- Autores: Bohm Heinrich, Alemanha (Europlant Pflanzenzucht GMBH)
- Sinônimos de nomes: Nandina
- Ano de aprovação: 2015
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 72-132
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: amarelo
- Teor de amido,%: 12,8-15,0%
- Consistência: textura predominantemente firme
- Forma de tubérculo: oval arredondado
As variedades ultraprecoces de batata são uma dádiva de Deus para todos os jardineiros. O principal é escolher uma variedade que se adapte rapidamente ao ambiente de cultivo. Uma variedade inicial ideal para o cultivo na Região Central e muitas outras são as batatas Nandina de origem alemã.
História de criação
A variedade Nandine ultra-precoce foi criada pelo grupo de criadores alemães Europlant Pflanzenzucht em 2012. A safra de beladona foi aprovada para uso e inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 2015. Recomendado para cultivo nas seguintes regiões: Cáucaso do Norte, Volgo-Vyatka e Central.
Descrição da variedade
Nandina é uma variedade de porte médio com arbusto do tipo semi-ereto, caracterizado por espessamento moderado com grandes folhas verdes, além de rizoma desenvolvido. Na época da floração, grandes flores roxas claras com uma tonalidade vermelha no interior são formadas nos arbustos. Via de regra, os arbustos florescem na segunda quinzena de maio.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Até 10-12 tubérculos são formados em um arbusto, e praticamente sem pequenos espécimes. A forma do vegetal está correta - oval-redonda. A superfície é lisa, ligeiramente brilhante. Os tubérculos com peso de 72 a 132 gramas são amadurecidos. A casca de um vegetal é de densidade média, não muito densamente coberta por olhos pequenos e superficiais. A cor da batata é uniforme - amarelo claro.
Os tubérculos escavados podem ser transportados por longas distâncias, bem como armazenados por um longo período em clima fresco e sem umidade excessiva.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As batatas alemãs são conhecidas pelo seu sabor excelente. A polpa amarela tem consistência densa e oleosa, sem aguado. O vegetal tem um sabor agradável e profundo. Ao descascar, fatiar e ferver, a polpa não escurece. Os tubérculos fervidos não transbordam, não se esfacelam. Batatas contêm até 15% de amido e muitos componentes úteis: vitaminas B, K, C, E, beta-caroteno e magnésio, potássio, cálcio, ferro, zinco.
As batatas têm um propósito quase universal: são cozidas em casca, descascadas para saladas, adicionadas aos primeiros pratos, fritas e assadas. Além disso, os tubérculos são ideais para consumo como batata jovem.
Maturação
Nandina representa uma classe de variedades super precoces. Leva apenas 45-60 dias desde o aparecimento em massa dos brotos até a escavação. A primeira escavação pode ser realizada após 35-45 dias, tendo recebido tubérculos com pele fina para ferver inteiros. A colheita total ocorre na segunda quinzena de junho (se o plantio for feito antes de meados de abril).
Produção
Os indicadores de rendimento para esta espécie são bons. Em média, a partir de 1 hectare de canteiros, você pode cavar de 146 a 322 centros de tubérculos. O rendimento máximo foi registrado em 329 centners por hectare de solo. Com a tecnologia agrícola intensiva, você pode obter uma colheita dupla ou tripla, plantando uma safra imediatamente após a escavação dos tubérculos.
Crescendo e cuidando
O plantio da cultura é realizado de 10 de abril a meados de maio, dependendo da região de cultivo. O material de plantio é pré-processado, brotos podem aparecer e são tratados com estimulantes de crescimento.As batatas são plantadas durante o período em que o regime de temperatura se estabilizou (+ 10-12 graus), e as geadas de primavera de retorno são deixadas para trás. O esquema ideal é 30x70 cm.
A variedade distingue-se pelo seu cuidado despretensioso. A planta requer rega oportuna, amontoamento de arbustos, capina entre canteiros, remoção de ervas daninhas, afrouxamento da camada superficial do solo, aplicação de fertilizantes, prevenção de doenças. Jardineiros experientes recomendam cobertura morta usando palha ou feno, o que irá retardar o aparecimento de ervas daninhas.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Solos de turfa, floresta e argila arenosa são ideais para a cultura da erva-moura. Não é recomendado cultivar a variedade alemã em solo preto e solos pesados. O solo deve ser bem cultivado, respirável, permeável à umidade, fértil, sem estagnação de umidade e com índice de acidez neutro.
Condições climáticas exigidas
A batata é uma cultura que ama o calor, a luz, tolera facilmente a seca, por isso um local de plantio é escolhido bem iluminado pelo sol, protegido dos ventos frios e com lençóis freáticos profundos.
Resistência a doenças e pragas
Nandina tem um excelente sistema imunológico que oferece resistência a muitos vírus, lagostins de batata, nematóides, mosaicos enrugados e em faixas e crostas comuns. A única doença a que a variedade não apresenta resistência é a requeima de tubérculos e folhas. Entre as pragas de insetos que atacam os arbustos de batata, as mais perigosas são o besouro da batata do Colorado e o verme, cujos tratamentos ajudarão a se livrar.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.