Qual é a aparência da catalpa bignoniforme e como cultivá-la?
Catalpa é uma árvore que cresce naturalmente principalmente no sudeste da América do Norte. No entanto, a planta muitas vezes se torna uma convidada dos jardins russos. O fato é que é uma cultura estética e exigente. Considere uma das espécies de plantas - bignoniforme ou catalpa comum.
descrição geral
Uma cultura subtropical é uma árvore ou arbusto. A planta é decorativa e, portanto, é cultivada para paisagismo de parques e praças. Na natureza, as árvores atingem uma altura de 10 m, seu sistema radicular penetra muito fundo no solo e, portanto, a planta prefere crescer em solos úmidos ricos. O tronco é maciço, ramificado, a copa é potente, forte, com folhas lisas em forma de coração verdes simples (amarelas na primavera), com 30 cm de comprimento e 15-18 cm de largura.
As flores da catalpa são bissexuais, parecem sinos, medem 2 a 3 cm, as pétalas são brancas, rosadas ou creme e se observam manchas vermelhas no interior. Em uma inflorescência, 10-25 flores são formadas. Os frutos são longos, pendentes, são vagens verdes com sementes, quando chega o frio, mudam de cor para castanhos, mas permanecem na árvore durante o inverno.
A floração começa na segunda quinzena de junho. Nesta altura, a árvore não só está decorada com flores de uma beleza surpreendente, mas também exala um aroma muito agradável e requintado que atrai abelhas e borboletas, por isso o jardim onde esta cultura cresce está sempre repleto de um clima de verão fabuloso. A propósito, as árvores floridas são excelentes plantas de mel.
Outra propriedade da catalpa são as qualidades medicinais de sua casca e folhas, que possuem uma composição química muito rica. Vamos considerá-lo em mais detalhes:
-
os fitoncidas têm efeito antiinflamatório e bactericida;
-
os glicosídeos contribuem para a eliminação dos parasitas do corpo, além de aliviar as toxinas e toxinas, aliviar o fenômeno da diarreia;
-
substâncias bioativas têm um efeito anticarcinogênico, inibem o crescimento de células cancerosas;
-
substâncias encontradas em folhas e vagens podem ser usadas para aliviar os sintomas de bronquite e asma brônquica;
-
a infusão dos frutos pode reduzir o açúcar no sangue.
O extrato da planta também é usado em cosmetologia, é adicionado a cremes, géis, emulsões, após o que os fundos são aplicados na pele cansada e danificada. E o óleo também é preparado a partir das sementes, que seca rapidamente ao sol e endurece - esse material é utilizado na fabricação de algumas tintas e vernizes para construção.
Variedades populares
As variedades a seguir são consideradas as mais comuns.
-
Aurea. Uma característica da planta é a folhagem de um tom dourado. Na zona central, a árvore é cultivada como um arbusto compacto de até 2 m.No inverno, os ramos congelam, mas na primavera se recuperam bem após a poda sanitária.
- Nana. Este arbusto possui uma copa estética em forma de bola, e sua vantagem em termos de tecnologia agrícola é sua alta resistência à geada. Portanto, a variedade pode ser plantada na faixa do meio, mas não há flores nessa árvore.
- Kene. Esta espécie tem folhas verdes brilhantes grandes muito bonitas com uma moldura amarela.
- Purpurea. É uma árvore de baixo crescimento com até 3-5 m de altura, que possui uma copa larga e redonda com lindas folhas roxas. As flores são grandes, brancas, com manchas roxas.
Aterrissagem
Para o plantio, escolha áreas bem iluminadas pelo sol ou com sombra parcial. Normalmente a árvore é plantada ao longo de becos de jardins, nas margens de corpos d'água, no centro do gramado. Escolha como material de plantio as mudas anuais vendidas em lojas especializadas, pois esses exemplares já estão adaptados às condições em que serão cultivados.
Esta cultura é despretensiosa para o solo, mas se sentirá mais confortável em solo drenado úmido, levemente ácido e com alto conteúdo orgânico. A época ideal para o desembarque é o início da primavera. O processo de plantio consiste nas seguintes etapas.
-
Cave um buraco com um metro de profundidade. Mantenha uma distância de pelo menos três metros entre os futuros arbustos.
-
Combine areia de rio, solo de jardim, turfa e húmus em uma proporção de 2: 2: 1: 3. Adicione cinzas de madeira e rocha fosfática a isso.
-
No fundo de cada poço, coloque uma camada de drenagem de tijolos quebrados ou cacos. Coloque a composição obtida anteriormente na próxima camada.
-
Plante os brotos verticalmente no centro dos buracos. Faça isso com muito cuidado. Cave no solo ao redor das mudas.
-
Umedeça o local de plantio generosamente e aplique uma camada de cobertura morta, como turfa, se for adequado.
Lembre-se de que o plantio deve ser feito de forma que o colo da raiz fique no nível da crista. Considere também a subsidência e a compactação do solo.
Cuidado
Se a planta for plantada em uma terra rica e drenada, ela se desenvolverá bem, alcançará o sol, a coroa verde crescerá a cada estação. Resumindo, o cultivo de uma safra se parece com isto:
-
a árvore precisa ser regada periodicamente;
-
realizar podas sanitárias de brotos;
-
ração com compostos orgânicos e minerais;
-
durante o tempo frio para proteger a árvore sob a cobertura.
Detenhamo-nos em vários pontos com mais detalhes.
Rega
A árvore precisa ser regada todas as semanas. Cada instância precisa de pelo menos dois baldes de água por vez. Se o verão for frio, três irrigações por mês serão suficientes para a planta. Pelo menos duas vezes por temporada, os jardineiros são aconselhados a arar o solo no círculo próximo ao tronco após a rega, bem como remover ervas daninhas que impedem a penetração livre de umidade, oxigênio e nutrientes no sistema radicular.
Wintering
Para os arbustos jovens, é imperativo preparar um abrigo de inverno. Na maioria das vezes, os jardineiros usam ramos de abeto, estopa ou outro material de cobertura. Essa proteção protegerá as raízes da geada. Árvores maduras não precisam de isolamento, basta adicionar uma camada de cobertura morta ao redor do tronco na forma de folhagem seca. Se durante o inverno a árvore fica ligeiramente congelada, na próxima estação ela pode crescer novamente.
Poda
A árvore da cultura apresentada necessita de poda sanitária obrigatória, que é realizada na primavera. O procedimento consiste na remoção de galhos secos, fracos e congelados durante o inverno. Após a eliminação dos brotos doentes, novos ramos jovens e saudáveis começarão a crescer em seu lugar. Para dar estética à copa, muitos jardineiros também realizam podas decorativas.
Fertilizantes
Esta planta responde muito bem à alimentação com orgânicos ou minerais. Duas vezes por temporada, você pode adicionar chorume, mas antes disso, a irrigação deve ser feita para que os nutrientes possam penetrar bem no sistema radicular e em outras partes da cultura.
Um dos curativos pode ser alterado para uma composição universal.
Reprodução
Existem duas maneiras de criar catalpa bignoniforme.
Sementes
Antes da semeadura, o material de plantio deve ser embebido em água morna e ali mantido por 12 horas. A época ideal para a semeadura é fevereiro ou março. Após o plantio no substrato, o recipiente deve ser colocado em local com luz solar difusa e coberto com filme.
Os primeiros rebentos podem ser observados em cerca de um mês, mas desde que a temperatura esteja a + 15 ... 20 graus, e o local de pouso será umedecido regularmente. Quando os brotos eclodem, o abrigo pode ser removido.Até maio, o cuidado com as mudas continua, e em maio elas são transplantadas para a horta.
No início, o residente de verão deve ser especialmente sensível aos cuidados com a cultura, para que as mudas jovens se adaptem bem ao novo local e continuem a se desenvolver ativamente.
Estacas
A reprodução por estacas é realizada em julho ou agosto. São adequadas para o plantio mudas de 10 cm de comprimento, colocadas em substrato de turfa e areia, mas é aconselhável prender o material de plantio em estimulador de crescimento para facilitar a adaptação às novas condições. As estacas plantadas precisam dos mesmos cuidados que os arbustos cultivados a partir de sementes. As mudas podem ser transplantadas para o local quando os brotos e as raízes eclodem nelas.
Doenças e pragas
Esta planta tem uma forte imunidade contra os danos causados por insetos e doenças, mas se as condições de cultivo não forem seguidas, este problema não a contorna.
Regras básicas para proteger as plantações de doenças e pragas.
-
Se o arbusto foi atacado por uma mosca espanhola, meios como "Kinmix" ou "Decis" serão capazes de superá-lo.
-
Se o jardineiro percebeu que os botões da árvore sofreram pragas, a planta deve ser tratada com inseticidas. É importante estar a tempo antes do início do botão, caso contrário, os ramos desenvolver-se-ão em forma curva.
-
Ao regar, é necessário evitar o alagamento do solo, pois isso ameaça a propagação do fungo. Já na fase de plantio, é importante organizar um sistema de drenagem na cova de plantio. E também para prevenir doenças fúngicas, é recomendável usar solo solto para o plantio, o que é bom para a permeabilidade à umidade.
-
Freqüentemente, a árvore se torna vítima da antracnose. Você pode reconhecer a doença pelas manchas na lâmina foliar. Para se proteger contra essa doença, use fungicidas universais, que, além da antracnose, protegem o arbusto do oídio, pulgões e outros parasitas.
-
Como medida preventiva contra doenças e ataques de pragas, uma vez por mês trate as árvores com substâncias protetoras especiais, que são cultivadas de acordo com as instruções.
O comentário foi enviado com sucesso.