- Autores: BOHM HEINRICH (EUROPLANT PFLANZENZUCHT GMBH)
- Sinônimos de nomes: Geléia
- Ano de aprovação: 2005
- Compromisso: mesa, adequada para fazer batatas fritas, batatas fritas
- Peso do tubérculo, g: 84-135
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: amarelo escuro
- Teor de amido,%: 13,4-17,8%
- Forma de tubérculo: oval
- Estrutura de casca: liso e ligeiramente áspero
A batata é um dos vegetais mais populares em todos os locais. Muitos jardineiros plantam em várias escalas. A variedade Jelly é popular por suas características e alto rendimento. Tanto os residentes de verão experientes quanto os iniciantes adoram cultivá-la.
História de criação
Batatas gelatinosas são uma seleção alemã, cujo trabalho teve início na década de 2000, e já em 2005 a variedade foi aprovada para uso. O autor é Bochm Heytrich e o criador é Europlant Pflanzenzucht GMBH. A cultura também ocorre sob o nome de Jelly.
Descrição da variedade
O arbusto é alto, os topos são semi-eretos ou estendidos. Existem poucos caules, são fortes e bem desenvolvidos.
As folhas podem ser médias ou grandes, intermediárias ou abertas. A lâmina foliar é verde, seu bordo apresenta uma ondulação média.
Corollas são pequenos. As flores são de tamanho médio, de cor branca. Poucas bagas são formadas na parte superior. São de cor verde profundo, redondos e de formato pequeno.
Os moradores do verão observam que a cultura apresenta uma série de vantagens: resistência à seca, cuidado despretensioso e estabilidade das mudas. A variedade não apresenta falhas de ignição e não se degenera.
As desvantagens são a falta de imunidade à requeima e a necessidade de rotação de culturas. A cada 2 anos, é necessário escolher um novo local para o plantio da batata, caso contrário a colheita começará a cair e os frutos encolherão.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
Os tubérculos são de tamanho médio e de forma oval. O peso varia de 84 a 135 g Existem também tubérculos mais pesados com 140-150 g.
Em um arbusto, de 10 a 15 batatas médias são formadas. Se os frutos são grandes, eles são formados muito menos.
A cor do vegetal é amarela. A casca é lisa com uma ligeira aspereza. A polpa é firme, amarela escura, não aquosa. Pequenos olhos são formados, e eles são pequenos.
Manter a qualidade das batatas gelatinosas é de 86%. São taxas muito baixas, pois em outras variedades variam de 95 a 99%. Portanto, recomenda-se consumir as frutas imediatamente ou processá-las. As batatas serão armazenadas em um local escuro e seco e não estragarão por 2 a 2,5 semanas.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Pela designação, as batatas são batatas de mesa. Pode ser usado para preparar primeiros e segundos pratos, saladas, batatas fritas ou batatas fritas. Durante o tratamento térmico, a cor da polpa não muda, mas derrete muito pouco. Portanto, fazer purê de batatas com essas batatas é difícil.
O teor de amido varia de 13,4 a 17,8%. O sabor é agradável e equilibrado devido aos seus oligoelementos benéficos, além de proteínas e carboidratos.
Maturação
A cultura pertence a variedades precoces médias. Os tubérculos são formados em 90-110 dias a partir da data de plantio. Este valor pode variar dependendo da região de cultivo e das condições climáticas.
Produção
Batatas gelatinosas são famosas por seu alto rendimento. Os indicadores médios de 1 hectare são 156-292 centners. A colheita máxima em escala industrial é de 335 centners por hectare.
Com os devidos cuidados, 10 a 15 tubérculos médios a grandes são removidos de um arbusto. Praticamente não existem frutos pequenos. O maior rendimento ocorre no final da estação de crescimento.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para crescer na Região Central da Terra Negra, nas regiões Central e Volgo-Vyatka. Mas agora a cultura se tornou popular em toda a Rússia. Mesmo nas regiões do norte, as batatas têm tempo de amadurecer totalmente.
Crescendo e cuidando
Para fazer crescer uma cultura, ela deve ser devidamente processada antes do plantio. A semente deve ser preparada 2-2,5 semanas antes do plantio. As batatas são retiradas da área de armazenamento e secas em uma sala quente. É melhor colocá-lo em uma superfície plana em uma camada. Os tubérculos devem ser verdes e os brotos devem começar a brotar dos olhos. Se todas as normas forem observadas, vários brotos fortes e poderosos devem se formar na batata. No entanto, eles não devem esticar muito rapidamente.
O desembarque é em maio. O algoritmo de ação será o seguinte. Na área selecionada, são preparados sulcos ou orifícios, cuja profundidade deve ser igual à metade de uma pá de baioneta. Cinza de madeira e nitrato de amônio devem ser despejados em cada buraco. Você também pode usar cascas de cebola. Ela, como a cinza, visa repelir pragas.
Os jardineiros não recomendam colocar estrume nas covas, pois pode conter esporos que podem causar doenças fúngicas. Com isso, a batata, como toda a safra, pode sofrer.
A distância entre os furos deve ser de 40 cm. Se for um sulco, a distância pode ser reduzida para 30 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 50-70 cm.
O cuidado com a cultura inclui o seguinte.
Top dress. As batatas não precisam de fertilizantes ou rações especiais. Ele tira independentemente todos os componentes úteis do solo. Mas o solo antes do plantio da batata deve ser fertilizado e escavado com alguns nutrientes. Após a colheita, o local geralmente é escavado com húmus. Isso deve ser suficiente para a próxima temporada. Mas se for notado que a cultura carece de nutrientes, a planta pode ser alimentada. No início do crescimento, o nitrogênio será muito útil, ajudará a ganhar crescimento e cor. No início da floração e formação dos botões, o potássio será utilizado. Durante o período de formação do tubérculo e toda a estação de crescimento, o fósforo é adicionado.
Rega. É aconselhável realizar este procedimento sistematicamente, a cada 5 dias, acrescentando 3 litros por 1 metro. Vale a pena irrigar com cuidado, principalmente depois que as flores caírem do topo. É neste momento que a planta pode ser infectada com a requeima.
Hilling. Batatas são batidas 2 vezes por temporada. A primeira vez ocorre no momento em que os topos são esticados até 20-30 cm. Na segunda vez, o procedimento é realizado em 2-3 semanas.
A colheita ocorre em agosto-setembro. O primeiro sinal do início da colheita é que os topos começam a se inclinar até o solo e ficar amarelos.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Para que a Batata Gelatina cresça bem, é preciso observar não só os pontos agrotécnicos, mas também escolher o local e o solo corretos.
Uma boa opção para a germinação de uma cultura seria o solo franco-arenoso, que deve ser leve e solto, além de fértil. Batatas também produzem bons rendimentos em solos argilosos, desde que seja adicionada turfa para melhorar a circulação do ar.
A acidez do solo deve ser fraca ou neutra.
Resistência a doenças e pragas
Batatas gelatinosas são imunes a várias doenças. Porém, com cuidados inadequados, a possibilidade de infecção aumenta significativamente. Portanto, é necessário realizar pulverizações preventivas. Em especial, vale a pena prestar atenção aos medicamentos que visam o combate à requeima, pois ataca na maioria das vezes a vegetação (folhas), e não os tubérculos. É muito fácil perceber a doença.
Além disso, a estagnação da umidade do solo pode causar várias doenças fúngicas. Isso acontece por excesso de rega ou um grande acúmulo de precipitação.
Se uma doença fúngica for observada em um dos arbustos, é melhor removê-la imediatamente para que outros não sejam infectados.
Dentre as pragas, o besouro da batata do Colorado costuma afetar a geléia, como outras variedades de batata. O remédio mais eficaz para isso é a coleta manual.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.