- Autores: HZPC HOLLAND B.V., Holanda
- Sinônimos de nomes: Latona
- Ano de aprovação: 1996
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 85-135
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 12,0-15,8%
- Forma de tubérculo: oval
- Estrutura de casca: suave
As variedades holandesas de batata se distinguem por seus altos rendimentos, excelente aparência e também pelo cuidado despretensioso. As batatas Latona são consideradas o padrão de criação europeia, muito popular na Rússia.
História de criação
A origem foi a empresa holandesa HZPC Holland B. V. A cultura foi cultivada em 1990 e aprovada para uso em 1996. O objetivo da variedade é a mesa. Bons rendimentos são alcançados nas regiões Central da Terra Negra, Noroeste e Centro.
Descrição da variedade
Os arbustos são altos, eretos, não rastejantes. Os topos são densos, exuberantes e ligeiramente espalhados. Os caules são fortes e poderosos, há poucos deles no mato. As folhas são médio, verde escuro com uma leve borda estriada.
Os corollas são pequenos, a inflorescência é branca. Os frutos silvestres no topo são pequenos, arredondados, de cor verde intenso.
Os residentes de verão notam o período de rápido amadurecimento, o alto rendimento e a boa apresentação das batatas. A cultura tolera perfeitamente uma curta seca e também é despretensiosa no cuidado. Devido à sua boa qualidade de conservação, as batatas podem ser transportadas por longas distâncias sem perda de qualidade.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os tubérculos são ovais, grandes e médios. O peso varia de 85 a 135 G. A cor da casca é amarela, é lisa e fina. A polpa é densa por dentro, não aquosa, de cor amarela clara. A cor da polpa não escurece durante o cozimento. Muitos olhos são formados, mas são todos superficiais.
9-12 tubérculos de tamanhos diferentes amadurecem em um arbusto.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As batatas Latona podem ser usadas para preparar o primeiro e o segundo pratos, bem como para cozinhar sopas. A digestibilidade da variedade é média, por isso levará um pouco mais de tempo para fazer purê de batata.
Muitas pessoas notam que fritar essas batatas é difícil devido ao alto teor de amido.
A pontuação da nota de degustação é de 4,9 pontos. A fruta tem um sabor agradável e rico.
Maturação
Em termos de maturação, as batatas pertencem aos grupos de maturação precoce. Em média, o período de cultivo dura de 80 a 90 dias.
Produção
Batatas Latona são conhecidas por seu rendimento. Em um arbusto, de 9 a 12 tubérculos podem se formar, às vezes mais. Em média, um arbusto rende até 2 kg de batatas.
O rendimento médio é de 291-300 c / ha, e o máximo - 462 c / ha.
Crescendo e cuidando
O plantio correto é a chave da safra futura, por isso vale a pena prestar um pouco mais de atenção nisso.
As batatas são plantadas melhor quando a temperatura do ar diária aquece até + 10 ° C. Desta vez, cai em maio. 2 semanas antes do plantio, a área selecionada é desenterrada e fertilizada. Furos ou trincheiras são formados. A profundidade da fossa é escolhida em meia pá baioneta ou 15 cm. A distância entre os arbustos é de 30-40 cm, e entre as linhas - a partir de 60 cm. Não vale a pena plantar a cultura de forma mais densa, pois existe uma risco de infecção por doenças fúngicas.
O cuidado adicional com a cultura deve ser o seguinte.
Rega. A principal irrigação ocorre no início da formação dos botões e floração. No resto do tempo, vale a pena regar conforme necessário.
Top dress. Não vale a pena realizar este procedimento com muita intensidade. As batatas retiram todos os minerais úteis do solo. Portanto, é melhor prestar atenção ao solo. Mas se for constatada escassez de elementos úteis, então você precisa derramar os arbustos com uréia diluída em água, e também adicionar potássio na época da floração, e alimentar periodicamente com superfosfato, se isso não tiver sido feito antes.
O amontoado é uma etapa importante na formação da futura safra. No momento do afrouxamento, a terra é quebrada e fornecida com oxigênio, e os arbustos se desenvolvem e se esticam. O amontoado remove várias ervas daninhas que podem causar doenças fúngicas ou pragas (como vermes). O primeiro amontoamento é realizado quando o crescimento do arbusto é de 15-20 cm, o segundo - após 2 semanas.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Resistência a doenças e pragas
Embora as batatas Latona tenham boa imunidade, não é incomum que a planta adoeça com cuidados inadequados.
Na maioria das vezes, a cultura é exposta à requeima. Esta é a doença mais perigosa que aparece no calor extremo e umidade excessiva. Manchas escuras sem forma são características. Se você não iniciar a prevenção, com o tempo a doença se espalhará por todos os arbustos, pois compartilha os esporos.
A sarna comum afeta frutas, leva à deformação e prejudica o sabor. Após a colheita, os tubérculos ficam flácidos rapidamente e perdem a forma. O caráter insidioso dessa doença reside no fato de ser quase impossível entender e determinar se a planta está doente, já que a crosta não deixa marcas nas pontas. Aparece devido ao aumento da acidez do solo. Portanto, é necessário diminuir periodicamente o nível de pH com a rega.
Entre os insetos, o besouro da batata do Colorado causa grandes danos. Ele se banqueteia com copas e tubérculos. Você pode combatê-la borrifando (com uréia) ou coletando-a manualmente. E também alguns jardineiros recomendam colocar armadilhas. Batatas bem picadas são usadas como isca.
O verme come frutas e caules. Você pode se livrar dele com a ajuda de fertilizantes contendo nitrogênio.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.