Tudo sobre batatas

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Colheita

A batata é considerada uma das mais importantes culturas agrícolas, popularmente chamada até de "o segundo pão". Uma variedade bem escolhida permite obter um alto rendimento, cuja qualidade de conservação permite guardá-la para a próxima safra.

descrição geral

Batatas, cujo segundo nome soa como beladona tuberosa, pertence à família das beladonas. Esta planta é uma planta herbácea perene, cujos tubérculos processados ​​são consumidos. As características da cultura devem começar pelo fato de o arbusto poder atingir mais de 1 metro de altura. A estrutura do pedúnculo da batata é bastante curiosa. Sua parte superior é nua ou nervurada, sobe acima da superfície, é coberta por folhas e parece bastante comum.

No entanto, há também sua parte inferior, subterrânea, que forma brotos nas axilas das folhas rudimentares, que devem ser considerados brotos subterrâneos. É nessas formações - estolões, de 15, e às vezes até 50 centímetros de comprimento, que se formam as batatas. Além disso, o caule da horta também serve como sistema radicular, liberando raízes finas. As lâminas das folhas das batatas são verdes escuras. As flores são brancas, rosa ou lilás e formam inflorescências corimbosas no topo do caule.

As culturas de raízes também são de particular interesse. O que é considerado um vegetal comum se desenvolve como um espessamento da parte superior do estolão, ou melhor, como um rim inchado. A maioria deles amadurece de agosto a setembro. Até 22% de amido está presente na polpa da cultura da raiz, e a parte externa é formada por um fino tecido de cortiça. Deve ser mencionado que o vegetal da raiz da batata não é o seu fruto. O último significa uma baga venenosa verde-escura, parecendo um pequeno tomate. Seu diâmetro não ultrapassa 2 centímetros, e há um grande número de sementes em seu interior.

Variedades populares

Há um grande número de variedades de batata, cujo número chega a 5 mil. Eles diferem em sabor, tempo de amadurecimento, imunidade e volume da safra colhida. Na Rússia, cerca de 500 variedades de cultura são reconhecidas em nível estadual. Dependendo de seu uso, eles são divididos em cantinas, técnicas, rações e universais. Com base no período de maturação, distinguem-se as variedades precoce e intermediária, intermediária, tardia e intermediária.

O cultivo da primeira batata começa já em abril, e a colheita é obtida em 80-90 dias. Neste caso, estamos falando de variedades Timo, Riviera, Sineglazka, Ariel, etc.

Batatas médias são colhidas em julho. Sua estação de crescimento é de 65-80 dias, mas antes do plantio, as raízes devem germinar. As variedades "Sante", "Karat" e "Adretta" são geralmente consideradas precoces. As variedades de meia temporada são colhidas no início de agosto, desenvolvendo-se em 85-100 dias. As variedades "Betina" e "Nevsky" pertencem a esta categoria.

Variedades tardias e tardias têm a melhor qualidade de conservação. Sua coleta começa apenas no início de outubro, quando a massa do tubérculo é de 90 gramas. Batatas das variedades "Yavir", "Roko" e "Slavyanka" amadurecem no outono.

Aterrissagem

Ao planejar o plantio de batatas, é importante decidir sobre um local. A cultura nunca deve ser estabelecida em canteiros onde viviam sombras da noite: tomates, berinjelas e pimentões. Também é impossível colocá-lo no mesmo lugar por 2 anos consecutivos.Os precursores adequados para batatas incluem pepinos, rabanetes, repolho, ervilhas e feijões e adubos verdes.

A cultura se sentirá melhor em solos franco-argilosos ou franco-arenosos. Se o solo for pesado e rochoso, é melhor abandonar o plantio, caso contrário os tubérculos ficarão deformados. As batatas precisam de solo muito fértil, então a fertilização será necessária durante a escavação no outono.

É mais adequado usar componentes ricos em potássio e nitrogênio, por exemplo, composto ou húmus, dos quais 5 quilogramas são suficientes para processar 1 metro quadrado de solo. O vegetal reagirá bem à presença de cinzas - serão suficientes 300 gramas para cada metro quadrado, além do superfosfato e do sal de potássio, 30 e 15 gramas, respectivamente. Se a alimentação foi feita no outono, na primavera só será necessário afrouxar a superfície com um forcado. No caso de solo que requer alimentação mínima, a fertilização é permitida diretamente no buraco.

Vale a pena referir que também no final da campanha anterior, costuma-se tirar o mato do jardim e, depois de adicionar os nutrientes, desenterrá-lo com a baioneta sem partir os caroços.

Recomenda-se plantar tubérculos no momento em que o solo a uma profundidade de 8-10 centímetros aquece até + 6 ... 8 graus... Você pode determinar isso pela cereja de pássaro - assim que sua floração começar, é hora de começar a plantar batatas. Se o material acabar em solo frio, sua germinação diminuirá ou morrerá junto com o broto que atinge a superfície. 20-25 dias antes do plantio, os tubérculos são retirados do porão para uma sala iluminada, na qual a temperatura é mantida de +15 a +18 graus. Os espécimes são separados, após o que são dispostos em 1-2 camadas para posterior germinação.

Alguns dias antes do plantio, a batata deve ser desinfetada. Será mais eficaz manter o material por 5-8 minutos em uma mistura fracamente concentrada de sulfato de cobre, ácido bórico e permanganato de potássio. O processamento deve ser feito com cuidado para não prejudicar os olhos, a partir dos quais os brotos são formados.

Você também pode submeter os tubérculos a esverdeamento em um peitoril de janela em recipientes transparentes ou tratamento com uma mistura de fertilizante complexo, cinza de madeira, sulfato de cobre e permanganato de potássio.

Existem várias opções para colocar tubérculos no jardim. Variações suaves, realizadas nas covas, ou plantio de fita são populares. Para regiões áridas, a abertura de valas é mais adequada, e o solo excessivamente úmido é melhor combinado com o plantio em cordilheiras. A profundidade de soterramento dos tubérculos é determinada em função das características do solo. Em argiloso pesado, o indicador é de 4 a 5 centímetros, em margas pesadas - 8 a 10 centímetros e em solos leves - cerca de 10 a 12 centímetros.

Se variedades de maturação precoce forem plantadas, 45-50 centímetros devem ser deixados entre as fileiras ou cristas e 25-30 centímetros entre tubérculos individuais. Para variedades de meia temporada, a lacuna entre os espécimes individuais é de 30-35 centímetros, bem como 50-60 centímetros de espaço livre entre as fileiras. Os tubérculos de maturação tardia devem estar separados uns dos outros por 35-40 centímetros. A diferença entre as linhas é mantida em 60-70 centímetros.

Cuidado

Cuidar das batatas não parece muito difícil, mas deve ser feito de acordo com certas regras.

Rega

Pela primeira vez, as batatas são irrigadas imediatamente após o aparecimento dos primeiros rebentos. O segundo procedimento é organizado após o surgimento dos botões, e o terceiro - imediatamente após a floração. Se o verão for seco, você pode adicionar o quarto e o quinto procedimentos. Em meses chuvosos, a rega pode ser evitada completamente.

Também deve ser mencionado que após a chuva, o solo é necessariamente solto e os arbustos ficam amontoados.

Top curativo

Em solos ricos em nutrientes, não é necessário alimentar as batatas durante toda a temporada - os fertilizantes aplicados antes do plantio devem ser suficientes para todo esse período. Se a cama for pobre, então já quando aparecerem os brotos, será necessário organizar o curativo. Para isso, uma colher de sopa de carbamida ou a mesma quantidade de nitrato de amônio é diluída em 10 litros de água. Quando os botões aparecem no arbusto, você pode pensar em adicionar um balde de água com 1 colher de sopa de sulfato de potássio e 2 colheres de sopa de cinza de madeira. Durante o período de floração, as batatas são irrigadas com uma mistura de 10 litros de água, um copo de verbasco e algumas colheres de sopa de superfosfato. Cada arbusto vegetal requer não mais do que 0,5 litro de fluido nutritivo.

Reprodução

Normalmente, as batatas são propagadas em tubérculos inteiros ou em pequenas porções. Para obter novas variedades, o método de sementes também é usado.

Doenças e pragas

A praga da batata mais famosa é Besouro do Colorado, cujas larvas se alimentam de folhas de beladona. Danos irreparáveis ​​são infligidos e vermesroendo tubérculos e caules. A planta atacada retarda o desenvolvimento e, nas passagens abertas, fungos e bactérias colonizam, provocando mudanças putrefativas. Freqüentemente, as batatas adoecem com requeima, sarna e vários vírus. Para lidar com todos os problemas acima, tanto as drogas compradas quanto os remédios populares permitem. Alguns deles, como parte da prevenção, são introduzidos durante o plantio, e outros são utilizados durante o período de crescimento da lavoura.

Colheita

A colheita começa no momento em que as lâminas das folhas do arbusto de batata murcham e secam. No entanto, será necessário acompanhar o estabelecimento das geadas. Normalmente, uma semana e meia a duas semanas antes, organiza-se a roçada das copas, bem como o afrouxamento dos espaçamentos entre as carreiras, o que permite um melhor acesso do ar aos tubérculos. A primeira ação permitirá que você direcione os nutrientes para as culturas de raízes, e a segunda - para fortalecer sua pele e, portanto, melhorar a manutenção da qualidade. O procedimento em si é organizado em um dia seco e quente.

A retirada das batatas do solo é feita com uma pá ou um forcado de jardim. Durante o primeiro mês, as raízes extraídas são armazenadas em um espaço onde a temperatura é mantida de +15 a +18 graus e o nível de umidade é de 85-90%. Alguns jardineiros, porém, limitam essa fase a 9 a 10 dias, o que deve ser suficiente para a maturação e cicatrização de feridas.

O armazenamento de longo prazo é organizado em um subsolo ou porão aquecido a +5 graus.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário