Plantando batatas em favos
Plantar batatas nas cristas é especialmente benéfico se a primavera puder ser fria. Nas cristas, o solo aquece mais rápido. Tecnologia ideal para RF com seu clima frio instável.
Vantagens e desvantagens
As cristas aquecem mais rápido e são mais bem ventiladas. O pouso usando tecnologia holandesa permite o seguinte.
- Plante batatas mais cedo.
- Minimize o efeito do retorno do frio ou da geada.
- Estabiliza a umidade do solo e evita danos por podridão bacteriana e fúngica.
- Obtenha plantas com um sistema radicular mais forte.
- Não bata as batatas durante a temporada.
- Simplifique a rega. Nenhuma crosta se forma nas cristas porque a irrigação é feita nos sulcos. As plantas são melhor supridas com umidade e é distribuída de forma ideal.
- Desenterre a colheita antes que a requeima em massa se espalhe.
- Recolher os tubérculos mais saborosos com maior teor de amido.
- Facilita a colheita, pois os tubérculos são rasos.
- Manter a fertilidade do solo por mais tempo, pois as cristas se alternam a cada ano.
O plantio de batatas nas cristas aumenta o rendimento e reduz a carga do jardineiro. Acredita-se que esta tecnologia aumenta o rendimento dos tubérculos comercializáveis em 20%.
Se feito corretamente, o método tem apenas vantagens. Mais adequado para solos pesados, regiões com nascentes instáveis e verões curtos e áreas onde há excesso de umidade.
É melhor não usar a tecnologia holandesa em solos secos e soltos - devido à falta de umidade, a safra será fraca e pequena. O método não é adequado para regiões quentes do sul, onde o solo está se deteriorando rapidamente.
Preparação do solo
A preparação do solo é possível no outono ou na primavera. No outono, uma escavação contínua é realizada, húmus, estrume, composto, cal, cinzas são adicionados conforme necessário. Se a escavação for realizada na primavera, nada precisa ser feito antes do plantio. Cave a uma profundidade de 20 cm. Antes de plantar, meça a temperatura do solo. O solo deve aquecer até + 8 ... + 10 ° C a uma profundidade de 10-15 cm.
Os caminhos
Na primavera, imediatamente após cavar e nivelar a superfície com um ancinho, a uma distância de 65-70 cm um do outro, até mesmo sulcos com profundidade de 8-10 cm são feitos. Nas cristas resultantes, cuja largura é não inferior a 30-35 cm, as batatas de semente são colocadas a uma distância de 25-30 cm. A profundidade de colocação é de 8-10 cm, portanto, os tubérculos no solo ficam no mesmo nível dos sulcos adjacentes. O padrão pode variar ligeiramente dependendo do tamanho das batatas.
Opções de esquema.
- Os favos têm 25 cm de altura, entre as linhas - 1,2 m. Essa distância é conveniente para manutenção mecanizada.
- A altura das cristas é de 8-10 cm, a distância entre seus centros é de 75 cm. A altura das cristas aumenta com o amontoado. Às vezes, esse método é chamado de holandês. Este método funciona melhor para tubérculos pequenos ou cortados.
- Aterragem com uma vala. Semelhante ao método clássico, permite apenas deixar as camas ainda mais quentes. No outono, são feitas valas no local para a batata, são adicionados resíduos orgânicos a elas, levemente polvilhado com terra. No futuro, as cristas serão feitas logo acima da vala.
- Grande crista (pousando no Meatlider). A largura da crista é de 65-70 cm, para 2 fiadas de batatas. O método aumenta a produtividade, mas não é benéfico em regiões com chuvas frequentes no final do verão. O favo largo não tem tempo de secar, as batatas acabam por ficar aguadas, mal armazenadas.
- Pentes são feitos de outono... Se a cobertura de neve não for muito alta, a neve se acumulará nos sulcos e, na primavera, os cumes esquentarão muito mais cedo.Na primavera, não é necessário formar cristas, mas será necessário caminhar pelo local com enxada ou motocultivadora para romper a crosta formada no solo.
A formação de cristas é possível após a colocação das batatas. Em uma área plana, as estacas são cravadas de modo a definir a primeira linha para o plantio de tubérculos, puxe a corda. Pequenos sulcos, de 5 cm, são feitos sob a corda com uma pá ou enxada, recue 75-80 cm e a "linha" é traçada novamente. As batatas serão dispostas nessas linhas. Os tubérculos são dispostos a uma distância de 30 cm uns dos outros. Você pode marcar gradualmente, depois de definir cada linha anterior.
Uma mistura de nutrientes de húmus e cinzas é derramada em cada tubérculo. Em seguida, trabalhando-se com a enxada, formam-se sulcos em torno dos tubérculos com 8-10 cm de altura e 20-22 cm de largura, devendo o favo no corte se assemelhar à letra "m". Para fazer isso, você precisa remar a terra com uma enxada de cada lado, sem trazê-la para o centro. Então, os "chifres" da crista se formarão, com paredes quase escarpadas.
As melhores batatas para o plantio são com brotos verdes de 1,5-2 cm de comprimento, tratados com Maxim. O tamanho da batata para o plantio é de até 5 cm. Os brotos longos se quebram. É aconselhável escolher batatas com o número de olhos de 5 unid. Previamente, você pode embeber os tubérculos em uma solução de permanganato de potássio (10 g por 10 litros de água, mantenha por 1 hora).
Os tubérculos devem ser plantados corretamente: cuidadosamente colocados na cova, e não lançados com força.
O húmus pode ser despejado nos sulcos com uma camada de 2-3 cm, neste caso são inicialmente aprofundados um pouco mais.
É importante notar: as cristas não devem se assemelhar a um cone com um topo pontiagudo na seção. Nesse caso, as batatas não brotarão, mas para os lados. Isso reduzirá o rendimento, as plantas ficarão deformadas e a carga sobre elas aumentará. A crista deve ter a forma de um trapézio não muito acentuado, com topo suficientemente largo, 17-20 cm.
Fazer os pentes com uma pá não é muito conveniente. Para cortar sulcos, é ideal usar um formador de crista (hiller) para batatas. Para trabalhar em uma área pequena, são usados aparelhos caseiros e comprados. Os primeiros podem ser feitos de sucata.
Plantando à mão
Para as necessidades de 1 família, há plantio suficiente de batatas em uma área de 1 área... Neste caso, use uma ferramenta manual. Os plantadores de batata comprados custam de 1,5 a 2 mil rublos.
Para criar covas, se você planeja plantar tubérculos diretamente nas cristas, é conveniente usar uma ferramenta que se assemelha a um dispositivo para plantar mudas - uma haste de metal com ponta pontiaguda. Um arado convencional ou hiller é usado para criar sulcos.
Tecnologia mecanizada
Você pode automatizar o plantio em grandes áreas usando motocultivadores (tratores manuais) com acessórios. Exemplos de anexos.
- Cavadores de batata... Jogue os tubérculos à superfície.
- Ancinho - para soltar, limpar o lixo de espaçamentos de linha, topos.
- Cultivadores - multifuncional, com a ajuda deles você pode soltar, fertilizar, remover ervas daninhas.
- Arados - criar sulcos, arar, cavar tubérculos.
- Hillers - para processar espaçamentos de linhas.
Para regar batatas plantadas de acordo com a tecnologia holandesa, são usados sistemas de irrigação de contorno.
Mais dicas de cuidados
O cultivo de batatas em cristas facilita os principais pontos de limpeza. Sair se resume ao seguinte.
- Capina Espaçamento entre linhas 14 dias após o pouso.
- Três regas (não verão seco): antes da floração, 2 semanas após a floração, repetir 3 semanas após a segunda rega. Quando os rebentos atingem 20 cm, o solo deve estar sempre ligeiramente húmido, mas não encharcado. A rega é necessária se o solo estiver seco a uma profundidade de 10 cm. Em verões quentes, geralmente é necessário regar semanalmente. Na época da colheita, a rega é reduzida. A água é fundamentalmente importante precisamente durante o período de crescimento dos tubérculos.
- As flores são cortadas na fase de botão. Eles estão desperdiçando a energia da planta.
- Top curativo: mudas atingiram 10 cm - verbasco (1 em 10), floração - para cada arbusto, 0,5 litros de verbasco e solução de superfosfato (1 vidro e 2 colheres de sopa. l.10 litros de água), após a floração - pulverizando com uma solução de 1 colher de sopa. eu. superfosfato em 10 litros.
- Para a prevenção de doenças - regar com solução de permanganato de potássio (2 g por 10 l) durante o período em que as mudas atingem 10 cm.
A colheita amadurece no final de agosto - início de setembro. Os topos são cortados 2 semanas antes da data da colheita. Isso acelera o amadurecimento dos tubérculos. Os topos cortados são removidos do local, caso contrário atrairá pragas.
Para evitar um ataque do besouro da batata do Colorado, os feijões podem ser plantados ao redor do jardim. Se o solo for ácido no local, durante a escavação de outono, giz, cal apagada, farinha de dolomita ou cinza devem ser adicionados ao solo.
Estrume, bolo de mostarda e farinha de ossos são usados como fertilizantes orgânicos. Eles são trazidos no outono ou na primavera.
A tecnologia de plantio holandesa funciona com sucesso nas regiões frias da Federação Russa: nos Urais, na Sibéria, na faixa do meio. O método não é benéfico para o sul. No Território de Stavropol, as cristas secam muito rapidamente e o solo está sujeito à erosão devido ao ar quente e aos ventos. O solo está esgotado, ele precisa de uma quantidade maior de fertilizante. Ao avaliar este método, as características individuais do local também devem ser levadas em consideração.
O pouso em cumes é mais adequado para áreas baixas com solos pesados, mal drenados, com derretimento lento da neve na primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.