- Autores: Willi Zimmerman, Alemanha
- Sinônimos de nomes: Arosa
- Ano de aprovação: 2000
- Compromisso: mesa, adequada para fazer batatas fritas, batatas fritas
- Peso do tubérculo, g: 71-135
- Cor casca: vermelho
- Cor da polpa: amarelo
- Teor de amido,%: 12,2-14,3%
- Forma de tubérculo: oval
- Estrutura de casca: suave
O material de plantio para algumas variedades de batata, como Bellarose, nem sempre é fácil de encontrar comercialmente. Outra variedade, não menos elitista e interessante para condições difíceis, virá em seu socorro - Arosa.
Descrição da variedade
A variedade Arosa pertence ao grupo popular - batata com casca vermelha e polpa amarela. É um vegetal frutífero, persistente e saudável. A cor amarela da fruta se deve ao alto teor de carotenos. O autor da variedade Arosa é Willi Zimmerman, da empresa alemã Solana GmbH & CO KG. A cultura foi incluída no registro de variedades da Rússia em 2000.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O arbusto é ligeiramente espalhado, com caules retos, que são cobertos por folhas de cor verde escuro de médio a grande porte. As folhas são ligeiramente onduladas. A folhagem é boa. Os arbustos são graciosos e bonitos, destacam-se no contexto de outras variedades. As flores são de tamanho médio, púrpura pálido.
Os tubérculos são grandes - 71-135 gramas. A casca é vermelha, lisa, fina, firme, os olhos são superficiais, a polpa é amarela. 15-17 batatas são colhidas de 1 arbusto. A porcentagem de amido é baixa - 12,2-14,3%.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O objetivo é universal. Sabor - bom a excelente. Tipo B de culinária Este tipo é pobre em amido, tem polpa firme mas não aquosa e não tende a ferver. Os tubérculos de Arosa são adequados para fazer batatas fritas, batatas fritas, frituras normais, bons em saladas e sopas.
Maturação
A variedade Arosa é madura precocemente. A primeira escavação é realizada no 45º dia após o surgimento dos brotos de pleno direito, a segunda - no 55º dia. O rendimento de tubérculos comerciáveis não é ruim - de 77 a 97%. O rendimento é amigável. Mantendo a qualidade excelente - 95%, os tubérculos permanecem perfeitamente até abril.
Produção
O rendimento é muito alto, o máximo é de 248 kg / ha. Isso é quase 100 centners a mais do que os padrões da República da Mordóvia. Em média, o rendimento é de 188-204 c / ha. Na primeira escavação, após 45 dias, podem ser retirados 126 c / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é oficialmente recomendada para cultivo na região do Médio Volga. Também é ótimo no Norte do Cáucaso, na Sibéria Ocidental e Oriental e nos Urais.
Crescendo e cuidando
A variedade Arosa é muito adaptável. Se encaixa bem em qualquer clima, cresce em qualquer solo. Resistente à seca, é muito popular entre os agricultores das regiões do sul. A variedade é confiável, não inclinada a mudar seu comportamento dependendo das condições, o jardineiro estará em qualquer caso com a colheita. Segundo alguns jardineiros, eles não fazem absolutamente nada, mas mesmo assim acabam cavando uma boa colheita.
Exigirá cuidados regulares para maximizar seus resultados e liberar seu potencial.
- Aterrissando no solo mais solto, amplo e nutritivo.
- Regando conforme necessário. Nas regiões do sul, a rega é desejável em verões secos - o rendimento será maior. Nas regiões do norte, com verões úmidos e amenos, Arosa pode nem mesmo ser regada.
- A cobertura, se o solo for suficientemente nutritivo, também não é necessária. Em solos pobres por estação, eles são alimentados com fertilizante mineral 1-2 vezes por estação.
- 2-3 semanas antes da colheita, especialmente se as plantações estavam doentes com requeima no local anterior, as copas são ceifadas. Essa medida previne doenças e estimula o amadurecimento dos tubérculos.
- A amontoa é feita em épocas normais, de preferência semanalmente a partir do momento em que as plantas atingem os 15 cm, podendo os arbustos esticar ligeiramente e desmoronar. Se isso acontecer, um amontoado adicional é realizado.
O arbusto praticamente não dá ninharias, todos os tubérculos serão grandes, o material da semente é bastante difícil de preparar. Para melhor armazenamento das batatas, é aconselhável cavar em tempo seco.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar corretamente o momento, preparar o solo com competência.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente ao câncer (patótipo 1), ao nematóide da batata-dourada e a vários tipos de mosaicos. A resistência ao rolamento das folhas é média. Pode ser moderadamente afetado pela requeima.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.
Visão geral da revisão
Os jardineiros apreciam muito a variedade Arosa. A avaliação mais comum é de 5 pontos em 5, mas mesmo aqueles que dão a nota 4 não economizam nos elogios. A planta é muito resistente a doenças, rende cedo e amigavelmente, os tubérculos são de bom calibre, são bonitos, ficam até a primavera sem perdas. Por fim, as batatas são deliciosas, encorpadas, ricas em vitaminas, recheio, nem um pouco pegajosas ou muito esfareladas. Uma batata de referência que vai agradar a todos.
Arosa mostra-se perfeitamente armazenado, mesmo em condições inadequadas. A casca fina é bastante densa e não interfere na boa conservação. De acordo com muitas análises, as batatas são notáveis em sua capacidade de não perder a aparência: chega a primavera e parece tão fresca quanto ao cavar.
Não se degenera com o passar dos anos, por 10 anos consegue manter o tamanho e a forma do fruto.
O rendimento varia dependendo do clima, se você não tiver sorte com as chuvas e não houver rega, ou, inversamente, chover frio durante todo o verão - de 1 balde de tubérculos plantados haverá 5-9 baldes (dependendo do tempo nojento ) Na presença de chuvas moderadas e calor suficiente, são recebidos 15 baldes cada. Em ambos os casos, a colheita impressiona pela beleza e qualidade dos tubérculos.