- Autores: NORIKA NORDRING-KARTOFFELZUCHT- UND VERMEHRUNGS-GMBH GROSS LUSEWITZ (Alemanha)
- Sinônimos de nomes: Adretta
- Ano de aprovação: 1980
- Compromisso: mesa, adequada para a produção de produtos de batata seca, adequada para a produção de batatas fritas, batatas fritas
- Tamanho do tubérculo: média
- Peso do tubérculo, g: 100 - 150
- Cor casca: amarelo
- Cor da polpa: luz amarela
- Teor de amido,%: 13 - 18%
- Forma de tubérculo: oval arredondado
Nossa história da batata começou no século 17 na Holanda. O czar Pedro, o Primeiro, ficou interessado em um vegetal incomum. Ele enviou uma sacola de "curiosidades" ao conde Sheremetyev "para ninhada". Os tubérculos tiveram que percorrer um caminho muito difícil, desde a peculiaridade real até o "segundo pão". Na Ucrânia, as batatas apareceram em 1680 na propriedade do Conde Potocki. Hoje existem cerca de 4000 variedades de batatas. Um deles é a variedade Adretta.
História de criação
Em 1975, os criadores de Norika na Alemanha criaram uma nova variedade de batata de maturação precoce, a Adretta. Desde 1980, os jardineiros do nosso país começaram a cultivar a variedade. Graças a essa cultura, os horticultores revisaram sua opinião anterior de que as variedades com tubérculos amarelos pertencem apenas às variedades forrageiras.
Descrição da variedade
Variedade de mesa, de alto rendimento, adequada para armazenamento a longo prazo sem perda de características técnicas. Difere em excelente sabor, resistência ao gelo, bem transportado. De produção despretensiosa, resiste à seca, ondas de frio e mudanças bruscas de temperatura. O principal traço varietal que indica a presença de carotenóides é a tonalidade amarela da casca e da polpa do tubérculo.
Características da aparência das plantas arbustivas e raízes
O arbusto de Adretta é compacto, tem um alto crescimento - 60-100 cm, os caules são retos, fortes, com nervuras. As folhas grandes são verdes claras, cor de alface. A floração é amigável, inesperadamente bela para uma cultura vegetal, flores brancas como a neve cercadas por um verde esmeralda.
Os topos permanecem verdes por muito tempo, não se alojam. As raízes amarelas claras têm uma casca fina, áspera e de malha. A polpa é amarelada, solta. Na superfície, existem olhos superficiais e superficiais. Os tubérculos são ovais ou oblongos, com peso médio de 100-150 gramas. Batatas grandes e médias, teor de amido - 13-18%, proteína - 2-2,4%, vitamina C - 13,5 mg%. As raízes contêm muitas vitaminas B, o que tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular humano. Uma grande quantidade de carboidratos dá ao corpo uma saciedade rápida e uma explosão de energia.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Adretta é caracterizado pelo excelente sabor. O vegetal de olhos pequenos é fácil de descascar. Adequado para preparar excelentes pratos, adequado para o primeiro e segundo purê de batata. Utilizado na produção industrial para a fabricação de misturas secas, salgadinhos, salgadinhos, batatas fritas. Quando fervido, torna-se moderadamente quebradiço, com pequenos grãos, adquire uma delicada estrutura medianamente farinhenta. Não escurece durante o tratamento térmico, mantém a sua forma. É preferível ferver na casca. Mesmo no caso de congelamento, não perde o sabor, ao cozinhar as batatas congeladas não ficam adocicadas.
Maturação
Adretta meio cedo é plantado no final de abril - início de maio. O período desde a emergência dos rebentos até ao amadurecimento é de 90-100 dias. As batatas jovens são colhidas no final de junho - início de julho. Jardineiros com experiência usam amadurecimento rápido, cultivando duas safras por temporada.
Produção
O alto rendimento é inerente à criação, mas para a plena divulgação das qualidades da variedade, é necessário cumprir as normas agrotécnicas e recomendações de plantio e cuidados. Em condições climáticas favoráveis, 10 a 25 tubérculos são colhidos de um arbusto, cerca de 1,5-2 kg.De um hectare de plantio, o rendimento médio é de 214 centners, às vezes esse número atinge no máximo 396 centners. Adretta é cultivada tanto por jardineiros amadores como por horticultores profissionais em escala industrial.
Crescendo e cuidando
As batatas de semente para germinação são espalhadas em um local bem iluminado 3-4 semanas antes do plantio. Depois que os brotos aparecem, as sementes são borrifadas com água e cobertas com filme plástico para formar raízes. Com uma pequena quantidade de material de plantio, os tubérculos são cortados em pedaços. Cada partícula deve ter um olho. Após a divisão, as batatas são secas para evitar infecções. O pouso de Adretta é realizado quando o solo aquece até pelo menos 5 a 7 graus acima de zero. O local de plantio deve ser ensolarado, aberto, com pouca luz, os caules esticam-se, os tubérculos ficam menores e adquirem um formato irregular. Profundidade de plantio - 7 cm, padrão de plantio 60 x 35 cm A planta desenvolve-se rapidamente, tem copas e cria tubérculos intensamente. Portanto, a alimentação é feita durante o plantio e durante o crescimento, antes do aparecimento das flores. Ao alimentar no início da estação de crescimento, os principais fertilizantes minerais: potássio, fósforo, magnésio.
O nitrogênio afeta o crescimento das copas em detrimento das raízes, portanto sua quantidade é limitada. Ao pousar no buraco, adicione:
- 2 xícaras de húmus, 2 colheres de chá de superfosfato;
- 1 Colher de Sopa. uma colher de nitrofosfato, meio copo de cinzas;
- 1 Colher de Sopa. uma colher de húmus de vaca, 1 colher de sopa. colher de ureia.
Importante: você não pode adicionar estrume fresco. Isso leva à infecção com requeima, sarna, a planta está doente, o sabor da batata muda. Uma alternativa aos fertilizantes minerais é o uso de adubo verde. Eles são semeados no outono ou início da primavera, desenterrados antes da floração. As plantas crucíferas são adequadas para batatas:
estupro;
estupro,
mostarda branca.
Eles curam o solo, evitam o desenvolvimento de doenças. Os siderados são especialmente úteis em fazendas onde, devido às pequenas áreas, é impossível cumprir a rotação de culturas. Cuidar de Adretta consiste em regar, remover ervas daninhas e soltar em tempo hábil. No cultivo de uma variedade, não é a composição e o tipo de solo que têm maior importância, mas o nível de umidade. A variedade Adretta é uma planta bastante resistente à seca, mas em solo seco, as plantas precisam de água. Um arbusto usa 3-4 litros de água. Um dia depois de regar ou chover, o solo ao redor dos brotos é solto a uma profundidade rasa.
No caso de ocorrência próxima de água subterrânea, acima de 1,5 m, os arbustos sofrem, a tuberização é perturbada. Este problema é resolvido com o plantio de batatas nas cristas. Uma importante técnica agronômica é o amontoado, que aumenta o rendimento de Adretta em uma ordem de magnitude. É realizado duas vezes:
com uma altura de rebento de 8-10 cm;
15-20 dias após o primeiro amontoado, com altura do caule de 20 cm.
A época ideal para a formação de uma parede de terra ao redor do mato é uma manhã sombria depois de chover ou regar. O amontoado aumenta o número de estolões nos quais os tubérculos são formados. Num verão seco e quente, sem rega, o amontoado é abandonado em favor do afrouxamento regular. Esta técnica quebra a crosta seca, aumenta a permeabilidade ao ar, satura o solo com oxigênio.
É dada atenção especial à necessidade de preservar o material da semente. Jardineiros amadores fazem isso semeando sementes. Para ter certeza no material de plantio, é necessário comprar tubérculos nas lojas da marca Sad-Ogorod, em grandes fazendas ou em vendedores de confiança. O Adretta é atualizado pelo menos uma vez a cada 3-4 anos.
O plantio de batatas é uma das principais atividades tradicionais da primavera para os jardineiros russos. Existem várias formas de plantar esta hortaliça, permitindo-lhe obter uma boa colheita em diferentes condições e climas. Antes de plantar, você precisa preparar cuidadosamente o material de plantio, determinar o momento certo, preparar o solo com competência.
Requisitos de solo
Os melhores solos para Adretta são superarenosos, podzólicos e franco-leves. A fertilidade da terra é aumentada pela aplicação de fertilizantes.
Resistência a doenças e pragas
As batatas da variedade Adretta apresentam uma resistência média às principais doenças e pragas. A planta sofre de:
sarna;
pernas pretas;
requeima;
rhizoctonia.
Com a observância da tecnologia agrícola e a prevenção de doenças, Adretta consegue se manter saudável.
As pragas são o besouro da batata do Colorado e o verme, mas a variedade raramente sofre com eles.
Batatas são uma cultura vegetal popular que muitos jardineiros plantam em seu local. Mas é improvável que seja possível cultivar uma colheita abundante de tubérculos grandes e saborosos se os canteiros não estiverem devidamente protegidos das doenças e pragas mais comuns. Muitas vezes, o desenvolvimento de doenças de várias etiologias da batata passa despercebido, por isso é importante identificar o problema a tempo e eliminá-lo.