- Autores: Koksharov V.P., Klyukina E.M., Shanina E.P. (Instituto Científico Estadual de Pesquisa de Ural do Instituto de Agricultura)
- Ano de aprovação: 2013
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 97-153
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 14,6-17,3%
- Consistência: denso, homogêneo
- Forma de tubérculo: oval
- Estrutura de casca: suave
Lighthouse é uma variedade de batata de mesa produzida por especialistas da Instituição Científica Estadual do Instituto de Pesquisa Agrícola dos Urais e aprovada para uso em 2013. Apesar de sua relativa novidade, a variedade já se tornou popular nos círculos de jardinagem. Vamos conhecê-lo melhor.
Descrição da variedade
É uma variedade frutífera que não é exigente para crescer e é altamente imune à maioria das doenças da batata. Pode ser cultivado em quase todas as regiões, mas é especialmente comum na região de Volgo-Vyatka.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O arbusto é do tipo intermediário, semi-ereto, atinge altura média a alta, apresenta folhas verdes com bordas onduladas, além de grandes flores roxas claras. A inflorescência é média, compacta.
12-18 tubérculos são formados sob um arbusto, cada um pesando 97-153 g. Os tubérculos são ovais, vermelhos, lisos e têm polpa amarela clara. Os olhos ficam em uma profundidade rasa, e as principais vantagens da variedade Mayak podem ser consideradas sua alta comercialização (88-91%) e excelente qualidade de conservação - 96%.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O farol tem um gosto bom, é moderadamente macio e por isso é adequado para preparar quase todos os pratos. A polpa é densa, homogênea, não escurece, contém amido na quantidade de 14,6-17,3%.
Maturação
A variedade apresentada é medianamente precoce, a colheita é realizada 75-85 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.
Produção
O farol pertence às variedades de alto rendimento. Em média, dá 117-393 c / ha, enquanto o resultado máximo é 401 c / ha.
Crescendo e cuidando
O pouso é realizado somente quando o solo aquece até uma temperatura de 8-10 graus. É importante preparar o solo com antecedência, mesmo no outono, e escolher uma área para o plantio, localizada ao sol e não coberta por árvores e outros objetos. Observe as seguintes regras ao plantar:
- usar material de plantio de alta qualidade;
- deixe uma distância de 30-35 cm entre as plantas futuras, 65-75 cm entre as linhas;
- profundidade de imersão - 8-10 cm.
O tratamento posterior é bastante simples. Lembre-se de que o Farol adora umidade, mas não suporta o excesso dela. Na primeira vez que o canteiro é umedecido quando aparecem os brotos, a seguir as plantas são regadas após a formação das inflorescências, e a última rega é realizada após o término da floração.
A cultura responde bem ao amontoado. Este procedimento oxigena o solo e aumenta a produtividade. Além disso, durante o amontoado, as ervas daninhas podem ser removidas, o que impede a penetração de nutrientes nas raízes das batatas. Os jardineiros recomendam afrouxar o solo após regar ou chover. Periodicamente, a cultura requer alimentação com fertilizantes orgânicos e minerais.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade apresentada é confortável em solo com boa permeabilidade à água e arejamento, mas a composição do solo não importa muito, pois o Farol adapta-se rapidamente a qualquer tipo de solo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresentada é imune a doenças como vários vírus, câncer de batata, mosaico, sarna, mas às vezes pode ser afetada pela requeima. Para evitar que isso aconteça, use apenas material saudável de alta qualidade para o plantio, trate a terra antes de plantar com herbicidas e, se surgirem sinais de doença, borrife as plantas com preparações contendo cobre.
Se a cultura foi atacada por besouros, ursos e vermes do Colorado, use inseticidas. Alguns residentes de verão usam eles próprios uma tintura dos besouros do Colorado: eles os coletam em uma jarra, enchem de água, deixam por vários dias, diluem em água e processam as batatas com a solução resultante.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.