Como germinar batatas para o plantio?
Para obter uma boa colheita de batatas, os tubérculos devem ser germinados antes do plantio. A qualidade e a quantidade dos frutos colhidos no outono dependem em grande parte da correção desse procedimento.
Para que serve?
A brotação dos tubérculos antes do plantio no solo pode resolver vários problemas ao mesmo tempo.
- Ao separar as batatas, uma pessoa seleciona apenas os tubérculos mais fortes. Isso ajuda a aumentar significativamente a germinação da cultura.
- A brotação do tubérculo acelera o processo de amadurecimento da cultura. Via de regra, as batatas depois de preparadas dão frutos duas ou até três semanas antes do normal.
- Fortes e preparados para o plantio de batatas têm menos probabilidade de adoecer e também permanecem resistentes aos efeitos de várias pragas perigosas.
Se feito corretamente, uma boa colheita pode ser obtida mesmo se as batatas forem plantadas em uma pequena área.
Cronometragem
É necessário germinar tubérculos na primavera. Isso geralmente é feito de 3 a 5 semanas antes do plantio no solo. Ou seja, se o plantio de tubérculos está previsto para maio, é preciso se preparar para esse procedimento a partir do início de abril.
Mas se não houver tempo para uma preparação tão longa, você pode aplicar métodos que o ajudem a enfrentar essa tarefa em uma semana.
Como escolher tubérculos?
Antes de prosseguir com a germinação da batata, o material de plantio deve ser retirado da adega e separado. Ao escolher tubérculos para plantar, deve-se prestar atenção aos seguintes pontos.
- O material de plantio não deve ser afetado por doenças fúngicas. Se houver vestígios de podridão nos tubérculos, você deve se livrar deles imediatamente. O mesmo pode ser dito para espécimes cobertos com manchas escuras ou mofo.
- Não use tubérculos de forma irregular ou batata sem olhos para o plantio. Muitas vezes eles não produzem um arbusto normal.
- As batatas selecionadas devem ser bastante grandes. Normalmente os jardineiros escolhem tubérculos pesando 40-100 gramas para o plantio. Eles se parecem com um grande ovo de galinha.
Deve-se dar preferência a batatas de tamanho médio, com olhos pequenos e casca densa e uniforme.
Os caminhos
Existem vários métodos populares para a germinação de material de plantio. Cada um deles tem suas próprias características.
Na Luz
Este método de preparação de batatas para o plantio é simples e comprovado pelo tempo. Tudo o que o jardineiro precisa fazer é colher os tubérculos algumas semanas antes de plantar. Espalhe as batatas no chão em local aquecido e bem iluminado. A temperatura em que os tubérculos são armazenados não deve exceder 20-23 graus.
Quando brotos fortes com cerca de um centímetro de comprimento aparecem na superfície da casca, as sementes devem ser transferidas para um local fresco. Lá, os tubérculos podem ser empilhados em duas a três camadas. Nessa fase, podem ser armazenados tanto diretamente no chão quanto em caixas preparadas com antecedência.
No escuro
Este método não é muito popular entre os jardineiros. O fato é que os brotos que aparecem no escuro permanecem fracos, finos e claros. Além do mais, as batatas não têm o endurecimento que poderiam ter com a luz. Portanto, após o desembarque, não difere na resistência a várias doenças.
Vale a pena obter material de plantio para os jardineiros três semanas antes do plantio pretendido. Para a germinação, certifique-se de escolher tubérculos puros e de alta qualidade.
Em caixas
As condições para a germinação das batatas desta forma devem ser preparadas com antecedência.Para isso, as caixas vazias devem ser preenchidas com uma mistura de serragem e húmus bem podre. Os espécimes selecionados são colocados neste recipiente. Batatas de serragem devem ser armazenadas em um local quente a uma temperatura de 13-14 graus. O comprimento dos brotos nos tubérculos chega a 3-4 centímetros após algumas semanas.
Em um saco plástico
Este método de germinação é muito conveniente. O jardineiro precisa preparar vários pacotes resistentes. Eles precisam colocar os tubérculos selecionados com antecedência. Vale a pena fazer algumas pequenas aberturas em cada bolsa. Depois disso, deve ser amarrado e pendurado de forma que fique constantemente sob o sol. De vez em quando, o pacote precisa ser girado. Isso geralmente é feito a cada 2-3 dias.
Depois de algumas semanas, você pode começar a plantar. É necessário transportar os tubérculos até o local de plantio em embalagens. Isso deve ser feito com muito cuidado para não quebrar os rebentos emergentes.
Molhado
Este método produz batatas de crescimento rápido que são resistentes à maioria das doenças.
É muito simples criar condições para a germinação adequada de batatas. Primeiro você precisa pegar várias caixas do mesmo tamanho. O fundo de cada um deles deve ser coberto com celofane. Os tubérculos são colocados em caixas misturadas com turfa. Depois disso, eles são cuidadosamente derramados com água. Deve estar quente.
Dessa forma, as batatas devem ser deixadas em local aquecido por uma semana. Após este tempo, os tubérculos devem ser alimentados adicionalmente com fertilizantes complexos diluídos em água morna. Após mais dois dias, este procedimento é repetido. Depois de uma semana, você pode começar a plantar batatas.
Combinado
A germinação do material de plantio dessa forma leva mais tempo. Os jardineiros começam a se preparar para o plantio em um mês e meio. Para começar, as batatas são germinadas na luz por 18-20 dias. Em seguida, os tubérculos são transferidos para uma caixa, misturados com serragem e húmus. As batatas assim preparadas são regadas cuidadosamente com água. Nesse formulário, é deixado por mais duas semanas.
Durante este tempo, os tubérculos são alimentados duas vezes com fertilizante diluído em água ou borrifado com cinzas secas deixadas após a queima de galhos e folhagens.
Ao ar livre
A produção de batatas ao ar livre começa na segunda quinzena de abril ou no início de maio. É importante esperar até que a temperatura do ar suba para 10-12 graus e a neve tenha derretido completamente. Este processo consiste nas seguintes etapas.
- Primeiro você precisa alocar um local para a germinação. Esta área deve ser isolada com palha. Para acelerar o processo de germinação, a palha pode ser misturada com estrume podre ou turfa.
- Coloque as batatas por cima. Normalmente é colocado em 1-2 carreiras.
- Recomenda-se cobrir os tubérculos com filme plástico.
- Após 2-3 semanas, este filme pode ser removido. Nesta fase, já deve haver rebentos longos na superfície da batata.
Os tubérculos germinados desta forma podem ser plantados imediatamente. Ao preparar batatas para plantar desta forma, não as deixe abertas à chuva. Isso levará ao fato de que os tubérculos simplesmente apodrecem.
Murchando e esquentando
Desta forma, vale a pena preparar as batatas para o plantio em uma sala aquecida. A temperatura nele deve estar acima de 16-17 graus. Basta espalhar uma cama no chão e colocar os tubérculos por cima. Neste formulário, eles precisam ser deixados por duas semanas. Durante este tempo, os tubérculos ficarão cobertos com brotos fortes de 3 a 4 centímetros de comprimento.
Se a temperatura no ambiente onde as batatas são armazenadas for mais alta, as batatas germinarão muito mais rápido.
Em latas ou garrafas
Este método de germinação é adequado para residentes em apartamentos. Um mês antes do plantio, as batatas devem ser colocadas em potes de vidro ou garrafas plásticas com a parte superior cortada. Os recipientes cheios de tubérculos são colocados em uma sala quente e iluminada. Eles geralmente são colocados no parapeito de uma janela ou varanda.De cima, cada recipiente é coberto com gaze dobrada várias vezes. Após um mês, os tubérculos estão cobertos por brotos curtos e fortes.
Nesta fase, as raízes estão prontas para serem plantadas no solo.
Método chinês
Este método de germinação pode aumentar significativamente o rendimento da colheita. O processo de preparação dos tubérculos consiste em várias etapas.
- Primeiro você precisa selecionar tubérculos de tamanho médio para o plantio. É melhor que sejam iguais.
- No final do inverno, as batatas precisam ser retiradas do armazenamento e deixadas por 1-2 semanas em um local quente.
- Depois disso, os tubérculos devem ser movidos para uma sala fria e escura. Isso vai endurecer o material de plantio.
- Além disso, a parte do meio do corpo de cada tubérculo deve ser cortada com cuidado, enquanto se move em círculo. Após este procedimento, a batata assemelha-se a um pequeno boneco de neve, constituído por dois círculos. Este procedimento ajudará a estimular o rápido crescimento dos brotos.
- Em seguida, as batatas devem ser colocadas em potes de vidro, misturadas com um substrato nutritivo. Em seguida, você precisa adicionar um pouco de água morna lá.
- No futuro, as batatas devem ser umedecidas regularmente e os potes devem ser virados. Isso é para garantir que os tubérculos recebam luz solar suficiente.
- Depois de os rebentos atingirem 6 a 7 centímetros, as batatas devem ser tratadas com cinza de madeira seca.
O plantio de batatas preparadas é em solo leve e arejado. Para obter uma boa colheita, as plantas precisam ser bem alimentadas após o plantio.
Método de Galina Kizima
Este método de germinar batatas também melhora o rendimento das colheitas. O processo de preparação de tubérculos consiste nas seguintes atividades.
- Primeiro, selecione tubérculos de tamanho médio e enxágue-os bem em água corrente. Em seguida, eles devem ser dobrados em um recipiente de tamanho adequado.
- Despeje a solução de permanganato de potássio lá. O produto seco é preliminarmente diluído em água quente. A composição finalizada deve ter uma tonalidade rosa rica.
- Após 10-15 minutos, as batatas devem ser retiradas do recipiente com a solução e enxaguadas novamente em água corrente. Em seguida, deve ser seco. Normalmente as batatas são colocadas no chão em um local quente. Neste formulário, é deixado por 2-3 semanas. Se o clima não estiver adequado, as batatas podem ser germinadas em potes virando-as periodicamente.
- Depois do tempo certo, as batatas ficarão verdes. Devido ao aumento do conteúdo de solanina nos tubérculos, a cultura se tornará pouco atraente para as pragas.
- As batatas verdes devem ser colocadas em caixas de papelão com pequenos orifícios de ventilação nas paredes. Os tubérculos devem ser espaçados.
- Cubra a primeira camada de batatas com folhas de papel. Outra fileira de tubérculos é colocada no topo. Desta forma, a caixa é enchida com batatas até ao topo.
- Os tubérculos são deixados em local quente por 2 a 3 semanas. Se feito corretamente, eles serão cobertos com brotos de 6 a 7 centímetros de comprimento.
A vernalização das batatas torna os tubérculos saudáveis e fortes. Esses tubérculos não têm medo de temperaturas extremas ou ataques de pragas.
Como agilizar o processo?
Usando o conselho de jardineiros experientes, o processo de germinação de batatas pode ser acelerado.
Incisões
Na maioria das vezes, cortes estimulantes são feitos na superfície dos tubérculos para esse fim. Esse procedimento ajuda a aumentar o número de brotos.
A profundidade do corte deve ser de pelo menos um centímetro. Via de regra, é circular. Para não prejudicar as batatas, a faca deve ser tratada com Fitosporina ou qualquer outro agente similar antes do procedimento. Isso ajudará a desinfetá-lo.
Os tubérculos assim preparados são germinados. É melhor fazer isso sob a luz ou ao ar livre.
Soluções e fertilizantes
Se você precisa germinar batatas rapidamente, é recomendável tratá-las com uma das soluções estimulantes. Via de regra, são usados produtos químicos para tratar os tubérculos.
- Planriz. As batatas são pulverizadas com este produto exatamente uma semana antes do plantio no solo. Após o processamento, o material de plantio é seco.
- "Albite". As batatas devem ser pulverizadas com esta ferramenta um dia antes do plantio.
- Fitosporin. O uso deste produto ajuda a proteger os tubérculos de várias doenças. Os tubérculos são borrifados com eles antes do plantio.
Para desinfecção de tubérculos, você pode usar uma solução leve de permanganato de potássio. Tubérculos germinados são derramados com ele por meia hora. Depois disso, as batatas molhadas são polvilhadas com cinza de madeira limpa. Qualquer pessoa pode realizar esse procedimento em casa.
Alguns jardineiros, em vez disso, misturam um quilo de cinzas em 10 litros de água morna. O material de plantio é imerso na solução resultante antes do plantio. Os restos de cinzas secas são despejados no fundo de buracos ou trincheiras. Este procedimento ajuda a acelerar o crescimento da batata, bem como a protegê-la de doenças comuns.
Batatas sem germinar também podem ser colocadas em um recipiente com fertilizantes minerais diluídos em água. A germinação de tubérculos em potes ou caixas com fertilizantes orgânicos como musgo, serragem, húmus ou turfa também tem um bom efeito na velocidade de emergência dos rebentos. Os fertilizantes são geralmente colocados nas batatas em camadas de 4 a 5 centímetros de largura.
Se você usar mais cobertura, os tubérculos podem começar a apodrecer.
O que fazer se os tubérculos germinarem prematuramente?
Para uma boa colheita, as batatas começam a germinar pouco antes de serem plantadas no solo. Mas também acontece que devido a condições inadequadas de armazenamento, os tubérculos são cobertos com brotos antes do tempo.
Isso geralmente acontece quando a temperatura de armazenamento aumenta drasticamente. Neste caso, surgem rebentos fracos nos tubérculos, que atingem constantemente o sol. Se isso acontecer, não os exclua. Normalmente, os jardineiros cortam as pontas dos brotos ou plantam os tubérculos em trincheiras mais largas, tomando cuidado para não danificar esses brotos longos. Ao mesmo tempo, eles tentam imergir os brotos no solo.
Resumindo, podemos dizer que a batata devidamente preparada para o plantio crescerá bem em quaisquer condições. Portanto, não ignore o procedimento de germinação do tubérculo.
O comentário foi enviado com sucesso.