As nuances do cultivo de batatas em sacos

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Seleção de variedade
  3. Seleção de bolsa
  4. Preparação
  5. Tecnologia de pouso
  6. Condições de cultivo e cuidados
  7. Colheita
  8. Dicas úteis

A agrotecnologia para o cultivo de batata em sacos é uma das mais atípicas. No artigo, vamos contar a você os prós e os contras do processo, todos os meandros do plantio à colheita.

Vantagens e desvantagens

O método de cultivo de batatas em sacos deve ser seguido corretamente. É usado principalmente em solos marginais, pantanosos ou em áreas pequenas.

Esse cultivo é usado com sucesso em países europeus. Exige liberdade de acesso a cristas largas. Pode parecer inconveniente e demorado para alguém em comparação com o plantio típico de uma verdura em campo aberto.

Uma característica distintiva da agrometodologia é o plantio de tubérculos em recipientes pré-preparados com solo. Neles, você pode germinar e cultivar uma safra antes da colheita.

A técnica também é diferente de plantar plantas em barris e caixas. Em comparação com essas técnicas, as batatas são plantadas não em diâmetro ou escalonadas, mas no centro.

Este cultivo é considerado um cultivo em contêiner e é utilizado quando há falta de espaço para obter o máximo rendimento. É melhor colocar as sacolas em qualquer área bem iluminada de uma casa particular ou chalé de verão.

Você pode colocar recipientes ao longo dos caminhos do jardim, varanda, terraço ao ar livre, ao redor da casa. A técnica é boa para o cultivo na ausência de um terreno. Desta forma, você pode cultivar uma cultura na varanda ou loggia de um apartamento na cidade.

As batatas são despretensiosas para cuidar. Arbustos em sacos não precisam ser curados. No melhor dos casos, basta adicionar um pouco de terra. Devido à falta de ervas daninhas, não há necessidade de capina.

Devido ao ambiente isolado, a cultura cultivada em sacos não teme o besouro da batata do Colorado e outros insetos nocivos. O substrato aquece bem ao sol, a umidade não fica estagnada na serapilheira.

Seguindo a tecnologia, é possível fazer uma colheita saudável. Para sacos, solo do jardim é adequado. Nesse caso, as mudas aparecem mais rápido e os caules tornam-se especialmente poderosos.

Junto com as vantagens, a técnica tem várias desvantagens. Com o calor, o solo pode secar. Para manter um microclima normal, deve ser constantemente fertilizado, regado e alimentado.

Tudo isso tem um custo. Às vezes, as formigas são encontradas em recipientes, com os quais você tem que lutar com urgência. Freqüentemente, é necessário comprar solo nutritivo e sacolas especiais, que não são baratas.

Seleção de variedade

Jardineiros experientes e residentes de verão recomendam o uso de variedades de cultivo despretensiosas com uma grande colheita de raízes para o plantio. Para obter altos rendimentos, vale a pena dar preferência às variedades precoces.

A solução ideal seria plantar o Bellaros alemão, a variedade holandesa Sante, Kievsky Svitanka e o Slavyanka doméstico.

Seleção de bolsa

Sacos diferentes são adequados para o plantio de vegetais. Alguém usa para esses fins sacos densos para descarte de lixo, recipientes para açúcar ou farinha.

Outros residentes de verão estão tentando usar estopa velha com buracos mínimos. Em particular, os comerciantes privados domésticos plantam batatas em sacos de transporte comum de tamanho médio.

Também, para o plantio, compram sacos próprios para isso com válvula para a escolha dos tubérculos. Para maior estabilidade, o tipo de container selecionado é levemente enterrado no solo ou instalado próximo aos suportes.

Questões materiais: têxteis e produtos de papel não são adequados devido ao encharcamento e deterioração. É melhor usar produtos de polipropileno trançado. Eles são particularmente duráveis ​​e respiráveis.

Ao usar sacos de lixo tradicionais, fure-os com um furador para permitir a passagem de água e ar. A presença de uma válvula permite que os tubérculos individuais sejam selecionados e a bolsa fechada novamente para crescimento posterior.

Para as regiões do sul, os produtos brancos são necessários. Ao usar sacos velhos, eles precisam ser pré-limpos. Sacos de jardim são ideais para o plantio. Eles não precisam de fendas e aberturas para ventilação e drenagem.

Preparação

Antes de plantar os tubérculos, é necessário preparar adequadamente o solo. O solo deve ser nutritivo e leve, pesado e argiloso não vai funcionar.

Você não pode usar a terra em que as plantações de erva-moura costumavam crescer (tomates, berinjelas, pimentões). Antes de misturar os ingredientes, o solo é peneirado e cozido no vapor.

Se necessário, é realizado tratamento antiparasitário. Livre-se manualmente do verme, urso. Além deles, são retiradas as raízes de outras plantas.

Para cada saco é preparada uma mistura, composta por um balde de solo fértil do jardim, um balde de húmus, 2 litros de areia e cinzas de madeira. Durante a preparação, grandes pedras e galhos são removidos do solo.

Para o plantio, use tubérculos saudáveis ​​com peso de até 100 g. Antes do plantio, eles são tratados com fertilizante mineral. Alguém prefere aquecer e germinar com pulverização regular.

Você pode tratar os tubérculos selecionados com cinzas, ricas em potássio, fósforo e outros oligoelementos.

Se desejado, algumas semanas antes do plantio, os tubérculos são colocados em uma infusão de alho e, em seguida, secos em uma sala ventilada.

Tecnologia de pouso

É melhor plantar batatas no final de abril - início de maio, quando o calor se torna estável. Neste caso, os sacos podem ser colocados próximos ou a uma pequena distância uns dos outros.

Para isso, uma camada de drenagem de 0,15 m de espessura é criada no fundo de cada recipiente. Para evitar a estagnação da umidade, é melhor usar paralelepípedos finos, cascalho ou pedra triturada.

Uma mistura de solo preparada com uma altura de 0,3 m é despejada sobre a drenagem e é levemente calcada. Em seguida, alguns tubérculos de batata são colocados na superfície. Ao usar raízes germinadas, elas são colocadas para cima.

Uma camada de terra de 15-20 cm de altura é colocada em cima das batatas. Em seguida, o solo é umedecido com água morna. A germinação ocorrerá mais rapidamente em ambientes moderadamente úmidos.

As batatas plantadas do lado de fora são cobertas. Cada saco é coberto com um material de cobertura que retardará a evaporação da umidade. A planta não precisa ser regada por duas semanas.

Se for usada tecnologia de cultivo com cobertura morta, proceda de maneira diferente.

Primeiro, encha o recipiente 1/3 com composto preparado, húmus, folhagem podre ou terra preta e mistura de solo pronta. Em seguida, 1-2 tubérculos germinados são colocados no centro.

O solo até 5 cm de altura é derramado sobre os tubérculos. Após rega moderada, o bolo de plantio é coberto com palha ou grama.

Além desses métodos de cultivo, você pode usar outro método usado por jardineiros experientes. Para aumentar o rendimento, antes da primeira aspersão, colocam-se no solo algumas batatas-semente perto das mudas.

Eles são borrifados junto com as mudas em crescimento. Este esquema de cultivo é eficaz ao usar batatas com um período de maturação precoce.

Para o plantio, eles usam não só batatas inteiras, mas também cortadas. O principal requisito é a presença de olhos germinados. O material de plantio não deve ter podridão.

Se necessário, antes do plantio é tratado com uma solução fraca de ácido bórico. Um bom efeito também é obtido pelo tratamento dos tubérculos com uma solução de esterco.

Não use raízes pequenas ou grandes demais para o plantio. No primeiro caso, os brotos ficam fracos, o que afeta o baixo rendimento.

Ao usar sementes grossas, a formação de raízes é mais rápida do que a parte aérea. Por causa disso, os caules não ganham força e recebem a nutrição necessária.

Durante o cultivo, você precisa obter o máximo de raízes possível. O número de vegetais depende do seu número.

Condições de cultivo e cuidados

O rendimento de uma cultura plantada de forma não padronizada depende da observância das regras de cuidado e cultivo. É importante que eles correspondam aos naturais.

À medida que o comprimento dos brotos atinge 0,10-0,15 m, realiza-se o pó, que neste caso substitui o procedimento de amontoamento. O preenchimento quase até a folhagem promoverá a formação de novas raízes necessárias para a formação de tubérculos jovens.

Será repetido à medida que os rebentos vão crescendo, permitindo a formação de vários níveis de formação de tubérculos. Deve haver 1/3 da altura total do saco livre da borda superior.

O re-amontoamento em forma de cama é realizado quando as mudas crescem até 0,3 m de comprimento. Com isso, reaparecerão no tronco os brotos laterais, a partir dos quais começarão a se formar os próximos tubérculos.

Em geral, cuidar de uma cultura é semelhante ao princípio de cuidar de flores de interior e de varanda. O solo é umedecido à medida que seca, a fertilização é realizada conforme a necessidade e o solo é mantido limpo.

Durante o cultivo e a cama, é necessário levar em consideração que as batatas terão tamanhos diferentes. Os tubérculos localizados na parte inferior da serapilheira terão mais peso. Quanto mais perto da superfície, mais jovens são as raízes.

Localização

Para que as batatas fiquem fortes e a colheita farta, os sacos são colocados no lado ensolarado. O aquecimento adequado irá acelerar a germinação dos tubérculos.

Opcionalmente, você pode colocar recipientes entre canteiros de flores ou arbustos existentes. É importante que estejam estáveis ​​e não tombem de lado. Você precisa cultivar vegetais em recipientes disponíveis para cuidado.

É indesejável instalar recipientes em uma área com sombra, bem como sob um ralo. Se for impossível colocá-los sob as paredes de uma casa ou de um mirante, isso é feito ao longo do perímetro do local (onde não está previsto plantar nada).

Rega

Nas primeiras 2 semanas a partir do momento do plantio e até o surgimento dos brotos, não é necessário regar a cultura. Depois disso, é dada atenção especial à rega.

O clima dentro é diferente do normal, a umidade dentro do contêiner evapora mais rápido. Portanto, a cultura terá que ser regada não apenas com mais freqüência, mas também com maior abundância.

Isso é monitorado especialmente durante a estação de crescimento, quando os primeiros tubérculos são formados na cultura. O volume de água deve ser suficiente para molhar todas as camadas de solo despejadas no saco.

Você precisa regar a cultura com água estabilizada aquecida ao sol. Em média, a rega é realizada uma vez por semana, sem se esquecer de soltar a terra durante vários dias.

No entanto, em tempo chuvoso, as plantas não são regadas. A taxa diária em tempo seco não excede 2-3 litros.

As bolsas instaladas no chão da varanda ou loggia devem ser fornecidas com recipientes para coleta de água. Bacias, recipientes de ferro ou plástico são usados ​​como paletes.

Top curativo

A cobertura é realizada em ambiente úmido. Antes de usar este ou aquele fertilizante, cerca de meio balde de água decantada é despejado em cada saco.

Os fertilizantes potássicos usados ​​dão excelentes resultados. As substâncias que contêm nitrogênio devem ser manuseadas com cuidado. Devido à abundância de nitrogênio, a casca dos tubérculos sofre, sua maturação e armazenamento se deterioram.

O uso do sulfato de potássio, assim como do chamado fertilizante "verde", tem excelente efeito na produtividade. Esta mistura é colhida de grama picada (urtiga, folhas de bardana, dente de leão), cascas de cebola, folhagem podre.

Os componentes são misturados e infundidos em água por algumas semanas com agitação ocasional. Assim que a mistura adquire um odor desagradável e um tom amarronzado característico, é rediluída com água (1 colher de sopa por 10 litros) e as plantas são processadas.

Você pode adicionar excrementos de pássaros ou verbasco misturado com água e infundido por 7 dias no solo. No primeiro caso, depois de insistir, é rediluído à razão de meio litro por balde de água, no segundo - 1 litro de infusão por 10 litros.

O fertilizante de cinzas é aplicado ao solo com afrouxamento simultâneo. Isso é feito cerca de 5-7 dias a partir do momento da alimentação orgânica. Qualquer fertilização do solo deve ser moderada.

Colheita

Os primeiros tubérculos das batatas jovens podem ser colhidos 5 semanas após a plantação. A colheita principal é colhida depois que a folhagem está completamente seca. Nesse momento, as batatas não são mais regadas.

A folhagem seca indica que a pele dos tubérculos ficou mais dura. Você pode começar a colheita no dia 20 de agosto. Em média, 1 batata familiar plantada produzirá 1 kg de raízes jovens. Há ocasiões em que, com os devidos cuidados, cerca de 5 kg ou mais de raízes amadurecem em um saco.

Para esvaziar o conteúdo do saco, ele é empilhado de lado e os legumes são retirados do solo. Tirar batatas dos sacos das válvulas é ainda mais fácil. Isso não requer sacudir o solo. Basta abrir a válvula e selecionar as batatas.

No caso dos sacos plásticos pretos, é necessário abri-los e colhê-los. Sacos inteiros com válvulas são sacudidos após a colheita e colhidos até o próximo ano.

O solo usado para cultivo não é usado uma segunda vez. Depois de retirado do saco, é espalhado sobre as camas como cobertura morta.

Dicas úteis

Alguns jardineiros consideram o método de germinar batatas em sacos ineficaz. No entanto, isso se deve a uma série de erros comuns.

Por exemplo, muitos residentes de verão usam sacos muito longos para o plantio. No entanto, em recipientes profundos, as plantas inicialmente carecem de sol e umidade, bem como a força para formar brotos fortes.

Acontece que simplesmente não são feitos furos nos sacos. Isso é comum ao usar sacos plásticos de lixo preto. Neste caso, existe um problema de fluxo de água. Você precisa fazer slots no fundo do contêiner.

Se o recipiente tiver uma válvula, também pode ser usado para ventilar o sistema radicular. Não seque demais o solo: a cultura precisa de água para formar inflorescências e crescer tubérculos.

Alguém negligencia o afrouxamento regular do solo. Neste caso, é melhor cobrir o solo com cobertura morta. Para evitar o apodrecimento das raízes em sacos especialmente densos, é necessário fazer ranhuras nas laterais dos recipientes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário