- Autores: Wolfgang Walter, Alemanha
- Sinônimos de nomes: Rosa Báltica
- Ano de aprovação: 2019
- Compromisso: sala de jantar
- Tamanho do tubérculo: média
- Peso do tubérculo, g: 97-121
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: amarelo
- Teor de amido,%: 11,5-12,4%
- Forma de tubérculo: oval
Rosa Báltica (Rosa Báltica) é uma decoração deliciosa para sua mesa. A variedade de batata tem muitos benefícios e é popular entre os jardineiros.
História de criação
Baltic Rose é fruto do trabalho do criador da empresa alemã Norika. Wolfgang Walter o criou e, em 2019, foi permitido o uso da variedade. No momento, essa batata está incluída no Registro Estadual do Baixo Volga e de outras regiões, popularmente chamada de Gala Vermelha.
Descrição da variedade
O arbusto cresce de tamanho médio a alto, ereto ou semi-ereto, pertence ao tipo intermediário. As folhas são fechadas, verdes e, como as flores, são de tamanho médio.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
As folhas de uma batata podem ter a aparência de folhagem de rosa, mas são dadas por flores brancas de cinco pétalas de formato característico. O tubérculo é de cor vermelha com casca lisa. Ele próprio é de forma oval, de tamanho médio com uma massa de 91-121 g.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A variedade tem um propósito puramente de mesa. Possui boa qualidade de conservação (97%). Baltic Rose pertence ao tipo culinário C, ferve bem e contém amido suficiente - 11,5-12,4%. O sabor atribuído é excelente.
Maturação
Conforme o período de maturação, a variedade pertence à época média. A colheita começa de 10 a 20 de julho. As batatas ficam totalmente maduras em agosto.
Produção
Baltic Rose é uma das variedades de alto rendimento com alta comercialização (92%). O rendimento médio é de 143 c / ha. Em no máximo um verão, você pode coletar até 479 c / ha.
Regiões em crescimento
Pela prática dos jardineiros que foram os primeiros a aplicar a variedade, sabemos que a Rosa Báltica se desenvolve bem nas regiões do Baixo Volga, dos Urais e da Sibéria Oriental e é adequada para as condições climáticas da zona temperada.
Crescendo e cuidando
A preparação para o desembarque começa no outono, o plantio propriamente dito é feito em maio. O terreno é escolhido ensolarado.
Especialmente os jardineiros cuidadosos, antes de plantar, tratam as raízes com estimulantes de crescimento 3-4 horas antes do plantio. Durante a seleção dos tubérculos, fungicidas (Fundazol, Prestige ou outros) são usados para evitar a infestação excessiva. Os pequenos tubérculos são bastante férteis. Portanto, eles são selecionados principalmente de tamanho pequeno, pesando 50-80 g.
A batata plantada deve ter 2 ou mais olhos, os tubérculos grandes são divididos ao meio no sentido do comprimento (apenas se não houver material de plantio suficiente). Os furos são preparados a uma distância de 30-35 cm, linhas - 0,7 m. Quanto mais arenoso o solo, mais profundo o tubérculo está enterrado. Em média, esta é uma profundidade de 6 a 10 cm.
A primeira rega é realizada na presença de mudas. A rega obrigatória é realizada durante o período de brotamento, isso é necessário para bons ovários. É ideal para a água ficar um pouco em um recipiente, geralmente um pouco quente.
Batatas da Rosa do Báltico precisam de poda e alimentação. As últimas manipulações são realizadas em três etapas.
Durante a formação de arbustos. Em 10 litros de água, dilua 1 colher de sopa. eu. ureia (alternativa: 0,5 l verbasco para a mesma quantidade de água). Um arbusto precisa de 0,5 litro de solução.
Durante o período de brotamento. 1 xícara de cinza de madeira é adicionada a um balde de água morna e despejada em porções de 0,5 litro por arbusto (sob a raiz).
Durante o período de floração. Em 10 l dissolva 2 colheres de sopa. eu. superfosfato e 1 copo de esterco de galinha. O revestimento superior é projetado para 20 arbustos.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
O solo deve ser solto, fértil e fertilizado.
No outono, estrume podre ou húmus é adicionado ao solo. Para a acidificação, recorrem ao uso de farinha de dolomita (300 g por 1 m2). É importante que não seja adicionado ao usar húmus ou outros aditivos orgânicos. Na primavera, o local é desenterrado novamente.
Se o solo for turfoso, deve-se adicionar areia de rio e húmus e misturá-lo. Para 1 m2, recomenda-se 100 g de cinza de madeira, 30 g de superfosfato e 15 g de sal de potássio.
Para saturar a terra com oxigênio, é necessário afrouxar o solo. A primeira ocorre uma semana após o plantio, e as próximas vezes - após longas chuvas e com excesso de mato.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada por uma excelente resistência à maioria das enfermidades.
Resistente a doenças como:
vírus (PVY) Y;
vírus (PLRV) L;
folhas rolando;
câncer de batata;
nemátodo dourado;
mosaico enrugado;
requeima de folhas, tubérculos;
sarna comum;
rizoctonia (crosta negra);
perna preta.
Para uma boa colheita, protecção contra podridões e insectos, é efectuado um tratamento de pré-plantação dos tubérculos. Quando aparecem sinais de requeima, borrifar os arbustos com sulfato de cobre.
Aos besouros do Colorado é aconselhável (após a captura manual) adquirir os meios "Aktara", "Comandante", "Fastak", "Karate" ou "Benzofosfato". Para resgatar completamente os arbustos, é necessário verificar a parte de trás das folhas para ver se há ovos. A escavação do solo antes do inverno deve ser realizada a partir do verme, a adição de cascas de ovo também é recomendada. É útil para arbustos e na primavera.
Cumprindo todos esses requisitos, você poderá cultivar uma excelente colheita de batata Rosa do Báltico.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.