- Autores: Seleção popular
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: pequena
- Peso do tubérculo, g: 120-200
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: Branco
- Teor de amido,%: 13-17%
- Forma de tubérculo: arredondado
- Estrutura de casca: afinar
- O solo: terra arenosa e preta
A variedade de seleção popular Borovichok é a proprietária de tubérculos pesados e de dar água na boca. Não integra o Cadastro Estadual de Variedades e não passa em provas, porém, como qualquer resultado de seleção nacional, possui características interessantes.
Descrição da variedade
Borovichok atrai com o equilíbrio das características. Possui tubérculos clássicos, com casca dourada e polpa branca e versátil que se adapta a todos os pratos. Essas batatas geralmente são mal armazenadas, mas Borovichok permanece perfeitamente armazenado até a primavera. A variedade é ótima no sul da Federação Russa, resistente a doenças, despretensiosa e muito produtiva.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O arbusto é compacto, potente, de altura média, até 60 cm, com galhos retos. As folhas são de cor verde escuro médio com ondulações quase imperceptíveis nas bordas. A cultivar cresce topos com atividade moderada. As flores são grandes, brancas ou leitosas e murcham rapidamente.
Os tubérculos são redondos, de tamanho médio - 120-200 gramas, calibração média. Com o plantio precoce pode formar muitas coisas pequenas, ao plantar em solo quente, o calibre dos tubérculos é bom, pelo menos 10 frutos grandes se formam sob o arbusto. A casca dos tubérculos é amarela complexa, fina, mas forte e densa, a polpa é branca. Na aparência, os tubérculos lembram as tampas dos cogumelos boletus, razão pela qual a variedade recebeu esse nome. O teor de amido é de 13-17%, estes são valores médios.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Variedade de mesa. Sabor - excelente ou bom, muito agradável, delicado e encorpado. Tipo culinário - BC, esses tubérculos são bastante densos, adequados para fritar, sopas, assar, mas podem ferver moderadamente - adequados para fazer purê cremoso e arejado.
Maturação
A variedade é precoce, amadurece 70-90 dias após o plantio. Um solo bem aquecido na primavera e um verão favorável - quente, ensolarado, com chuvas suficientes - contribuem para a aceleração do amadurecimento.
Produção
Um arbusto dá 9-14 tubérculos. O rendimento máximo é de 250 c / ha, mas em média 200 c / ha são colhidos. Os tubérculos têm excelente qualidade de conservação - 94% da safra colhida sobrevive até a primavera sem danos.
Regiões em crescimento
A variedade é resistente e versátil e cresce em qualquer região da Federação Russa. Mostra a melhor safra do sul, leva bem um clima quente.
Crescendo e cuidando
A cultura tolera bem a seca e o calor, adora lugares quentes e ensolarados, solos arejados. Em regiões quentes, são obtidas 2-3 colheitas por ano. Para rendimentos máximos, a irrigação por gotejamento ou manual é organizada, pelo menos 1 vez por semana durante os períodos de clima quente e seco. Ao regar, o solo deve estar 40-50 cm molhado.
Caso contrário, o cuidado é padrão: plantar em solo bem aquecido em maio, até 2-3 amontoados por temporada. Antes de plantar, será útil embeber os tubérculos em um estimulador de crescimento ou em uma solução fraca de permanganato de potássio. Um pouco de húmus e cinzas de madeira são despejados nos buracos. Após o plantio, é aconselhável cobrir o espaçamento entre linhas com palha.
As batatas não precisam de alimentação, mas aceitarão com gratidão a introdução de fertilizantes de fósforo e potássio no solo 1 vez por temporada.
1 semana antes da colheita, os topos das plantas são cortados.
A variedade pode sofrer de requeima, porém, devido à maturidade precoce, raramente adoece - quando o agente causador da doença do gênero fungo inicia sua atividade, a colheita de Borovichk já foi colhida.
Borovichok é adequado para cultivo de acordo com a tecnologia holandesa - nos cumes. É muito responsivo até mesmo a altas temperaturas, e os sulcos permitem que forneça exatamente essas condições.Também pode ser cultivado por quaisquer métodos não tradicionais: em sacos, sob palha ou feno, sob papelão, em barris, caixas, caixas.
Esses métodos eliminam a necessidade de combater as ervas daninhas, não há necessidade de regar e amontoar.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
A variedade, como qualquer batata, prefere solos soltos e férteis. Os melhores tipos de solo são solo preto, solo arenoso, solo arenoso. Os componentes de soltura são adicionados à argila, solos pesados e densos: areia de grão grosso, turfa, húmus bem podre, serragem podre, cascalho muito fino, palha picada. Nos intervalos entre os plantios, siderados são semeados: mostarda, phacelia.
Resistência a doenças e pragas
A resistência de Borovichk à doença subjacente, a requeima, é média. Mas ele tem excelente imunidade a vírus, nematóide dourado, câncer de batata.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.
Visão geral da revisão
A variedade é inferior em rendimento às melhores variedades alemãs, holandesas ou russas, é exigente quanto ao valor nutricional do solo e pode formar muitos finos. No entanto, é muito atraente pelo seu amadurecimento precoce, sabor delicado, tentador e apetitoso, resistência a doenças e manutenção da qualidade. Não requer técnicas agrícolas complexas, permite que você experimente. A variedade é cultivada voluntariamente em pequenas fazendas, para uso próprio e para venda.