Vasos de flores faça você mesmo
Muitas pessoas estão envolvidas no cultivo de flores. Lindas flores encantam os olhos, melhoram o humor, tornam o mundo mais bonito. No cultivo de flores, são usados diferentes vasos, que podem ser comprados em qualquer floricultura. Mas para dar um clima especial à sua casa, você pode construir um vaso para plantas de interior com suas próprias mãos.
Características de criação
Os produtos artesanais são sempre interessantes e relevantes. Os vasos de flores, feitos em casa, parecem fofos e incomuns, adicionam um toque especial de elegância ao ambiente. Esses itens podem se tornar uma verdadeira obra de arte, embora sejam feitos em uma única cópia. Você pode colocar um vaso de flores decorativo não só na sala, mas também decorar um terreno pessoal, varanda ou sacada com ele.
Para criar até mesmo o mais incomum na aparência e design de um vaso de flores, são usados materiais simples. Basta dar asas à imaginação e fazer um pequeno esforço para criar um vaso de flores extraordinário com as próprias mãos. Mesmo os objetos mais incomuns e inadequados para essa finalidade podem ser usados como um recipiente para o cultivo de plantas de interior. Vasos de flores caseiros feitos de caixas velhas, potes e pratos desnecessários ficarão impressionantes. Rolhas de vinho, cascas de coco, móveis, latas de tinta, livros e até uma sacola são usados como recipientes.
A maneira mais fácil de animar um jardim e criar uma mini estufa original é plantar flores em talheres. Para tanto, são adequados os copos que sobraram após o serviço em uma única cópia, bules para folhas de chá, tigelas de barro. Graças a essas coisas, você pode decorar uma sala e complementar seu estilo, por exemplo, provençal ou campestre. Ao escolher um vaso de bonsai, uma tigela de salada de argila velha ou um prato raso servirão. O principal é não se esquecer de fazer furos de drenagem no fundo da embarcação.
A escolha do material desempenha um papel decisivo. Para criar essa obra-prima, você pode pegar os materiais à mão ou fazer você mesmo um pote de barro, cimento, gesso ou madeira.
Seleção de forma
A forma dos vasos de flores pode ser muito diferente. Os mais comuns são recipientes de formato redondo, mas você pode fazer qualquer formato, o principal é que a planta seja confortável em tal recipiente.
Alguns tipos de plantas exigem muito espaço, não gostam de ser estanques, por isso a forma e o tamanho do vaso são selecionados especificamente para cada tipo.
- Para bonsai é melhor escolher um recipiente quadrado ou retangular. Estas árvores ficarão bem em vasos redondos ou ovais, o principal é que são planas e ao mesmo tempo espaçosas o suficiente para o sistema radicular.
- Potes em forma de quadrado ou retângulo parecerá orgânico em uma superfície plana. Para o bonsai, é melhor escolher um local ou nicho separado, isso permitirá admirar a árvore sem se distrair com objetos estranhos.
- Potes redondos ou ovais ficará bem no peitoril da janela. Eles ocupam pouco espaço, mas são muito bonitos.
- Parece especialmente impressionante potes redondos pendurados, que estão pendurados no jardim ou na varanda. Você pode pendurar um arranjo de panela inteira, colocando-os em uma barra plana ou sob o teto. Esses recipientes também podem ter uma forma quadrada.
No caso de haver apenas alguns vasos de flores na sala, eles podem ser facilmente colocados no parapeito da janela mais perto da luz do sol, enquanto a forma do vaso não desempenha um grande papel. Os verdadeiros cultivadores de flores não se limitam a um par de três flores, mas cultivam um jardim de flores inteiro.
Ferramentas necessárias
Para fazer um pote com suas próprias mãos, você precisará de várias ferramentas. Sua disponibilidade irá variar dependendo de quais materiais a embarcação será feita. Qualquer que seja o material de que o pote é feito, você precisa fazer furos de drenagem em seu fundo, então você precisa ter uma broca disponível, bem como brocas para diferentes materiais. Se os produtos forem feitos de madeira, uma serra, um martelo e um quebra-cabeças serão úteis. Além disso, o mestre será útil:
- unhas;
- parafusos auto-roscantes;
- cola de marceneiro;
- Tesouras de jardinagem;
- luvas de trabalho.
Além disso, no trabalho, pode ser necessária uma argamassa para telhas, recipientes de estanho e hastes, gesso.
Do que pode ser feito?
Você pode fazer um vaso para plantas de interior com materiais de sucata. Você pode fazer produtos bonitos e incomuns de argila ou alabastro. Um vaso de cerâmica vai ficar muito interessante, flores grandes vão ficar bem nele. Qualquer coisa que sirva de recipiente para o solo é adequada para fazer um vaso.
Ao criar a topiária, o pote é a parte mais importante. Topiaria é uma árvore em forma de bola feita de vários materiais e objetos que estão presos ao caule. No Oriente, eles são chamados de árvores da felicidade. Para topiaria, você deve escolher o vaso apropriado. Ao examinar a composição, o olhar se move de cima para baixo, de modo que o acorde final final cai na parte inferior da composição. É por isso que a impressão geral da topiaria dependerá da beleza do vaso.
Uma grande variedade de elementos são usados para decorar esse objeto. Você pode usar fitas e tranças, bem como barbante e estopa. A maneira mais fácil de decorar uma panela é enrolá-la em um grande pedaço de pano.
Recipientes pintados com tinta têm uma boa aparência. É melhor escolher uma tinta que tenha o mesmo tom da copa da árvore. Você pode fazer um recipiente original para flores, até mesmo de uma abóbora. As crianças podem ser instruídas a fazer uma tigela de plasticina. Um produto de abóbora será relevante no outono, especialmente se for programado para coincidir com o Halloween. Na hora de escolher uma abóbora, é importante que seu tamanho corresponda às plantas plantadas. Você também deve prestar atenção na cor do vegetal e escolher uma abóbora com casca sólida.
Argila
Este pote de barro de fabricação própria vai decorar e complementar qualquer interior. Para fazer, é preciso pegar um pedaço de barro do tamanho certo e amassar. Caso a bola de argila ainda esteja sólida, deve-se adicionar água à massa. A massa de argila deve ser homogênea, livre de impurezas e bolhas e não grudar nas mãos. Antes de começar o trabalho, é melhor experimentar um pouco e tentar moldar pequenas peças de argila. Podem ser figuras de animais, outros ofícios. Quando as figuras de teste começarem a funcionar bem, você pode iniciar o trabalho principal e moldar um vaso para plantas de interior. Para fazer um vaso de flores, você precisa de:
- desenrole a argila como uma panqueca e corte um círculo uniforme para o fundo;
- depois disso, vá para a confecção das paredes;
- as paredes são fixadas ao fundo.
Depois de concluído o trabalho, o recipiente é embalado em papel ou jornal e deixado para secar. Quando o produto seca, ele é disparado. Na primeira vez que for disparado, toda a umidade será removida dele. Uma segunda queima é necessária para dar resistência ao produto. Para realizar este procedimento, os pratos são aquecidos a uma temperatura de +300 graus, a queima é realizada por 3 horas.
Cimento
Para a construção independente de vasos de flores, é usado cimento ou concreto. Para preparar uma solução, você precisa misturar a areia com o cimento e adicionar água. Neste caso, é importante que a areia seja 2 vezes mais cimento.A água é adicionada à solução aos poucos, mexendo a mistura. A argamassa deve ter uma consistência uniforme. Se um grande pote é feito de cimento, uma moldura deve ser feita para ele. Para tornar a superfície do produto lisa, ele é processado com lixa ou utiliza-se uma roda de feltro. O concreto é despejado em qualquer recipiente capaz de manter sua forma por várias horas. Pode ser uma garrafa de água de 5 litros, uma lata ou balde de plástico ou uma estrutura feita de tábuas.
Os vasos de cimento têm maior resistência e design original. Produtos de concreto são usados em interiores de casas e no projeto de terrenos pessoais. Se precisar fazer uma panela pequena, você pode usar uma garrafa de plástico de 5 litros. É necessário cortar o gargalo do recipiente, obtendo-se assim uma espécie de peça de trabalho. Em seguida, é necessário lubrificar o interior do recipiente com óleo, amassar a solução de cimento e despejar no recipiente. Depois disso, é preciso pegar uma garrafa plástica de 2 litros, untar a parte externa com óleo e mergulhar na solução. Dentro de um contêiner menor, você precisa colocar uma carga na forma de tijolos ou pedras. Essa solução seca por pelo menos dois dias. Em seguida, os recipientes precisam ser cortados e removidos.
Você pode fazer um pote de cimento de outra maneira. Para isso, você precisa de:
- pegue o recipiente e embrulhe-o com papel alumínio;
- mergulhe um pano em uma solução com cimento e segure por vários minutos até que fique completamente saturado;
- o tecido impregnado é colocado no recipiente e endireitado; se desejado, os vincos ou bordas são ondulados;
- o recipiente é deixado nesta forma por três dias até que esteja completamente seco.
O tamanho do núcleo do produto dependerá de quão fortes e grossas serão as paredes do pote. Os produtos de concreto têm um peso impressionante, portanto, para não transferir os vasos para um local adequado para eles, é melhor fazer a cofragem exatamente onde eles vão estar.
Gesso
Um recipiente para flores pode ser feito de gesso por analogia com a fabricação de cimento. Tome como ingredientes:
- gesso;
- agua;
- 2 recipientes de plástico, de tamanhos diferentes.
Para fazer uma panela, é preciso pegar uma jarra grande, untar por dentro com óleo e colocar uma vasilha menor, untada por fora com óleo. Em seguida, você deve definir os recipientes para o nível selecionado e preencher com a solução. Para preparar a solução, misture o gesso com água na proporção de 2: 1.
Plástico
Recipientes de plástico podem ser feitos rapidamente para o cultivo de flores. Os potes de plástico também são adequados para a construção de um sistema com rega automática. A sua utilização de tal sistema permite dar rega plena às plantas que requerem cuidados especiais, mesmo na ausência do proprietário. Essas plantas incluem orquídeas. Para fazer um sistema com rega automática para eles, você precisa fazer o seguinte.
- Pegue um litro e uma garrafa de dois litros. Corte um recipiente grande ao meio, a 20 cm do fundo e faça cortes (8 pedaços) de cerca de 4 cm de comprimento, dobre as pétalas no recipiente.
- Em seguida, deve-se cortar o pescoço por cima e inserir a base preparada da parte inferior, fixada com cola.
- Em seguida, da mesma forma, corte um recipiente menor a uma altura de cerca de 15 cm do fundo.
- Dobre a parte superior para fora em 1 cm. Os orifícios são feitos na parte inferior, para isso use um ferro de soldar, prego quente ou faca. Um cabo é passado por eles.
O recipiente é preenchido com um substrato e uma orquídea é plantada nele. Esta estrutura é baixada para o pote de base, enquanto as pétalas curvas a sustentam no peso. A água é colocada em uma tigela grande, onde a água sobe ao longo de uma corda para a tigela superior. A água deve ser adicionada por meio de uma bica, que é inserida no corte na parte inferior da estrutura. Para violetas, você pode levar os copos plásticos mais comuns com um volume de 100-120 ml. Eles precisam fazer um furo no fundo para drenagem. Nesses recipientes, as violetas serão confortáveis, terão luz, umidade e solo suficientes.Estas xícaras parecerão muito simples, por isso devem ser decoradas. Podem ser embrulhados com papel colorido, tinta ou esmalte, amarrados com fitas ou renda.
Um produto original pode até ser feito de um balde ou tanque de plástico velho. Esse recipiente é mais frequentemente usado como um pote para o solo; não terá uma finalidade decorativa.
Madeira
Um vaso bastante incomum pode ser feito de madeira. Esses recipientes para flores vão parecer incomuns e originais, especialmente se você colocá-los em um jardim de verão, em uma casa de campo ou em uma varanda. Para esse vaso de flores, você pode pegar um toco ou um galho grosso e remover o caroço, limpar bem o recipiente por dentro e moê-lo. Já nesta forma, o produto pode ser utilizado para o fim a que se destina. Um toco de árvore ou galho com casca como vaso de flores parecerá natural no jardim. Devem ser feitos furos de drenagem nos produtos. No caso de o fundo do vaso ser pequeno, são feitos furos nas partes laterais do vaso.
Se você usar o deck como elemento decorativo, não precisará fazer furos. Eles apenas colocam vasos de plástico ou cerâmica no vaso de flores. Ao mesmo tempo, é importante proteger a madeira da umidade de maneira confiável. Caso o vaso não seja utilizado, é necessário tratar a superfície interna com impregnação à prova de umidade, cobrir com polietileno e, em seguida, despejar a drenagem e a sujeira. O tamanho do recipiente dependerá do local onde será instalado, bem como do tamanho da flor. Portanto, para uma orquídea grande, um caldeirão grande é mais adequado. E para uma planta pequena e compacta basta um pedaço de madeira com diâmetro de até 10 cm.
Você pode fazer um vaso de flores com uma barra e madeira serrada, mas este método é um pouco mais complicado e requer conhecimentos de carpintaria. Como vaso de flores, você pode usar barris de madeira. Eles são usados como uma estrutura sólida ou serrados em duas partes ao longo ou transversalmente. Se você cortar o barril, poderá fazer imediatamente dois vasos de um produto. Paletes antigos ou caixas de madeira também são usados como recipientes para plantas. Para construir um produto a partir de um palete antigo, você precisa de:
- desmonte a estrutura antiga;
- medir as tábuas e decidir qual o tamanho do recipiente, se necessário, são encurtadas;
- uma prancha longa é cortada ao meio e uma curta é dividida em três partes;
- um pequeno chanfro é feito ao longo de suas bordas;
- as placas são conectadas com parafusos auto-roscantes;
- fileiras subsequentes de placas são adicionadas ao quadro resultante;
- faça o fundo, conserte as pernas;
- todas as peças são bem fixadas e tratadas com impregnação de marcenaria.
Você pode montar um produto de qualquer formato a partir das placas. Pode ser um hexágono, um trapézio, mas a maneira mais fácil é montar um vaso de flores retangular ou cúbico.
Como decorar?
Já à venda você pode encontrar lindos vasos para plantas de interior, mas muitas vezes são muito comuns e simples, ou vice-versa, muito pretensiosos, mas caros. É melhor fazer um vaso com estilo e original com suas próprias mãos, isso permitirá que você construa um vaso de design em uma única cópia. Neste caso, a panela ficará muito extraordinária e enfatizará a atmosfera especial da sala. Capas para panelas, tricotadas ou costuradas com tecidos diferentes, ficarão com uma aparência incomum. Na hora de escolher um tecido, é preferível dar preferência a cores vivas. Você também pode escolher um tecido bege liso, enfatizando a beleza da planta. Os amantes de tricô podem criar roupas originais para plantas a partir de fios texturizados.
Você pode fazer um verdadeiro vaso de flores de design simplesmente pintando vasos de argila com tintas acrílicas. Lindos fragmentos de cerâmica também podem ser usados. Use-os para decorar o vaso na técnica do mosaico. Seus elementos podem ser vidros coloridos, pedrinhas, cacos de louça. Na técnica de mosaico, tanto um pequeno vaso de flores quanto uma estrutura mais volumosa ficarão bem. Você pode criar uma decoração original usando mármore.Para isso, deve-se usar um recipiente com água, vários potes de verniz de diferentes tonalidades e um bastão. A temperatura da água deve ser morna. Para criar um padrão, você precisa:
- despeje esmalte de unha na água;
- misture tons diferentes usando um palito;
- Mergulhe a panela em um líquido com manchas e envolva a tinta resultante.
Um dos métodos de decoração é a decupagem. Para decorar o pote usando esta técnica, você deve:
- limpar e desengordurar o primer do recipiente;
- cubra com tinta;
- cole figuras de papel recortadas na superfície;
- decore com outros elementos adicionais;
- verniz para fixar o efeito.
Renda e estopa podem ser usadas como decoração. Miçangas, conchas e pedras de vidro são usadas para decoração.
Para informações sobre como fazer um vaso de flores, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.