Como plantar batatas?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Melhores predecessores
  3. Preparação
  4. Métodos e tecnologias de pouso

A batata faz parte integrante da maioria dos pratos gastronómicos, por isso é muito difícil imaginar que não tenha estado uma vez no menu dos nossos antepassados. Peter I tentei introduzir tubérculos saborosos na dieta, mas as moças usaram flores de batata nos cabelos por muito tempo, sem saber o que fazer com as raízes.

Hoje, essa safra perde apenas para o trigo em importância. As batatas são cultivadas por agricultores e proprietários de áreas suburbanas, acreditando que seu produto tem um gosto melhor do que o comprado. Para aqueles que decidiram começar a cultivar batatas, nós vamos lhe ensinar como fazê-lo corretamente.

Cronometragem

Antes de plantar batatas em campo aberto, você deve se familiarizar com a previsão do tempo. Se as geadas no solo estão no passado e a terra aqueceu até + 6-10 graus, é hora de começar a plantar. Não há pressa neste assunto: as geadas tardias podem congelar os tubérculos e privar o jardineiro de metade da colheita.

Mas não vale a pena puxar com o plantio, pois depois que a neve derrete, o solo fica úmido, favorável ao surgimento do material de plantio.

Com o tempo, o sol vai secar a terra e dificultar a germinação das raízes. Para plantar batatas, você precisa encontrar aquele momento "dourado" entre "cedo" e "tarde". Cada região tem seu próprio:

  • na parte central do país, o plantio é concluído por volta de 15 de maio;
  • na região do Volga, região da Terra Negra Central - uma semana antes;
  • nas regiões noroeste, Urais e Extremo Oriente, a batata pode ser plantada ao longo da segunda quinzena de maio, até o início de junho;
  • na Carélia e no norte do país, o plantio é feito em julho;
  • No extremo sul da Rússia, os tubérculos das plantas são plantados ao longo de abril.

No Território de Krasnodar e no Cáucaso do Norte, se desejar, você pode colher duas safras por temporada. O primeiro é cultivado sob filme e as primeiras batatas jovens são obtidas no final da primavera. Em seguida, variedades posteriores são plantadas em outra área.

Mas alguns residentes de verão usam parte das batatas do primeiro plantio como material de plantio para o segundo.

A época de colheita é influenciada não só pela época de plantio dos tubérculos, mas também pela variedade da planta:

  • para o primeiro consumo, é plantada a primeira variedade, cujos frutos são colhidos após 30-50 dias;
  • a colheita de safras médias está pronta para colheita em 2-2,5 meses;
  • mais tarde, os vegetais terão de esperar até 4 meses, mas são adequados para o armazenamento no inverno e permitem-nos ter batatas à mesa até à próxima colheita.

Melhores predecessores

Para a rotação correta das culturas, é necessário mudar as canteiras de vegetais em seu local de ano para ano. Isso se deve ao fato de que cada família retira nutrientes do solo, guiada por suas preferências. Durante o desenvolvimento e o crescimento, a cultura pode ser acompanhada por certas doenças e pragas. Quando falam sobre predecessores bons e ruins, eles querem dizer em quais condições o vegetal plantado terá que crescer.

A batata é geralmente plantada após aquelas safras com as quais as preferências nutricionais e doenças não coincidem.

Para batatas, as seguintes plantas são os melhores predecessores:

  • crucíferas: todos os tipos de repolho, rabanete, rabanete, nabo, bem como beterraba, agrião, mostarda;
  • abóbora: pepinos, melancias, melões, abobrinhas, abóboras, abóboras;
  • amaryllidaceae: cebola, alho;
  • leguminosas: feijão, feijão, ervilha, amendoim;
  • cereais: milho, trigo, centeio.

Antecessores pobres incluem as próprias batatas e outros tipos de erva-moura: tomate, pimentão, berinjela, physalis.Eles retiram os mesmos nutrientes do solo e sofrem de doenças e pragas comuns.

Preparação

Tanto o solo quanto os tubérculos são preparados para o plantio de batatas. Grande importância é atribuída à escolha do local. Para que as raízes sejam um sucesso, os jardineiros cumprem certas regras no processo de cultivo da batata.

  • Para pousar, escolha um local aberto e ensolarado.
  • É melhor que o site seja plano. Terras baixas não devem ser plantadas. A precipitação será drenada ali e o excesso de umidade estagnada prejudicará as raízes.
  • A água subterrânea deve estar a cerca de 60 cm da superfície do solo, sua proximidade pode levar ao apodrecimento dos tubérculos.
  • As batatas adoram crescer em solos arenosos ou argilosos claros, soltos e férteis. Solo argiloso pesado não permite o desenvolvimento de raízes.

Se o terreno não atender aos requisitos de plantio, ele precisa ser modificado:

  • o teor de umidade de solo arenoso muito seco pode ser aumentado pela introdução de turfa nele e misturando-o com solo de grama;
  • para solo argiloso pesado, compostos soltos serão necessários: areia, cinza, escória, húmus.

É difícil plantar batatas em solo virgem.

Alguns jardineiros aconselham não cavar o solo, mas simplesmente remover as ervas daninhas quando o solo estiver úmido e fazer covas para plantar.

Outros ainda recomendam o recurso a um trator ou cultivador de passeio, citando o fato de que é mais fácil remover as ervas daninhas imediatamente após a aração.

O solo

Selecionou-se o local de plantio, classificou-se o lençol freático e a composição do solo. Agora você precisa preparar o local para o plantio de batatas. Você pode começar a trabalhar com o solo no outono ou um mês antes de plantar os tubérculos. Aqueles que preferem os métodos tradicionais vão cavar e soltar a terra. 5-7 dias antes do plantio, eles cavam buracos ou sulcos - os chamados sulcos.

É melhor alimentar o solo no outono ou um mês antes do plantio da batata para restaurar sua fertilidade, reduzida pela colheita anterior de hortaliças.

Os orgânicos terão tempo suficiente para superaquecer e os componentes minerais terão tempo para se decompor. Os fertilizantes são aplicados durante a escavação.

Ao escolher um tempero de cobertura, é preciso lembrar que as batatas preferem composições combinadas: mineral e orgânica. Nesse período, são aplicados fertilizantes de nitrogênio e potássio, necessários para a formação dos tubérculos, além de fertilizantes fosfatados para aumentar seu número. Se isso não for feito, as batatas serão pequenas e em número reduzido. Estrume, composto, cinzas ou húmus são adicionados como matéria orgânica.

Alguns jardineiros aplicam a cobertura durante a preparação dos buracos ou mesmo antes do plantio. Neste caso, após colocar o adubo na cova, polvilhe levemente com terra para não queimar os tubérculos. Nitroammofoska e Azofoska são usados ​​como isca.

Dos orgânicos, excrementos de aves diluídos em água em proporções de 1:10 ou mesmo 1:15 têm se mostrado bons.

A composição muito concentrada pode danificar as plantas. Você também pode usar cinzas ou húmus antes de plantar. Às vezes, adicionam-se cascas de cebola: acredita-se que nela se concentre uma grande quantidade de minerais.

Em lojas de varejo para jardineiros, você pode comprar misturas prontas de isca de batata ("Fasco", "Fertika").

Material de plantio

O preparo do material de plantio é pré-requisito para uma boa colheita. Falaremos sobre o preparo dos tubérculos, já que na maioria dos casos são usados ​​no plantio de uma plantação. Mas há também o plantio da semente com o auxílio de matéria-prima obtida a partir de frutos verdes formados no lugar de uma flor.

Eles começam a trabalhar com os tubérculos muito antes do plantio, e isso acontece da seguinte forma.

  • Primeiro, o material de plantio de alta qualidade é selecionado. Batatas congeladas são descartadas, não são viáveis. Pode-se plantar um lento, mas é improvável que se consiga grandes resultados com ele. Batatas verdes são impróprias para alimentação e muito boas para o plantio.Materiais danificados com vestígios de podridão e outras lesões não devem ser considerados, caso contrário, os patógenos irão passar para o solo.
  • O tubérculo ideal é do tamanho de um ovo de galinha. Espécimes grandes podem ser cortados, e batatas muito pequenas não têm força e nutrientes suficientes para desenvolver um arbusto poderoso.
  • Protegendo a futura colheita do urso, do besouro da batata do Colorado, do verme e de outras pragas, os tubérculos são tratados com preparações especiais: "Prestige", "Tabu".
  • Imediatamente antes do plantio, as batatas são desinfetadas com uma solução especial. Para 8 litros de água, adicione 1 colher de sopa. eu. sulfato de cobre e ¼ colher de chá. permanganato de potássio. As batatas são deixadas em solução por meia hora, depois são secas e plantadas em ranhuras preparadas.

Eles tentam plantar batatas já germinadas em campo aberto, então o processo de desenvolvimento da planta fica mais rápido. Faça a germinação de maneiras diferentes.

  • Devido à abundância de luz. Os tubérculos são colocados em uma caixa em uma camada em uma sala bem iluminada e ventilada com uma temperatura de ar de + 16-20 graus. Demora 3 semanas antes que os brotos apareçam.
  • O material de plantio é deixado em um galpão ou adega sem acesso à luz e a uma temperatura de +16 graus. A germinação pode ocorrer dentro de um mês.
  • Preparação de tubérculos em ambiente úmido. Coloque as batatas em uma camada em uma caixa, cubra-as com serragem, húmus e turfa. Umedeça bem com um borrifador. Uma segunda camada de tubérculos é colocada no topo, novamente coberta com recheio orgânico e umedecida. O mesmo é feito com a terceira camada. A caixa é colocada em um local escuro e fresco (até +15 graus) e deixada até que os brotos apareçam. Verifique diariamente se o ambiente está sempre úmido. Batatas germinadas se fazem sentir logo em 10-15 dias.

Métodos e tecnologias de pouso

A maneira mais popular de plantar batatas em chalés de verão é com uma pá. Você só precisa fazer buracos e mergulhar os tubérculos neles. A parcela é plantada em linhas ou pelo método de nidificação quadrada. Funciona bem com uma pá em solos leves, fofos e arenosos. Para solos de argila e turfa mais pesados, sulcos (cristas) são feitos.

A profundidade em que os tubérculos são plantados também depende da composição do solo. Em solos argilosos, é difícil a passagem dos rebentos, os buracos são feitos com uma profundidade não superior a 8 cm, enquanto nos solos leves os tubérculos são aprofundados até 12 cm.

Uma plantação muito alta pode expor os tubérculos, então eles ficarão verdes com a luz, tornando-se inadequados para alimentação. Os poços também dependem do tamanho do material de plantio: os espécimes grandes se aprofundam mais do que os pequenos.

Qualquer que seja o método de plantio escolhido, é importante usar a mesma variedade de batatas. O material misto germina em momentos diferentes e a altura da folhagem também varia. Em tais condições, plantas altas ou anteriores interferem no desenvolvimento de variedades menores ou tardias.

Parece que o que poderia ser mais fácil do que plantar uma batata: enterrar no chão e esperar o resultado. Mas existem muitas maneiras de colocar um tubérculo no solo, e falaremos sobre elas.

Tradicional

A pá e o sulco são opções tradicionais. No primeiro caso, o desembarque ocorre de acordo com o seguinte esquema.

  1. Com a ajuda de uma pá, são feitos orifícios. A distância entre os tubérculos pequenos é mantida em até 20 cm, entre os médios - até 25 cm, entre os grandes - 30-32 cm.
  2. Se os fertilizantes não foram aplicados com antecedência, eles devem ser aplicados nas covas durante o plantio.
  3. Tradicionalmente, os tubérculos são colocados nas ranhuras com os brotos para baixo, mas também existem métodos não convencionais. Cada um escolhe seu próprio tipo de pouso.
  4. Em seguida, os buracos são cobertos com terra e o solo é nivelado.

Para plantar batatas em sulcos, elas são baixadas não em buracos, mas em trincheiras (sob a crista) e depois polvilhadas com terra. Em uma pequena cabana, os sulcos podem ser feitos manualmente, mas se a área for grande, é melhor usar um trator de passeio.

Para que os arbustos futuros recebam luz suficiente, a direção das trincheiras deve ser de norte para sul.

A distância entre os tubérculos dentro de um sulco é a mesma do plantio com uma pá, mas deve-se deixar 70-80 cm entre as cristas, o que deve ser suficiente para mover facilmente entre as cristas altas enquanto cuida da cultura. Muitas plantações são plantadas em fileiras duplas com corredores largos separando cumes emparelhados. A dupla fileira tem apenas 30 cm de largura, ou seja, 15 cm em cada tira, mas as batatas não ficam apertadas, pois são plantadas em forma de tabuleiro de xadrez.

Novos métodos

As pessoas continuam a melhorar os métodos de plantio de batata na esperança de colher grandes colheitas em uma pequena área. Aqui estão algumas opções atualizadas.

  • Método de acordo com Meatlider. Um agrônomo americano descobriu como economizar espaço e obter uma colheita rica. Ele fez sulcos emparelhados com largura de apenas 45 cm, em que foram alocados 22-23 cm para cada faixa, ao mesmo tempo que não faltava espaço na planta, pois as batatas eram plantadas em tabuleiro de xadrez. Espaços largos entre fileiras ocupavam cerca de 90 cm de área ao longo de todo o comprimento das fileiras, o que possibilitava aos jardineiros idosos cuidar das plantas, sentados em um banquinho. Este método tornou possível colher 500-700 kg de batatas em cem metros quadrados.
  • Plantando tubérculos de acordo com Gulikh. Essa técnica, ao contrário, não economiza espaço no local: um arbusto ocupa um metro quadrado de área, mas acaba sendo potente e capaz de produzir de 5 a 15 kg de batata. A essência da técnica está no plantio de superfície (o tubérculo não é enterrado no solo) e na formação de um arbusto de várias fases. No centro do quadrado de 1x1 m, um slide de húmus é criado. Depois de fazer uma pequena depressão nele, coloque a batata dentro e apenas polvilhe levemente com terra. O arbusto começa a crescer na superfície, recebendo grande quantidade de ar e luz. Assim que novos brotos aparecem, eles são ligeiramente polvilhados com terra. Em seguida, os brotos aparecem novamente e são borrifados novamente. Isso é feito durante todo o desenvolvimento da planta. O resultado é um enorme arbusto de várias camadas com numerosos e grandes tubérculos.

Original

Para simplificar o trabalho árduo durante o plantio de batatas, as pessoas descobriram muitas maneiras diferentes de tornar isso mais fácil para si mesmas, ou pelo menos tornar o processo de plantio interessante e divertido. Por exemplo, o método de recolhimento não inclui amontoamento. Capine apenas uma vez e espalhe galhos, feno ou serragem no corredor.

Outro método original é o chamado "cultivo natural". A superfície do solo é uma espécie de organismo com seu próprio ecossistema.

Os adeptos desse método acreditam que não vale a pena destruí-lo cavando, pois plantam os tubérculos sob uma vara, o que acelera significativamente o processo e diminui o tempo de plantio.

Para que o stick execute suas funções, ele precisa ser modificado. Para isso, é necessário pegar um cabo de pá ou um galho de acordo com o diâmetro do material de plantio (5-7 cm). Afie uma das pontas e, em cima da ponta, coloque um suporte para a perna, como em uma pá.

Com essa vara, o processo de plantio será feito sem dificuldade, você nem precisa se curvar. A ponta afiada da ferramenta é cravada em um ângulo no solo a uma profundidade de 10-12 cm. O solo é ligeiramente levantado e um tubérculo é lançado no buraco. Em seguida, retire o graveto e pise levemente no solo. O cuidado é usual: eles cravam, cobrem, lutam contra doenças e insetos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário