De que tipo de solo as batatas gostam?

Contente
  1. Qual deve ser o solo?
  2. Como preparar o solo?
  3. Como melhorar a qualidade da terra?

Batatas, ao contrário de muitos de seus companheiros na área - não a cultura mais exigente. Mas você não permitirá que seu cultivo siga seu curso. Às vezes, você só precisa examinar mais de perto as técnicas de cultivo da batata para resolver os problemas de produtividade. Por exemplo, organize uma colheita de raízes em um solo em que seja o mais confortável possível.

Qual deve ser o solo?

Solos argilosos com abundância de umidade definitivamente não funcionarão para batatas. Não vai crescer bem em terras baixas, onde a água fica estagnada. Mas o solo é leve, franco-arenoso, solto - o que você precisa. Em tal terra, as batatas crescem bem. Como em solo preto (o que é óbvio) e em solo de turfa. Em uma área plana e seca, as batatas são melhores... A questão é o que fazer se a terra não for totalmente ideal para a batata, mas mesmo sem essa cultura na horta, não há como se preocupar, a não ser tentar melhorar um pouco a situação com as próprias mãos. Por exemplo, solo ácido ou excessivamente argiloso pode ser preparado para o plantio de batatas simplesmente adicionando cinzas ou areia, bem como esterco ou composto.

Se não estiver claro que tipo de solo existe no local, você precisará fazer isso. Pegue um pedaço de terra, enrole como uma salsicha ou umedeça um pouco. Solo arenoso e arenoso irá desmoronar imediatamente, é impossível cegar algo fora deles. Muito mais plástico é solo argiloso e argiloso. Se você pegar uma linguiça de barro, ela deve ser dobrada em um anel: acabou sendo um anel - significa que é alumina, o anel rachado - argila.

Você pode descobrir a acidez no laboratório simplesmente tirando uma amostra do solo lá. Essas informações serão as mais confiáveis. Mas os métodos “antiquados” também podem funcionar. Por exemplo, coloque vinagre em um recipiente onde não haja muita sujeira. Ao assobiar e ao aparecimento de bolhas como reação, fica claro que o solo é alcalino. Mas se for feito tudo igual, mas com refrigerante, o solo fica ácido. E também vale a pena dar uma olhada nas ervas que crescem no local: urtiga, musgo e botão-de-ouro preferem solos fortemente ácidos, cardo porca cresce em neutro e mostarda em ambiente alcalino. Mas em solo ligeiramente ácido (que é exatamente o que é necessário), trevo, camomila, centáurea e coltsfoot estão crescendo ativamente.

Qualquer que seja a terra, para que se torne verdadeiramente adequada para o cultivo, ela deve ser cultivada.

O que o cultivo da terra oferece:

  • aumentar a permeabilidade do solo ao ar;
  • eliminação de áreas densas que são freqüentemente encontradas nas camadas superiores do solo;
  • a morte de muitas bactérias e infecções;
  • destruição das raízes das ervas daninhas (e depois morrem), e isso sem "química" especial;
  • distribuição uniforme de fertilizantes, o que significa que o solo será melhor alimentado;
  • as melhores condições para o plantio, processamento e colheita da batata;
  • aumento dos indicadores de produtividade.

Uma regra simples funciona: sim, as batatas crescem muito melhor em solo preto do que em solo argiloso. Mas dá para plantar em quase todo lugar, se você abordar corretamente o beneficiamento, alimentar na hora certa, afrouxar e cumprir outros requisitos agrotécnicos. Conclusões. Se você puder escolher, então as batatas enraízam-se melhor em solos argilosos - solo fértil com uma estrutura granular e irregular, boa condutividade de água e ar. Solo franco-arenoso é quase franco e, portanto, também é bom para batatas. É mais fértil do que o arenito comum.

Em termos de acidez, a planta fica mais confortável em solos com valores de pH de 5,1-6,0. Este é um solo ligeiramente ácido, e as batatas preferem assim.

Como preparar o solo?

Os preparativos para a primavera e o outono são diferentes e, portanto, vale a pena descrever cada etapa com mais detalhes.

Na primavera

A preparação da pré-semeadura envolve arar, gradar, cultivar e cortar cristas. Quando o solo estiver fisicamente maduro, você pode começar a trabalhar. Um pedaço de terra é agarrado, apertado em um punho e se desfaz com os dedos. Se ele se tornou semelhante a um plástico, saiu umidade dele, ainda não é hora de arar. Se o solo não for prensado, está seco e precisa ser regado. Mas um caroço bem formado e com esfarelamento uniforme é um sinal de que é hora de processar a área.

Momentos de tratamento de primavera.

  • Arar... Em solo franco-arenoso, bem como em solo arenoso, justifica-se de facto. Mas se a terra foi arada no outono e tem um bom inverno, na primavera você pode passar sem arar. Para o afrouxamento da primavera, é importante escolher os rizomas das ervas daninhas mais perigosas: semear cardo, dente de leão, cavalinha, trepadeira. Eles são muito ativos e ocupam o território de desembarque rapidamente.
  • Angustiante... É necessário quebrar a densa camada de solo que "cobre" a umidade. Além disso, o solo aquece mais rápido desta forma, seca e ventila por cima. Para processar lamas pesadas, use grades dentais e, em solos leves, é melhor usar grades de agulha rotativa. Você não pode viver sem um trator ou um trator de passeio. Mas se não houver muito espaço alocado para as batatas no jardim, você pode manipulá-las com uma enxada ou qualquer estripador de dentes conveniente.
  • Cultivo... Afrouxa a terra com 15 cm de profundidade, a camada superior da terra desaba, mas não se vira. Isso é feito para proteger o solo do crescimento bacteriano e do crescimento excessivo de ervas daninhas. Se o campo for grande, você precisará de um arado ou de um cultivador a diesel; se os canteiros forem pequenos, garfos e cultivadores manuais servirão perfeitamente.
  • Cortando as cristas. Geralmente é realizado uma semana após o cultivo. Claro, cristas também se formam no outono, mas na primavera isso é possível. Este procedimento é necessário principalmente para solos pesados. Graças ao corte de cumeeira, é possível proporcionar uma boa aeração do solo, para organizar condições favoráveis ​​para o crescimento das raízes. Isso ajudará a formar um maior número de tubérculos, umedecer o solo em tempo hábil e totalmente.

Parece que não há nada particularmente complicado nessas operações, mas, é claro, elas exigem muita mão de obra. Mas esse é o principal trabalho de preparação do solo, que permitirá prever uma boa colheita.

No outono

Esse trabalho começa quando a safra já está totalmente colhida. Se você organizar a aração no início do outono, haverá um quarto de tubérculos a mais (em comparação com o resultado da aração tardia). O trabalho preparatório do outono envolve uma série de ações.

  • Descamação do solo... Isso pode ser feito antes de arar. Descascar ajuda a soltar as camadas superiores do solo, destruindo as raízes das ervas daninhas. Parcialmente, o solo ainda vira com este procedimento. Ao mesmo tempo, as sementes das ervas daninhas são enterradas e, em uma profundidade, são superaquecidas e "neutralizadas". Se a área for grande, um arado cultivador especial será necessário. Em um pequeno jardim, um escarificador, cultivador ou mesmo um ancinho ajudam.
  • Fertilizante... Aproximadamente 2 semanas após o descascamento, a parcela é arada, mas antes não se esqueça de aplicar fertilizantes. Você pode usar produtos orgânicos e minerais. Depois de arar, eles estarão na profundidade certa e rapidamente se dividirão em partículas que o solo absorve bem.
  • Lavra de inverno. Será organizado no mesmo dia em que foi decidida a fertilização do solo. Arados com skimmers ajudarão nisso. A profundidade de arar uma área depende do tipo de solo. Por exemplo, o solo franco-pesado terá de ser arado em média 35 cm, mas o solo arenoso e arenoso ficará satisfeito com 20 cm de profundidade. Durante a operação, camadas de solo são reviradas, torrões de terra sólida se desintegram, fertilizantes são mais bem vedados, a massa de ervas daninhas é totalmente esmagada - na primavera já se tornará um húmus seguro.

A aração de inverno requer a criação de sulcos mais regulares, de modo que cabem sem espaços vazios. Se o talhão tiver declive baixo é necessário arar transversalmente, se for íngreme o equipamento entrará junto. Todas essas obras são realizadas em setembro, porque outubro-novembro já é tarde.

Baixas temperaturas e alta umidade reduzem a eficácia (e às vezes a própria possibilidade) de tal trabalho. No inverno, a terra, bem cuidada e cultivada, deve descansar, deverá ser cultivada novamente apenas na primavera.

Como melhorar a qualidade da terra?

É lógico que o solo precise ser alimentado se não houver recursos suficientes para o cultivo normal das plantações. Não basta apenas cavar e arar a terra, é preciso enriquecê-la... Melhor fazer isso no outono. Se você se esqueceu de fertilizar o solo no outono, definitivamente deveria fazer isso na primavera, apenas com exceção de compostos que contenham cloro. A calagem do solo na primavera também não é realizada. Aqui está o que você precisa adicionar ao solo para melhorar sua qualidade.

  • Húmus (este é um estrume bem podre). É trazido duas vezes para cavar com o cálculo de 3-4 kg por quadrado, ou apenas um punhado de fertilizante em cada buraco. Acontece que o húmus foi introduzido em excesso e, para equilibrar o nitrogênio no solo, é necessário adicionar superfosfato (a partir de 2 kg por cem metros quadrados) e sulfato de potássio (1,5 kg por cem metros quadrados). Se houver muito nitrogênio, todas as forças da batata irão para o topo do crescimento, e os tubérculos se tornarão pequenos e viscosos. Portanto, a introdução de fósforo e potássio é uma medida obrigatória.
  • O húmus nem sempre está disponível e é caro. Portanto, você precisa procurar uma alternativa. O composto vegetal é bom, balde por quadrado. Tanto o nitrato de amônio quanto a ureia podem se tornar uma composição contendo nitrogênio. Eles geralmente são enterrados no solo no início da primavera, a partir de 1 kg por cem metros quadrados.
  • Cinza - este é o componente que cada lista de fertilizantes úteis para batata inclui. Eles costumam fazer meio copo por quadrado ou 1 colher de sopa por cova durante o plantio. Mas se, em princípio, não houver muita cinza, você pode borrifar nos tubérculos que vão ser plantados agora. Não adicione cinzas em paralelo com nitrato de amônio, estrume, superfosfato, ureia. As formulações mistas levarão ao fato de que muito nitrogênio é simplesmente perdido e o fósforo será absorvido pelas plantas de forma muito pior.
  • Fertilizantes minerais complexos bom para batatas, e você precisa fazer 2 kg por cem metros quadrados. Se decidir colocá-los em cada buraco, basta uma colher de sobremesa. Só primeiro você precisa borrifá-los com terra, ou você pode colocar um punhado de composto por cima - e só então o tubérculo é colocado em seu buraco.

Eles também cultivam solo virgem, cultivam colheitas mesmo inicialmente em solos pobres. Eles usam resíduos de plantas podres (folhas), pegam os fertilizantes mais simples e acessíveis que são definitivamente úteis para as batatas e obtêm uma boa colheita. Na tecnologia agrícola, quase todos os segredos estão nas operações de outono e primavera, que os donos da horta não têm preguiça de realizar.

E se o solo for problemático, por exemplo, argila, você vai precisar de ainda mais força para "domar" (que é apenas adicionar cal ou areia), e na primavera você terá que processar o solo argiloso duas vezes - desenterrá-lo e em seguida, nivele-o. E também vale lembrar que a terra tem que secar, a batata não gosta de umidade... Em uma primavera chuvosa, você terá que fazer curvas especiais e esperar que o solo seque, para só então plantar. Apenas ações corretas e uma estação frutífera!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário