Características de vasos de flores de madeira
Os vasos de flores são auxiliares insubstituíveis no fitodesign do interior de instalações residenciais, espaços comerciais e no design de jardins e parques. Ajudam a organizar bem o espaço para jardinagem vertical ou horizontal, conferem ao desenho florístico um aspecto completo e valorizam a harmonia estilística do interior. Os vasos decorativos são feitos de uma grande variedade de materiais: plástico, metal, terracota, madeira e até concreto. Mas é com uma árvore natural que as verduras vivas formam o par mais bem-sucedido e orgânico. Os potes de madeira são universalmente adequados para projetos de interiores e paisagismo.
A madeira maciça é um material totalmente ecológico com qualidades decorativas únicas que se encaixam harmoniosamente em vários estilos.
Peculiaridades
Os vasos de madeira para flores, como qualquer produto de madeira, evocam um sentimento de unidade com a natureza, aumentam o grau de calor e conforto no interior, criando um ambiente convidativo.
Podemos falar sobre as vantagens dos produtos de madeira por muito tempo.
- Ambientalmente amigável. 100% seguro para a saúde humana, materiais naturais são usados em sua fabricação.
- Forte e confiável. Eles não quebram como a cerâmica e não racham sob a influência de temperaturas negativas ou estresse mecânico, como o plástico.
- Móvel. Devido ao seu baixo peso, são fáceis de deslocar no território, o que é muito cómodo na hora de mudar as soluções composicionais em paisagismo e decoração florística de diferentes segmentos do jardim.
- Higiênico. Muitos tipos de madeira têm atividade antibacteriana, portanto, organismos prejudiciais não se enraízam em tal ambiente.
- Respirável. A boa circulação de ar dentro do vaso de madeira elimina o superaquecimento e o ressecamento do torrão de terra.
- Aceitável pelo preço. Claro, não estamos falando de produtos exclusivos feitos de valioso mogno ou ébano, cuja compra custa uma quantia redonda. Existem muitas soluções originais de variedades menos caras de madeira: tília, álamo, larício, freixo, faia, bétula, amieiro. As opções mais acessíveis são os vasos caseiros feitos de diferentes partes de árvores (toco, tronco, casca) ou madeira (vigas, tábuas, toras).
A principal desvantagem das estruturas de madeira é a higroscopicidade.
O contato com a água causa deformação em sua superfície e provoca o desenvolvimento de processos de decomposição. Portanto, é importante que a parte externa do produto seja tratada com compostos especiais de proteção contra umidade e, dentro dela, um inserto impermeabilizante.
Projeto
Os vasos de madeira impressionam com uma variedade de designs: desde as opções prontas mais simples na forma de caixas e vasos de flores até flores artesanais incomuns.
Clássico
Nos modelos tradicionais, os vasos em forma de cubo têm as laterais abertas e o nicho para o plantio de plantas é volumoso. Esta é a solução ideal para a colocação em grupo de plantas ornamentais de folhagem ou sob o tapete de plantação de grama.As opções dimensionais com um grande volume interno são adequadas para as de grande porte: yucca rostrata, shefflers de guarda-chuva, zamiokulkas, de tamanho médio para cross-stephium, arbustos de junco, árvore do dinheiro e suculentas ficam bem em compactas.
Cache-pot "Royal"
Potes de mesa incomuns "Royal" em delicados tons pastel (rosa, menta, azul, amarelo claro), branco e preto vão complementar harmoniosamente o exterior de terraços, gazebos e pérgulas ou o interior no estilo country francês. O enchimento florístico de floreiras decorativas feitas de madeira natural pode ser o que você quiser. A composição de ampolas com brotos pitorescos caindo de todos os lados parece impressionante. O piano não parece menos impressionante e elegante, uniformemente preenchido com flores exuberantes de tamanho menor.
Florística com cabo
Esses potes são usados por floristas para composições de flores frescas ou doces (macarons, doces). Podem ser feitas em gavetas com um puxador alto ou em corda ou em dois puxadores de corda, mini-cómodas, uma caixa de presente com puxadores de fita de cetim. São decorados com entalhes ou acabados na técnica de decoupage.
Do toco
Das partes inferiores aparentemente feias de uma árvore derrubada ou quebrada, são obtidos canteiros de flores elegantes em estilo ecológico. O toco é cortado na altura desejada e perfurado ao redor de toda a circunferência do orifício. Um cinzel é usado para escavar o núcleo. No interior, o produto é coberto com verniz de madeira, forrado com polietileno ou colocado em recipiente plástico como impermeabilizante. Tocos de vasos decorativos são adequados para o plantio de quaisquer flores, mas composições com malmequeres, miosótis, amores-perfeitos, prímulas, begônias e narcisos ficam melhor neles.
Do tronco de uma árvore
Plantadores feitos de troncos de árvore sólidos complementam organicamente as paisagens rústicas do jardim e os modernos interiores escandinavos. São feitos de acordo com o mesmo princípio que na fabricação de vasos de toco, formando um entalhe longitudinal para o plantio de plantas. A presença de toques rústicos adiciona calor a interiores industriais modernos e frios em design de loft ou steampunk.
De madeira e tábuas
Você pode construir plantadores elegantes com os restos de madeira. O desenho de tais recipientes pode ser muito diferente: com paredes sólidas ou de treliça, na forma de simples caixas quadradas ou retangulares, canteiros de flores na forma de uma cerca em miniatura para vasos de flores oblongos. Os potes de pranchas ficam igualmente bem em projetos de paisagismo e interiores. Outra opção interessante para decorar o terreno são as caixas com treliça embutida para botias e cipós.
Da casca
As flores de casca de bétula são uma decoração ideal para interiores rústicos. O quadro é feito de ripas com diferentes seções. A estrutura resultante é colada com casca de bétula e pintada com tintas acrílicas para o interior, e cordéis são usados para decorar as juntas (bordas). Os potes-calha de casca de árvore com paredes laterais em forma de talha de árvore têm um aspecto original. Já não se trata apenas de uma embalagem decorativa para vasos de flores, mas de uma decoração completa que pode não só decorar e embelezar o interior, mas também desempenhar o papel de um acento, chamando a atenção para uma área específica da sala.
Modelos populares
Cubo de madera
O plantador é uma construção fechada sem costura de forma lacônica clara com um orifício redondo para o plantio de uma planta. Eles podem ser facilmente integrados em qualquer interior moderno de escritórios, apartamentos e casas, cafés e restaurantes. Mas eles parecem mais vantajosos em estilo de eco-design, minimalismo, alta tecnologia, loft e urbano. Tais vasos multiplicam a atratividade das plantas vivas, enfatizando com sua forma a natureza gráfica de suas silhuetas e repetindo os padrões de folhagem com a estrutura linear da madeira.
As composições de flores artificiais e ramos decorativos não parecem menos expressivos neles.
Com sistema de autowatering embutido
A demanda por vasos com irrigação automática de fundo se deve à qualidade e praticidade de cuidar de animais verdes. O tanque está equipado com um indicador de nível de água, secura do substrato e um tubo de drenagem.
Vantagens dos modelos com função de rega automática:
- controle rígido do abastecimento de água às fábricas;
- preservar o suprimento de água, e até mesmo as plantas que gostam de umidade são o suficiente;
- liberar o proprietário da necessidade de rega manual por 2 a 4 semanas;
- adequado para qualquer floração e plantas decíduas decorativas;
- o substrato é rico em minerais que regulam o pH do solo e garantem o desenvolvimento normal das raízes.
Em patins
Os vasos de chão para plantas anuais em flor e arbustos anões perenes são indispensáveis para a formação de sebes espetaculares com a construção de vários vasos de flores. O uso de canteiros de flores de diferentes alturas permite criar composições de vários níveis em relevo. O design de tais potes é extremamente lacônico: formato do corpo simples, laterais rígidas, textura natural das placas. Equipar as caixas com pequenos roletes garante a mobilidade das estruturas.
Sob o peitoril da janela
Os plantadores em forma de gavetas alongadas no estilo clássico são usados para jardinagem vertical de cozinhas, salas de estar, galerias e são montados sob as janelas, nas paredes. Eles são adequados para o plantio de grama de interior, ampolas, vasos de plantas baixas de interior com caule ereto. Esses produtos ficam ótimos em designs Provence, Eco, Loft e Scandi.
Alto
As plantas de piso em forma de gavetas altas de formato alongado perfeitamente ajustado são utilizadas principalmente em projetos paisagísticos. A tecnologia de junção alternada das faixas frontal e lateral com espaços mínimos permite alcançar expressividade lacônica de formas e linhas. A geometria clara de vasos de flores estreitos se encaixa harmoniosamente no estilo clássico de jardins e parques com gramados, cercas verdes aparadas e conjuntos de flores exuberantes. Devido ao volume interno significativo, são boas para coníferas jovens: thuja, zimbros, pinheiro-da-montanha.
Gavetas altas estreitas podem ser utilizadas para decorar pequenas varandas e jardins de inverno, uma vez que a sua instalação não requer muito espaço.
Como escolher?
Ao escolher os vasos, você precisa levar em consideração vários critérios.
- O tamanho. Este parâmetro depende do tamanho do vaso de flores. Para calcular o tamanho dos vasos, você precisa medir a altura do vaso e dois diâmetros: nas partes inferior e superior, adicione 1-1,5 cm a cada valor.
- Cor. As cores dos vasos são escolhidas levando-se em consideração a aparência das plantas. Para plantas com flores brilhantes e exuberantes, os suportes em tons neutros e calmos são ideais, o que realça a beleza das flores, e não as ofusca com o brilho das cores. A solução colorística dos potes domésticos deve estar em harmonia com as cores do acabamento do fundo, móveis, tecidos e decoração.
- A forma. É escolhido para certos tipos de plantas. Plantas decorativas de piso retangular são adequadas para palmeiras de tronco alto volumosas. Plantas com folhas espalhadas se sentirão bem em vasos em forma de cone ou trapezoidal, e em vasos redondos com copas arredondadas, em baixas e largas - suculentas, que incluem a popular árvore do dinheiro.
- Proporções. Nesse caso, o ponto de referência é a altura da planta. Para representantes menores da flora, os estandes decorativos são escolhidos levando-se em consideração a altura de suas partes verdes. Plantas de casa suspensas precisam de modelos suspensos, além disso, pesados, para que os brotos suspensos não superem ou derrubem o vaso. Recipientes baixos em forma de tigela estão cheios de orquídeas, babosa, suculentas.
Cuidado
Seguir recomendações simples ajudará a preservar a beleza dos potes de madeira e prolongar sua vida útil ao ar livre ou em casa.
rua
- Proteja as estruturas de madeira do contato com a água durante a irrigação de gramados e áreas verdes. Se o local estiver equipado com sistema de rega automática, é importante evitar que o spray caia sobre os vasos.
- Mantenha os plantadores limpos, removendo regularmente a sujeira da superfície que se acumula sobre eles durante o paisagismo ou escavação. No mínimo 2 vezes ao ano, os potes devem ser lavados com detergentes neutros e tratados com antissépticos.
- Para o inverno, coloque as panelas em salas fechadas e sem aquecimento ou sob galpões, onde não haja acesso à precipitação atmosférica.
- Tratamento preventivo com biossegurança de penetração profunda a cada primavera e / ou outono. Quando surgem fissuras na superfície, os produtos são cobertos com terra, os defeitos são betumados, polidos e pintados.
Casa
- Use um pano úmido para limpar a superfície e use um pano seco para limpar antes de lixar.
- Remova a sujeira mais difícil com um detergente delicado. O uso de água sanitária é inaceitável.
- A madeira maciça não deve ser polida com produtos à base de silicone que deixam marcas pegajosas.
- Os vasos são tratados com óleos minerais ou vegetais (linhaça, tung, teca) uma vez a cada seis meses para enfatizar a textura natural da árvore e dar-lhe uma cor fosca aconchegante.
Para mais informações sobre as características dos vasos de flores de madeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.