Características dos capacetes de proteção e as regras para sua seleção
Costuma-se dizer que "o pão é a cabeça de tudo". Mas para as pessoas, sua própria cabeça é sempre o mais importante, é claro. Portanto, é necessário conhecer as características dos capacetes de proteção, os tipos de tais acessórios e as regras para sua seleção.
O que é e para que serve?
Recorrendo a qualquer fonte popular, é fácil descobrir que um capacete de segurança é um meio importante de proteção pessoal para o chefe dos trabalhadores na produção. Mas eles são usados em outros casos também, não apenas no local de trabalho. Afinal, o risco de danificar a cabeça surge em várias condições. O capacete é usado por:
ciclistas;
motociclistas (incluindo motociclistas);
escaladores gerais e industriais;
bombeiros.
Os mineiros não entram no rosto sem capacetes. Eles se tornaram um atributo comum nas atividades profissionais:
construtores;
metalúrgicos;
pessoal militar das forças terrestres;
pára-quedistas;
Pára-quedistas "pacíficos";
vários atletas;
espeleólogos;
dublês.
Conclui-se que a tarefa dos capacetes é repelir a mais ampla gama de ameaças. Mas é impossível resolver todas essas tarefas contraditórias com a ajuda de um cocar. É por isso existem muitos tipos diferentes de capacetes. Assim, um capacete de construção pode suportar os impactos de objetos que caem de cima, mas é incapaz de proteger contra o calor forte e chamas abertas, e derrete a si mesmo. O capacete de um bombeiro lida com esses dois desafios, mas é muito caro e, portanto, não aplicável na construção e na indústria.
Separadamente, deve-se dizer sobre os capacetes dos soldadores. De acordo com os regulamentos de segurança elétrica, eles são obrigados a usar chapéus de proteção de arco. Mais precisamente, esses capacetes não são muito diferentes dos comuns, mas um escudo especial é fixado a eles, que extingue os efeitos nocivos de um arco elétrico. Ela não será capaz de "alcançar" os órgãos da visão ou a pele.
Cada tipo de capacete, de uma forma ou de outra, tem seus próprios requisitos, e é sobre eles que falaremos agora.
Requisitos
O GOST atual para arnês de proteção foi aprovado em 1997. Prevê, em particular, a proibição do uso de quaisquer materiais que, em contato com a pele, causem irritação ou outros danos à saúde. É proibida a presença de arestas afiadas e cortantes, saliências e outras peças que possam causar danos. Caso o capacete contenha elementos que possam ser removidos ou reorganizados, isso deve ser feito manualmente, sem o uso de ferramentas. Ao mesmo tempo, o ajuste de todas as peças deve ser muito fácil, mas não deve ser permitido alterar sem o controle do usuário.
Arnês de proteção para trabalhos em altura e em locais onde objetos pesados possam cair de cima merecem atenção especial. Ao testar tais capacetes, um teste para deixá-los cair de uma altura é obrigatório (com a medição da energia que caiu em seções individuais). Os resultados dos testes são registrados no certificado de conformidade de acordo com o procedimento estabelecido.
A certificação de acordo com TR CU é realizada em três categorias principais:
capacete de proteção geral;
equipamento de proteção especial;
dispositivos de proteção de cabeça para trabalhos subterrâneos.
Os capacetes universais podem ser usados em uma ampla variedade de áreas, incluindo construção e obras rodoviárias. Eles são usados por funcionários de organizações agrícolas, laboratórios e departamentos de reparos.Esses dispositivos de proteção devem proteger a cabeça da queda de objetos. Equipar com um dossel para reduzir a exposição à luz solar intensa também é comum. Se necessário, esses modelos de capacetes são equipados com um bloco translúcido que protege o rosto de faíscas e partículas de poeira.
Chapéus especiais às vezes têm um design muito sofisticado. É determinado pelo tipo de trabalho planejado para ser executado. Os capacetes para trabalhos subterrâneos são dotados de sistema de suporte para lanterna e fecho para cabo. Os capacetes são mais leves. Mas eles se destinam apenas a proteger contra impactos diretos contra objetos - se uma carga pesada cair, as consequências são inevitáveis.
TR CU indica os seguintes requisitos para capacetes para certificação:
com uma energia de impacto total de 50 J, a força transmitida para dentro deve ser de no máximo 5 kN;
quando um objeto pontiagudo com energia de 30 J ou mais cai, o contato com a superfície da cabeça deve ser excluído;
ventilação total do volume interno é necessária sem dispositivos adicionais;
proteção obrigatória contra lesões por corrente alternada com frequência de 50 Hz e tensão de 440 V;
proteção obrigatória contra os efeitos térmicos de um arco elétrico, resistência ao derretimento e ao fogo;
preservação de todas as qualidades básicas na faixa de temperatura declarada pelo fabricante;
a presença de marcações de difícil ou impossível remoção, indicando a faixa de temperatura de operação e outras características;
uma versão especial da montagem que não permitirá que o capacete caia ou se mova;
deformações laterais e permanentes não superiores a 4 e 1,5 cm, respectivamente.
Visão geral da espécie
Por tipo de uso
É comum destacar as seguintes opções para capacetes:
resistente ao calor do inverno;
construção universal;
mineiros (para trabalho subterrâneo);
bombeiros (com maior resistência ao fogo e elétrica);
estruturas resistentes ao calor;
modelos resistentes a ácidos e álcalis;
destinado a outras profissões.
Por cor
A cor do capacete de segurança pode variar muito. E os profissionais há muito chegaram à conclusão de que esse código de cores permite maior segurança. Além do mais, facilitará a identificação de pessoal a longas distâncias e com baixa visibilidade. O padrão estadual para a coloração de chapéus de proteção, aprovado em 1987, foi cancelado há muito tempo. Os seguintes documentos normativos não dizem nada sobre cores específicas.
E ainda por conveniência, e em parte por razões de tradição, construtores e outros aderem a esquemas de cores estabelecidos. Os capacetes brancos, via de regra, são usados pela direção das organizações e suas divisões estruturais, bem como pelos fiscais de proteção do trabalho. Recentemente, eles também se tornaram um atributo dos serviços de segurança (vigilantes, vigilantes, vigilantes). E algumas organizações de construção praticam capacetes brancos na roupa de pessoal de engenharia.
O toucado vermelho é usado por capatazes, engenheiros e pessoal técnico de empresas industriais. Na esfera industrial, eles também são usados por mecânicos-chefes e engenheiros-chefe de energia. Capacetes amarelos e laranja podem ser usados por pessoal comum e auxiliar em vários locais. No entanto, há outra abordagem segundo a qual a cor do arnês de proteção é distribuída da seguinte forma:
laranja - agrimensores;
vermelho - iniciantes e visitantes;
amarelo - pessoal normal (mas não estagiários);
verde - para eletricistas e eletricistas;
preto - serralheiros;
blue - especialistas em serviços de encanador;
marrom - mineiros;
azul - operador de guindaste;
branco ou vermelho - bombeiros.
Por tipo de equipamento adicional
Algumas profissões exigem fortemente o uso de um arnês especial com proteção facial. Capacetes com tela ou escudo feito de materiais transparentes fornecem proteção confiável contra respingos de metal, gotas de líquido corrosivo, aparas, fragmentos e poeira. Uma peça especial é usada para anexar tal elemento. Existem também escudos à prova de choque que podem ser feitos de materiais transparentes. Alguns modelos podem proteger contra altas temperaturas.
Alguns capacetes são equipados com viseira que maximiza a segurança do rosto em geral e dos olhos em particular. Esses projetos são úteis para as indústrias de registro, construção e instalação. Em muitas indústrias, capacetes com fones de ouvido são usados ativamente. Tal adição permite escapar de sons altos incessantes e organizar a comunicação constante entre os funcionários.
Os designs de fone de ouvido de última geração garantem o equilíbrio ideal entre conforto e proteção.
Fones de ouvido de comunicação para capacetes:
equipado com eletrônica embutida que suprime o ruído de impulso;
adequado para trabalhar em um ambiente explosivo;
pode transmitir sinais via Bluetooth;
são calculados para conter sons de alturas diferentes, frequências diferentes.
Capacetes separados são fornecidos com (ou usados em conjunto com) óculos de proteção. Quando o trabalho que exige o uso de óculos for concluído, eles podem ser devolvidos sob o capacete em um movimento. Retirar esse dispositivo de proteção não é mais difícil.
Qualquer capacete é equipado com uma faixa de queixo, sem a qual não pode ser apoiado adequadamente na cabeça. A largura da correia não pode ser inferior a 1 cm; sua fixação pode ser no corpo do arnês ou na correia.
Capacetes com edredom, caracterizados por maior resistência ao calor, são bastante comuns. Ele compensa o perigo do aumento da temperatura e da radiação de calor. Esse equipamento é usado com mais frequência por soldadores e metalúrgicos. Também existem capacetes com edredons:
para fabricantes de máquinas;
construtores;
mineiros;
produtores de petróleo;
refinadores de petróleo;
eletricistas.
Na aparencia
Bordas e dosséis aumentam significativamente a proteção contra a luz. Também são usados suportes para lanternas. Vale a pena considerar as seguintes opções:
equipando-se com uma capa removível;
adicionar um forro quente para proteger contra a hipotermia;
feito de uma combinação de vidro com textolite e plástico.
Materiais (editar)
Capacetes feitos de materiais plásticos são populares. Por exemplo, é usada poliamida, que tem excelentes parâmetros de resistência e antifricção. Os produtos de poliamida são resistentes a produtos químicos, respingos de metal e faíscas. Com a ajuda do plástico ABS é possível garantir proteção contra ácidos, álcalis, óleos mecânicos. O polietileno de baixa pressão é caracterizado por uma grande margem de segurança.
Também pode ser usado:
polietileno de alta pressão;
policarbonato monolítico;
plástico resistente ao calor;
fitas de tecido;
sintéticos elásticos;
couro artificial e natural.
Modelos populares
Produtos estão em demanda Empresa tcheca JSP... Esses capacetes possuem um sistema de toque único e se encaixam exatamente na sua cabeça. A gama inclui modelos de uso universal e industrial. Os capacetes desta empresa são pintados em cores vivas e ricas.
É muito difícil encontrar produtos da Suécia, mas você pode prestar atenção a Bens Delta Plus (França).
Esta empresa opera há mais de 40 anos. É representado em todo o mundo. Hoje Produtos Delta Plus fornecido a 140 estados. Um bom exemplo é DIAMANTE DE BASEBOL V... Este capacete vem em 7 cores diferentes. Plástico ABS é usado para sua fabricação; a operação normal é garantida em temperaturas de até -30 graus.
Modelo de vento em granito:
também feito de ABS;
tem dois lugares sentados - 53 e 63 cm;
possui 3 pontos de fixação;
Concebido para trabalhos em altura.
O modelo Airving B-WR da Uvex também é popular em nosso país.Por sua aparência imponente, ela foi apelidada de "capacete do chefe". O principal material estrutural é HDPE. A operação é garantida por pelo menos 60 meses consecutivos. Uma viseira longa e um bloco occipital alongado são usados.
Escolhendo um capacete de luz, você deve prestar atenção à modificação do "Pheos B-WR" do mesmo fabricante. Este produto é feito com um espírito esportivo clássico. O lançamento começou em 2012. Graças ao mecanismo de catraca, a faixa de cabeça pode ser ajustada de 52 a 61 cm. Graças aos adaptadores proprietários, você pode usar proteções, fones de ouvido e faróis.
Resultados muito bons também mostram:
capacetes de polipropileno RFI-3 BIOT;
SOMZ-55 VISION;
Peltor G3000;
MSA V-Gard.
Qual escolher?
Não faz sentido focar no design. Este não é um chapéu! É muito mais importante prestar atenção às boas qualidades de proteção. E não "em geral", mas levando em consideração as ameaças que aparecem em uma determinada produção. Mesmo o capacete mais simples deve:
bloquear os golpes de objetos estranhos, sua penetração na cabeça;
absorver a energia cinética de corpos em movimento;
tolerar umidade.
Uma vantagem adicional será, obviamente, a resistência ao fogo. Também importante:
resistência à corrente elétrica;
resistência ao calor;
nível de proteção;
a quantidade de espaço protegido.
No inverno, é importante ter um aquecedor. No calor, o aumento do trabalho de ventilação é mais relevante. Para mineiros e garimpeiros, para a escavação de túneis, é obrigatória a presença de um monte sob a lanterna. Ao trabalhar em serviços públicos, é desejável. Mas os construtores geralmente podem passar sem esse atributo.
O policarbonato mais durável é freqüentemente escolhido, o que é especialmente confiável. Os capacetes feitos com ele mantêm suas propriedades protetoras por muito tempo. No entanto, o problema é que a carga no impacto não é absorvida, mas distribuída, portanto, há um alto risco de lesão das vértebras cervicais. O isopor macio evita problemas ao atingir objetos lentos ou cair, mas é inútil quando atingido por um objeto em queda.
A melhor opção seria um equilíbrio entre essas duas propriedades.
Como usar?
É importante usar qualquer capacete corretamente na produção - caso contrário, mesmo um equipamento perfeito não ajudará. As fitas dentro do arnês são colocadas exatamente no meio da cabeça. A fita de suporte não deve ultrapassar a nuca e a testa. O EPI é ajustado de forma que, mesmo com a alça desabotoada, não haja queda espontânea. Também é necessário fornecer um vão uniforme do corpo ao couro cabeludo para que a força de um provável impacto seja uniformemente distribuída.
Não use um capacete que esteja danificado, mesmo que ligeiramente. Na ausência de defeitos visíveis, geralmente não pode ser usado por mais de 2 anos. A limpeza é realizada com detergentes domésticos. Para desinfecção, alvejante é usado. Periodicamente (e antes de começar o trabalho é obrigatório) o capacete é inspecionado.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral do modelo do capacete de segurança.
O comentário foi enviado com sucesso.