- Autores: Schehr Maurice, Harm Mulder, Holanda (HZPC Holland B.V.)
- Apareceu ao cruzar: MUH 92-13 X MUH 91-13
- Sinônimos de nomes: Memphis
- Ano de aprovação: 2015
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: ampla
- Peso do tubérculo, g: 82-160
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 14,2-16,7%
Memphis é uma variedade de batata que veio da Holanda para o nosso país, e desde 2015 está oficialmente registrada no Registro do Estado e aprovada para uso na Região Centro. Estas batatas são especialmente adequadas para o cultivo em áreas com teor de umidade insuficiente. Ele tem muitas outras características atraentes.
Descrição da variedade
As batatas Memphis são um representante bastante popular da coleção holandesa, que sempre se destacou por suas características de qualidade. A cultura distingue-se pela sua grande resistência a várias condições climatéricas desfavoráveis, resistência a doenças. Apresenta excelente produtividade, inclusive nas épocas de seca.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A batata da espécie em questão é arbustos fortes, cujos caules não se alojam. Os topos são retos. A altura da planta é média a alta. Difere na floração moderada. As placas das folhas são verdes, grandes e com o bordo ondulado.
As raízes são oblongas, de forma oval. Uma batata tem um peso médio de 82-160 gramas. Cada arbusto produz de 9 a 11 tubérculos. A polpa da batata tem um tom amarelo claro, a casca é vermelha.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A variedade holandesa pertence ao tipo culinário B, é usada para fins gastronômicos. A cultura da raiz distingue-se pela polpa densa, que é mal fervida. Quanto à palatabilidade, são considerados bons. As batatas não escurecem e não se deterioram durante a fervura. O produto é adequado para fritar, ferver, estufar, saladas, primeiros pratos como sopas. É muito conveniente assar essas batatas: resulta um prato delicioso, enquanto os tubérculos permanecem intactos. O amido nos tubérculos é de 14,2 a 16,7%.
Maturação
Batatas holandesas são variedades iniciais médias. A estação de crescimento dura 80-90 dias.
Produção
A safra tem um alto rendimento, em média, os indicadores podem ficar na faixa de 180-382 c / ha. O rendimento máximo foi registrado em 400 c / ha.
Regiões em crescimento
Uma vez nos campos e jardins russos, a variedade foi adaptada às condições climáticas da zona temperada. Memphis cresce bem e dá frutos em toda a Região Central. E essas são regiões como Bryansk, Vladimir, Ivanovsk, Tula, Ryazan, Smolensk, Kaluga, Moscou.
Crescendo e cuidando
A variedade de batata holandesa é bastante simples de cultivar. Nesse caso, você deve seguir regras simples. Em primeiro lugar, o local de plantio, depois o crescimento da cultura, deve ser aberto, muito bem iluminado. É desejável que o solo seja não ácido, leve, com nível de pH de 5,5-5,8. Em taxas mais altas, você pode adicionar adicionalmente farinha de limão ou dolomita ao solo. Para normalizar a friabilidade, adiciona-se húmus e turfa.
O plantio de batatas Memphis deve ser planejado na faixa do meio para a década de 1 a 2 de maio. O solo deve aquecer até pelo menos +10 graus Celsius.Dependendo do tipo de solo, a profundidade de imersão dos tubérculos de batata é escolhida no momento do plantio. Portanto, se o solo for argiloso, vale a pena aprofundar a cultura da raiz em 5 a 8 centímetros, no máximo. No solo franco-arenoso solto, o material de plantio precisará ser colocado mais fundo, este indicador varia de 8 a 10 centímetros. Esta distância deve ser medida desde o topo do tubérculo da batata.
Antes de plantar, você precisa preparar o local. Cave o solo, solte, limpe as raízes das ervas daninhas, se necessário, acrescente farinha de calcário ou dolomita, cobertura. E também é necessário criar cristas. Formam-se buracos, que devem ser polvilhados com cinza de madeira. Tubérculos são colocados em cada buraco. Neste caso, entre os furos deve haver pelo menos 30 centímetros, e entre as cristas - 70 centímetros. Em seguida, polvilhe os tubérculos nos buracos com terra.
O plantio de cume sempre dá excelentes resultados. Isso ocorre porque as batatas aqui serão protegidas do alagamento. E também essas camas altas serão bem aquecidas pelos raios do sol. Após o procedimento de plantio, uma manutenção simples, mas contínua, é realizada. Os canteiros devem ser regados, não se esqueça de tirar o mato deles. É importante derramar as batatas em tempo hábil, assim como fertilizá-las, combater doenças e destruir pragas.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Resistência a doenças e pragas
A batata holandesa Memphis é resistente a várias doenças, como o patógeno do câncer da batata, nemátodo do cisto da batata dourada. O originador observa a resistência média à requeima.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.