- Sinônimos de nomes: Mulher negra, trufa chinesa, batata trufa francesa azul, vitelotte
- Compromisso: para a produção de purê
- Peso do tubérculo, g: 70
- Cor casca: quase preto
- Cor da polpa: roxa
- Forma de tubérculo: oblongo
- Estrutura de casca: Grosso
- Mantendo a qualidade: Boa
- Produtividade (filtro): baixo rendimento
- Digestível: muito macio
Batatas Vitelot em diferentes países são chamadas de trufa negra, trufa chinesa e trufa francesa azul. Ele ganhou esses nomes por sua cor não convencional da polpa e da casca. A razão para essa coloração incomum está no alto teor de antocianinas - glicosídeos vegetais (flavonóides). A. Dumas chamou-a de uma das melhores variedades de batata: em Paris da época, a Vitelot era uma das 6 variedades mais populares.
História de criação
Batatas Vitelot não são fruto dos esforços de criadores que aperfeiçoaram uma planta outrora selvagem para lhe dar propriedades úteis. Presumivelmente, ainda cresce naturalmente, como em sua terra natal na América Latina. Ainda é muito difundida na Bolívia, Peru, mas nesses países sua cor é menos pronunciada e o rendimento é menor, portanto, presume-se que essa variedade tenha sido obtida pelos trabalhos de agrônomos franceses, que aumentaram o sabor e a intensidade da cor. De acordo com outra versão, a batata roxa era apreciada pelos americanos, que se empenhavam em aumentar sua distribuição.
Especialmente apreciada a batata Vitelot, cultivada no sopé, nos terraços das montanhas do Peru e do Chile no hemisfério ocidental, de acordo com os gourmets, tem um sabor único. Nos supermercados russos, é vendido com mais frequência na origem local. Já existe bastante, apesar do aparecimento posterior (não mais de 2 décadas) na Federação Russa.
Descrição da variedade
Pela primeira vez o nome Vitelot foi citado no início do século 19, e é de origem francesa. A etimologia está associada à formação de sufixos de uma palavra francesa obsoleta para pênis. Seu nome é dado pela associação clara da forma com este órgão.
Desde então, as características da variedade permaneceram praticamente inalteradas:
o mesmo baixo rendimento (de um arbusto - vários tubérculos tendo uma forma oblonga com 1-2 esporas);
pele quase preta, carne - púrpura brilhante.
Vitelot é valorizado como um espécime único de batata, conservado em sua forma natural e, portanto, especialmente incomum no sabor.
É procurado principalmente no purê de batata, que é obtido da mesma cor incomum devido ao rico conteúdo de flavonóides vegetais - antocianinas. Sua presença destaca tomates pretos, berinjelas, amoras e outras frutas escuras. Os criadores modernos também criaram outras variedades de batatas com coloração incomum - Nochka, Vzryv, Lilac, Gourmet, mas há especialmente muitas delas nesta variedade, e elas lhe conferem um sabor específico de cogumelo de nozes.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O mato na Rússia praticamente não é cultivado em escala industrial, mas é encontrado em chalés de verão individuais. As razões para isso são as características de baixa produtividade e crescimento: a formação de longos estolões, que, sem amontoamento e um número suficiente de estolões, quando vêm à superfície, se transformam em novos caules. Para obter tubérculos, é necessário trabalhar permanentemente para garantir um alto amontoamento.
Tubérculos:
têm a capacidade de tolerar perfeitamente o transporte e serem armazenados por muito tempo em condições adequadas;
até 10 cm de comprimento, de formato não trivial, pelo que a variedade recebeu seu nome incomum;
o peso chega a 50-70 g, mas pode ser um pouco mais se as condições adequadas forem criadas;
a casca fica quase preta, a polpa é roxa, brilha um pouco durante o tratamento térmico.
A necessidade do incomum não é a única razão para o interesse pelas batatas de polpa escura. Possui propriedades medicinais e sabor original, pelo que os gourmets apreciam e chamam-lhe trufa. Alguns agricultores as cultivam para restaurantes ou para suas próprias necessidades, já que o preço de varejo é muito mais alto do que o das batatas convencionais.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Na medicina popular, acredita-se que a erva-moura tem propriedades bactericidas e antiinflamatórias, contém nutrientes que têm efeito positivo na saúde humana. Um teor moderado de amido, um sabor a nozes e um final de boca pronunciado e persistente são apreciados pelos gourmets, especialmente na forma de puré de batata, cozido e assado. Para outros métodos de cozimento - frituras, batatas fritas - o Vitelot não é adequado. Custa várias vezes mais do que batatas com o sabor habitual. É considerada uma variedade dietética e gourmet, podendo ser utilizada no cardápio para diabéticos.
Maturação
Batatas Vitelot são classificadas como variedades de maturação tardia; em diferentes condições climáticas, sua prontidão é alcançada após 100-110 dias. Esta é outra razão pela qual não se espalhou em território russo. Em regiões com climas frios, às vezes não é suficiente para este período de calor.
Produção
Não é adequado para cultivo industrial - existem variedades criadas por criadores com um número muito maior de tubérculos. Mas o valor da variedade está na presença de componentes úteis e de um sabor único, por isso faz sentido plantá-la para suas próprias necessidades, restauração e otimização da saúde.
Crescendo e cuidando
Na compra de sementes, você pode ser orientado na escolha de um método de melhoramento de acordo com as características climáticas da região. Os jardineiros plantam batata colorida no método do solo, com a clássica opção de plantar no solo, em saquinhos, com palha e outros métodos. O solo para proteção é coberto com uma película, que é removida após a germinação. A rega é necessária (mas não deve causar alagamento), amontoamento (alto), capina, arejamento do ar e do solo em que os tubérculos crescem. A recompensa pelos esforços serão vitaminas, oligoelementos, fibra alimentar, que terão um efeito benéfico no corpo.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que haja uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.