- Autores: Gadzhiev Nadim Makhish oglu, Lebedeva Vera Aleksandrovna, Ivanov Zinaida Zakharovna (Instituto Científico Estadual de Leningrado Instituto de Pesquisa de Agricultura "Belogorka" da Academia Agrícola Russa, Instituição Estadual de Genética Geral em homenagem a Vavilov, LLC Empresa de criação "LIGa", LLC "Slavyanka -M "," GNU Kaliningrad Scientific Research Institute of Agriculture "ON Kholmogorsk estação experimental de pecuária e cultivo de plantas.)
- Ano de aprovação: 2001
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 59-90
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: Branco
- Teor de amido,%: 15,7-16,0%
- Forma de tubérculo: oval arredondado
- Estrutura de casca: suave a médio
- Flores: médio, roxo avermelhado
As batatas com o nome incomum de Curió são conhecidas há relativamente pouco tempo. Tem bom gosto e alto rendimento, razão pela qual a variedade vem ganhando popularidade gradativamente.
História de criação
Os trabalhos de melhoramento desta variedade começaram em 1998. Curió foi incluído no Registro Estadual da Região Noroeste já em 2001. Uma galáxia de cientistas pertencentes a diferentes institutos trabalharam em sua criação ao mesmo tempo: N.M. Gadzhiev, V.A.Lebedeva e Z.Z. Ivanova.
Descrição da variedade
A batata pertence a 6 tipos de híbridos. O mato atinge uma altura média.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O Dom-fafe pertence às variedades intermediárias, eretas e semi-eretas. Possui grandes folhas verdes sem bordas onduladas ou ligeiramente onduladas. As flores são de tamanho médio, de cor púrpura-avermelhada.
O número de tubérculos por arbusto chega a 11-15 peças. A massa de uma batata é de 59-90 g. Os tubérculos arredondados têm casca lisa e vermelha e polpa branca como a neve por dentro.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A variedade tem um propósito puramente de mesa. Os degustadores descrevem seu sabor como bom e excelente. O dom-fafe pertence ao tipo culinário BC, é moderadamente cozido, contém amido, em um percentual da massa total de 15,7 a 16%. Possui alta qualidade de conservação. Atinge 95%.
Maturação
Em termos de maturação, pertence aos primeiros. O período da germinação à colheita dura 80-90 dias.
Produção
A variedade é de alto rendimento. O indicador médio é 180-271 c / ha. O rendimento máximo pode chegar a 354 c / ha. Dom-fafe também agrada com indicadores de comercialização - 65-85%.
Regiões em crescimento
Além de algumas regiões da Bielo-Rússia, onde o Curió aparece ocasionalmente, na maioria das vezes pode ser encontrado na Rússia.
As regiões para o cultivo de batatas são prescritas:
norte,
Noroeste,
Central,
Volgo-Vyatsky,
Terra Negra Central,
Médio Volga,
Uralsky,
Do Extremo Oriente.
Crescendo e cuidando
Em geral, o Curió é despretensioso no plantio e nas condições, mas apresenta uma série de características que o distinguem. Com eles, você pode fazer uma boa e saborosa colheita.
O desembarque é realizado na primavera, nos buracos. Antes disso, os tubérculos são selecionados e preparados:
São colhidos tubérculos danificados, subdesenvolvidos e muito grandes.
Por 3-4 semanas, os tubérculos restantes são colocados em uma caixa em local seco, bem iluminado e aquecido. Considera-se jardinagem adequada quando os rebentos atingem 2-3 cm, sendo importante que sejam espessos, visto que os rebentos filamentosos apresentam um rendimento fraco e reduzido.
Por 3-4 dias, as batatas são tratadas com estimulantes de crescimento. Os jardineiros não recomendam o uso de pulverizadores especiais para pragas e doenças, alegando que não são ecologicamente corretos. Mas polvilhar com preparações humatizadas, à base de cinza de madeira, é considerado uma boa ação. Há 1 colher de sopa por arbusto. colher.
As cascas de cebola podem ser despejadas nos orifícios preparados, colocados de acordo com o esquema 60x30 cm (60 entre os orifícios e 35 entre as camas). A profundidade do furo é em média 8-10 cm.
A primeira rega é realizada 7 a 10 dias após a germinação.Depois de chuvas longas e fortes, a rega é significativamente reduzida.
Os arbustos são abundantemente regados durante os períodos de brotação, floração e aparecimento dos ovários. A terra deve ser irrigada no início da manhã ou já à noite.
O dom-fafe também precisa ser amontoado: na primeira vez o procedimento é realizado quando os arbustos atingem 10-12 cm. As plantas são deixadas na altura das quatro folhas inferiores. Na segunda vez, isso acontece quando o arbusto atinge 15-20 cm.
Com a primeira amontoa, começa o período de fertilização. Jardineiros experientes recomendam o uso de complexos de fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio. Curió também assimila excrementos de verbasco e pássaros. O arbusto é alimentado, via de regra, após a rega.
Os fertilizantes orgânicos são aplicados no estado líquido. Anteriormente, eles eram exigidos por cerca de um dia. Sua eficácia, de acordo com os observadores, é aumentar o rendimento em 30-50%.
As proporções para verbasco são de 1: 10, para excrementos de aves - 1:15, onde a primeira parte é fertilizante puro, a segunda é água.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
O solo para essa variedade de batatas é solto e fértil. Idealmente, se nada foi cultivado nele por um ou dois anos.
Se o solo estiver mal aerado, deve ser desenterrado ou solto. A escavação, de uma forma ou de outra, ocorre todo outono. Uma boa saturação da terra com oxigênio contribui para o crescimento e desenvolvimento normal do sistema radicular e dos frutos em geral.
Resistência a doenças e pragas
Como qualquer outra batata, Curió tem pontos fortes e fracos.
Entre as doenças às quais a variedade é suscetível estão:
nemátodo dourado,
requeima das folhas,
rizoctonia (crosta negra),
vírus.
Entre as doenças às quais o dom-fafe é resistente:
câncer de batata,
requeima de tubérculos;
sarna comum.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.