Decoração de vaso de flores faça você mesmo
Uma das soluções mais populares que tornam o interior da sala aconchegante e original é a decoração de vasos de flores, feitos à mão. Essa opção de decoração de vasilhames não exige custos financeiros significativos, e seu resultado é capaz de atender às expectativas da maioria dos apreciadores de beleza e estilo. Também digno de nota é a versatilidade da decoração, que é adequada tanto para uma casa no subúrbio quanto para qualquer apartamento na cidade.
Quando é necessário?
Existem várias razões pelas quais a decoração de vasos é desejável e, muitas vezes, a única solução certa. Em alguns casos, bastam alguns toques espetaculares para transformar os contêineres selecionados, enquanto em outros os donos dos produtos precisam trabalhar muito.
A prática mostra que a solução considerada é mais relevante para as seguintes situações:
- a aparência dos vasos usados não combina bem com as características decorativas das plantas neles;
- os recipientes não atraem a devida atenção para si próprios ou, pelo contrário, são excessivamente luminosos e não se adaptam a um interior mais moderado da divisão;
- os potes estão muito gastos e, portanto, sua aparência está longe de ser ideal;
- os recipientes usados apresentam defeitos perceptíveis (por exemplo, lascas ou sujeira profundamente enraizada);
- o dono da planta gosta de vasos de designers exclusivos, mas seu custo parece alto demais;
- o desejo de criar uma decoração o mais distinta possível;
- a vontade de trazer para o interior da divisão vários detalhes elegantes e eficazes, que são escolhidos como vasos de flores.
Além disso, a decoração pode ser do interesse de pessoas criativas que implementam de forma independente suas idéias de design originais.
Como preparar uma panela para decorar?
Além de uma atitude positiva, contribuindo para o sucesso da solução da tarefa, o proprietário dos recipientes convertidos deve estar atento ao seu preparo preliminar. Este procedimento não é difícil, prevendo a implementação de várias etapas básicas:
- eliminação de contaminação, bem como revestimentos decorativos e desenhos (se houver);
- lavagem e secagem completa dos recipientes selecionados;
- tratamento superficial de produtos com lixa.
Esta última ação contribui para uma melhor fixação dos materiais decorativos, minimizando a probabilidade de delaminação, inchaço e rachaduras.
Além disso, alguns especialistas aconselham cobrir a superfície do vaso de flores com tinta acrílica. É desejável que seu tom combine bem com as cores dos materiais usados para decorar o vaso.
Como escolher um design?
Como quaisquer outros produtos pertencentes à categoria de "feitos à mão", os vasos de flores decorados distinguem-se pela variedade da sua aparência. Em primeiro lugar, a opção de decorar tais recipientes é determinada pela imaginação do seu proprietário, no entanto, existem recomendações gerais que permitem resolver este problema com o melhor resultado final. Eles ajudam a escolher as idéias de design mais adequadas que combinem com o material do recipiente convertido e a decoração usada.
- Potes de plástico vão bem com a grande maioria das joias. Isso se deve em grande parte às propriedades de tais produtos, que garantem uma adesão perfeita dos elementos decorativos à superfície transformada. Principalmente os recipientes de plástico são decorados com cereais e tecidos, embora outras soluções também sejam populares (principalmente decupagem).
- Potes de porcelana, decore racionalmente com cascas de ovo e tintas. Um desenho que pressupõe a presença de uma pintura, enfatizado efetivamente por molduras originais, é muito adequado para esses produtos.
- Recipientes de argila vão bem com conchas, cordas e tecidos. Usando esta decoração, você pode criar composições originais nas quais o tema marinho será claramente traçado.
- Recipientes de vidro, é aconselhável decorar com papel e fios. Para resolver este problema, é adequada a já mencionada decupagem, cuja alternativa é a utilização de fio.
Já a transformação de vasos de flores em metal envolve o uso de fios, cordas e tecidos. Esses produtos parecem especialmente impressionantes em capas de serapilheira originais ou em “roupas” usando a técnica de bombardeamento de fios - tricô urbano.
Opções de design
Entre as inúmeras soluções que permitem decorar um vaso de flores, podemos destacar as mais procuradas. Cada um deles tem suas próprias características notáveis e, portanto, merece uma consideração separada.
Quadro
Com este método, que é o menos complicado, você pode transformar qualquer recipiente usado para o cultivo de plantas. Uma variedade de tintas são adequadas para resolver esse problema - tanto esmaltes comuns quanto especiais usados por artistas e criados à base de acrílico ou óleo. Depois de fazer uma aposta em seu uso, o dono do pote deve considerar as seguintes recomendações úteis:
- o tom selecionado deve corresponder ao esquema de cores que prevalece na sala;
- para dar ao contêiner a aparência mais eficaz, ele pode ser decorado com pinturas abstratas e / ou paisagens originais;
- com base em considerações racionais, você precisa decorar apenas a superfície externa do vaso de flores.
Dependendo das características da capacidade transformada, sua superfície pode ser brilhante ou fosca, monocromática ou multicolorida, brilhante ou pastel.
Decupagem
A técnica descrita de decoração de vasos de flores goza de uma popularidade consistentemente elevada, o que se explica pela originalidade dos resultados alcançados com a sua ajuda. Envolve o uso de guardanapos, papelão ondulado colorido ou cartões especiais de decoupage, com os quais você pode decorar uma variedade de superfícies. Os conhecedores de decoração adoram essa técnica pela variedade de soluções de design que ela oferece - padrões, símbolos, pinturas impressionantes e suas combinações.
Antes de começar a decorar um pote dessa maneira, preste atenção ao seu material e aparência. É desejável que o recipiente seja feito de vidro, cerâmica ou plástico e pintado em qualquer uma das cores claras. Quanto a outras ações, sua sequência se parece com esta:
- separe a camada do guardanapo com a imagem e encoste-a firmemente na superfície da panela;
- cubra lentamente o produto de papel com cola de decupagem;
- aguardar um ligeiro encharcamento do guardanapo, necessário para a sua fixação fiável;
- deixe o recipiente para ser decorado por um tempo até que seque completamente;
- cobrir a superfície da panela com verniz, o que lhe confere um belo brilho e resistência adicional aos esforços mecânicos.
Esta técnica deve ser utilizada por quem pretende decorar as suas instalações em estilo vintage, bem como por conhecedores de várias outras direções - por exemplo, o estilo mediterrâneo, o classicismo ou o barroco.
mosaico
Como você sabe, não é recomendável usar pratos quebrados ou mesmo rachados para os fins a que se destinam. Guiados por esta regra, a maioria das pessoas joga fora produtos usados, mas estes últimos podem ser encontrados em uma aplicação muito incomum - como um mosaico para vasos de flores. Para resolver o problema descrito, você deve:
- corte cuidadosamente o número necessário de pequenos fragmentos, "armados" com pinças;
- colar os elementos adequados à superfície do recipiente a ser decorado (seguindo um determinado padrão ou de forma caótica);
- preencha as lacunas entre os fragmentos usando argamassa de construção.
Após meia hora, o excesso deste último deve ser retirado cuidadosamente com guardanapos secos.
Se não houver pratos quebrados em casa, você pode usar a alternativa original - CDs antigos. Seus fragmentos não vão enfeitar o pote, e cortar esses produtos é muito mais fácil, devido à sua pequena espessura. Além disso, os recipientes de plantas podem ser decorados com vidros quebrados, ladrilhos de cerâmica, contas, moedas e outros materiais de mosaico adequados.
Tricô
Por falar nos métodos de decoração de vasos de flores em casa, não se pode deixar de falar do tricô - uma arte que absorveu a experiência centenária de mestres nacionais e estrangeiros. As soluções mais exigidas relacionadas a esta categoria.
- Estojos para recipientes decorados. Para criar esses produtos, você precisa ter habilidades para trabalhar com agulhas de tricô ou para fazer crochê.
- Telas brilhantes para embalagens justas no estilo do tricô urbano. Nesses casos, é melhor usar materiais decorados com padrões edificantes, listras visíveis de longe e outros elementos soltos.
- Trabalho de agulha na técnica de macramê. Esta opção, que proporciona uma espetacular tecelagem em nós, é capaz de decorar qualquer vaso, mesmo o mais pouco apresentável.
Já as pessoas que não sabem tricotar podem usar uma solução simples e ao mesmo tempo vencedora, que envolve o uso de restos de coisas velhas - mangas cortadas de um suéter ou fragmentos de leggings. Outras peças de vestuário também são adequadas - por exemplo, meias femininas ou infantis de cor viva.
Têxtil
Na maioria das vezes, o método em consideração é o preferido por aqueles que desejam atualizar e decorar vasos de flores com o mínimo de esforço e tempo. Resolvendo este problema, você pode usar um tecido para todos os contêineres conversíveis ou vários - para cada produto separadamente. A escolha de uma determinada opção é determinada pelas peculiaridades do interior e as preferências de gosto do proprietário das instalações.
Ao aplicar este material, o executor deve aderir ao algoritmo abaixo.
- Prepare o pedaço de tecido desejado, que seja largo o suficiente para envolver a panela e longo o suficiente para permitir as margens superior e inferior.
- Aplicar cola PVA no recipiente a ser decorado com um pincel. A mesma ação deve ser realizada em relação ao tecido.
- Unindo o fragmento preparado à superfície externa da panela. Atenção especial deve ser dada ao nivelamento do tecido - para evitar a formação de dobras.
- Execução de cortes nas sobras com posterior lubrificação das mesmas com PVA. O inferior dos fragmentos formados deve ser colado no fundo do vaso, e os superiores devem ser fixados na superfície interna do recipiente a ser decorado.
Para adicionar elegância extra aos produtos transformáveis, eles podem ser decorados com fitas, tiras em miniatura, fios finos, rendas ou grãos de café.
O uso de estopa também é digno de nota - um tecido áspero e durável preferido pelos conhecedores do estilo rústico.
Conchas do mar
Para traduzir esta ideia em realidade, necessitará dos dons da natureza, que podem ser facilmente encontrados em qualquer praia de mar.Combinações de conchas com pedras coloridas, cacos de pratos, pedaços de vidro e moedas são especialmente eficazes. Para decorar um vaso de flores desta forma, você deve:
- limpe cuidadosamente todos os elementos decorativos;
- aplique cola de construção na superfície do recipiente e em cada um dos itens usados para transformá-lo;
- pressione os elementos decorativos por alguns segundos, garantindo sua correta fixação;
- preencher os vazios resultantes com tinta ou uma combinação de cola e cimento, cuja consistência deve se parecer com creme de leite espesso;
- remova com cuidado o excesso de material (após a secagem);
- cubra os recipientes com verniz.
Além disso, os vasos podem ser decorados com areia, que é aplicada em ângulo sobre uma fina camada de cola.
Casca de ovo
Por ser muito acessível, o material descrito tem outra vantagem tangível - facilidade de uso. Pode ser usado com sucesso tanto naturalmente quanto na forma tingida, seguindo as diretrizes listadas abaixo:
- antes de começar a decorar, a casca deve ser limpa de filme e contaminação externa;
- a superfície da panela à qual o material em questão será fixado deve ser untada com cola;
- os pedaços de conchas devem ser pressionados firmemente ao recipiente a ser decorado, mas não muito - para evitar danos mecânicos;
- se os fragmentos fixados forem deslocados, eles podem ser corrigidos com um objeto fino e pontiagudo (por exemplo, um palito ou uma agulha);
- após a colagem dos pedaços da casca, resta cobrir a superfície do produto com verniz.
Usando essa técnica, você pode criar um quadro e um desenho complexo. Outra opção também é popular, proporcionando o preenchimento de toda a superfície do recipiente a ser decorada com fragmentos de casca.
Grumos
A experiência mostra que usar cereais para decorar vasos de flores não é mais difícil do que usar cascas de ovo. Quanto às soluções mais populares na condução de master classes, incluem milho, trigo sarraceno, ervilhas e lentilhas.
Para decorar um recipiente para plantas com painço, você precisa de:
- preparar o local de trabalho, colocando vários jornais sobre ele (para evitar que a tinta caia na superfície);
- pegue guardanapos e rasgue-os em fragmentos (aproximadamente 6x8 cm);
- diluir a cola PVA com água na proporção de 1: 1, untar com guardanapos e apoiar firmemente na superfície da panela;
- faça pequenas dobras nos fragmentos colados usando uma vara de madeira fina;
- cole toda a superfície do recipiente com fragmentos de guardanapos e seque;
- aplique PVA não diluído nas dobras, despeje o milheto entre elas e retire o restante da cola com uma esponja;
- seque novamente a panela decorada;
- aplique tinta acrílica prateada em toda a superfície do produto.
Assim que esta seca, deve-se aplicar uma fina camada de tinta dourada nas áreas decoradas com painço, após o que resta para envernizar a panela.
Materiais em mãos
Apesar de muitos objetos ao redor de uma pessoa parecerem normais, eles também são usados para decorar vasos de flores. Então, você pode usá-lo como decoração.
- Tampas de metal para refrigerantes. Presos ao recipiente da planta, tais elementos podem "olhar" para o observador tanto de fora quanto de dentro.
- Lápis simples com borracha, do mesmo tamanho e aparência. Esta solução é especialmente adequada para potes localizados em uma oficina criativa.
- Cordéis, que envolvem firmemente o recipiente transformado. É aconselhável iniciar esta ação pela parte inferior, aplicando a cola apenas na parte superior e inferior do produto.
- Decoração de herbário. Como exemplo de tais decorações, pode-se citar tudo o que a natureza que rodeia o homem é rica - pequenos ramos, flores e folhas secas, frutos e bagas, fragmentos de cascas e sementes.Os elementos selecionados são fixados com cola e envernizados para maior resistência.
A parafernália industrial representada por parafusos, porcas, parafusos e muitos outros elementos também merece atenção.
Por fim, resta afirmar que decorar vasos de flores é uma atividade relativamente simples e muito estimulante, cujo número de adeptos está crescendo a cada ano. Permite transformar uma grande variedade de recipientes para plantas, e disso todos podem ser convencidos por sua própria experiência.
Veja o vídeo abaixo para uma aula magistral sobre como decorar um vaso de flores usando a técnica de decoupage.
O comentário foi enviado com sucesso.