- Autores: Instituto Leibniz de Genética Vegetal e Pesquisa de Plantas Culturais (Alemanha)
- Sinônimos de nomes: Berlichingen, Berlichingen
- Compromisso: universal
- Peso do tubérculo, g: 80 -150
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: Branco
- Teor de amido,%: 14 -17%
- Forma de tubérculo: oval
- O solo: despretensioso
- Mantendo a qualidade: Alto
Nos anos 80 do século XX, era muito popular a variedade de batata Berlinka, que se distinguia pelo bom rendimento, despretensão com o solo e clima e excelente sabor. A partir desta casta, que foi bem conservada durante todo o período de inverno, foi possível preparar diversos pratos saborosos e nutritivos. A variedade mantém a sua apresentação por muito tempo e é adequada para o cultivo não só para consumo pessoal, mas também para venda.
História de criação
A variedade de batata Berlichingen foi desenvolvida por criadores alemães em 1923 através do cruzamento das variedades Pepo e Centriol. Na URSS, chegou aos anos 80 e era muito popular em várias regiões do país devido à despretensão da variedade aos solos e às condições climáticas. A variedade era cultivada ativamente em escala industrial, mas nos anos 90 do século passado foi substituída em grandes fazendas por novas variedades mais resistentes a doenças virais.
Descrição da variedade
As batatas Berlink de origem alemã pertencem às variedades de meia temporada, nas quais o amadurecimento começa após o final da floração. O tempo de crescimento é de 90 a 110 dias a partir do plantio.
Um arbusto produz 7 a 12 tubérculos cobertos com casca vermelha. A batata tem polpa branca, que contém de 14 a 17% de amido, o que a torna uma variedade de amido médio. O rendimento médio chega a 220 centners por hectare.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
A parte aérea das batatas Berlink forma arbustos altos com folhas verdes, nos quais há pontos roxos nas axilas das folhas. O tamanho das folhas é pequeno. Eles têm um acabamento fosco.
Durante o período de floração, a Berlinka forma inflorescências extensas com um grande número de flores alongadas, que se distinguem por um pequeno cálice, possuem corolas roxas ou vermelho-púrpura, nas quais pode formar-se duplicidade interna. Dentro da flor existe uma antera laranja.
No final da floração, os frutos são formados nas inflorescências. A folhagem se aloja na estação de crescimento final.
O tubérculo de batata madura tem uma forma oblonga com pontas rombas. Em média, o peso de um tubérculo pode chegar a 80-150 g A casca da Berlinka é densa e vermelha com pequenos olhos vermelho-escuros. Depois que o tubérculo escavado seca, a pele começa a descascar.
A polpa desta variedade é branca ou amarela clara. Em uma Berlinka madura, a polpa não oxida no corte e permanece branca. Os tubérculos super maduros são caracterizados pela formação de anéis escuros no corte.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Batatas Berlinka são variedades de mesa universais que podem ser usadas com qualquer tecnologia de cozimento:
cozinhando;
fritar;
cozimento.
Durante o cozimento, esta variedade de batata desenvolve um sabor específico de batata. Sob a influência da temperatura, a polpa branca escurece ligeiramente. A polpa Berliner é moderadamente aquosa. Se a quantidade de amido exceder o normal, ele pode rachar.
Em alguns casos, é permitido o uso da Berlinka para fins agrícolas - como ração animal.
Maturação
Batatas Berlinka são variedades de médio a tardio. O tempo desde o momento da semeadura no solo até a colheita é de 90 a 110 dias.
Produção
Esta variedade, testada por mais de uma geração de jardineiros, tem um bom rendimento.A uma taxa de semeadura de 400 tubérculos por cem metros quadrados de Berlinka, dá 220 a 400 centners por hectare.
Regiões em crescimento
Berlinka foi zoneada na União Soviética para cultivo nas regiões da Sibéria Ocidental. Também é adequada para regiões do norte com verões curtos, onde é cultivada como uma variedade de maturação precoce devido à capacidade de formação precoce de tubérculos.
Crescendo e cuidando
Batatas Berlinka são uma variedade versátil adequada para o cultivo tradicional e não tradicional:
sob uma pá em campo aberto;
sob o filme;
Método holandês;
sob a palha;
em trincheiras;
em montes ou em cumes.
O solo para o plantio é preparado no outono, escavando-se cuidadosamente a área com a mão ou com o auxílio de um trator. Durante a escavação de outono, fertilizantes são aplicados ao solo. Aditivos de complexos minerais, bem como uréia e húmus, são adicionados sem falha.
Na primavera, você não precisa cavar o solo para reter a umidade nele. Na primavera, ao plantar batatas, criam-se reentrâncias ou elevações nas quais a semente é depositada, usando uma pá de baioneta ou um trator manual. Para a semeadura, são usados pequenos tubérculos de 70-80 g.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Resistência a doenças e pragas
A Berlinka se destaca por sua instabilidade a várias infecções virais e, em primeiro lugar, à requeima, que afeta os tubérculos e folhas da planta, bem como à formação de podridão anelar. A variedade não sofre de câncer de batata e é relativamente resistente à rizoctonia e sarna.
Requer tratamento especial contra pragas, incluindo o besouro da batata do Colorado.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que haja uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.