- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: ampla
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: amarelo
- Teor de amido,%: até 15,2%
- Consistência: friável médio
- Forma de tubérculo: arredondado
- Estrutura de casca: malha
- O solo: usa efetivamente a fertilidade natural do solo
- Flores: vermelho-roxo
A batata Pershatzvet é outro excelente exemplo do trabalho dos criadores bielorrussos, apresentado em uma extensa lista de sucessos indiscutíveis. As novas variedades criadas nos últimos anos são adequadas não apenas para o cultivo em todas as regiões da república. Devido às suas características bioquímicas ideais, são adequados para o cultivo em regiões temperadas, em áreas com invernos frios e longos e verões curtos e frios. Pershatzvet é uma variedade de maturação precoce, frutífera e resistente a vírus.
História de criação
As batatas Pershatzvet são uma continuação digna das gloriosas tradições de criação da cultura agrícola dominante, estabelecidas nos tempos soviéticos. O SPC NAS RB para a produção de batata e horticultura anunciou recentemente novas variedades obtidas por meio de um trabalho árduo dos criadores. Eles criaram uma série de variedades, entre as quais Pershatzvet é uma das mais populares, embora existam outras, não menos produtivas, de diferentes períodos de maturação, com tubérculos, cujo sabor irá satisfazer o gourmet mais exigente.
Descrição da variedade
A variedade está classificada como cantina, o que significa que é adequada para qualquer necessidade culinária. Além de características úteis que são sempre inerentes às variedades de batata da Bielorrússia, Pershatzvet tem suas próprias características distintas:
- resistência a doenças comuns e imunidade relativa à podridão: fusarium e aquoso, requeima e vírus;
- maturação precoce dos tubérculos (um excelente parâmetro para a primeira escavação);
- a capacidade de manter uma apresentação por muito tempo;
- resistência a danos mecânicos durante o transporte, aparência apresentável e tubérculos grandes.
Peculiaridades de Pershatzvet - rápida acumulação e amadurecimento precoce de raízes, alto rendimento, resistência a doenças comuns da batata. No entanto, ainda existem argumentos inegáveis - excelente sabor e adequação para cozinhar quaisquer pratos do menu habitual da mentalidade alimentar de um clima temperado.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os arbustos de tamanho médio são cobertos por uma quantidade moderada de folhas verdes escuras, durante o período de floração aparecem corolas compactas, mas decorativas, de uma bela cor vermelho-púrpura. A pele vermelha reticulada com olhos superficiais superficiais esconde a polpa amarela com um teor ideal de amido (cerca de 15%). Os frutos são ovais, grandes (150-200 g), pequenos são raros. O material da semente para o próximo ano é bastante difícil de coletar (o plantio é realizado com tubérculos de 35-55 mm).
Finalidade e sabor dos tubérculos
As raízes pertencem à categoria AB, o que significa que possuem uma polpa de densidade moderada que não escurece durante o tratamento térmico, com um leve indicador de aguado. Adequado para qualquer método de cozimento: de saladas de inverno a frituras, fervura e congelamento como parte de misturas variadas. Em algumas fontes, é chamado de cantina, em outras é universal. Não há contradições apenas na descrição do gosto: todos concordam que Pershatzvet é belo em qualquer forma.
Maturação
Apesar do curto período de tempo para atingir o estado de maturação (de 60 a 70 dias), a primeira escavação pode ser realizada em 45 dias, visto que a variedade se caracteriza pelo amadurecimento rápido e amigável dos tubérculos. Os sinais de prontidão são padrão: secagem das copas com diminuição inicial da massa vegetativa. Depois disso, 12-14 tubérculos são encontrados em cada buraco.
Observa-se que devido à época de colheita precoce, raramente as batatas são cultivadas para armazenamento no inverno. É ideal para uso em suas próprias necessidades e para lucro comercial (devido a manter a qualidade e a capacidade de transportar longas distâncias).
Produção
Nas regiões do sul, você pode obter duas colheitas por verão, mas em condições climáticas mais severas, Pershatzvet quebra todos os recordes. O valor médio é de 65 t / ha, o máximo é de 67,8 t / ha.
Crescendo e cuidando
A despretensão, a capacidade de crescer em solos leves e médios, de responder a qualquer alimentação com aumento da produção são notadas por todos os agricultores que trabalham com batata. É possível acelerar o período de amadurecimento por aquecimento preliminar e germinação da semente, rega moderada e oportuna, cobertura antes da floração, frutificação e plantio. A cultivar responde com gratidão à remoção de ervas daninhas e amontoamento.
Não é recomendado o uso de tubérculos grandes para o plantio, a profundidade de plantio é padrão. O jardineiro ficará satisfeito com a rápida acumulação da safra já na primeira metade da estação de crescimento, e a tecnologia agrícola adequada pode aumentar o número padrão de tubérculos na cova ou seu peso.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.