- Autores: Oldenkamp Peter L., Holanda
- Apareceu ao cruzar: Mondial x Van Gogh
- Sinônimos de nomes: Labadia, Labadia
- Ano de aprovação: 2010
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: ampla
- Peso do tubérculo, g: 100-152
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 12,2-16,4%
Entre as muitas variedades de batata, são as variedades holandesas que têm grande procura, adaptando-se às diferentes condições climáticas, proporcionando rendimentos estáveis e elevados. Uma das mais populares entre os jardineiros e fazendeiros é a variedade Labadia.
História de criação
Labadia foi criada por cientistas holandeses do complexo agrícola Step Holland B.V. A variedade é baseada nas seguintes variedades - Van Gogh e Mondial. A safra de beladona foi aprovada para uso desde 2010. As batatas são divididas em zonas nas regiões Central, Volgo-Vyatka, Central Black Earth, Ural e Norte do Cáucaso.
Descrição da variedade
Batatas holandesas são um tipo intermediário alto. A planta é caracterizada por um caule ereto ou semi-ereto, folhagem moderada, folhagem verde grande com ondulação fraca e um sistema radicular forte.
Os arbustos florescem na segunda quinzena de junho. Durante o período de floração, as inflorescências aparecem em arbustos de batata, consistindo de 4-5 pequenas flores brancas como a neve.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
6-9 grandes tubérculos amadurecem em um arbusto. A quantidade mínima de batatas pequenas e não comerciais. A forma dos tubérculos é oval, com uma superfície lisa nos tubérculos menores e áspera nos vegetais grandes. A cor da batata é uniforme - amarelo. A casca da fruta é fina, coberta por olhos superficiais. Em média, tubérculos com peso de 100 a 152 gramas crescem em um arbusto saudável.
Devido ao fato de o vegetal ser imune a danos mecânicos, as batatas cavadas podem ser transportadas por longas distâncias, bem como armazenadas por muito tempo nas condições adequadas a uma temperatura de 3 a 4 graus acima de zero. Para evitar que os tubérculos brotem durante o armazenamento, é necessário controlar o nível de umidade na adega ou no porão.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A batata holandesa tem um gosto bom. A polpa amarelo pálido é dotada de uma estrutura densa, levemente farinhenta e oleosa, sem gosto aquoso. Durante o descascamento e o tratamento térmico, as batatas não escurecem, retendo uma coloração amarela cremosa. A polpa vegetal contém até 16,5% de amido. As batatas fervem moderadamente.
A variedade da mesa é ótima para fritar, assar, fazer batatas fritas e batatas fritas. Além disso, os tubérculos são ideais para purê de batata, pois a batata cozida não tem grãos. A variedade não é adequada para saladas e okroshka.
Maturação
Labadia representa uma classe de variedades intermediárias iniciais. A estação de crescimento dura cerca de 85 dias. A germinação e maturação de rebentos e tubérculos são amigáveis. A primeira escavação pode ser feita em 70-75 dias. A grande colheita ocorre na primeira quinzena de agosto.
Produção
As batatas Labadia holandesas são conhecidas por seus excelentes rendimentos. Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, uma média de 290-460 centners de batata pode ser extraída de 1 hectare de plantações. A taxa máxima é de 583 centners por hectare.
Crescendo e cuidando
As batatas são plantadas na primeira quinzena de maio, quando o ar aquece até estáveis + 8 ... 10 graus. Neste caso, o solo deve também aquecer até à profundidade de 10 cm, sendo também importante que as geadas de retorno da primavera sejam deixadas para trás, caso contrário a cultura morrerá. Como material de plantio, são selecionados tubérculos médios pesando 100 gramas com bons brotos de 1 a 1,5 cm de comprimento.Os melhores predecessores para a safra de beladona holandesa serão cebolas, leguminosas e alho. É estritamente proibido plantar batatas no local onde anteriormente cresciam tomates, beringelas ou pimentos.O layout ideal para o plantio é de 70x35 cm.
Cuidar da cultura da erva-moura consiste em uma cadeia de atividades: irrigação regular, alta amontoa, afrouxamento e remoção de ervas daninhas nos espaçamentos das linhas, fertilização três vezes por temporada, prevenção de doenças e ataques de pragas.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A cultura não tem requisitos especiais para a qualidade do solo - basta que o solo seja nutritivo, úmido, respirável, com acidez neutra. Se a água subterrânea for rasa, é melhor plantar os tubérculos nas cristas, pois a água estagnada pode ser prejudicial.
Condições climáticas exigidas
Batatas são uma cultura termofílica que precisa de umidade moderada, espaço e dias ensolarados. Além disso, a variedade tolera facilmente a seca, mas reage negativamente ao vento frio, correntes de ar, umidade, que podem causar uma série de infecções fúngicas. Recomenda-se escolher um terreno plano, livre de ervas daninhas e bem iluminado pelo sol.
Resistência a doenças e pragas
Labadia é o dono de uma forte imunidade, o que ajuda a planta a resistir a muitas infecções fúngicas e bacterianas - câncer de batata, nematóide dourado, mosaico enrugado, enrolamento de folhas. A requeima de tubérculos e folhas é considerada o maior problema para a variedade.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.