Quão longe plantar batatas?

Contente
  1. Distância entre as linhas
  2. Quantos centímetros deve haver entre os arbustos?
  3. Padrões de pouso de maneiras diferentes

Existem vários padrões comuns de plantio de batata. Naturalmente, cada uma dessas opções possui certos recursos, bem como vantagens e desvantagens. No entanto, em qualquer caso, você deve saber a que distância ideal para plantar batata, o que manter o espaçamento entre os tubérculos e qual é o espaçamento entre linhas. Isso se deve à necessidade da correta formação do plantio, inclusive semeando a lavoura para que os arbustos não sombreiem uns aos outros.

Como mostra a prática, para se obter uma colheita rica e de qualidade é necessário respeitar rigorosamente os esquemas de plantio.

Distância entre as linhas

Inicialmente, é importante notar que o trabalho agrotécnico descrito é iniciado após o solo aquecer 10 cm de profundidade a uma temperatura de pelo menos +8 graus. Essas condições em tempo seco e quente o suficiente ocorrem com mais frequência em maio, mas aqui tudo depende do clima. E também os horticultores experientes acreditam que os tubérculos bem germinados são transferidos para os canteiros um pouco mais cedo.

Se possível, tente plantar batatas nas áreas mais planas após arar ou cavar. No entanto, pode haver exceções, dadas as condições do solo. Portanto, se estamos falando de solo encharcado ou pesado, pousar nas cristas pode ser a melhor solução. Esta abordagem, ao observar certos espaços entre as plantas, permite que a terra aqueça mais rápido e, ao mesmo tempo, melhora a aeração.

A etapa inicial do plantio de batatas no jardim ou na casa de veraneio será determinar os parâmetros do espaçamento entre linhas. Isso deve ser feito corretamente ao escolher qualquer esquema, incluindo o método de encaixe quadrado. O algoritmo inclui as seguintes etapas principais.

  1. Marque toda a área planejada para batatas com um marcador, que é usado como uma pá ou um pedaço de pau comum. Com a ajuda deles, são delineados sulcos para o plantio posterior.

  2. Puxe o cabo entre as duas cavilhas na primeira ranhura. A propósito, os tubérculos também podem ser plantados sob este cordão, mas na prática isso muitas vezes retarda significativamente o processo.

As distâncias entre as linhas dependem diretamente das características do esquema usado. Assim, caso se opte pelo método de plantio nas cumeeiras, na formação dos canteiros deve-se levar em consideração que em cada um deles são colocadas 2 fileiras. Nessas situações, o intervalo entre eles será de 10 a 26 cm.

É importante levar em consideração que o próximo par de fileiras é separado por uma vala da largura de uma pá, com paredes inclinadas.

Vale lembrar que o parâmetro descrito também depende das propriedades varietais da batata. Essa abordagem se deve ao fato de que, por exemplo, as plantas precoces se distinguem pela formação de copas de pequena densidade e, portanto, podem ser colocadas no solo com maior frequência. Portanto, os intervalos ideais entre as fileiras adjacentes de batatas de amadurecimento precoce são de 60 a 75 cm. Se estamos falando de variedades posteriores, então elas são plantadas com um intervalo de 70 a 90 cm. A propósito, alguns agricultores experientes argumentam que o plantio simultâneo de duas variedades de acordo com as regras relativas ao tamanho, tem um efeito positivo na produtividade.

O plantio "em uma linha" é geralmente feito de acordo com o esquema 30x80, novamente, ajustado para um tipo específico de planta. As próprias linhas devem, se possível, ser orientadas de norte a sul. Mas, na prática, a maioria dos parâmetros dos canteiros de batata, entre outras coisas, são determinados pelas características do local.

Quantos centímetros deve haver entre os arbustos?

Muitas fontes indicam agora que uma média de 6 arbustos de batata devem ser plantados por metro quadrado de terra. Se tomarmos essa abordagem como base, então com um espaçamento entre fileiras de 70 cm, o intervalo entre os tubérculos deve ser de cerca de 26 cm. Na prática, é claro, ninguém corre ao redor das camas com uma régua, marcando os locais para os buracos. A distância mostrada é aproximadamente 1,5 vezes a largura de uma pá baioneta convencional. No entanto, vale a pena considerar que ao usar tal esquema de plantio, os arbustos ficarão localizados bem próximos.

Com muito mais frequência, os jardineiros preferem usar sistemas de plantio de batata, que fornecem quase o dobro do espaço entre os tubérculos. Freqüentemente, esse parâmetro é determinado pela divisão do peso total do material de plantio pela área destinada à cultura. A propósito, desta forma você pode obter dados sobre o rendimento potencial. Freqüentemente, a distância entre os furos, levando em consideração várias condições, é de até um metro.

Um dos fatores determinantes, como na situação com o espaçamento entre linhas, serão as características varietais da batata, a saber:

  • para as primeiras espécies - de 25 a 30 cm;

  • para médio e tardio - de 30 a 35 cm.

Mas é importante lembrar que essas distâncias são relevantes apenas para tubérculos com tamanhos padrão (ovo de galinha). Se o material de plantio for pequeno, os intervalos são reduzidos para 18-20 cm. Para espécimes maiores, eles são aumentados para 40-45 cm.

Padrões de pouso de maneiras diferentes

Ao escolher um ou outro método de plantio de batata, é importante lembrar que os tamanhos propostos e a colocação dos canteiros não são um dogma. Como regra, cada jardineiro determina independentemente qual é a melhor distância entre linhas e ninhos, levando em consideração:

  • características climáticas da região;

  • tipo de solo;

  • variedade plantada;

  • facilidade de trabalho;

  • configuração e dimensões do site.

Independentemente de qual esquema é usado, a primeira etapa é a marcação. Faça isso com pinos e cordas. A propósito, é conveniente quando a altura deste último é igual à largura dos espaçamentos das linhas. Isso irá simplificar muito todo o procedimento e agilizar a marcação de futuros leitos.

Manualmente sob uma pá

Neste caso, estamos falando do método mais simples e comprovado em décadas. O algoritmo de ações aqui é bem conhecido por quase todos os jardineiros e inclui os seguintes pontos.

  1. Imediatamente antes de plantar tubérculos no solo é desenterrado e fertilizado.

  2. Com a ajuda de estacas, eles marcam os limites do futuro jardim... Esses parâmetros são determinados diretamente pelo tamanho do próprio local, bem como pelo volume do material de plantio.

  3. Faça buracos com uma pá em intervalos de cerca de 30 cm. Usar um marcador apropriado simplificará muito o seu trabalho. Cada buraco anterior durante o plantio de batatas é coberto com terra do próximo.

  4. Uma segunda cama está planejada a uma distância de 70 cm da primeira. Se as primeiras variedades de batata forem plantadas em áreas relativamente pequenas, esse intervalo pode ser reduzido para 60 cm. É importante lembrar aqui que uma das medidas agrotécnicas obrigatórias é amontoar arbustos, para os quais o solo é usado a partir de espaçamentos entre linhas. Se não forem largos o suficiente, o risco de danos aos rizomas aumenta.

É importante lembrar que os intervalos entre os tubérculos e, portanto, os arbustos dependem diretamente das características varietais da batata. Portanto, se estamos falando sobre o plantio de variedades precoces, que são caracterizadas por topos não muito grossos, 25 cm será o bastante. Em situações com tipos de cultivo tardios, este parâmetro aumenta para 30-35 cm. Para jardineiros iniciantes que o fazem Desconhecendo as características da variedade, a densidade das copas ajudará a determinar o número de brotos nos tubérculos. E quanto mais há, mais distantes são necessários para arranjar futuros arbustos.

Ao falar sobre a distância entre fileiras e tubérculos, é importante lembrar da necessidade de iluminação total das plantas. A chave para uma colheita abundante e de alta qualidade é a fotossíntese intensiva. E, portanto, um arbusto não deve proteger o outro. Uma exceção seria o plantio de batatas não com tubérculos, mas com um único olho (brotos). Nesses casos, os furos são feitos com recuo de 20-25 cm, e sua profundidade depende da densidade do solo.

Apesar da simplicidade, este método de plantio de tubérculos de batata tem uma desvantagem importante. Com este esquema, no caso de chuvas fortes, a planta em desenvolvimento pode simplesmente sufocar.

Nas cristas

Esse método se consolidou como o mais adequado para regiões com chuvas intensas. O esquema prevê a localização dos tubérculos acima da superfície do local. Devido a isso, a umidade após a precipitação fica no corredor, o que significa que não pode prejudicar as plantas. Como muitos anos de prática têm mostrado, este método permite que você proteja completamente a futura safra de batata, mesmo em solos argilosos.

Algoritmo de ações.

  1. As próprias cristas são formadas (literalmente cortadas com um arado). As lacunas são definidas aqui como no plantio de batatas da maneira clássica. Essas formações atingem uma altura de cerca de 15 cm.

  2. Buracos de até 6 cm de profundidade são formados na superfície, que devem ser espaçados de 30 cm.

  3. O material de plantio é colocado nos buracos e enterrado.

A principal desvantagem deste método é devido ao tipo de solo. Se nos referirmos a solos de arenito ou franco-arenoso, os leitos (cristas) secarão muito rapidamente. Para evitar problemas, você terá que regar as plantações com mais frequência. E aqui também os parâmetros considerados devem ser ajustados.

Nas trincheiras

Via de regra, em regiões áridas, a chave para uma boa colheita de batata será a utilização deste método particular de plantio de tubérculos em terreno aberto. Prevê a escavação no outono de sulcos de até 30 cm de profundidade, nos quais se encaixa a matéria orgânica. Os intervalos, neste caso, são de 0,7 metros. Já antes do plantio, esses sulcos terão cerca de 6 cm de profundidade devido ao fato de que os fertilizantes vão afundar neles.

No plantio no solo, os tubérculos são dispostos com passo de 0,3 metros. Resta apenas cobri-los com terra. Uma vantagem importante do método é a ausência da necessidade de fertilização, uma vez que tudo o que é necessário já está totalmente presente no solo. É altamente recomendável criar uma camada de cobertura morta em uma área de até 7 cm de espessura para manter a eficiência da umidade.

Deve-se lembrar que chuvas fortes aumentam o risco de apodrecimento das safras futuras nas trincheiras. A criação de ranhuras de 10-15 cm ao longo das bordas ajudará a neutralizar a ameaça.

Do mesmo ponto de vista, as folgas indicadas entre plantas devem ser mantidas, o que ajudará a prevenir o excesso de densidade de plantio.

Camas de casal

Outro método popular de plantio de batatas que já foi comprovado. Nesse caso, o procedimento é o mais simples possível. Com a ajuda de todos os mesmos pinos, é necessário marcar o local, levando em consideração dois pontos chave, a saber:

  1. o degrau entre as filas adjacentes no canteiro é de 0,4 m;

  2. o intervalo entre essas camadas é de 1,1 m.

Outro ponto importante é que as batatas são colocadas em orifícios orientados uns em relação aos outros como um tabuleiro de xadrez. Neste caso, a cova a cova dentro da linha deve ser de cerca de 0,3 m, logo que todos os tubérculos plantados brotem, são borrifados de modo a formar a chamada crista. A largura desta última na base deve ser de cerca de 1,1 m, com isso o sistema radicular de cada planta receberá espaço máximo para a formação ativa da cultura.

Um dos benefícios claros do plantio de duas camas é que os rizomas de todos os arbustos são fornecidos com um máximo de espaço livre e a vegetação - luz solar. Com este arranjo dos arbustos, uma colheita rica e de alta qualidade está garantida.

E, ao mesmo tempo, duas camas de casal vão ocupar a mesma área do local que quatro camas de solteiro.

De acordo com o método Mittlider

Este famoso sistema há muito provou ser eficaz e competitivo. Ao mesmo tempo, alguns jardineiros experientes acreditam que, ao usá-lo, uma área bastante grande fica ociosa. No entanto, a prática provou que as batatas plantadas de acordo com o princípio Mittlider crescem em condições ideais.

De acordo com esse sistema de plantio, o local deve ser dividido em canteiros de 45 cm. Neles são plantados tubérculos em duas fileiras e em tabuleiro de xadrez com distância entre adjacentes de 0,3 m.Outro ponto importante é a obrigatoriedade de formação de flancos ao longo dos limites dos trechos. Além disso, uma ranhura de fertilizante é feita no meio do canteiro. As camas estão localizadas a 0,75-1,1 m uma da outra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário