Lei de plantio de batata

Contente
  1. Quais batatas não devem ser plantadas em seu local e por quê?
  2. Penalidades

Quase todos os jardineiros podem ser afetados pela nova lei de plantio de batata. Portanto, é muito importante saber se você pode ou não plantar batatas a partir de suas sementes no país. E isso requer informações objetivas sobre multas e a proibição do plantio de tubérculos na Rússia.

Quais batatas não devem ser plantadas em seu local e por quê?

Desde há relativamente pouco tempo, uma nova lei sobre o plantio de batatas entrou em vigor na Rússia. Ele ameaça com sanções aqueles que não usarem materiais de semeadura especialmente vendidos e oficialmente registrados, mas sementes coletadas por conta própria. Mas há uma sutileza - nem tudo é tão assustador. As novas regras proíbem nem todo o cultivo de batata a partir de suas sementes no país. Aplicam-se apenas aos casos em que é cultivado com o objetivo de posterior comercialização das sementes que serão obtidas na colheita.

É justamente essa nuance que é indicada pelo comentário do representante da União dos Jardineiros Russos. Ao mesmo tempo, ressalta-se que não importa para quem exatamente as sementes são vendidas, a que preço e em que volume. Mesmo se você doar a mesma semente para vizinhos, colegas ou conhecidos, você pode enfrentar uma multa. Mas se você comprar sementes em pontos de venda especializados oficiais, é fácil evitar a punição. As restrições correspondentes estão consagradas no artigo 10.º, n.º 12, do Código das Contra-Ordenações.

A prática usual de cultivo de batatas não é proibida para residentes de verão. Se eles apenas coletarem as sementes e as plantarem em seu jardim no próximo ano, não haverá penalidades para isso. Além disso, este momento é relevante, visto que é quase impossível controlar o que realmente é cultivado na horta e quais sementes foram utilizadas. Não há restrições ao cultivo de batata a partir de suas sementes, nem para consumo próprio ou armazenamento dessa mesma batata, nem mesmo para a venda de tubérculos.

O objetivo da nova lei e do regulamento Rospotrebnadzor que a apoia é coibir a disseminação arbitrária de variedades de plantas.

Além disso, o resultado óbvio de tal inovação legislativa será um aumento na demanda por sementes de marca. A autodistribuição do material de plantio atrapalha esse comércio, prejudicando a economia do país. Relatos que agora vão suprimir o próprio cultivo de batata por particulares não correspondem à realidade. É importante notar que a proibição da venda de sementes próprias sem certificação se aplica não apenas à batata, mas também a quaisquer culturas cultivadas na agricultura em geral. No entanto, o material de plantio das mesmas flores ou árvores frutíferas é tradicionalmente comprado.

Com a batata, a situação é diferente: é mais comum, como todos sabem, criá-la você mesmo. Por isso, os boatos sobre a proibição, veiculados de forma distorcida e exagerada, emocionam tanto os veranistas e jardineiros. A notória cláusula 10.12 do Código Administrativo está em vigor desde 2010, e durante esse período, porém, não houve motivos para alarme. O artigo da lei fala do direito do Rosselkhoznadzor de conduzir verificações pontuais, mas apenas em armazéns atacadistas, empresários individuais e fazendas de camponeses. Organizar tais cheques em dachas e em lotes subsidiários pessoais não é permitido por lei.

Ao cultivar batatas para a venda de material de plantio, no entanto, os controles são bem possíveis e até lógicos. O objetivo é garantir a alta qualidade das sementes utilizadas. Se as sementes forem vendidas comercialmente, elas terão que ser certificadas. Para os residentes de verão e jardineiros comuns, não faz sentido ter medo de qualquer reclamação. Além disso, mesmo se você cultivar uma safra exclusivamente de sementes compradas em lojas (e não de sua própria), vendê-la é totalmente permitido, desde que sejam observados outros padrões comerciais, fiscais e sanitários, é claro.

Penalidades

Os infratores da legislação atual sobre o cultivo de batata estão sujeitos a punições administrativas. O montante da multa para indivíduos é de 300-500 rublos. Sua taxa para funcionários pode ser de até 1.000 rublos. Mas se as regras forem violadas por uma pessoa jurídica, ela receberá uma multa de 5 a 10 mil.

O que é importante, ao negociar nos mercados, a origem das sementes dificilmente será verificada - simplesmente não há dinheiro e recursos para isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário