- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Riviera
- Ano de aprovação: 2013
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: ampla
- Peso do tubérculo, g: 101-177
- Cor casca: bege claro
- Cor da polpa: creme
- Teor de amido,%: 11,5-15,9%
- Forma de tubérculo: oval
Para os admiradores de variedades ultra-precoces de batata, muitos tipos estão disponíveis com uma série de características e benefícios. As variedades holandesas estão em alta demanda, entre as quais as batatas Riviera, que foram cultivadas há relativamente pouco tempo.
História de criação
A batata Riviera foi desenvolvida por cientistas holandeses da Agrico. Durante a reprodução, as formas parentais de Alkmaria e Minerva foram usadas. A cultura apareceu no Registro Estadual de variedades aprovadas em 2013. As batatas são recomendadas para cultivo nas regiões Central, do Cáucaso do Norte, da Terra Negra Central e do Baixo Volga.
Descrição da variedade
A Riviera é uma variedade de mesa muito produtiva com poucas desvantagens. A planta é resistente à seca e não muito extravagante para cuidar.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A batata holandesa é um arbusto de tamanho médio, com altura de 75-90 cm, com caules fortes semi-eretos ou extensos, sistema radicular desenvolvido e folhagem moderada com folhas verdes claras. Na fase inicial da estação de crescimento, os arbustos crescem rapidamente. Graças aos fortes rizomas em um arbusto, até 11-12 tubérculos amadurecem, incluindo um mínimo de batatas pequenas e não comercializáveis. Na floração, pequenas inflorescências com flores branco-neve-rosadas são formadas nos arbustos. Freqüentemente, nem todos os jardineiros podem observar as inflorescências, pois elas se desintegram rapidamente sem florescer.
A Riviera é uma variedade de grande frutificação. Tubérculos pesando 101-180 gramas amadurecem em um arbusto saudável. A forma das raízes está correta: oval ou oval-arredondada, a superfície é lisa. A cor dos vegetais é clássica - bege claro. A casca da batata é bastante densa, esparsamente coberta por olhos superficiais.
Devido à casca grossa, as batatas cavadas toleram facilmente o transporte, podendo também permanecer até janeiro (o que não é típico das primeiras espécies de batata), se a temperatura no porão ou adega não for superior a + 3-4 graus e houver sem umidade.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As batatas de mesa são caracterizadas por um sabor excelente. A polpa cremosa tem textura moderadamente densa, oleosa e delicada, sem aguadas e farinhentas. Batatas descascadas e cozidas não escurecem. A polpa contém menos de 16% de amido, o que permite que o vegetal seja incluído na alimentação e na alimentação infantil. Quando tratados termicamente, os tubérculos não são muito fervidos.
Uma característica da variedade é a versatilidade dos tubérculos: podem ser cozidos inteiros, fritos, assados, estufados, adicionados a sopas e saladas, assim como o purê de batata, que ficará incrivelmente tenro, derretendo na boca. Muitos jardineiros dizem que as batatas colhidas cedo são as mais saborosas.
Maturação
Esta variedade holandesa pertence às primeiras. Do momento da germinação total dos brotos até a colheita em massa, decorrem 65-80 dias. A primeira escavação é realizada 40-45 dias após a germinação. Você pode desenterrar tubérculos totalmente maduros em julho. Se você plantar batatas sob uma película, poderá cultivar e colher duas vezes por temporada.
Produção
O rendimento da batata é estável e abundante. Com cuidados sistêmicos de 1 hectare de canteiros, pode-se colher em média 189 a 366 centners de tubérculos.
Crescendo e cuidando
As batatas são plantadas do final de abril ao início de maio, as principais condições são solo bem aquecido (até +10) e estabilidade de temperatura (+ 12-15 graus). Para o plantio, tubérculos de tamanho médio pesando 40-50 gramas são selecionados com brotos de 1,5-2 cm de comprimento.Recomenda-se aprofundar os tubérculos em 5-6 cm, não mais, o que é uma diferença característica na hora do plantio. O padrão de plantio da batata é padrão - 60 x 35 cm. Legumes, abóbora, cereais e repolho são considerados precursores ideais para a batata. No plantio desta variedade, deve-se ter em mente que os tubérculos podem ser plantados de várias maneiras: clássica (os tubérculos são colocados em covas) e vala (os tubérculos estão localizados ao longo de todo o comprimento da vala com os brotos para cima).
A tecnologia agrícola intensiva consiste em uma cadeia de medidas padrão: irrigação, se necessário (cama profunda dos rizomas mantém o equilíbrio hídrico da planta), fertilização, afrouxamento e capina entre linhas, amontoamento obrigatório (duas vezes por temporada), que ajuda a aumentar os rendimentos por um terço, prevenção de vírus e ataques de insetos ...
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
As primeiras batatas têm certos requisitos de solo. A cultura holandesa é mais confortável para crescer em solos franco-arenosos, turfa e argilosos, que são caracterizados por textura leve, fertilidade, umidade, fofura, permeabilidade ao ar e acidez neutra.
Condições climáticas exigidas
A Riviera é uma cultura quente e amante da luz que tolera bem o calor, a seca e a sombra de curto prazo. Cultivar em terras baixas, em zonas úmidas pode se tornar prejudicial para a variedade. O local deve estar livre de ervas daninhas e bem iluminado pelo sol. A escolha correta do local é garantia de alto rendimento e excelente sabor dos tubérculos.
Resistência a doenças e pragas
Riviera tem boa imunidade. Batatas são resistentes a muitas doenças fúngicas e também são capazes de resistir ao câncer, nematóide dourado, mosaico bandado. O único problema com esta safra de beladona é a requeima de folhas e tubérculos.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.