- Autores: BOHM HEINRICH (EUROPLANT PFLANZENZUCHT GMBH) Alemanha
- Sinônimos de nomes: Madeira
- Ano de aprovação: 2017
- Compromisso: mesa, adequada para fazer batatas fritas, batatas fritas
- Tamanho do tubérculo: médio ou grande
- Peso do tubérculo, g: 106-136
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: amarelo
- Teor de amido,%: 13,1-15,9%
- Forma de tubérculo: oval
A batata da Madeira é uma variedade de forte imunidade que proporciona elevada resistência a pragas e doenças. E também a planta atrai jardineiros com excelente rendimento e excelentes características gustativas de tubérculos.
História de criação
Uma equipe de criadores da Alemanha estava empenhada em criar a variedade. A variedade entrou no Registro Estadual da Federação Russa apenas em 2017, quando passou em todos os testes necessários e comprovou a possibilidade de plantio nas regiões do país.
Descrição da variedade
A casta Madeira pertence a um grupo de plantas com período de maturação médio. Especificações:
arbusto pequeno;
as folhas são médias, verdes saturadas;
as flores são pequenas, sem cor no interior.
Os botões da batata são pintados em tons claros.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A batata da Madeira produz raízes ovais esféricas, cuja casca tem olhos pequenos. Outras características dos tubérculos:
a textura da casca é lisa;
cor da pele - amarelo dourado;
a cor da polpa é amarela;
a estrutura da polpa é ligeiramente aquosa.
Além disso, a polpa tem uma densidade bastante alta. O peso médio de uma batata chega a 135 g com o cuidado adequado. O teor médio de amido é de 12,5-18,6%.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os degustadores consideram muito boas as características gustativas das batatas da Madeira. Batatas são ótimas para fritar e assar, além de preparar outros pratos.
Os tubérculos da fruta se distinguem pela polpa densa, de forma que a fruta praticamente não se desintegra durante o cozimento e mantém sua forma. Quanto à cor, também muda um pouco. Normalmente, o amarelo rico muda para pálido.
Maturação
As primeiras raízes são produzidas pela batata 50-65 dias após o plantio. Em diferentes fontes, a cultura é chamada de primeira e meia temporada.
Produção
O rendimento médio por arbusto chega a 3 kg ou 30 tubérculos. O rendimento máximo é de 632 centners por hectare.
Crescendo e cuidando
A casta Madeira distingue-se pela sua plantação e cuidado despretensiosos. Porém, para aumentar o indicador de produtividade, é necessário cuidar da escolha do local e dos cuidados adequados com a planta, que inclui regar, alimentar, amontoar e tirar as ervas daninhas.
Antes do plantio, os tubérculos são germinados colocando grandes raízes em uma caixa em um mês e colocando-a em um quarto seco e escuro. Além disso, as batatas são tratadas com um estimulante de crescimento para acelerar o aparecimento dos primeiros rebentos.
A época ideal para o plantio de tubérculos é no final de abril ou início de maio. A data exata é determinada pelas condições climáticas da região onde as batatas são plantadas. É importante que não haja geadas e que o solo seja aquecido.
Condições de pouso:
profundidade do buraco - 5 cm no plantio em solos pesados, 8-10 cm - no plantio em solo argiloso e arenoso;
a distância ideal entre os furos é de 40 cm;
a distância ideal entre as linhas é de 40 cm.
Não é recomendável reduzir nenhuma das distâncias para que os arbustos não interfiram uns nos outros durante o processo de crescimento.Quando as batatas forem colocadas no solo, você precisará cuidar dos cuidados da planta. Etapas principais.
Rega. Batatas da Madeira não gostam de umidade, por isso muitas vezes não vale a pena regá-las. Se o verão acabou sendo seco, você pode aumentar a quantidade de água trazida para baixo dos arbustos durante o período de formação do ovário.
Top dress. Vale a pena abordar a aplicação de fertilizantes no solo com cuidado, pois com a ajuda deles você pode aumentar os indicadores de rendimento, ou pode prejudicar as culturas de raízes. Basicamente, a alimentação é realizada três vezes por temporada. Os fertilizantes são aplicados antes do plantio das batatas em covas vazias, durante a floração dos arbustos e durante a formação dos tubérculos. Na maioria das vezes, compostos orgânicos de esterco de aves e água são usados como fertilizantes.
Monte e remoção de ervas daninhas. Enquanto as batatas estão crescendo, as ervas daninhas precisam ser removidas. Isso evitará a propagação de doenças e também garantirá que a quantidade necessária de nutrientes seja fornecida. O amontoamento é realizado depois que o arbusto atinge a altura de 15 cm. O procedimento é repetido mais 2-3 vezes com um intervalo de 2-4 semanas, respectivamente.
É necessário desenterrar as batatas quando as pontas estiverem completamente secas. As raízes coletadas são cuidadosamente secas, classificadas e transferidas para sacos ou caixas.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A Madeira prefere crescer em solo fértil. Se a terra estiver esgotada, pode ser enriquecida com nutrientes usando fertilizantes orgânicos e minerais. Curiosamente, a formação de tubérculos ocorre mais rapidamente em solos arenosos.
Resistência a doenças e pragas
A batata da Madeira tem excelente imunidade, mas isso não protege a planta de:
Besouro da batata do Colorado;
Urso;
verme.
O aparecimento de tais pragas em arbustos de batata requer processamento imediato. Recomenda-se pulverizar os arbustos com produtos químicos especiais, usando macacões e respiradores.
Quanto às doenças, a casta Madeira caracteriza-se pela possível derrota das copas e tubérculos pela requeima. Uma solução de fungicidas ajudará a livrar-se de uma doença popular.
A Madeira é uma casta que pode ser considerada um digno representante da sua espécie. O mato é adequado para o cultivo tanto em territórios privados quanto em empresas agrícolas.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.