- Autores: The Sarvari Research Trust, Reino Unido
- Sinônimos de nomes: Danúbio Azul
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 100-250
- Cor casca: roxa
- Cor da polpa: Branco
- Teor de amido,%: 13−16%
- Forma de tubérculo: oval, alongado, ligeiramente achatado
- Estrutura de casca: muito forte, suave
- Olhos: tamanho médio
O principal problema no cultivo da batata é o perigo de ser danificado pela requeima e outras doenças da erva-moura, portanto, as variedades com forte imunidade são especialmente valiosas. Essas batatas podem ser cultivadas organicamente com pouca ou nenhuma química. A variedade britânica Blue Danube tornou-se um representante proeminente de batatas altamente resistentes com grande potencial para o cultivo privado e industrial.
História de criação
A cultivar foi cultivada por especialistas da Sarvari Research Trust em North Wales. Desde 2002, a Fundação se dedica à seleção de batatas resistentes a infecções e pragas.
A organização deve seu surgimento ao programa de criação do cientista húngaro Istvan Sarvari. Usando o material exclusivo da coleção de Leningrado de Nikolai Vavilov, na década de 1950 Sarvari criou batatas com imunidade à requeima. No Reino Unido, eles se interessaram por suas pesquisas e as deram continuidade, e as variedades desenvolvidas receberam o prefixo Sarpo (de Sarvari Potatoes) em seus nomes.
O Danúbio Azul (Sarpo Danúbio Azul) foi criado com base na obra mais famosa de Sarvari - a variedade Sarpo Mira. A cor única da casca e o pedigree húngaro são a razão do nome sonoro da variedade. O Danúbio Azul rapidamente se espalhou pela Europa e é hoje um dos "membros da família" mais populares da batata Sarpo.
Descrição da variedade
Blue Danube é uma variedade de mesa de alto rendimento médio precoce com boa resistência à seca e forte imunidade. É pouco exigente para a qualidade do solo e adapta-se a várias condições climáticas.
Os tubérculos ovais de cor azul-violeta têm peso médio de 150 ge são universais. A colheita não é danificada durante a colheita mecanizada e é perfeitamente transportada mesmo em longas distâncias.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A variedade forma um arbusto reto de tamanho médio com um caule forte. A planta é densamente coberta por folhas verdes escuras e onduladas nas bordas, e durante o período de floração parece muito decorativa: as flores são grandes, com pétalas ricas em púrpura e um centro amarelo de estames reunidos em um longo tubo.
Cada arbusto rende cerca de 10 tubérculos. O tubérculo do Danúbio Azul é liso e denso, com alguns olhos superficiais e uma casca roxa. O peso do tubérculo varia de 100 a 250 G. O formato é oval-alongado, ligeiramente achatado. Quando cortada, a batata é branca.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O Danúbio Azul pertence ao tipo culinário B, é caracterizado por uma consistência moderadamente densa, pouco digerível e uso universal. O farelo e o amido são médios, cerca de 15%. O sabor é muito bom, encorpado, sem aguado. Você pode usar essas batatas de várias maneiras: ferva e corte em saladas, guisado, recheie, frite e adicione às sopas.
Maturação
A variedade pertence ao meio precoce, as raízes estão prontas para serem colhidas em 65-80 dias a partir do momento da germinação. Colhida em agosto, com tempo seco.
Produção
O Danúbio Azul produz consistentemente altos rendimentos: o arbusto rende 2-3 kg, e com o cultivo comercial, de 1 hectare obtém de 350 a 400 centners.Os tubérculos da coleção são de tamanho praticamente uniforme, os indicadores de apresentação na saída são excelentes - 84-96%.
Regiões em crescimento
A variedade é bem conhecida na Alemanha, Polônia e outros países europeus. Na Rússia, ele está apenas começando a ganhar popularidade. Esta batata é bem aclimatada, prefere regiões com clima moderadamente ameno, mas tolera verões secos e mudanças climáticas sem problemas.
Crescendo e cuidando
O plantio geralmente é realizado no final de abril ou início de maio, a temperatura do solo deve ser de pelo menos 8-12 ° C. Escolha a parte ensolarada do local, sem estagnação de umidade no solo. O material de plantio desinfetado é colocado na direção de norte para sul após cerca de 30 cm, restando 60-70 cm entre as linhas.
Cuidado adicional consiste em amontoar plantações de batata, cobertura morta, capina. As plantas podem ser fertilizadas com matéria orgânica (composto), a variedade não necessita de aditivos minerais.
A rega deve ser moderada, gaste-a à noite. A rega deve ser interrompida três semanas antes da colheita.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade não tem requisitos especiais para o solo, ela rende mesmo em solos pobres. Chernozem, limo, arenoso são ideais.
Resistência a doenças e pragas
A principal vantagem das variedades da família Sarpo é a resistência à requeima. O Danúbio Azul é imune às seguintes infecções:
- requeima de tubérculos;
- sarna comum e preta;
- perna preta;
- fusarium;
- alternaria;
- fitopatógeno de lagostins de batata;
- vírus Y patogênico (PVY).
Os próprios produtores britânicos observam que o Danúbio Azul tem menor resistência à requeima das folhas do que o Sarpo Mir, mas o restante da variedade não é satisfatório. Também resiste perfeitamente aos ataques de pragas, não é afetado pelo nematóide dourado.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.