Plantador de batata faça você mesmo
O plantador de batata é fácil de fazer na garagem, que não requer materiais raros, ferramentas especiais. As opções de desenho são apresentadas em dezenas de modificações - elas podem ser repetidas por qualquer iniciante que tenha uma ideia de como trabalhar com ferramentas elétricas.
Ferramentas e materiais
Além de um moedor, uma máquina de solda, uma furadeira e uma chave de fenda, você também pode precisar de uma régua quadrada, uma "fita" de construção, um marcador de construção e, possivelmente, grampos. Como materiais - chapa e aço perfilado (tubos quadrados), tubos normais, cantoneiras e acessórios (pode-se escolher os não nervurados), bem como ferragens (parafusos com porcas e / ou parafusos auto-roscantes). Como um motor elétrico - um motor de uma máquina de lavar, que já cumpriu sua vida, e peças para uma engrenagem de redução.
conjunto
Um plantador de batata de fabricação própria pode ser usado, por exemplo, em conjunto com um trator ou minitrator convencional. O próprio usuário pode montar uma cópia simples de uma única linha com base em uma distância entre eixos - tais dispositivos não podem ficar sem rodas.
Os componentes do dispositivo são:
-
moldura - feita de tubos de aço e cantos para fixação de outros componentes nela;
-
um bunker que serve de compartimento temporário para batatas;
-
caixa de câmbio - um mecanismo de transmissão no qual as engrenagens estão localizadas, toda a unidade trabalha sobre elas;
-
componentes de aço que criam buracos para a passagem das batatas;
-
enterrar componentes, graças aos quais os tubérculos de batata são cobertos com terra;
-
uma base de roda sobre a qual toda a estrutura se move.
Algumas dessas peças são provenientes de equipamentos agrícolas antigos que cumpriram sua função e não suportam mais a carga nominal indicada em sua descrição.
Um componente igualmente importante é o alimentador para a introdução de fertilizantes na forma de pó solto. Isso tornará possível obter uma safra adicional de uma terra virgem ou canteiro. Como remédios populares, cinzas e excrementos de pássaros, esterco de vaca ou cavalo são usados com a adição de uma pequena quantidade de compostos contendo fósforo, que estimulam o crescimento de plantações de hortas e hortaliças.
Instruções detalhadas para fazer um dispositivo para o plantio "em linha" de batatas são descritas abaixo.
-
Faça uma estrutura de quadro. Exigirá canais de tamanho "8" - lados longitudinais, nos quais as vigas transversais são soldadas. Um arco com garfos de fixação em comunicação com o elo principal é soldado na frente. A moldura é reforçada com vigas de aço inclinadas fixadas do outro lado ao meio da estrutura em arco.
-
Tendo feito o componente de quadro, aperte o suporte do elemento do assento soldado a partir de um canto de 50 * 50 * 5 mm. Ele é fixado na base.
-
Um componente de suporte é soldado às vigas inclinadas. Com sua ajuda, o bunker é conectado às vigas. Para fazer o tanque, o artesão usa compensado comum de 12 mm. Você também pode usar a caixa da máquina de lavar. Fazer um compartimento "do zero" consiste em prender as paredes com cantos, mas a caixa acabada da máquina de lavar não requer mais essas ações. A tremonha é tratada com primer e vernizes à prova d'água - portanto, fica protegida da umidade. O lado interno das paredes do compartimento é forrado com borracha - as batatas recheadas não serão danificadas, o que afetaria sua germinação.Além disso, os tubérculos permanecerão intactos ao mover a unidade em terreno irregular. O compartimento é fixado ao suporte com conexões parafusadas. Um eixo de roda e uma escavadeira mecânica são fixados na parte inferior da base.
-
Distância entre eixos - componente feito de tubo de aço, nas extremidades dos quais os adaptadores mecânicos são instalados. As dimensões deste último dependem do diâmetro e da espessura da parede do tubo - esses componentes são cortados nos valores de suas características usando um torno. O tubo de aço é cortado com orifícios para os pinos cravejados. Eles são soldados, e o cubo da roda é fixado usando peças de aço de fixação, usando parafusos "16" (serão necessários 4 desses parafusos).
-
As rodas são usadas principalmente em máquinas agrícolas antigas ou motocicletas. No entanto, as rodas da bicicleta não suportam tamanha carga - elas pesam cem ou mais quilos, e balançam quando se movem, embora em baixa velocidade, mas em solo acidentado. Os cubos são soldados à distância entre eixos. Nelas, por sua vez, são colocados kits de rolamentos de esferas. Os rolamentos são montados em pontas e equipados com proteção contra poeira de feltro para evitar poeira.
-
O componente que segura a escavadeira é uma estrutura quadrada feita de vigas de aço, unidas por soldagem. No topo do quadrado, são soldados suportes de chapa de aço, cuja espessura é de pelo menos 6 mm. A base do cultivador está localizada neles.
-
"Plantador" é feito de tubo de parede grossa - como a da chaminé, por exemplo, com um diâmetro de 13 cm, suficiente para a passagem mesmo de tubérculos de batata de grandes dimensões. Espessura da parede do tubo - pelo menos 3 mm. Na parte inferior da seção do tubo, é soldada uma comporta de escavação em chapa de aço de 6 mm.
-
As caixas de engrenagens são predominantemente acionadas por corrente. Para trocar a corrente em tempo hábil - e sem muitos problemas, instale um tensionador de corrente. Recomenda-se a utilização de corrente com elo do tipo trava, que permite não rebitar em um novo lugar a cada vez. Um dispositivo de duas fileiras exigirá duas unidades de corrente - uma com um tensor para cada.
-
O assento e o apoio para os pés de um trabalhador são soldados à estrutura. O forro do assento é feito de uma prancha com espessura de cerca de 3 cm, após o qual é forrado com o tecido desejado.
Este dispositivo pode ser testado em um trator autônomo ou sob o controle de um minitrator.
Teste de modelo feito por você mesmo
Se você estiver trabalhando em um trator, certifique-se de que ele esteja em boas condições de funcionamento. O mesmo se aplica ao trator autônomo. O equipamento deve estar abastecido com combustível, lubrificado e pronto para funcionar.
Dirija o equipamento até a área de plantio, despeje as batatas no bunker. O local deve ser preparado com antecedência - todas as ervas daninhas são cortadas com antecedência (se houver). Quando a área semeada com batatas é muito grande, até vários sacos de batatas são empilhados em cima do bunker - isso evitará a perda de tempo de trabalho. Para um bom funcionamento, serão necessárias duas pessoas: uma conduz o trator, a outra garante que o bunker funcione sem parar, se necessário, despeja as batatas no bunker à medida que é consumido.
A profundidade de plantio da batata é ajustada por meio de componentes de estribo que pressionam o suporte contra as grades. Eles são enfraquecidos, e o ângulo de prensagem dos discos também é definido, com o qual os buracos são enterrados após a colocação dos tubérculos. Esses discos giram na direção desejada.
Depois de plantada a batata, é necessário eliminar os vestígios do trabalho realizado. As áreas de cultivo, localizadas nas prateleiras, são reguladas pela profundidade de imersão no solo - isso é necessário para que os tubérculos recém-plantados não sejam cortados.
O objetivo de fazer uma unidade caseira é economizar dezenas de milhares de rublos: Via de regra, as lojas especializadas vendem a um preço mais alto e a confiabilidade e durabilidade da estrutura não é importante para elas, elas querem apenas ganhar mais, economizando qualidade e materiais.É possível evitar despesas de capital usando peças e componentes de dispositivos desativados.
Dicas úteis
Não ligue a máquina montada a seco, usando-a apenas como escavadeira. Para isso, existem cultivadores e tratores de passeio, cuja função é soltar a área, e não semear.
Não tente usar o dispositivo sem um trator de acompanhamento. Exige tração que uma pessoa de 10 ou mais cavalos poderia fornecer - não abandone os veículos motorizados, caso contrário, os custos de plantar batatas serão desproporcionais à receita (e lucro) esperados.
Não use plantador de batata, por exemplo, para semear trigo e outros cereais: o consumo de grãos será muito alto e, devido à superlotação, sua safra não crescerá mais que 10%.
Use apenas componentes de aço. A base de alumínio, devido à qual a estrutura e outros componentes de suporte seriam tornados mais leves, irá quebrar rapidamente devido a tremores e choques - somente o aço amortece o excesso de vibração. As ligas de alumínio simplesmente estouram com o forte tremor, seu propósito são aeronaves e bicicletas, e não máquinas agrícolas pesadas. Além disso, o perfil de alumínio é fácil de dobrar: sob o peso de muitos baldes de batatas, que somam mais de um centro de massa, as vigas e travessas dobram após a primeira hora de operação, o que não se pode dizer sobre aço muito mais elástico.
É útil para amortecer a estrutura: use molas potentes, por exemplo, de motocicletas velhas que já cumpriram sua função.
Não trabalhe em solo rochoso, como áreas montanhosas. Para o cultivo de qualquer safra, as encostas das montanhas são previamente escalonadas, fixando os cabos de prumo. Sem essas medidas, você não apenas desativará o equipamento agrícola, mas também poderá rolar ladeira abaixo quando de repente o combustível acabar.
Não trabalhe quando chover. Chuvas prolongadas farão com que o solo se transforme em lama, o que será muito mais difícil de cavar. Espere até que o terreno do local seque e fique mais solto.
Para obter informações sobre como fazer um plantador de batata com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.