore rapidamente.
Com os devidos cuidados com a árvore, a floração pode ser esperada no quinto ano. Você precisa se lembrar de como as árvores jovens têm medo da geada: seus troncos costumam ser embrulhados em galhos de estopa ou abeto para o inverno. E o chão é coberto com um "casaco de pele" de folha caduca grossa.
E quando as fortes geadas diminuem na primavera, essas "roupas" para a catalpa podem ser removidas.
Cuidado
O cultivo de uma árvore em um local é um conjunto padrão de procedimentos, cada um deles insubstituível.
Regar e alimentar
Regue as mudas com moderação, mas regularmente. O consumo aproximado de irrigação é de 15 litros por muda. Cerca de uma vez por semana será o suficiente para regar a árvore jovem. Um adulto também, aliás, precisa de rega, só o consumo de água aumentará para 20 litros. O principal é não inundar a área do círculo tronco. Não há necessidade de regar a "árvore da felicidade" durante o período de chuvas prolongadas.
Mas sem alimentação, provavelmente ainda é possível cultivar catalpa. Pelo menos nos primeiros anos, a árvore sobreviverá calmamente sem eles. E depois de 2-3 anos, pode ser alimentado com chorume, que é diluído na proporção de 1 para 20. Será consumido um litro de fertilizante para cada planta. O principal é ter tempo para alimentar a árvore antes do início do período vegetativo. E quando a segunda parte da estação de crescimento começar, você pode fertilizar novamente a catalpa com lama, só que já diluída de 1 a 10.
As composições minerais são aplicadas uma vez por temporada, na época da floração da árvore. O curativo de cobertura deve ser combinado com rega.
Poda
Você definitivamente não pode recusar, porque a árvore sem ela não será tão decorativa. Se você não cortar os brotos em tempo hábil, a catalpa simplesmente crescerá em todas as direções e ficará desarrumada, feia. Costuma-se formar copa nos meses de maio-junho, mas sem desbastar a poda. Para fins sanitários, a árvore pode ser cortada durante todo o ano, exceto no período de dormência - inverno.
Preparando-se para o inverno
As árvores adultas não precisam de abrigo no inverno: elas cresceram, se fortaleceram, têm recursos próprios suficientes para suportar até mesmo o frio rigoroso. É costume cobrir uma jovem catalpa com saco para o inverno. O tronco, bem como a área que entra no círculo do tronco, pode ser coberto com folhas secas ou ramos de abeto. Mas assim que o calor chegar na primavera, você precisa remover tudo isso, senão a árvore acasala. Se, após o inverno, ficar claro que alguns brotos estão congelados, eles deverão ser removidos.
Só não é preciso cortar radicalmente os galhos, pois isso vai estimular o crescimento de galhos novos, o que fará com que a copa fique muito espessa. Uma copa densa também é ruim, a luz não entrará nela o suficiente, e isso afetará negativamente o desenvolvimento e a decoratividade da planta. Já para a retirada do abrigo de inverno, imediatamente após, o solo ao redor do tronco deve ser totalmente afrouxado. Isso é feito para descartar doenças fúngicas que podem atacar a árvore.
Métodos de reprodução
Duas opções são consideradas na demanda em relação à catalpa - semente e vegetal. Ambos são muito eficazes e tudo será decidido por escolha pessoal, conveniência pessoal. Como plantar uma árvore pela semente.
- Você precisa obter sementes de frutas maduras. É melhor escondê-los em um saco de papel antes de semear. A propósito, eles podem ser armazenados por 3 anos.
- Em seguida, o recipiente (vaso) para as mudas deve ser preenchido com um substrato. Tudo isso pode ser feito em condições normais de casa. Pegue o solo de jardim simples.
- No final do inverno, você pode tirar as sementes do saco, mergulhá-las em água filtrada durante a noite. E então semeie em um recipiente com solo de jardim, aprofundando cada semente em 1 cm.
- Em seguida, o recipiente com as mudas é coberto com algo transparente (pode-se usar vidro) e guardado em local bem iluminado.
- Durante 3-4 semanas, o solo precisa ser constantemente regado, não se esqueça de ventilar, e com o passar do tempo, pode-se retirar o abrigo - os brotos já devem aparecer, deve-se levar em conta que a planta sobe de forma irregular.
- Por algum tempo, a catalpa ainda deve estar quente e então pode ser endurecida - levada para o ar.
- Uma semana de endurecimento será suficiente, e então a muda pode ser transferida para o solo, mas da casa a planta deve apenas ir para o solo aquecido.
As estacas também são adequadas para reprodução, geralmente são armazenadas no meio do verão. Brotos de 10 centímetros são feitos de brotos jovens. As fatias certamente serão revestidas com piche. E os cortes inferiores são mergulhados em Kornevin. Em seguida, eles devem ir para recipientes separados (garrafas cortadas podem ser usadas). Por um mês, as fatias devem criar raízes. Para o inverno, eles ficam em uma sala onde a temperatura está acima de zero. Em abril, você pode plantar uma árvore no local.
A propósito, se as mudas perdem as folhas no outono, isso é absolutamente normal - não há doença. Mas, em princípio, as doenças não contornam catalpa.
Doenças e pragas
Se tudo está em ordem com a tecnologia agrícola, e uma árvore é plantada de acordo com todos os padrões, as doenças não são muito terríveis para ele. Mas ainda às vezes uma mira frontal espanhola pode atacar uma catalpa, mas "Karbofos" ou "Decis" funcionam bem nela. Mas a principal doença de uma árvore pode ser considerada um fungo verticillus. Por causa disso, a árvore pode secar na velocidade da luz. Ele morrerá muito rapidamente.
Assim que as folhas da catalpa estiverem secando, ela deve ser tratada imediatamente com fungicidas. E para prevenir doenças fúngicas, a área do círculo do tronco deve ser regularmente afrouxada. Também é importante não se confundir com as taxas de irrigação. Se o solo estiver muito encharcado, os fungos cuidarão desse local.
Aplicação em paisagismo
A árvore é extremamente decorativa e pode ser usada de várias maneiras. Exemplos de belos usos da madeira.
- Em composições simétricas, pode ser original, muito fofo. E então os elementos pequenos (relativamente pequenos, é claro) parecem jogar junto com os grandes - a coroa da catalpa é combinada de forma interessante com um arbusto arredondado.
- Bancos sob a coroa de uma catalpa são um uso muito comum, porque se parecem com uma grande viseira redonda, sob a qual é bom se esconder. Além disso, você pode colocar mais de uma bancada assim.
- As camadas inferiores ordenadas da composição do jardim parecem ainda mais expressivas ao lado da coroa impecável e bem cuidada da catalpa.
- Algo especialmente encantador pode ser cultivado perto das árvores. Parece que são filhos de uma árvore de copa redonda. Mas haverá muitos problemas com a poda formativa.
- De certo modo, essas plantas parecem palmeiras perto da casa e parecem exóticas. Embora tal solução "atire" em regiões diferentes, e não apenas nas quentes.
- Podem crescer em cachos, formando uma mini-viela, como um convite para entrar na casa. Mentalmente, você pode esticar esse beco, imagine como será incomum.
- É uma ideia muito legal, mas exige muito esforço e cuidado com a árvore. Mas pode se tornar o elemento central da paisagem, sob o qual vários bancos são colocados ao mesmo tempo. Mas aqui e com os arbustos, um grande trabalho formativo está sendo feito.
- A área próxima à casa, frontal e exigindo atenção especial, é bastante transformada com um grupo de catalps.
- E você pode fazer o mesmo substrato / estribo macio e macio ao lado das árvores - essas camadas decoram o jardim.
É interessante mexer na catalpa: ela é extremamente decorativa, pode se tornar um destaque do jardim, dar um clima especial para ela. Ela está um pouco doente, enraíza-se bem e vai exigir apenas para podar.
O comentário foi enviado com sucesso.