- Autores: AGRICO U.A., Holanda
- Sinônimos de nomes: Santa, Sante
- Ano de aprovação: 1993
- Compromisso: sala de jantar, universal
- Tamanho do tubérculo: ampla
- Peso do tubérculo, g: 100-150
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 10-14%
- Forma de tubérculo: oval
A batata Sante é uma variedade popular entre os jardineiros que atrai com alto rendimento, forte imunidade e excelentes características de sabor das raízes. A peculiaridade das batatas é a forma uniforme dos tubérculos.
História de criação
A variedade Sante foi criada por cientistas de Aqriko UA. O processo de obtenção de uma nova subespécie durou vários anos, após os quais as batatas foram submetidas a vários estudos. A variedade foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa apenas em 1993.
Descrição da variedade
A batata Sante é um arbusto alto, cujas principais características:
- hastes - eretas;
- as folhas são grandes e verdes escuras;
- as flores são pequenas e brancas.
Entre os diferenciais da variedade, destaca-se um sistema radicular bem desenvolvido, que proporciona nutrição de alta qualidade para tubérculos e caules.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os arbustos de Sante são compactos em tamanho, a maioria dos componentes nutricionais são usados para o cultivo de raízes. Características do tubérculo:
- forma - oval;
- peso médio - 100-150 g;
- cor da casca - amarelo;
- a superfície da pele é lisa;
- olhos - pequenos e numerosos;
- a cor da polpa é amarelo claro.
O corte mantém a cor por muito tempo. A densa casca garante um transporte confiável dos tubérculos sem serem danificados e preserva o sabor da batata durante toda a viagem. O teor médio de amido nos tubérculos é de 14%.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A batata Sante é uma variedade versátil, cujos tubérculos são adequados para cozer, fritar e temperar sopas. Os provadores apreciaram perfeitamente o sabor das raízes.
Maturação
As batatas formam os primeiros tubérculos após 80 dias do momento do plantio, podendo a colheita ser realizada no 90º dia.
Produção
O rendimento médio por hectare é de 300 centners. Com cuidado, é possível atingir um rendimento de 570 c / ha.
Crescendo e cuidando
Uma boa colheita de batatas fornecerá uma abordagem competente para cultivar e cuidar de uma safra. Os jardineiros aconselham o plantio de raízes mais perto de meados de abril, se estivermos falando sobre as regiões do sul, e no início de maio, quando os jardineiros das regiões do norte estiverem fazendo a pergunta.
A temperatura ideal para o plantio de batatas é de 20-29 graus. Melhor realizar o trabalho de plantio em um dia quente e nublado. Antes de iniciar o trabalho, é necessário selecionar a semente e prepará-la. Etapas principais.
- Seleção de tubérculos. É dada preferência a raízes fortes e grandes, sem deformações.
- Germinação. Os tubérculos selecionados são colocados em caixas, que são colocadas em local quente e seco para a germinação das antenas. A temperatura do ar na sala não deve cair abaixo de 15 graus. Recomenda-se virar as batatas todas as semanas para que sequem completamente e germinem.
- Seleção repetida. Os tubérculos acabados são inspecionados quanto à presença de bigodes, rejeitando as batatas sem eles.
Somente após uma seleção cuidadosa você pode começar a plantar. O esquema de plantio implica em manter a largura entre as fileiras em 60 cm, entre os arbustos - em 40 cm, distâncias que permitirão que as plantas recebam luz solar. Procedimento de pouso.
- Primeiro, cave buracos de até 8 cm de profundidade.
- Em seguida, o fundo dos buracos é coberto com cinzas.
- Coloque a raiz vegetal.
- Encha o buraco com terra.
Após o plantio, você precisa cuidar dos cuidados oportunos. Etapas principais.
- Rega. Batatas preferem rega moderada. Durante a temporada, recomenda-se aplicar água no período de emergência e floração na quantidade de 3 litros por arbusto. Não regue as plantas depois que os tubérculos estiverem maduros, caso contrário, eles apodrecerão. A rega também deve ser interrompida durante a estação das chuvas.
- Monte e remoção de ervas daninhas. Remover ervas daninhas e soltar o solo fornecerá às raízes da planta a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes. Além disso, a remoção de ervas daninhas impedirá a propagação de doenças e pragas. O amontoamento é necessário quando os caules têm 20 cm de comprimento e, a seguir, alguns dias antes de os botões florescerem.
- Top dress. Entre os fertilizantes, a variedade prefere compostos orgânicos na forma de esterco, cinza ou fezes de frango. A cobertura deve ser aplicada durante o período de crescimento ativo das batatas, bem como durante a floração.
Você também pode fertilizar a variedade com componentes minerais: nitrogênio, fósforo ou potássio.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Antes de iniciar o plantio, você precisa selecionar e preparar um local. Recomendações principais:
- deve-se dar preferência a locais planos e bem iluminados pelo sol;
- com uma localização próxima de água subterrânea, é necessário fornecer um sistema de drenagem através do qual o excesso de umidade será drenado;
- recomenda-se o plantio da batata em solos férteis e soltos de média acidez: franco-arenoso e franco-arenoso são perfeitos;
- antes do plantio, o solo deve ser totalmente solto e a primeira porção do fertilizante deve ser aplicada para que o solo fique leve e nutritivo.
Além disso, durante o período preparatório, os jardineiros são aconselhados a se livrarem de outras vegetações para que as batatas não sejam atacadas por doenças ou pragas.
Resistência a doenças e pragas
Sante é uma variedade de batata holandesa com forte imunidade. A planta não é afetada pela requeima, nematóides. Além disso, as batatas não sofrem de ondulação das folhas e apresentam excelente resistência ao fusarium e à crosta. Para prevenir o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas, os jardineiros recomendam a realização de tratamentos preventivos com compostos especiais e a retirada imediata das áreas afetadas do mato.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que haja uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.