- Autores: Alemanha
- Sinônimos de nomes: Colette
- Ano de aprovação: 2002
- Compromisso: mesa, adequada para fazer batatas fritas, batatas fritas
- Peso do tubérculo, g: 66-125
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 12,2-15,2%
- Forma de tubérculo: oval alongado
- Estrutura de casca: suave
Uma variedade de batata alemã chamada Colette será de interesse para aqueles que precisam de colheitas antecipadas extras. A variedade é um pouco caprichosa, mas muito saborosa e com excelente rendimento quando bem cuidada. A variedade foi incluída no Registro Estadual de Variedades Aprovadas da Rússia em 2002.
Descrição da variedade
Colette é uma variedade ultraprecoce de polpa amarela. Esta cor de tubérculos é considerada uma das mais úteis. Criadores em alguns países excluem deliberadamente variedades de polpa branca pura de seus programas. As variedades amarelas distinguem-se pelo alto teor de vitaminas, pois contêm uma grande quantidade de caroteno. A Colette é bastante exigente com batatas, apresentará rendimentos superelevados apenas em solos bem preparados, mas suas características são suficientes em áreas comuns. Os jardineiros ficam satisfeitos com o sabor e a colheita, e até consideram a Colette uma das variedades mais deliciosas.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O arbusto está semi-ereto. As folhas são médio, verde padrão, com ondulação quase imperceptível. As flores são lilases de tamanho médio.
Os tubérculos são ovais, alongados, de casca amarela, com olhos superficiais. A pele é lisa, muito agradável ao toque. O peso médio dos tubérculos é de 66-125 gramas. A polpa é amarela clara. O teor de amido é de 12-15%, que é um teor de amido de baixo a médio. Essas variedades têm polpa densa e ligeiramente fervente.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O sabor é muito bom, equilibrado. Os tubérculos são densos, portanto, mantêm sua forma durante o cozimento. Adequado para todos os tipos de frituras, assados, sopas e saladas. Ideal para fazer chips.
Maturação
A variedade é de maturação precoce, período de maturação - 60-70 dias. Colhido com germinação preliminar após 1,5 meses. após o desembarque, em meados de junho. Em regiões quentes, a limpeza é realizada duas vezes. O rendimento é amigável.
Produção
O rendimento máximo é de 290 c / ha. Rendimento comercial - 166-217 kg / ha, o que corresponde ao nível de Zhukovsky no início. Na primeira escavação (45º dia), você pode cavar de 113 a 153 c / ha, na segunda (após mais 10 dias) - até 276 c / ha. O rendimento dos tubérculos comerciáveis é de 76 a 98%. De 1 arbusto, 6 a 12 tubérculos são escavados. A qualidade de conservação dos tubérculos é boa, 92%. O período de dormência dos tubérculos é longo, as batatas são bem armazenadas.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo nas regiões do Cáucaso Central e do Norte da Federação Russa. Ela também cresce na região do Volga-Vyatka. O cultivo de Colette em climas mais frios e úmidos enfrenta vários desafios.
Crescendo e cuidando
Os tubérculos são germinados antes do plantio. Isso é o que permite que você obtenha uma safra duas vezes por safra. Eles são plantados em solo quente aquecido a 5 ° C. A distância entre os furos é de 25-30 cm, no espaçamento entre linhas - 70 cm.
A variedade adora uma boa rega, o rendimento e o calibre dos tubérculos dependem diretamente do suprimento de umidade.
Colette adora se alimentar. Uma das opções possíveis: 50 g de nitrogênio, 100 g de potássio, 30 g de um pouco de fósforo, magnésio, zinco, boro, cobre. Esta quantidade de minerais é aplicada em 1 temporada em várias doses: nitrogênio na primavera, fósforo e potássio durante a temporada. Colette é uma variedade rápida, por isso é mais fácil fertilizar o solo ao cavar, ou ao plantar, adicione 1 copo de húmus e 1 colher de sopa. colher de cinza de madeira peneirada.
3 semanas antes da colheita, interrompa qualquer alimentação, água e processamento por qualquer meio. Os topos são cortados 1 semana antes da colheita.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos.Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade Colette não tem requisitos específicos de solo. Não pertence às variedades mais resistentes, capazes de produzir bons rendimentos em solos argilosos, mas também não é a mais exigente. As necessidades da variedade correspondem aos desejos da cultura como um todo. Você precisa de um solo leve, fértil e muito solto, no qual possa facilmente mergulhar a mão até o cotovelo. Recomendações para o preparo de vários tipos de solo para o plantio de Colette.
Argila. O adubo verde é arado, cascalho fino, tijolo quebrado, areia grossa, húmus, esterco, turfa, serragem podre são introduzidos.
Sandy. Eles precisam de maior valor nutricional. Introduzem-se húmus, estrume podre, cinzas e fertilizantes com fósforo.
Terra preta e turfa - ideal para batatas. Mas a terra preta pode ser muito gorda e oleosa para Colette, portanto, componentes de soltura são adicionados. E turfeiras são pobres em manutenção, são melhoradas com a introdução de matéria orgânica e minerais.
Os solos podzólicos são difíceis para todas as culturas, não apenas para as batatas. Ambos são magros em conteúdo e densos. O cultivo de longo prazo será necessário, ou em vez de Colette é melhor plantar variedades mais resistentes: Nevsky revitalized, Ostara, Rosamund.
Os melhores solos para batatas são argilosos arenosos e argilosos com uma reação ligeiramente ácida de pH 5,1-6,0.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é suscetível ao principal problema da batata - requeima das folhas e tubérculos. Isso é especialmente verdadeiro para patógenos das regiões de Moscou e Sakhalin - de acordo com cientistas do Instituto de Pesquisa de Fitopatologia da Rússia. O problema é parcialmente resolvido pelo fato de que a variedade é precoce, em regiões quentes a colheita é feita antes da disseminação em massa do patógeno da requeima.
Fora isso, a variedade Colette tem uma boa imunidade inata. Apresenta boa resistência ao câncer, nematóide dourado, canela preta. Um pouco menos resistente a vírus da sarna comum, PVY e PLRV.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.
Visão geral da revisão
As críticas às batatas Colette são inspiradoras, todas positivas, sem exceção. A crítica é rara e diz respeito a coisas pequenas e subjetivas, por exemplo, a forma dos tubérculos. Prós da variedade: retorno precoce e amigável, tubérculos de excelente calibre, são regulares e bonitos, de boa qualidade de conservação.O sabor foi muito elogiado: as batatas são tenras e moderadamente esfareladas, maravilhosamente adequadas para fritar, fritas são incrivelmente saborosas. A variedade é resistente ao nematóide dourado, importante para regiões e áreas onde foi encontrada essa praga, que não é passível de nenhum método de controle. Contras: pouco adequado para cozinhar, ligeiramente desbotado, a vindima nem sempre impressiona, pode ser esmagado.
Esta variedade vale a pena considerar para quem procura uma batata de maturação muito precoce e muito saborosa.