- Autores: Holanda
- Apareceu ao cruzar: Draga x Desiree
- Sinônimos de nomes: Ramona, Romano
- Ano de aprovação: 1994
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: pequena
- Peso do tubérculo, g: 70-80
- Cor casca: cor de rosa
- Cor da polpa: creme leve
- Teor de amido,%: 10-13%
A batata é uma das principais culturas vegetais na agricultura. Ao escolher uma variedade para cultivo, é dada atenção ao rendimento, resistência a doenças, geadas e outros parâmetros. Segundo muitos deles, a batata Romano é considerada uma das melhores.
História de criação
As primeiras menções da variedade de batata Romano apareceram de 7 a 9 milênios atrás na América do Sul. Lá ele era usado não apenas como alimento, mas também como objeto de adoração.
Foi patenteado na Holanda. Em 1994, foi inscrito no Registro do Estado da Rússia, o que possibilitou seu cultivo no território do país.
Descrição da variedade
Romano pertence a variedades de batatas precoces médias. É apreciado por seu alto rendimento, aparência atraente de tubérculos e amplas oportunidades de implementação.
Vantagens da variedade:
sabor de raízes;
adequado para venda, pois os tubérculos têm uma boa aparência;
armazenamento longo;
resistência à seca;
tem imunidade a muitas doenças;
devido ao seu casco denso, não é muito suscetível a danos mecânicos.
Desvantagens:
pouca resistência à geada;
propenso a nematóides.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os arbustos de batata são eretos, não se espalhando, podem ser médios e altos. As flores são médias, a cor é vermelho-violeta. As folhas são verdes escuras, não enrolam. Existem poucas bagas, não são grandes.
Os tubérculos são médios, pesam até 70-80 g. Em forma oval ou redonda, uniforme. A casca é rosada e bastante densa, o que ajuda a proteger os tubérculos contra danos quando desenterrados. Existem poucos olhos, a cor é rosa escuro. A polpa é amarelo claro, cremosa.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As batatas contêm uma quantidade suficiente de amido. Ferve bem durante o tratamento térmico. O mais bem-sucedido será o purê de batata. Acontece que é macio, homogêneo, sem grumos. E também adequado para fritar, estufar. Freqüentemente, os chips são preparados.
Maturação
Variedade de mesa, meio cedo. O período médio de maturação é de 65-80 dias. A primeira safra pode ser colhida no final de junho. As batatas são completamente extraídas no final de agosto ou início de setembro.
Produção
Até 800 g (8-13 batatas) são colhidos de um arbusto. Em volumes industriais, pode amadurecer até 32 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
A variedade é excelente para cultivo nas regiões Central, Central Black Earth, Volgo-Vyatka, Extremo Oriente, no sul. Tolera bem a seca, mas mal - geadas.
Crescendo e cuidando
O plantio da batata Romano começa em meados de abril, dependendo da região de cultivo. Eles são plantados em solo quente, depois de todas as geadas. A temperatura ideal para o plantio é de 15-20 graus.
- Preparação para o pouso
Os tubérculos de semente são selecionados no outono. Eles devem ser médios, sem danos. Se eles fossem muito grandes, imediatamente antes de sentar, eles precisam ser cortados ao meio para que haja olhos em cada parte.
Antes do plantio, eles são germinados em local bem iluminado para melhorar a germinação.
Se desejado, ele pode ser tratado com estimuladores de crescimento e medicamentos que aumentam a imunidade contra doenças e o besouro da batata do Colorado.Se não houver meios especiais, uma solução de cinza de madeira pode substituí-los.
A melhor opção para um local de pouso é ensolarado, com solo solto e bem fertilizado. Recomenda-se plantar leguminosas e repolho precoce entre as fileiras.
- Métodos de pouso
Pentear. Com antecedência, antes do plantio, são preparados altos cumes, nos quais as batatas são plantadas posteriormente.
Esta opção de plantio é adequada para solos pesados e locais onde o lençol freático é próximo. Existe uma desvantagem significativa: uma vez que os favos secam rapidamente, é necessária uma rega constante.
Suave. A maneira mais fácil e primitiva. Anteriormente, o local é arado, então buracos rasos (5-10 cm) são cavados a uma distância de cerca de 30 cm e batatas são plantadas neles.
Trincheira. Os tubérculos são plantados em trincheiras pré-preparadas. Os fertilizantes de plantas do local são colocados no fundo, depois uma camada de terra e as batatas já são colocadas nela.
Este método é adequado para uso em solos arenosos, em solos pesados - as batatas não serão capazes de germinar. E também será difícil usá-lo em grandes áreas.
O primeiro amontoado é realizado após o surgimento dos rebentos até cerca de 10 cm.
Os arbustos são regados três vezes durante o crescimento. Após a rega, o fertilizante é aplicado. Deve ser feito três vezes: após a germinação das copas, durante a floração e 2 semanas após.
Após a rega, também é recomendável afrouxar o solo após alguns dias e remover as ervas daninhas.
Para aumentar o rendimento da batata Romano, o plantio é realizado apenas em solo quente. É melhor cortar grandes tubérculos ao meio. Cada um deve ter um olho mágico.
O solo deve estar livre de doenças às quais a variedade seja suscetível.
Os topos são cortados uma semana antes da colheita. Isso ajudará os tubérculos a se tornarem mais densos e a melhorar sua aparência.
Depois de desenterrar a safra desta cultura, recomenda-se que os tubérculos sequem por vários dias para que não se deteriorem durante o armazenamento. Para os próximos plantios, opte por batatas médias, lisas, sem estragar. Se houvesse apenas pequenos tubérculos na colheita, você não deve negligenciá-los, eles também são adequados como material de semente.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Esta variedade pode crescer em quase todos os tipos de solo, mas alguns requerem preparação preliminar.
Farinha de limão ou dolomita é adicionada ao solo ácido. Argila e argila - adição de turfa. Areia é adicionada aos solos de turfa.
Resistência a doenças e pragas
Batatas romanas são bem resistentes à requeima, sarna, mosaico do tabaco, alguns vírus e câncer.
No entanto, é fortemente afetado pelo nematóide da batata.
Avaliações
Quem conhece o cultivo da batata Romano fala positivamente a respeito. Eles prestam especial atenção à sua fertilidade e boa conservação até o próximo plantio. E também o excelente sabor da batata, a possibilidade de preparar vários pratos a partir dela se destacam.
No entanto, alguns também notaram desvantagens. Por exemplo, uma casca espessa, que é bastante difícil de descascar. Mas uma faca afiada pode ajudar nisso. Embora nem todos o considerem uma desvantagem. Alguém observa que, graças à pele bastante densa, os tubérculos são menos suscetíveis ao estresse mecânico durante a escavação.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.