- Autores: Yashina Izolda Maksimovna, Simakov Evgeny Alekseevich, Mityushkin Aleksey Vladimirovich, Salyukov Sergey Sergeevich, Zhuravlev Aleksey Alekseevich
- Ano de aprovação: 2013
- Compromisso: mesa, própria para a produção de amido, para a produção de puré
- Peso do tubérculo, g: 104-143
- Cor casca: bege claro
- Cor da polpa: creme
- Teor de amido,%: 15,9-18,9%
- Forma de tubérculo: oval arredondado
- Estrutura de casca: suave
- Flores: Corola de tamanho pequeno a médio, forte coloração de antocianina no interior
Para o cultivo em um jardim ou chalé de verão, geralmente são escolhidas variedades de batata de uso universal, que são bem armazenadas na adega. É importante também que a cultura seja despretensiosa e se adapte rapidamente às características climáticas da região. Estas são as características que dotam a variedade de batata de mesa gigante.
História de criação
O gigante é uma das realizações de cientistas domésticos do Instituto de Pesquisa de Produção de Batata da Rússia em homenagem a V.I. A.G. Lorkha. A autoria pertence a um grupo de criadores - Yashina I.M., Matyushkin A.V., Zhuravlev A.A. e Salyukov S.S. As seguintes formas parentais foram utilizadas para a reprodução: híbrido 946-3 e Effect. A safra de beladona apareceu no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2013. Recomendado para o cultivo de batata em três regiões da Rússia - Central, Volgo-Vyatka e Central Black Earth.
Descrição da variedade
O gigante é um arbusto alto e poderoso de tipo intermediário. Cada arbusto é caracterizado por uma distribuição não muito forte de ramos, folhagem moderada com folhas verdes escuras e caules semi-eretos. Também vale a pena destacar o sistema radicular desenvolvido, graças ao qual de 8 a 13 grandes tubérculos amadurecem em cada arbusto.
Os arbustos de batata começam a florescer na segunda quinzena de junho. O período de floração dos arbustos é curto. Nesse momento, aparecem flores vermelho-púrpura de tamanho médio, que caem rapidamente.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A variedade é de grande frutificação. Os tubérculos têm forma regular ovalada e superfície lisa e brilhante. Em média, as raízes que pesam 104-143 g amadurecem no mato, às vezes o peso chega a 150 gramas. A casca dos vegetais é fina, quase transparente, com um pequeno número de olhos avermelhados, que são superficiais. A cor das batatas é clássica - bege claro.
As batatas escavadas transferem facilmente o transporte em longas distâncias, e também se caracterizam pela longa conservação da qualidade, o principal é observar o regime de temperatura e controlar o nível de umidade.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As batatas gigantes são famosas pelo seu bom gosto e excelente apresentação. A polpa cremosa tem consistência moderadamente densa, não farinhenta, oleosa, sem aguada. Na limpeza e tratamento térmico, a cor da polpa não muda. Quando fervidas, as batatas racham um pouco, mantendo a integridade e adquirindo um sabor agradável. A polpa contém um teor acrescido de amido - quase 19%, pelo que é utilizada na preparação de amido, farinha e puré liofilizado.
A vantagem da variedade é a sua finalidade universal - as batatas são cozidas com casca e descascadas inteiras, adicionadas aos primeiros pratos, cozidas, assadas, fritas, utilizadas no preparo de saladas, batatas fritas, misturas de vegetais congelados. Também é ideal para fazer batatas fritas.
Maturação
O gigante é uma variedade de maturação média. A estação de crescimento dura até 115-120 dias. A germinação dos brotos é amigável. A primeira escavação pode ser feita no início de agosto. A colheita em massa começa em meados de agosto.
Produção
O gigante é uma variedade de alto rendimento.Com tecnologia agrícola adequada e condições climáticas favoráveis, até 2 kg de batatas grandes podem ser colhidas em 1 arbusto. Em média, até 4,2 kg de tubérculos são escavados em 1 m2 de plantações e cerca de 420 kg de raízes amadurecem em cem metros quadrados. Em escala industrial, você pode contar com uma média de 290-424 centners por hectare.
Crescendo e cuidando
A batata é plantada no início de maio, quando o regime de temperatura é normal (+ 10 ... 12 graus) e o solo está suficientemente aquecido até uma profundidade de 10 cm. Para o plantio, selecionam-se os tubérculos germinados do mesmo tamanho médio. A aterragem é realizada de acordo com o esquema 35x65 cm.
A agrotécnica cultural inclui: irrigação de acordo com as condições do solo, remoção e remoção de ervas daninhas, amontoamento (2-3 vezes por temporada), fertilização (três vezes por período), prevenção de doenças.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade é capaz de crescer em qualquer solo, mas a planta é mais confortável em solo franco-arenoso e franco-claro. O solo deve ser fértil, respirável, úmido e bem fofo. É importante que não haja estagnação da umidade, o que contribui para o desenvolvimento de algumas infecções fúngicas. Além disso, as batatas não gostam de solos ácidos, então o solo deve ser neutro ou com baixa acidez.
Condições climáticas exigidas
O gigante é uma variedade termofílica, resistente à seca, mas percebe negativamente a sombra prolongada. O local deve ser plano, abundantemente iluminado pelo sol, protegido das correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
Graças à sua forte imunidade, as batatas são bastante resistentes a uma série de doenças - câncer, torção da folhagem, requeima das folhas e tubérculos, crosta negra e crosta comum. O único problema da planta é o nematóide dourado.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.