Como plantar batata: brotos para cima ou para baixo?
Plantando uma grande área com batatas, muitos simplesmente as jogam nas covas, sem se preocupar em virar os tubérculos, os próprios brotos sabem em que direção crescer. Mas acontece que existem 2 métodos de plantio: brotos para cima e para baixo.
Prós e contras de plantar batatas surgiram
Antes de plantar as batatas, elas precisam ser germinadas. Os rebentos não devem ultrapassar 1,5 cm, caso contrário irão partir-se. Com o tempo, os tubérculos velhos começam a brotar por conta própria durante o armazenamento, especialmente em ambientes quentes e úmidos. Quando o material de plantio está pronto, resta apenas escolher o método de plantio: de cabeça para baixo ou de cabeça para baixo. Os defensores do primeiro método apresentam seus argumentos.
- É mais fácil para os olhos germinarem na direção de sua direção, especialmente em solos argilosos pesados. Em tal solo, os brotos transformados nas profundezas da terra podem não abrir caminho.
- Germinando, os olhos superiores acabam por se tornar a parte aérea da planta e, para o seu desenvolvimento, recebem nutrição do tubérculo-mãe. Um pouco mais tarde, os estolões (raízes) se desenvolvem a partir dos brotos superiores. Eles se ramificam e formam novos tubérculos.
- Os olhos voltados para baixo crescem lentamente e, em solo frio, podem morrer juntos sem romper o solo. Isso não acontecerá se eles forem direcionados para cima.
- Se as batatas forem plantadas em covas profundas (mais de 10 cm), os olhos devem estar no topo do tubérculo, os brotos inferiores não podem subir dessa profundidade.
- Olhos estendidos para baixo perdem muita energia para germinar debaixo do solo, e pode ser necessária força para fortalecer uma planta jovem... Por este motivo, o material de plantio não deve pesar menos de 80 g, caso contrário, o rebento não terá nutrição suficiente para um crescimento a longo prazo.
- Os besouros do Colorado atacam ativamente os brotos jovens que saíram do solo tarde, porque é mais macio do que as plantas já crescidas e resistentes.
- Nas regiões do sul, os brotos tardios sofrem com o intenso calor do verão, alguns deles podem morrer.
O que acontece se você baixar os olhos?
Existem muitos defensores desse método, e eles têm seus próprios argumentos de "ferro".
- Os tubérculos germinados para cima desenvolvem-se muito rapidamente e podem ser retardados por geadas tardias. Os olhos inferiores dão tiros posteriores, quando o tempo já está mais quente.
- Os brotos dos olhos plantados para cima durante o crescimento não conhecem nenhum obstáculo, crescem uniformemente, amontoam-se, em feixe. Em condições restritas, os brotos interferem uns nos outros e não recebem ar e luz suficientes, o que significa que não podem se desenvolver ativamente. Os brotos inferiores seguem seu caminho, contornando o tubérculo-mãe, e emergem do solo de diferentes lados em um amplo arbusto, sem formar aglomerados, o que lhes dá a oportunidade de se fortalecerem no crescimento livre e trazerem uma boa colheita.
- Os olhos recebem muita umidade.
- Para romper o solo, os brotos precisam se alongar mais do que os de cima, o que significa que podem formar mais estolhos. Este fato afeta diretamente a produtividade futura.
Qual é a melhor forma?
Cada método tem o direito de existir, pois tem seus pontos fortes e fracos. Você pode usar os dois métodos em uma pequena área apenas ao plantar batatas manualmente.
Se os brotos forem muito longos, é correto plantá-los para cima, caso contrário, eles se quebrarão com o peso do tubérculo. O mesmo plantio é necessário para solo argiloso denso que interfere na germinação.
O plantio de batata-semente ao ar livre envolve muitos fatores importantes, não apenas a capacidade de direcionar as mudas para cima ou para baixo. O rendimento futuro depende da qualidade do plantio, e cada um escolhe o método de plantio por si mesmo.
O comentário foi enviado com sucesso.