- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 100-160
- Cor casca: Rosa escuro
- Cor da polpa: creme
- Teor de amido,%: 12–14%
- Forma de tubérculo: oblongo, achatado
- O solo: algum
- Mantendo a qualidade: excelente
- Rendimento médio: 450 t / ha
- Número de tubérculos por arbusto: 6-8 pcs
A Batata Lapot foi criada há muito tempo e aconteceu que durante muitos anos se esqueceram dela, pois a seleção deu um passo à frente. Recentemente, porém, os jardineiros estão cada vez mais se lembrando dessa variedade, procurando por ela, tentando se propagar por conta própria. Há várias razões para isso.
História de criação
Lapot pertence às variedades criadas pelo povo. Ninguém a selecionou especialmente, os originadores desta variedade não existem. Inicialmente, o Lapot foi cultivado na Sibéria, por isso foi chamado de Siberian Lapt. Posteriormente, o nome da variedade foi abreviado.
Segundo as principais fontes, essa cultura foi obtida na década de 50 do século passado, porém, essa informação pode não ser confiável. Alguns criadores acreditam que Lapot é muito mais velho. No século passado, a variedade tornou-se incrivelmente popular. Foi cultivado em toda a União Soviética. No entanto, hoje poucos jardineiros conhecem a variedade. É mais comum em Transbaikalia.
Descrição da variedade
Lapot é uma das variedades de batata mais incomuns. Vamos ver quais qualidades positivas ele tem:
os tubérculos de cultura são simplesmente gigantescos;
as batatas são deliciosas;
as raízes podem ser colhidas mecanicamente, além disso, são fáceis de transportar;
os frutos recolhidos são armazenados de forma adequada, não se deterioram após a postura;
as batatas toleram perfeitamente a geada e a seca.
Existem apenas duas desvantagens:
esta é uma variedade bastante antiga, por isso é muito problemático encontrar tubérculos para plantar;
as plantas costumam ficar doentes.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os arbustos de laptya são de altura média. Geralmente tem 50-60 centímetros. Os arbustos não são compactos, são bastante espalhados, as copas são densas, largas. As lâminas das folhas são de cor verde claro e são de tamanho médio. As batatas desta variedade florescem abundantemente. Suas flores são muito grandes, brancas como a neve.
Agora, vamos examinar as principais características das próprias culturas de raízes:
como já citado, os tubérculos são grandes, o peso padrão é de 100 a 160 gramas, porém batatas com meio quilo de peso podem crescer nos arbustos;
um arbusto forma de 6 a 8 frutos (um deles será, portanto, enorme);
os vegetais de raiz são distinguidos por uma forma achatada oblonga, muito semelhante a um sapato bastão;
a pele é colorida em um tom rosa escuro e a polpa é cremosa;
os olhos são pequenos, ficam próximos à superfície e são muito poucos;
os tubérculos de batata Lapot contêm de 12 a 14% de amido.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O sabor da variedade é decente. Os vegetais de raiz podem ser facilmente usados para purê de batata e para fritar. Mas, para assar inteiros, é melhor escolher frutas menores.
Maturação
Lapot é uma variedade de batata muito precoce. Amadurece em apenas 65-80 dias. Você pode cavar tubérculos do solo tanto no final do verão quanto no início do outono.
Produção
Este tipo de batata tem um rendimento impressionante. Normalmente, obtém-se em média 450 toneladas de tubérculos por hectare. Com cuidado, a quantidade pode chegar a até 500 toneladas. Além disso, as batatas colhidas também são fáceis de armazenar. Sua qualidade de manutenção em condições ideais chega a 94%.
Regiões em crescimento
As primeiras informações sobre essa variedade vieram da Sibéria.Este fato significa que o Lapot foi originalmente cultivado em áreas com agricultura de risco. Hoje a variedade é cultivada em todo o país.
Crescendo e cuidando
Para obter um crescimento rápido e as melhores características varietais, o Lapot deve ser germinado antes do plantio. Esse procedimento geralmente leva cerca de 20-25 dias. O plantio é feito em meados da segunda década de abril, antes disso, os tubérculos são desinfetados com manganês e polvilhados com cinzas. Se as geadas voltarem, as batatas plantadas são cobertas com filme plástico por cima. Ao plantar, você deve levar em consideração o esquema - 35x60 cm.
Polvilhe Lapot por aspersão, esta é a opção mais aceitável para a variedade. Na estação fria, é suficiente regar as plantas nas fases principais da estação de crescimento. Isso ocorre apenas três vezes: formação do botão, início e fim da floração. No entanto, em climas quentes, regue a cada 5 dias. A partir de agosto, a batata é irrigada apenas pela manhã, para que a terra seque à noite. Se durante uma seca não for possível irrigar com frequência, você pode limitar-se a 3-4 vezes por temporada, mas então você precisa colocar cobertura morta sob os arbustos. Para fazer isso, pegue turfa ou corte a grama.
Para tornar os tubérculos grandes e saborosos, Lapot deve ser alimentado. Fertilize a cultura três vezes por temporada. Antes das primeiras plantas amontoadas, o solo sob os arbustos é fertilizado com nitrato de amônio (10 g) e húmus (0,3 kg). Quando os botões aparecem, 100 gramas de cinza de madeira são adicionados ao solo. E para formar raízes fortes, os arbustos são regados com uma composição de 10 litros de água e 30 gramas de superfosfato. É importante notar que Laptyu realmente precisa de magnésio. As batatas não se desenvolvem bem sem ele. Se o solo for ligeiramente ácido, sulfato de magnésio deverá ser adicionado a ele. Mas os substratos ácidos são suplementados com farinha de dolomita - 50 gramas são suficientes por metro quadrado.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Batata Lapot cresce com sucesso em qualquer tipo de solo. A única coisa de que não gosta é a acidez excessiva. Portanto, esses solos são calcários antes do plantio.
Condições climáticas exigidas
Aqui, o Lapot também não tem requisitos especiais. É uma variedade resistente que pode prosperar em áreas difíceis. A cultura também tolera bem a seca. No entanto, os tubérculos recém-plantados têm medo de geadas recorrentes. Além disso, as plantas apodrecem em áreas onde o fluxo de água subterrâneo é alto. A cultura também exigirá muito sol durante o dia.
Resistência a doenças e pragas
Bast não é imune às doenças mais comuns da batata. Devido ao fato de que os criadores e a genética não participaram da criação da cultura, ela resiste muito fracamente a quaisquer doenças e pragas. Pode ser afetado pela requeima, Alternaria, besouro da batata do Colorado.
Ao cultivar esta batata, é necessário realizar pulverizações preventivas. Duas semanas antes da colheita, as copas são cortadas dos arbustos, que são queimados. Isso permitirá que as plantas não contraiam a requeima dos tubérculos. Também é muito importante, durante todo o período de cultivo, monitorar as ervas daninhas e não permitir que encham a plantação.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.
Visão geral da revisão
Lapot recebe muitas críticas positivas. Em suma, os jardineiros ficam simplesmente maravilhados com o peso de cada tubérculo. Eles também gostam do fato de que os arbustos podem crescer em diferentes regiões sem perder o rendimento. Muitos pratos saudáveis são preparados com as batatas colhidas, incluindo caçarolas extraordinárias em forma de bastão que podem se tornar uma verdadeira decoração da mesa.
No entanto, nem todos podem se dar ao luxo de cultivar uma safra. Muitos moradores de verão procuram material de plantio há anos, porque se lembram do tipo de batata que os avós criavam na infância e se esforçam para sentir o sabor novamente. Alguns até pedem conselhos em fóruns sobre onde encontrar essa cultura. Aqueles que têm a sorte de propagar a variedade por conta própria e deixam o feedback mais positivo sobre ela. No entanto, o fato de as plantas adoecerem com tanta frequência e rapidez causa considerável pesar nos jardineiros.