Catalpa e as nuances do cultivo de uma árvore
De acordo com as estatísticas atuais, é cada vez maior o número de jardineiros interessados nas peculiaridades da árvore catalpa e nas nuances de seu cultivo. Este convidado norte-americano se enraizou bem nas regiões do sul da Federação Russa, incluindo a Crimeia. Além disso, a planta também se sente confortável no sul da faixa do meio. Além disso, pode ser encontrado até mesmo na Sibéria Ocidental. É importante destacar que essas árvores tornam-se uma verdadeira decoração de qualquer local, independentemente da estação do ano.
descrição geral
Pela primeira vez, este representante da família Bignoniev foi descrito por Karl Linnaeus, e isso aconteceu em 1735. Apesar de catalpa ter começado a se espalhar por quase todo o mundo a partir da América do Norte, a China é sua pátria. Hoje você pode encontrar formas de árvores e arbustos. Essa cultura também é conhecida como a "árvore da felicidade", que deve aos índios, que acreditavam que a planta era capaz de trazer boa sorte e bem-estar à família.
Em alguns países, a catalpa é chamada de "árvore do macarrão" por causa das longas vagens que adornam a copa após a floração. Existe também outro nome não oficial. Devido ao tamanho e formato das placas foliares, a planta foi apelidada de "orelhas de elefante".
As principais características distintivas da catalpa serão as seguintes.
- Troncos relativamente finos, atingindo no máximo 20 cm de diâmetro.
- Madeira durável.
- Inflorescências em forma de vela, algo semelhantes às castanhas, com flores grandes que lembram sinos em forma de orquídea.
- Placas de folhas grandes, cujo tamanho atinge 15x20 cm, com pecíolos longos. Externamente, eles se assemelham a enormes folhas lilases.
- Os frutos são vagens de vagens alongadas (geralmente até 0,5 m). Após o amadurecimento total, eles se dividem em duas partes, liberando um grande número de sementes pequenas e aladas.
Visualizações
Deve-se notar imediatamente que nem todas as variedades de catalpa conhecidas hoje são cultivadas como ornamentais. Portanto, na faixa do meio, os seguintes tipos estão entre os mais populares.
- Catalpa adorável (esplêndida). Merecidamente é um dos membros mais altos da família, capaz de crescer até um recorde de 30 m. O tronco delgado da árvore é decorado com uma coroa piramidal e botões brancos pálidos durante o período de floração. Ele pode suportar geadas de até -28 graus.
- Ordinário (bignoniforme ou com folhas lilases). A copa, de formato arredondado, pode atingir os 20 m. A principal característica são as flores, cujo comprimento e largura vão até 30 e 20 cm.
- Ovóide (ela é a catalpa de Ovata). Esta é uma catalpa de baixo crescimento (em seu ambiente natural cresce até 10 m, e em áreas até 4 m de altura). A coroa em forma de bola é decorada com botões de cor creme brulee de tom violeta, que apresentam um aroma agradável característico.
- Fargeza... Esta variedade de tamanho médio é bastante exigente em termos de temperatura. Possui flores rosa ou rosa púrpura que florescem muito mais cedo do que a grande maioria dos parentes.
- Híbrido... O resultado resistente ao inverno do cruzamento da catalpa comum com o ovoide. A altura máxima da árvore é de 16 m, e a copa é hemisférica.
Além de todos aqueles descritos, também vale a pena prestar atenção a um híbrido interespecífico como a catalpa avermelhada.Em altura, essas árvores com dois tipos de placas foliares se estendem por até 10 m.
Aterrissagem
Inicialmente, é importante notar que ao cultivar catalpa tanto a partir de sementes como de estacas, ela cria raízes bem e cresce muito rapidamente em campo aberto. Vale a pena considerar que o algoritmo de ações em ambos os casos será quase o mesmo. Plantar uma árvore jovem em um local permanente é melhor feito na primavera e antes do início da estação de crescimento ativa. Por outro lado, o plantio de outono também é permitido, mas deve ser feito depois que todas as folhas caírem.
Como parte das atividades preparatórias, é importante focar na escolha correta do local para o plantio de catalpa. Este deve ser totalmente iluminado e, em paralelo, protegido com segurança do vento. Um ponto igualmente importante é a composição do solo. A melhor opção seria um solo bem drenado, com pH neutro e lençol freático profundo, localizado a pelo menos 2 metros de profundidade.
O procedimento de pouso inclui as seguintes etapas:
- o local é desenterrado e uma mistura de húmus e carvão é introduzida no solo;
- os furos são preparados com profundidade e largura de cerca de 1 e 0,5 m, respectivamente;
- no fundo da cova de plantio, uma camada de drenagem é disposta usando tijolo quebrado ou pedra britada;
- o buraco é preenchido até a metade com uma mistura de solo, que inclui solo decíduo, turfa, areia e húmus, cinzas e fertilizantes de fósforo;
- 2-3 horas antes do plantio, a parte subterrânea da muda é encharcada para saturá-la com umidade;
- a árvore é transferida para o buraco e preenchida com o restante da mistura de solo, que é compactada e um pouco pisoteada na zona próxima ao tronco;
- regar abundantemente a muda e cobrir o solo com turfa (esta camada orgânica na superfície evita a evaporação da umidade e, paralelamente, fornece uma fonte adicional de nutrientes).
Para o plantio, você deve escolher mudas de 1-2 anos com sistema radicular totalmente desenvolvido e brotos fortes e saudáveis... Se várias mudas forem plantadas em um grupo, então espaçamentos de cerca de 4 metros devem ser feitos entre elas.
É importante lembrar aqui que catalpa tende a crescer ativamente. E estamos falando sobre a copa das árvores e sua parte subterrânea.
Cuidado
Para cultivar catalpa no jardim, você não precisa se esforçar muito. A propósito, isso também é verdade para o cultivo de árvores em casa. No entanto, isso não significa que regras elementares e práticas agrícolas padrão possam ser ignoradas.
É importante fornecer umidade e nutrientes à planta em tempo hábil. Não menos significativo neste caso é também a formação da copa das árvores (por exemplo, uma bola no tronco), tendo em conta as suas propriedades decorativas.
Regar e alimentar
O cultivo deste exótico morador de jardim fornece irrigação regular (pelo menos 1 vez por semana). Nesse caso, o consumo de água é de até 2 baldes para cada adulto. No entanto, vale a pena considerar algumas nuances quanto à frequência dos procedimentos. E aqui as condições meteorológicas em um determinado período de tempo terão um papel fundamental. Com precipitação suficiente, a rega pode ser reduzida para 3 vezes por mês, enquanto no calor muitas vezes é necessário umedecer o solo 2 vezes por semana.
Como mostra a prática de longo prazo de cultivo de catalpa em jardins e em casa, esta planta responde com certo entusiasmo ao uso de fertilizantes... Jardineiros experientes recomendam fortemente o agendamento da fertilização do solo. E é importante, ao mesmo tempo, que cada sessão seja, em última análise, claramente fixada e não haja longos intervalos entre elas.
Também deve-se ter em mente que no outono, catalpa requer alimentação com uma concentração aumentada de potássio.
Poda
Essa técnica agrotécnica está focada em dar às plantas descritas a estética máxima.... A primavera é considerada a época mais favorável para a poda.O ponto principal aqui é que os botões das árvores ainda não se formaram totalmente. E o próprio procedimento prevê a remoção de galhos congelados, secos, doentes e danificados.
Entre outras coisas, jardineiros experientes e especialistas recomendam se livrar dos brotos que crescem inadequadamente. Caso contrário, a aparência da catalpa pode ser significativamente afetada.
By the way, a coroa deve ser formada na primavera.
Afrouxamento e cobertura morta
É importante que o solo esteja constante e totalmente saturado de oxigênio, tão necessário para o desenvolvimento do sistema radicular e da própria árvore. Por isso, após cada irrigação, é necessário soltar o solo na zona próxima ao caule. A profundidade do tratamento deve ser pequena, pois existe o risco de danificar as raízes. Paralelamente à remoção e remoção de ervas daninhas, jardineiros experientes recomendam cobrir o solo com serragem. Essa abordagem vai desacelerar a evaporação da umidade e controlar o crescimento de ervas daninhas.
Wintering
A cultura descrita é caracterizada por resistência ao gelo suficiente, desde que as mudas sejam cultivadas em condições adequadas. No entanto, os animais jovens que saíram de viveiros não estão totalmente segurados contra congelamento. Por isso, nos primeiros anos de vida de uma árvore, será necessário dar-lhe um abrigo confiável para o inverno. Antes do congelamento, é necessário ter tempo para embrulhar as plantas com qualquer material não tecido, cobrindo simultaneamente os círculos do tronco com uma camada de 10 centímetros de turfa ou húmus. Os topos apanhados em geadas severas são simplesmente cortados na primavera, o que não afeta de forma alguma o desenvolvimento e a floração.
Os adultos não precisam de tais eventos na véspera do frio do inverno. Aqui, uma medida suficiente será criar uma camada densa de matéria orgânica ao redor, que desempenhará as funções de um isolamento eficaz.
Aliás, para proteger as árvores dos ventos frios do inverno, é recomendável colocá-las sob a cobertura de vários edifícios e estruturas, bem como coníferas que ficarão localizadas pelo norte.
Reprodução
Recomenda-se semear as sementes das mudas no solo no final de fevereiro e no início do primeiro mês de primavera. Previamente, o material deve ser embebido por 12 horas. Se a semeadura de outono for realizada, este procedimento não é necessário. O processo de semear e germinar sementes de catalpa é o seguinte:
- preparar recipientes de tamanho e profundidade adequados;
- encher recipientes com substrato e fazer ranhuras rasas;
- distribuir sementes de catalpa nas ranhuras;
- polvilhe a semente com a mistura de solo;
- conduzir a irrigação moderada das safras;
- os recipientes são cobertos com vidro ou filme transparente para criar condições de estufa;
- recipientes com sementes são colocados em salas com temperatura de 20-22 graus;
- os plantios são arejados diariamente, com afastamento de 10 minutos do abrigo.
É importante fornecer iluminação adequada às sementes em germinação.... Deve ser lembrado que a luz solar direta pode ser prejudicial. Outro ponto chave é a umidade regular do solo. E, em suma, é importante observar que o pouso em campo aberto é realizado não antes de meados de maio.
Catalpa, além de usar o método de sementes, também pode ser propagada por estacas. Cabe esclarecer aqui que o próprio material em forma de estacas é colhido em agosto. É importante que o seu comprimento seja superior a 8 cm e que estejam sempre presentes botões vivos totalmente formados. Essas estacas são colocadas num substrato (turfa e areia) sem qualquer preparação prévia. Nesse caso, você precisará equipar as mini-estufas com garrafas de plástico cortadas.
Eles cuidam do enraizamento das futuras mudas da mesma forma que as mudas. A lista de medidas agrotécnicas obrigatórias inclui rega, arejamento diário, afrouxamento da mistura de solo. O desembarque em terreno aberto também é realizado no final de maio.
Doenças e pragas
Catalpa é mais uma planta ornamental, mas possui boa imunidade. Isso permite que ela resista com sucesso a muitas doenças comuns das quais a maioria dos moradores de jardins sofre. No entanto, deve-se ter em mente que a resistência a várias infecções depende diretamente de quão competente é o cuidado das árvores. Freqüentemente, ao violar as regras da tecnologia agrícola, os jardineiros se deparam com situações em que, por exemplo, as placas das folhas de um cacho de catalpa escurecem e morrem.
A propósito, em alguns casos, as doenças ou as consequências de um ataque de pragas podem não responder ao tratamento, então, a única saída é destruir a planta. Uma dessas derrotas muito perigosas pode ser atribuída ao ataque da mosca espanhola.
À menor suspeita da presença desse parasita, o tratamento adequado deve ser realizado imediatamente. Os inseticidas sistêmicos serão mais eficazes aqui.
Outra praga potencialmente perigosa para a catalpa é o rabo-córneo. Ele deposita suas larvas na casca, que sofre muito com isso. Previsivelmente, isso leva a um rápido murchamento. Infelizmente, na maioria das vezes, a atividade das larvas do rabo-córneo leva à morte da árvore. Ao mesmo tempo, o tratamento regular com inseticidas para fins preventivos permitirá que a planta seja protegida.
Junto com insetos nocivos, o representante descrito da flora exótica pode ser afetado por uma doença tão perigosa como murcha verticilar... Seus sintomas são amarelecimento e subsequente queda da folhagem. É importante lembrar que uma árvore pode ser curada apenas no estágio inicial, e ao mesmo tempo usando "Fundazol" e outros meios de ação semelhante. Se a doença se desenvolver, a planta terá que ser removida. Não se esqueça do risco de danos por oídio.
Aplicação em paisagismo
Catalpa é a planta mais atrativa em qualquer época do ano. Assim, na primavera, as árvores são capazes de surpreender com suas belas e enormes placas de folhas, como orelhas de elefante. No verão, as coroas são decoradas com velas de inflorescências, tudo isso lembra um verdadeiro bolo de aniversário.
Vale ressaltar que a folhagem verde é preservada até a primeira geada, ou seja, as plantas não se transformam em trajes de outono, como a maioria das folhas caducas.
E mesmo no inverno, os adultos podem decorar seus jardins e quintais com sua aparência. Brincos peculiares em forma de vagens secas são cobertos de gelo durante a geada e parecem pequenos picolés. Como resultado, a catalpa pode se tornar um elemento único da paisagem:
- parka;
- becos;
- prospecto;
- jardim, lote suburbano e pessoal.
As árvores descritas parecem igualmente impressionantes tanto individualmente quanto como componentes de várias composições de paisagem. Por exemplo, eles decoram com sucesso caminhos em jardins e parques, transformando-os em avenidas únicas do ponto de vista estético.
O comentário foi enviado com sucesso.