Como as batatas se multiplicam?
Entender como as batatas se multiplicam não é útil apenas para agrônomos ou criadores. Com o tempo, até mesmo o material de plantio da mais alta qualidade começa a se degenerar, tornando-se mais suscetível a várias infecções e mutações. Para manter a alta produtividade, os horticultores utilizam a reprodução por meio da divisão de tubérculos e brotos, por outros métodos vegetativos.
Reprodução por brotos
As peculiaridades deste método são que apenas os próprios brotos participam da reprodução. É possível plantar de forma semelhante tanto variedades muito raras com uma quantidade limitada de material de plantio, quanto variedades experimentais ou em degeneração. Mesmo um residente de verão inexperiente pode cultivar plantas viáveis prontas para serem transferidas para o solo. As mudas são obtidas com praticamente nenhum dano ao tubérculo, o que permite aumentar o lote de material de semente em 4 a 5 vezes.
Os brotos de batata aparecem ativamente quando colocados na luz. Podem ser retirados de alguns tubérculos várias vezes por mês, à medida que surgem novos rebentos. O material de plantio potencialmente promissor é separado no momento em que os brotos atingem 4-6 cm de comprimento, sendo esses brotos os mais viáveis. Mas, em alguns casos, eles criam raízes com sucesso e as opções são menos curtas.
A ordem de criação será a seguinte.
-
Separação de brotos. Eles são selecionados com cuidado, um cuidado especial deve ser tomado ao lidar com os mais frágeis - brotos de sombra.
-
Preparação de cumes ou estufas. O substrato deve ser úmido, solto e nutritivo. E você também pode plantar batatas na varanda ou no peitoril da janela, em recipientes. O plantio de brotos deve ser cuidadosamente planejado. Sua germinação começa 2 meses antes da emergência da batata tuberosa.
-
Plantação de rebentos de acordo com o esquema 50x70 mm. O solo ao redor deles é compactado. Em climas quentes, o mais racional seria plantar imediatamente em local permanente, sem abrigo, de acordo com o esquema 50x20 ou 60x20 cm.O jardim é regado e coberto com cobertura morta.
-
Cuidado de mudas... Os corredores são afrouxados periodicamente, as ervas daninhas são removidas, os arbustos que cresceram até 20 cm são cravados. As plantas com baixo desenvolvimento são alimentadas com fertilizantes de nitrogênio - nitrofos, nitrato de amônio e, em seguida, regadas em abundância.
-
Se as mudas foram originalmente cultivadas em uma estufa, elas terão que ser movidas quando os arbustos ficarem mais fortes... É importante saber que a correta temperatura do ar e regime de iluminação beneficiarão a abundante germinação. Você precisa manter os tubérculos a uma temperatura de + 12-15 graus Celsius. O nível de umidade é mantido por pulverização.
Quanto à germinação à luz e à sombra, cada método tem seus defensores e oponentes. Quando os tubérculos são colocados no escuro, os brotos parecem mais longos, mas mais finos, brancos ou rosados. Eles são muito viáveis.
À luz, a formação do material de plantio é mais lenta, os brotos ficam mais espessos e sua cor depende apenas da filiação varietal da planta.
Dissecção dos rins
Este método também é conhecido como propagação de batatas com olhos, brotos. O fato é que os botões tuberosos carregam o menor estoque de infecções virais e retêm todas as características varietais da planta. Para obter material de plantio, você precisará de uma ferramenta conveniente - uma faca com uma lâmina estendida na frente ou uma furadeira de cortiça. Com a sua ajuda, elementos em forma de disco com não mais de 1 cm de diâmetro são cortados da superfície da casca, com um olho mágico no centro.
Até 10 desses espaços em branco podem ser obtidos de cada tubérculo. Eles são colocados em papel absorvente ou outro material de boa absorção de umidade. Seque por 2-3 dias para fechar a "ferida". Para estimular a germinação, um certo regime de temperatura é mantido. Na maior parte do dia, os olhos são mantidos em local bem iluminado a uma temperatura de 16 a 20 graus, hidratando periodicamente. A intensidade do crescimento do material de plantio será afetada de forma benéfica pela colocação diária por 2-3 horas na quarta-feira com um indicador de +40 Celsius.
Os botões preparados podem ser plantados nas cristas depois de adquirirem suas próprias raízes, dando botões verdes... O procedimento é realizado simultaneamente com os termos relevantes para tubérculos inteiros de batata.
Não é necessário aprofundar os discos, basta mergulhar 30-40 mm no solo. De cada planta obtida pelo método de preparação das gemas, em solo fértil bem preparado, pode-se obter até 0,5-2 kg de tubérculos.
Outros métodos vegetativos
Na maioria das vezes, as variedades de batatas mais comuns são propagadas por tubérculos - este é o principal órgão com o qual o material de plantio é obtido. Mas esta planta da família Solanaceae é perfeitamente capaz de formar novos arbustos a partir de copas ou outros órgãos. Cada espécie e método de sua reprodução vegetativa merecem atenção especial.
Camadas
Este método de obtenção de mudas também possui características próprias. Para a formação das estacas, são utilizados apenas tubérculos saudáveis e limpos, previamente germinados à luz forte durante 3-4 semanas. Eles são colocados com seus brotos apicais voltados para o sol em cristas isoladas especialmente preparadas, recipientes, caixas e até vasos de flores. Nas fileiras entre as batatas, restam apenas 20-30 mm.
Após o plantio, é colocada uma camada de turfa com espessura de pelo menos 40 mm. O substrato é derramado com água morna. As mudas, enquanto mantêm uma temperatura estável na faixa de 18-24 graus, aparecerão em 8-9 dias. Os caules que cresceram até 50-80 mm são separados do tubérculo junto com a raiz e plantados como plantas independentes.
Curiosamente, as batatas-mãe desenterradas para obter estacas também podem ser colocadas de volta no solo. Ele vai crescer como de costume, mas vai demorar um pouco na floração e na produção. Para tal plantação, é melhor alocar imediatamente uma área especial no jardim.
Divisão de tubérculos
Um método universal de aumentar a quantidade de material é obtê-lo de um tubérculo.... É mais conveniente fazer isso nos casos em que não haja tubérculos de alta qualidade suficientes para o plantio. Corte o material com uma faca afiada de forma que pelo menos 1 olho mágico permaneça em cada fatia. A grande vantagem desse tipo de criação é a possibilidade de usar grandes tubérculos comumente usados para consumo humano. As rodelas cortadas são plantadas da mesma forma que as batatas inteiras normais, depois de as rodar secar um pouco para não apodrecerem.
A divisão incompleta do tubérculo também é usada - para aumentar a produtividade, abundante ramificação das copas. A incisão estimulante ajuda a direcionar as substâncias biologicamente ativas consumidas pelo material germinado, não só para os botões apicais, mas também para os adormecidos.
É assim que ele é moldado.
-
Pegue o tubérculo destinado ao plantio.
-
Eles cortam profundamente entre os olhos. Dentro deve haver um núcleo inteiro com diâmetro de 2-3 cm.
-
As ações são repetidas várias vezes.
O material resultante é plantado da maneira usual. O resultado da divisão incompleta do tubérculo será perceptível mesmo quando surgem novos rebentos. Eles se revelarão visivelmente mais fortes do que suas contrapartes e proporcionarão um aumento abundante de vegetação.
Estacas
A reprodução de batatas por estacas parece bastante incomum, mas permite que você aumente os volumes de plantio sem problemas desnecessários. Apenas as partes apicais de arbustos jovens com folhas crescidas são adequadas para separação. Antes da enxertia, a batata é plantada da maneira usual, com germinação preliminar dos olhos.Então, quando o arbusto se estende por até 20 cm, você pode separar o topo, germinar as raízes na água ou transferir imediatamente o broto verde resultante para o solo nutriente.
Para as estacas, é importante proporcionar às mudas um crescimento intensivo de massa verde. Para isso, o solo é fartamente fertilizado na fase de enchimento da terra, então, após o plantio dos tubérculos, é solto e regado. Você pode recorrer ao controle de temperatura usando um material de cobertura na moldura. Nesse caso, as datas de plantio dos tubérculos são deslocadas para um período anterior, a fim de se obter tempo suficiente para o enraizamento das mudas.
Como propagar por semente?
A reprodução generativa pode ser considerada rara para batatas. As bagas de sementes são geralmente colhidas apenas das variedades mais raras e de elite. A principal vantagem deste método de melhoramento é a eliminação do risco de contaminação da batata. As infecções virais e fúngicas não são transmitidas por meio de sementes. Mas para híbridos, esse esquema não funcionará, uma vez que o material coletado não herdará as propriedades da planta-mãe.
É importante entender que com a reprodução da semente no primeiro ano, apenas se obtém material de plantio. Uma colheita completa é feita a partir de 2 anos. O processo de propagação de sementes inclui vários estágios.
-
Coleta de sementes... É produzido no outono, quando as copas estão secas e a colheita completa. Os frutos das sementes são removidos dos ramos e colocados no solo.
-
Recebendo material... Os frutos podres que começaram a se decompor são movidos para a água e amassados. No fundo do recipiente, serão armazenadas as sementes, que precisam ser retiradas, lavadas e secas.
-
Semeadura em estufas. Um contêiner em uma janela também servirá. Não é necessário polvilhar muito as sementes com terra. À medida que germinam, são regados.
-
Transplante para o solo. É realizada no final do período de geadas de retorno. Assim que passa o perigo do frio, as mudas são transferidas para um local permanente.
A principal dificuldade no plantio desse material é o escoamento muito lento de todos os processos. As sementes germinam por muito tempo, precisam de um solo saturado de matéria orgânica e minerais.
Manter as condições térmicas e de umidade corretas também é importante. A estação de crescimento dessas mudas é mais longa. O cultivo sob o filme leva pelo menos 2 meses.
Após o transplante para campo aberto, a situação não muda muito. Arbustos maduros se estendem e florescem mais tarde do que outros. Seu rendimento é baixo, os tubérculos costumam ser deformados. Para a reprodução subsequente, apenas o material mais saudável é selecionado dos arbustos que demonstraram as melhores taxas de frutificação.
O comentário foi enviado com sucesso.