- Apareceu ao cruzar: Black Prince x Blue Danube
- Compromisso: sala de jantar
- Peso do tubérculo, g: 100-130
- Cor casca: violeta com um tom azulado
- Cor da polpa: branco ou creme claro, possivelmente intercalado com pigmento violeta
- Teor de amido,%: 12−14%
- Forma de tubérculo: oval, frequentemente alongado
- Estrutura de casca: muito fino, com um brilho brilhante
- Olhos: sem pintura, poucos em número
- O solo: fertil
Junto com as variedades clássicas de batata, variedades exóticas dotadas de uma cor incomum estão em alta demanda. Um representante marcante da classe de safras incomuns de beladona é considerada a batata cigana da seleção nacional.
História de criação
A batata cigana é uma variedade cuja história de criação é lendária. Hoje o cigano é considerado uma variedade folclórica, pois não há informações sobre o autor. Foi estabelecido apenas que a cultura foi cultivada pelo cruzamento das variedades Danúbio Azul e Príncipe Negro. As batatas são produtivas, crescendo nas regiões centrais, bem como no sul da Rússia. Além disso, o vegetal roxo é popular na Ucrânia, Bielo-Rússia e Moldávia.
Descrição da variedade
Gypsy é uma variedade de mesa frutífera que agrada aos residentes de verão por sua produtividade. É resistente à maioria das doenças e pragas, mas não tolera transporte e seca excessiva.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A batata intermediária é um arbusto compacto e não extenso, caracterizado por hastes fortes com tonalidade azulada e folhagem moderada, folhas verdes escuras com placas ligeiramente onduladas. Debaixo de cada arbusto, de 6 a 14 tubérculos são formados, dos quais a terceira parte são geralmente pequenas batatas.
Ao florescer, grandes flores azuis desabrocham nos arbustos, coletadas em inflorescências ordenadas. Os arbustos florescem em junho.
O cigano pertence à espécie de frutificação média. Em média, a massa dos tubérculos é de 100-130 g. A forma dos tubérculos é oval ou oval-alongada. A cor da raiz é exótica - púrpura com um tom azulado e um leve tom perolado. A casca da batata é muito fina, lisa, brilhante, com alguns olhos superficiais.
A casca fina não protege os tubérculos de danos mecânicos, mesmo a colheita deve ser desenterrada com muito cuidado. É por isso que as batatas não suportam um transporte longo e não podem ser armazenadas por muito tempo.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Gypsy é famoso pelo seu excelente sabor. A polpa branco-cremosa com pequenas manchas de tom púrpura é caracterizada por uma delicada consistência oleosa. Ao cortar, a polpa não escurece. O vegetal de raiz tem baixo teor de amido, chegando a 12-14%. Quando fervido, o vegetal ferve bem.
As batatas arrancadas podem ser fervidas, estufadas, assadas, adicionadas a sopas, mas a fritura não é recomendada, pois o baixo teor de amido não permite que as batatas adquiram uma crosta avermelhada e crocante. A cor exótica permite que a batata seja usada como decoração para muitos pratos festivos.
Maturação
A variedade é classificada como precoce ou intermediária. Do plantio à escavação completa, leva de 70 a 90 dias. A germinação da planta é amigável. A formação da raiz começa 14 dias após o plantio.A primeira escavação pode ser feita na segunda quinzena de julho, mas a coleta principal é feita em agosto (início do mês).
Produção
A variedade é bastante frutífera, mas o número de tubérculos depende diretamente dos caprichos do clima e da tecnologia agrícola. Respeitando todas as regras de cuidado, em 1 hectare de solo podem ser cavados até 250 cêntimos de tubérculos de várias formas e tamanhos. Em média, você pode desenterrar até 250 kg de batatas saborosas em 1 ponto.
Crescendo e cuidando
O plantio é feito do final de abril a meados de maio, depende do clima da região, já que a variedade é muito termofílica. As batatas devem ser plantadas enquanto o solo é aquecido até + 10-12 graus, e o indicador de temperatura é maior do que + 14-15. O esquema correto é 35x70 cm Os tubérculos são plantados no local onde crescem rabanetes, nabos ou feijão.
A variedade necessita de tecnologia agrícola intensiva: irrigação (sistema de gotejamento), fertilização 3 vezes por temporada, capina regular e soltura do solo, amontoamento (2 vezes durante a estação de cultivo), prevenção de doenças e ataques de insetos.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade é muito exigente quanto à composição e condição do solo. O solo deve ser leve, fofo, nutritivo, permeável ao ar e à umidade, além de ter acidez neutra. Em solos pesados e pantanosos, as batatas morrem.
Condições climáticas exigidas
O local é escolhido bem iluminado: o sol e a luz devem estar durante todo o dia. A cultura adora sol e umidade (não água estagnada), mas é suscetível a correntes de ar e secas excessivas. Apesar dos rizomas curtos nas plantas, o fluxo de água subterrânea deve ser profundo na área.
Resistência a doenças e pragas
A planta é resistente ao câncer da batata, vírus, sarna comum e também pode resistir aos ataques do besouro da batata do Colorado e do verme. Batatas podem ser expostas à requeima de tubérculos e folhas.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que haja uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.