Cultivo de batatas a partir de sementes

Contente
  1. Descrição geral das sementes
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Aquisição de materiais
  4. Preparação
  5. Semeadura
  6. Transplante de mudas e cuidados
  7. Aterrissando no chão
  8. Possíveis erros de crescimento

O cultivo de batatas a partir de sementes é uma técnica agrícola que restaura o rendimento e a qualidade do material de plantio. No artigo, vamos considerar as principais nuances da técnica, desde a colheita das mudas até o plantio no solo. Além disso, considere os erros comuns que o impedem de alcançar um bom resultado.

Descrição geral das sementes

As sementes de batata são formadas como resultado da propagação de mudas botânicas em condições especiais. Esta é uma reprodução selecionada para preservar as características varietais da planta.

O material da semente são pequenos grãos de batata achatados. Têm uma cor amarela clara ou outra, que é determinada pelas características varietais de um determinado tipo de batata.

As sementes parecem pequenas raízes. O peso de 1000 sementes, com base no grau e nas condições de cuidado, é de 0,4 a 0,5 gramas. Eles não são comestíveis porque a solanina é formada durante sua formação.

São a prevenção da degeneração da variedade, não tem doenças e vírus. Formado no interior de bagas com várias sementes. Permite obter batatas com um peso de 10-15 g.

Vantagens e desvantagens

A técnica é muito procurada pelos horticultores e permite a atualização periódica do material de plantio. As sementes são o ramo inicial da reprodução. Portanto, são mais baratas do que as batatas de elite compradas para o plantio.

Eles são pouco exigentes no armazenamento, retêm sua capacidade de germinação por cerca de 6 a 10 anos. Eles são resistentes a fatores externos negativos. Eles são inertes às doenças, permitem que você obtenha um alto rendimento.

Não possuem esporos da requeima, esta muda é climaticamente resistente às intempéries. É adquirido para as condições características da região, portanto não adoece após o plantio.

Dá um resultado garantido, mas tem raízes frágeis em comparação com outras hortaliças. Seca rapidamente com cuidados inadequados e flutuações de temperatura.

Além disso, a planta é exigente com o tipo de solo. Deve ser constantemente afrouxado, saturando-se de ar, agindo da forma mais delicada possível. As mudas exigem muita nutrição do solo.

De vez em quando, adoecem com podridão e perna preta. A colheita resultante do primeiro ano não é usada para alimentação. É usado como semente para a próxima estação.

Você precisa selecionar variedades com bom gosto, tamanho, cor. A mesma tecnologia agrícola de tal cultivo é considerada trabalhosa e demorada. Levará 2 temporadas para cultivar batatas para alimentação.

O material da semente está disponível e é variado. O comprador pode testar o cultivo de safras de diferentes variedades, escolhendo as melhores em sabor e cor.

Nesse caso, as sementes não precisam ser armazenadas em local frio, como os tubérculos comuns. Eles ocupam um mínimo de espaço, não se deterioram antes de pousar.

No entanto, os nódulos crescidos na primeira estação são bastante diferentes em forma e tamanho. Freqüentemente, eles diferem em tonalidade e quantidade em um arbusto em uma variedade. Por isso, eles precisam ser calibrados.

Aquisição de materiais

Você pode usar sementes de diferentes variedades para o cultivo. Para obter um alto rendimento da elite, é necessário preparar adequadamente as mudas.

Eles devem ser colhidos dos melhores arbustos, saudáveis ​​e livres de pragas. É melhor colher frutas quando a cor se tornar um verde saturado brilhante, com cores uniformes, selecionando as frutas maiores. Eles podem ser dobrados em gaze e removidos para secar.

Normalmente, os frutos com germinação máxima após a colheita amadurecem por cerca de duas semanas. Na maioria das vezes, eles são colocados no parapeito da janela em uma camada uniforme em uma sala ventilada com boa iluminação.

Durante este tempo, os frutos ficam mais macios. Sua cor muda para amarelo acastanhado. Assim que isso acontecer, as bagas são cortadas em 2 partes com uma faca. A polpa pode ser espremida em uma folha limpa, após o que é esfregada e deixada para secar. Depois de um tempo, a polpa evapora, deixando pequenas sementes na superfície.

As sementes são armazenadas em local escuro e quente. O plantio ocorre nos últimos dias de março ou início de abril, após o beneficiamento preliminar.

Se as sementes caseiras não estiverem disponíveis, você pode comprá-las em uma loja especializada. Na hora de comprar, eles escolhem uma variedade adequada para uma determinada região. É preciso colher mais mudas, pois nem todas as variedades apresentam boa germinação.

Você precisa plantar mudas bem secas. Molhado não armazena bem e torna-se bolorento.

Preparação

A fase preparatória envolve estratificação e germinação. Isso é necessário para aumentar a porcentagem de germinação. Além de embeber e germinar, o endurecimento é necessário.

Isso deve ser feito corretamente. Poucos dias antes da semeadura, as sementes são embebidas em água. Você pode usar gaze úmida ou papel. As sementes embrulhadas em tecido ou papel são colocadas em um recipiente de plástico. Eles são endurecidos no quarto durante o dia e na geladeira à noite. Monitore a hidratação ventilando diariamente.

A regra básica do endurecimento é a manutenção da temperatura. Para sementes de batata durante o dia, um valor de +20 graus é suficiente. A temperatura na geladeira à noite não deve ser inferior a -1 ... 2 graus.

O período de endurecimento aproximado é em média 10 dias. Com sua ajuda, as sementes fracas são peneiradas e as viáveis ​​tornam-se resistentes a temperaturas extremas.

Em vez de papel e matéria densa, você pode germinar mudas em almofadas de algodão úmidas, que podem reter a umidade perfeitamente. Para evitar a secagem rápida da embalagem, cubra-a com papel celofane.

Quando aparecem os primeiros rebentos, começam a semear. Como regra, isso não leva mais de 2 semanas. Às vezes, eles aparecem em alguns dias. No entanto, eles não podem ser plantados antes de algumas semanas.

Além do material de plantio, o solo é preparado. Para o plantio, você precisa de solo enriquecido com húmus e nutrientes. Deve estar perfeitamente solto, permeável ao ar e à umidade. Isso pode ser conseguido misturando grama, turfa, solo de jardim e areia em uma proporção de 6: 4: 2: 1.

Após mistura completa, derramar "Fitosporina" a cada 10 kg inclui nitrofosfato. O tratamento é a prevenção de doenças, melhora a microflora. A mistura de solo é misturada e seca em condições naturais.

É colocado em recipientes de plástico com tampas que podem ser fechadas. Para evitar a deterioração da raiz, são feitos orifícios no fundo dos recipientes. Os paletes são colocados sob os recipientes para drenar o excesso de umidade.

Então você pode começar a semear.

Semeadura

Para cultivar mudas em casa no campo com as próprias mãos, eles preparam sementes, solo, recipientes. A técnica de semeadura pode variar.

Em pastilhas de turfa

Eles estão tentando comprar tablets de grande diâmetro para essa tecnologia. O plantio é realizado na lateral da escavação da pelota de turfa. A parte central é umedecida, evitando-se regas abundantes.

Essas condições são ótimas para a germinação adequada do broto. Os comprimidos preparados com sementes são removidos para recipientes de plástico e cobertos com polietileno. Isso irá acelerar a germinação.

Não mais do que 1 vez por dia, o filme é removido e os comprimidos são arejados. Não se esqueça do resfriamento, bem como da leve pulverização. Esta técnica é uma das mais eficazes no cultivo de vegetais.

Ao mesmo tempo, o custo dos tablets é pequeno. Eles são excelentes para reter umidade e são vendidos em quase todas as lojas apropriadas. O solo de turfa é especialmente útil para batatas.

No "caracol"

A tecnologia agrícola "Snail" envolve a germinação de sementes no material para substratos de linóleo. Isso é feito cortando-se a matéria-prima em uma fita, uma mistura de terra pronta, papel higiênico e um palito de dente de madeira.

Para germinar rápida e corretamente o material da semente, eles seguem um certo padrão. Prepare o substrato dobrando um de seus lados para fora para uma futura cama do solo, recuando da borda de 30 mm.

Pegue o papel higiênico, dobre-o várias vezes de forma que sua largura e comprimento correspondam à fita (forro). O papel é umedecido com um borrifador.

Pegue um palito e use-o para colocar as sementes no papel com espaçamento igual (20-30 mm). O papel, colocado sobre o substrato, é enrolado, preso com um elástico clerical e removido para um recipiente de plástico.

O fundo do recipiente é umedecido, a estrutura é fechada e removida para um local quente para a germinação. Assim que aparecem os brotos, a estrutura é implantada, o solo é derramado. As plantas mergulham com as primeiras folhas verdadeiras.

A largura da fita e do papel deve ser uniforme em todo o seu comprimento. Isso tornará mais fácil adicionar solo quando for o momento certo e ajudará o fardo a rolar uniformemente.

As sementes também precisam ser colocadas à mesma distância da borda para polvilhar com uma camada da mesma altura.

Em uma fralda

Esta técnica agrícola é semelhante à do "caracol", mas usa-se polietileno em vez de substrato. É feito um rolo, dobrado várias vezes, coberto com papel higiênico dobrado em várias fileiras.

O papel é umedecido com água decantada, após o que as batatas-semente são colocadas nele. Até que esteja seco, enrole junto com fita plástica.

Ao contrário do projeto anterior, este acaba sendo mais macio, por isso você deve colocá-lo em um recipiente mais alto. Caso contrário, o princípio é o mesmo: você precisa adicionar terra na hora certa, e após o aparecimento das folhas reais, engajar-se em uma picareta.

Para isso, as mudas são transplantadas para recipientes separados. Você precisa cultivar as sementes em um local bem iluminado, caso contrário, os brotos esticarão em comprimento e serão fracos.

Técnicas de cultivo não padronizadas aceleram o processo de emergência graças ao efeito estufa. Ao mesmo tempo, não há flora patogênica no solo, o que contribui para o crescimento de microtubérculos saudáveis.

Na fralda

Essa técnica é considerada uma das soluções controversas e envolve o uso de fraldas infantis, aproveitando o conteúdo de seu material absorvente de umidade.

Com isso, é possível cultivar mudas com raízes fortes. Isso é feito de acordo com um esquema especial.

Água é derramada na fralda. Depois que é completamente absorvido e ele próprio incha, é cortado em 2 partes. Grânulos inchados com água são misturados com o solo.

A mistura de terra é colocada em recipientes de plástico preparados (copos descartáveis ​​comuns são adequados), enchendo o recipiente em um terço. Calibre levemente, coloque o substrato preparado.

Polvilhe com terra por cima, umedeça, cubra com filme plástico. Se necessário, adicione o substrato de terra granular, fechando os brotos ao topo.

As sementes plantadas desta forma formam raízes muito rapidamente.

Transplante de mudas e cuidados

Mudas de batata são caprichosas e exigentes de luz. Após 2-2,5 semanas a partir do momento do plantio, ela precisa de uma colheita. Isso deve ser feito em um recipiente maior.

É melhor plantar mudas crescidas em vasos de turfa. Nesse caso, não haverá necessidade de transplante no futuro. A turfa se dispersará no solo, então as batatas serão capazes de desenvolver ainda mais seu sistema radicular.

Como as raízes da cultura são muito frágeis, devem ser mergulhadas o mais cuidadosamente possível. Um arbusto precisa de um contêiner. Caso contrário, bons tubérculos não serão capazes de se formar.

Durante a colheita, eles não se esquecem de fertilizar o solo com nitrato de amônio. Com isso, as mudas poderão se adaptar rapidamente ao novo local. De preferência, é usada água quente.

Durante a colheita, certifique-se de que não caia sobre os próprios rebentos. Você pode recorrer à colheita 2 vezes em uma temporada. Inicialmente, isso pode ser feito usando cassetes de plástico de malha fina. Na segunda vez, é feito em um recipiente maior.

Durante a germinação e antes do plantio em terreno aberto, deve-se tomar cuidado para que o solo não seque. A temperatura ideal para plantas não é mais do que +25 graus. A necessidade de rega é monitorada pela ausência de condensação na tampa do recipiente com a muda.

Também é importante ficar de olho na umidade do ambiente. O equilíbrio pode ser mantido usando um umidificador ou recipientes espaçados de água.

Com os cuidados indevidos, os caules das mudas vão esticar, com falta de umidade, vão secar. Quando os brotos sobem de 3 a 4 cm de comprimento, eles começam a ser transplantados. Em condições de superlotação, as plantas murcham e competem umas com as outras.

A duração das horas de luz do dia deve ser de pelo menos 10 horas. É importante monitorar o estado do solo, e não se esquecer da fertilização, além do afrouxamento, que satura a terra de oxigênio.

Se todos os métodos acima não forem adequados, as sementes são plantadas em serragem com umedecimento preliminar das aparas de madeira. A tecnologia agrícola permite que você transforme mudas em um par de folhas verdadeiras.

Aterrissando no chão

Essa técnica é usada em regiões com invernos curtos. Trata-se de um preparo tradicional do solo para a obtenção de altos rendimentos.

É possível cultivar mudas no campo aberto não antes de maio. Para que eles não morram devido às flutuações de temperatura, certifique-se de que a camada superficial do solo se aquece até +14 graus.

Em cada buraco, aprofundado para 5 cm, coloque 2-3 sementes. O fertilizante é aplicado em cada ranhura. Os primeiros brotos devem aparecer em 20-28 dias.

Possíveis erros de crescimento

As sementes nem sempre crescem fortes e fortes. A razão para isso são os erros dos produtores de vegetais.

Freqüentemente, isso acontece quando as datas de desembarque não são cumpridas. Os residentes de verão iniciantes não acham que as flutuações de temperatura prejudicam as mudas. Você pode começar a desembarcar somente depois que o clima quente se estabilizar.

Acontece que a razão está na má germinação associada à secagem insuficiente e falta de tratamento com manganês. Isso faz com que as mudas fiquem mofadas e morram.

Estrume fresco não deve ser adicionado ao solo. Ele é um fator causador de doenças fúngicas.

Alguns produtores aplicam a cobertura em solo seco. Extremo cuidado deve ser tomado com nitrogênio e minerais.

Os arbustos precisam ser formados corretamente. A densidade entre os plantios não deve ser inferior a 50x20 cm. Se o plantio de mudas for mais denso, sua opressão não pode ser evitada. Nesse caso, o tamanho das raízes será afetado.

Alguém negligencia o preparo das sementes e seu endurecimento. Como resultado, o material da semente não resiste ao plantio e morre em condições incomuns.

É importante escolher as sementes certas. É impossível fazer crescer uma elite fora deles se as datas de amadurecimento não forem cumpridas, não houver resistência à geada e à seca.

Os fabricantes Solana, Adelaide e Sedek provaram-se bem. Essas sementes têm uma capacidade de germinação aumentada.

Não vale a pena semear todas as sementes disponíveis. Antes do plantio, sua qualidade deve ser avaliada removendo todas as amostras doentes e danificadas.

Em casa, isso é determinado em água salgada. As amostras colocadas lá irão flutuar ou subir. Aquelas que subiram são inadequadas para o plantio, pois estão vazias.

A desinfecção não deve ser negligenciada, o que aumenta a imunidade reprodutiva. Graças a ele, a probabilidade de doença é reduzida. Além de "Maxim" e "Fitosporin", você pode usar peróxido de hidrogênio de 3-5%.

Não ignore a germinação, acreditando que os brotos vão brotar perfeitamente sem ela. A prática mostra que aumenta a germinação.

Quanto ao melhor material, em casa vale a pena dar preferência às bagas apicais. É aconselhável selecionar as sementes maiores para o plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário